Adaptação de motor elétrico em uma bicicleta - Fotos
- Ericfly
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Muito legais as fotos!
Eu não tinha visto este projeto, mas o cara basicamente teve a MESMA idéia que eu. O meu projeto segue o mesmo conceito: uma coroa (só que a minha é mais bonita e discreta) no encosto do disco de freio na roda de trás, uma redução primária com correia dentada, seguida da redução com a corrente, até a roda.
O meu projeto não tem taaaaaaanto alumínio quanto o dele, que é mais robusto. E eu não estou usando baterias lipo, mas sim baterias de chumbo ácido, que também ficam no meio do quadro, e o conjunto todo é mais discreto, sem painel de acrílico (ou policarbonato?) para segurar baterias e outros apetrechos.
Mas o conceito da parte de propulsão é o mesmo.
Eu não tinha visto este projeto, mas o cara basicamente teve a MESMA idéia que eu. O meu projeto segue o mesmo conceito: uma coroa (só que a minha é mais bonita e discreta) no encosto do disco de freio na roda de trás, uma redução primária com correia dentada, seguida da redução com a corrente, até a roda.
O meu projeto não tem taaaaaaanto alumínio quanto o dele, que é mais robusto. E eu não estou usando baterias lipo, mas sim baterias de chumbo ácido, que também ficam no meio do quadro, e o conjunto todo é mais discreto, sem painel de acrílico (ou policarbonato?) para segurar baterias e outros apetrechos.
Mas o conceito da parte de propulsão é o mesmo.
- Luiz Phelipe
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- Buts
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[quote:02c7804771="Ericfly"]Muito legais as fotos!
Eu não tinha visto este projeto, mas o cara basicamente teve a MESMA idéia que eu. O meu projeto segue o mesmo conceito: uma coroa (só que a minha é mais bonita e discreta) no encosto do disco de freio na roda de trás, uma redução primária com correia dentada, seguida da redução com a corrente, até a roda.
O meu projeto não tem taaaaaaanto alumínio quanto o dele, que é mais robusto. E eu não estou usando baterias lipo, mas sim baterias de chumbo ácido, que também ficam no meio do quadro, e o conjunto todo é mais discreto, sem painel de acrílico (ou policarbonato?) para segurar baterias e outros apetrechos.
Mas o conceito da parte de propulsão é o mesmo.[/quote:02c7804771]
Ericfly onde você achou o pinhão que encaixa certinho com o eixo do motor ?
Eu não tinha visto este projeto, mas o cara basicamente teve a MESMA idéia que eu. O meu projeto segue o mesmo conceito: uma coroa (só que a minha é mais bonita e discreta) no encosto do disco de freio na roda de trás, uma redução primária com correia dentada, seguida da redução com a corrente, até a roda.
O meu projeto não tem taaaaaaanto alumínio quanto o dele, que é mais robusto. E eu não estou usando baterias lipo, mas sim baterias de chumbo ácido, que também ficam no meio do quadro, e o conjunto todo é mais discreto, sem painel de acrílico (ou policarbonato?) para segurar baterias e outros apetrechos.
Mas o conceito da parte de propulsão é o mesmo.[/quote:02c7804771]
Ericfly onde você achou o pinhão que encaixa certinho com o eixo do motor ?
Dificil é aprender a LER. O resto está escrito !!!
- Rodrigo C
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[quote:b3dcdcc396="Buts"][quote:b3dcdcc396="Ericfly"]Muito legais as fotos!
Eu não tinha visto este projeto, mas o cara basicamente teve a MESMA idéia que eu. O meu projeto segue o mesmo conceito: uma coroa (só que a minha é mais bonita e discreta) no encosto do disco de freio na roda de trás, uma redução primária com correia dentada, seguida da redução com a corrente, até a roda.
O meu projeto não tem taaaaaaanto alumínio quanto o dele, que é mais robusto. E eu não estou usando baterias lipo, mas sim baterias de chumbo ácido, que também ficam no meio do quadro, e o conjunto todo é mais discreto, sem painel de acrílico (ou policarbonato?) para segurar baterias e outros apetrechos.
Mas o conceito da parte de propulsão é o mesmo.[/quote:b3dcdcc396]
Ericfly onde você achou o pinhão que encaixa certinho com o eixo do motor ?[/quote:b3dcdcc396]
Putz 12mm, fiquei curioso também!
Eu não tinha visto este projeto, mas o cara basicamente teve a MESMA idéia que eu. O meu projeto segue o mesmo conceito: uma coroa (só que a minha é mais bonita e discreta) no encosto do disco de freio na roda de trás, uma redução primária com correia dentada, seguida da redução com a corrente, até a roda.
O meu projeto não tem taaaaaaanto alumínio quanto o dele, que é mais robusto. E eu não estou usando baterias lipo, mas sim baterias de chumbo ácido, que também ficam no meio do quadro, e o conjunto todo é mais discreto, sem painel de acrílico (ou policarbonato?) para segurar baterias e outros apetrechos.
Mas o conceito da parte de propulsão é o mesmo.[/quote:b3dcdcc396]
Ericfly onde você achou o pinhão que encaixa certinho com o eixo do motor ?[/quote:b3dcdcc396]
Putz 12mm, fiquei curioso também!
RC
- Ericfly
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- Registrado em: Sáb Set 20, 2003 8:56 pm
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O eixo do meu é 10mm. Comprei as polias e a correia na rua florêncio de abreu no centro de são paulo. Elas vêm sem furo, apenas com um furo-guia. Os furos das polias eu mandei fazer num torneiro amigo meu.
Anderleal, vale a pena ter um motor parrudo, para trabalhar bem abaixo da capacidade dele: vc ganha em eficiência e durabilidade.
Anderleal, vale a pena ter um motor parrudo, para trabalhar bem abaixo da capacidade dele: vc ganha em eficiência e durabilidade.
- Ericfly
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- Registrado em: Sáb Set 20, 2003 8:56 pm
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anderleal, quando você faz uma adaptação dessas, não jogue dinheiro fora indo pelo mais barato.
Mais serve um motor útil e ligeiramente mais caro que um motor barato pra ficar encostado.
Além do motor, vc vai gastar com baterias de chumbo, ESC, acelerador, cabos, polias, correia, corrente, eixo e todo o material de adaptação. Pode ir contando com, no mínimo, uns 800 reais. Se você for ver bem, é bem barato: além da economia que vai trazer, ainda é um quarto do preço de uma moto barata, e não tem IPVA, seguro obrigatório, licenciamento, multas, troca de óleo etc.
Se você estiver realmente sonhando com o projeto, e não puder mais dormir se não colocar em prática, uma adaptação simples que ouvi falar que funciona é usar o motor da ventoinha do marea (compra em algum ferro velho ou desmanche), com um pequeno rebolo no eixo, encostando no pneu (slick, de preferência). Parece que esse sistema anda bem. O detalhe é que, por ser motor escovado, deve ter um alto consumo. Mas se é para usar só quando a subida aperta, acho que é uma boa pedida!
Mais serve um motor útil e ligeiramente mais caro que um motor barato pra ficar encostado.
Além do motor, vc vai gastar com baterias de chumbo, ESC, acelerador, cabos, polias, correia, corrente, eixo e todo o material de adaptação. Pode ir contando com, no mínimo, uns 800 reais. Se você for ver bem, é bem barato: além da economia que vai trazer, ainda é um quarto do preço de uma moto barata, e não tem IPVA, seguro obrigatório, licenciamento, multas, troca de óleo etc.
Se você estiver realmente sonhando com o projeto, e não puder mais dormir se não colocar em prática, uma adaptação simples que ouvi falar que funciona é usar o motor da ventoinha do marea (compra em algum ferro velho ou desmanche), com um pequeno rebolo no eixo, encostando no pneu (slick, de preferência). Parece que esse sistema anda bem. O detalhe é que, por ser motor escovado, deve ter um alto consumo. Mas se é para usar só quando a subida aperta, acho que é uma boa pedida!
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Para bicicleta, use um motor hub específico para isso, ou um GPA ou GPB da Bosch.
O GPB é mais fraco, enquanto o GPA tem pouco mais do dobro de potencia comparado ao GPB.
Porém, para terrenos pouco acidentados, o GPB basta... Para terrenos mais acidentados, um GPA resolve com folga.
Se quiser uma moto, use um ETEK, de 15HP... fica bacana... ;)
O GPB é mais fraco, enquanto o GPA tem pouco mais do dobro de potencia comparado ao GPB.
Porém, para terrenos pouco acidentados, o GPB basta... Para terrenos mais acidentados, um GPA resolve com folga.
Se quiser uma moto, use um ETEK, de 15HP... fica bacana... ;)