Conversão - Kyosho Osmose 70 - Dados do motor rebobinado

Qual o motor certo para qual modelo, qual hélice para tal redução, quantas voltas de fio em tal brushless.
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GRANATO
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Mensagem por GRANATO »

[quote:05e9bf88b8="Padero"]Fiz o procedimento, mas o estator não soltou de forma alguma... esquentou bastante mas não soltou. Tentar uma prense talvez ?[/quote:05e9bf88b8]

Padero,

O estator é feito de ferro, muito maleável. Se usar qualquer força a mais, irá deformar.

A coisa toda é mais jeito do que força.

Após aquecer com o ferro de solda ( isso é apenas para amolecer o adesivo que prende o estator ao porta-rolamentos ), estando o estator firmemente preso pelo alicate de pressão ou chave, vá aplicando força, gradualmente, tentando girá-lo.

O problema é até o primeiro "clik", onde você perceberá que soltou do adesivo.

Daí em diante é ir girando ao mesmo tempo que força para fora.
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Padero
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Mensagem por Padero »

Consegui! consegui tirar o estator com a ajuda de um soprador térmico.

Pelas minhas contas são 28 fios paralelos e bitola parece ser 32 AWG. O número de voltas é mesmo 8. Vai dar bastante trabalho...
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GRANATO
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Mensagem por GRANATO »

Bastante atenção ao isolamento, pois soprador térmico pode "queimar" o revestimento isolante.

12 x 28 Awg. E manda ver.....
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Mensagem por Padero »

Granato, tenho disponível somente o AWG 26, penso em usar 7 voltas com 8 fios paralelos e hélice 13x8. Pelas minhas simulações, vai ficar ótimo.
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Mensagem por Padero »

Problemas, coloquei o rotor no motor e ele parece ir pesado, igual quando os as 3 fases estão "em contato"... Acho que terei de refazer o enrolamento, com certeza liguei alguma bobina errada... pois os rolamentos estão Ok....

Atualização: Saquei o estator da base, recoloquei os roalementos e montei o rotor na base e gira livremente. Diante disso, vou refazer o enrolamento pois com certeza liguei alguma bobina errado e ou inverti alguma.
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Mensagem por Padero »

Boa noite, hoje fiz vários vôos com o Osmose usando o motor que eu rebobinei e ficou muito muito bom. Fiz 4 vôos de exatos 8 minutos cada que consumiram em media 2500 mAh. O rebobinamento feito foi de 8 fios paralelos AWG 26, 7 voltas e fechamento delta:

APC 13x8E - 54A - 9400RPM (antes era 8800 RPM)
APC 14x7E - 58A - 9200RPM (antes era 8600 RPM)

Fiz um defletor de ar com forma de trufa na entrada de ar abaixo do motor p/ direcionar o fluxo diretamente para o motor. Surtiu o efeito esperado onde o motor após o vôo apresenta temperatura levemente maior que a ambiente (23 C). Depois de cessada a ventilação percebo um leve aumento de temperatura.

Ainda assim a eficiência está muito ruim... Estou começando a desconfiar desse amperímetro aqui. Acho que vou procurar outro para testar. Não posso acreditar que esses motores Turnigy são tão ruins...

Estou muito contente com o motor agora, mas o barato sai caro. Pelo tempo que perdi e material aplicado no rebobinamento eu poderia ter comprado um motor RimFire, Hacker, Hyperion e nunca ter me incomodado.... É de se pensar bem...

Postarei as fotos do defletor logo mais.

Obrigado a todos pelas sugestões e espero que este tópico seja útil para alguém...

OBS.: quando chegar o outro speed control posto o log do vôo.
Corrigidos valores de rotação.
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Mensagem por Padero »

Aí estão as fotos do defletor que eu fiz...
Anexos
02.jpg
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01.jpg
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Mensagem por caioect »

Os resultados melhoraram bastante! Teve um bom aumento na rotação com redução no consumo.

Seria interessante medir novamente o kv do motor... está com cara que aumentou um pouco!

O que está utilizando para medir o consumo?
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Mensagem por Padero »

Um amperímetro que eu peguei emprestado de um colega que trabalha na WEG. Ele mede de 50 a 150 A. Mas acho que ele não está muito católico não... Quero esperar pelo speed que tem data log e acredito que os dados serão mais confiáveis.
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Mensagem por Padero »

Pelo Drive Calc o KV foi para 571 RPM/V

Novas fotos.
Anexos
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Conversão 16.jpg
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