Conversão - Kyosho Osmose 70 - Dados do motor rebobinado
- GRANATO
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[quote:05e9bf88b8="Padero"]Fiz o procedimento, mas o estator não soltou de forma alguma... esquentou bastante mas não soltou. Tentar uma prense talvez ?[/quote:05e9bf88b8]
Padero,
O estator é feito de ferro, muito maleável. Se usar qualquer força a mais, irá deformar.
A coisa toda é mais jeito do que força.
Após aquecer com o ferro de solda ( isso é apenas para amolecer o adesivo que prende o estator ao porta-rolamentos ), estando o estator firmemente preso pelo alicate de pressão ou chave, vá aplicando força, gradualmente, tentando girá-lo.
O problema é até o primeiro "clik", onde você perceberá que soltou do adesivo.
Daí em diante é ir girando ao mesmo tempo que força para fora.
Padero,
O estator é feito de ferro, muito maleável. Se usar qualquer força a mais, irá deformar.
A coisa toda é mais jeito do que força.
Após aquecer com o ferro de solda ( isso é apenas para amolecer o adesivo que prende o estator ao porta-rolamentos ), estando o estator firmemente preso pelo alicate de pressão ou chave, vá aplicando força, gradualmente, tentando girá-lo.
O problema é até o primeiro "clik", onde você perceberá que soltou do adesivo.
Daí em diante é ir girando ao mesmo tempo que força para fora.
Problemas, coloquei o rotor no motor e ele parece ir pesado, igual quando os as 3 fases estão "em contato"... Acho que terei de refazer o enrolamento, com certeza liguei alguma bobina errada... pois os rolamentos estão Ok....
Atualização: Saquei o estator da base, recoloquei os roalementos e montei o rotor na base e gira livremente. Diante disso, vou refazer o enrolamento pois com certeza liguei alguma bobina errado e ou inverti alguma.
Atualização: Saquei o estator da base, recoloquei os roalementos e montei o rotor na base e gira livremente. Diante disso, vou refazer o enrolamento pois com certeza liguei alguma bobina errado e ou inverti alguma.
Boa noite, hoje fiz vários vôos com o Osmose usando o motor que eu rebobinei e ficou muito muito bom. Fiz 4 vôos de exatos 8 minutos cada que consumiram em media 2500 mAh. O rebobinamento feito foi de 8 fios paralelos AWG 26, 7 voltas e fechamento delta:
APC 13x8E - 54A - 9400RPM (antes era 8800 RPM)
APC 14x7E - 58A - 9200RPM (antes era 8600 RPM)
Fiz um defletor de ar com forma de trufa na entrada de ar abaixo do motor p/ direcionar o fluxo diretamente para o motor. Surtiu o efeito esperado onde o motor após o vôo apresenta temperatura levemente maior que a ambiente (23 C). Depois de cessada a ventilação percebo um leve aumento de temperatura.
Ainda assim a eficiência está muito ruim... Estou começando a desconfiar desse amperímetro aqui. Acho que vou procurar outro para testar. Não posso acreditar que esses motores Turnigy são tão ruins...
Estou muito contente com o motor agora, mas o barato sai caro. Pelo tempo que perdi e material aplicado no rebobinamento eu poderia ter comprado um motor RimFire, Hacker, Hyperion e nunca ter me incomodado.... É de se pensar bem...
Postarei as fotos do defletor logo mais.
Obrigado a todos pelas sugestões e espero que este tópico seja útil para alguém...
OBS.: quando chegar o outro speed control posto o log do vôo.
Corrigidos valores de rotação.
APC 13x8E - 54A - 9400RPM (antes era 8800 RPM)
APC 14x7E - 58A - 9200RPM (antes era 8600 RPM)
Fiz um defletor de ar com forma de trufa na entrada de ar abaixo do motor p/ direcionar o fluxo diretamente para o motor. Surtiu o efeito esperado onde o motor após o vôo apresenta temperatura levemente maior que a ambiente (23 C). Depois de cessada a ventilação percebo um leve aumento de temperatura.
Ainda assim a eficiência está muito ruim... Estou começando a desconfiar desse amperímetro aqui. Acho que vou procurar outro para testar. Não posso acreditar que esses motores Turnigy são tão ruins...
Estou muito contente com o motor agora, mas o barato sai caro. Pelo tempo que perdi e material aplicado no rebobinamento eu poderia ter comprado um motor RimFire, Hacker, Hyperion e nunca ter me incomodado.... É de se pensar bem...
Postarei as fotos do defletor logo mais.
Obrigado a todos pelas sugestões e espero que este tópico seja útil para alguém...
OBS.: quando chegar o outro speed control posto o log do vôo.
Corrigidos valores de rotação.
Pelo Drive Calc o KV foi para 571 RPM/V
Novas fotos.
Novas fotos.
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Fernando Fávero - Aposentado por hora - Disposto a ajudar
"O importante é manter o número de pousos bem-sucedidos igual ao de decolagens."
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