Tutorial APM 2.5.2/Quadra Dedalus: montagem e setup completo

Espaço dedicado aos amantes desta modalidade de voo, divida suas experiencias/ideias com outros colegas!
rubensfrai
membro
Mensagens: 91
Registrado em: Qua Jul 10, 2013 10:35 pm
Localização: Porto Alegre/RS

Mensagem por rubensfrai »

[quote:019ff61141="Misiukas"]Rubens se nao me engano os 8 motores devem ser iguais. voce viu alguma montagem feita dessa forma?
Eu sei qua a diferença entre eles e pequena, mas mesmo assim, dessa forma não trará nenhum problema na estabilização?[/quote:019ff61141]

Misiukas.... Na montagem do octo, devido à perda de eficiência dos motores inferiores, visto que o ar passa já com a aceleração do motor superior.... teria que utilizar hélices maiores. Pois bem.... teoricamente, as hélices maiores ou com passo maior seria para compensar essa perda já citada, mas também poderia ser compensada pela velocidade dos motores. O que não se deve é utilizar os mesmos motores e hélices, pois a perda pode chegar até 25% em relação a um octo convencional. Fiz um breve estudo sobre mecânica dos fluidos e cheguei a essa relação.... melhor utilizar motores mais lentos em cima e mais rápidos embaixo. Posso estar equivocado, mas toda a teoria leva a crer que será o melhor resultado.
srocupado
membro
Mensagens: 248
Registrado em: Sex Mar 02, 2012 7:12 pm
Localização: Brasilia

Mensagem por srocupado »

[quote:c1b8811d29="rubensfrai"][quote:c1b8811d29="Misiukas"]Rubens se nao me engano os 8 motores devem ser iguais. voce viu alguma montagem feita dessa forma?
Eu sei qua a diferença entre eles e pequena, mas mesmo assim, dessa forma não trará nenhum problema na estabilização?[/quote:c1b8811d29]

Misiukas.... Na montagem do octo, devido à perda de eficiência dos motores inferiores, visto que o ar passa já com a aceleração do motor superior.... teria que utilizar hélices maiores. Pois bem.... teoricamente, as hélices maiores ou com passo maior seria para compensar essa perda já citada, mas também poderia ser compensada pela velocidade dos motores. O que não se deve é utilizar os mesmos motores e hélices, pois a perda pode chegar até 25% em relação a um octo convencional. Fiz um breve estudo sobre mecânica dos fluidos e cheguei a essa relação.... melhor utilizar motores mais lentos em cima e mais rápidos embaixo. Posso estar equivocado, mas toda a teoria leva a crer que será o melhor resultado.[/quote:c1b8811d29]

A NASA tem um estudo bem legal sobre coaxiais. A posição de motores de diferentes velocidades e hélices de diferentes tamanhos citada pelo rubensfrai bate com o que a NASA concluiu. As perdas podem ser minimizadas a níveis de 15%.

Paper da NASA: http://www.rcgroups.com/forums/showatt.php?attachmentid=2815698

Tem outro estudo sobre posicionamento e eficiência bem interessante da universidade de Middlesex (Inglaterra) : http://eprints.soton.ac.uk/342843/1/Development_of_a_Test-Rig_for_Exploring_Optimal_Conditions_of_Small_Unmanned_Aerial_Vehicle_Co-Axial_Rotor_Systems.pdf

Se alguem quiser realmente se aprofundar: http://www.rcgroups.com/forums/showatt.php?attachmentid=2815700

Abraços e boa leitura.
robertb
membro
Mensagens: 958
Registrado em: Ter Nov 17, 2009 11:43 am
Localização: São Paulo, SP

Mensagem por robertb »

Sem querer polemizar :), mesmo porque não tenho nada haver com isso, o projeto não é meu.

SrOcupado, desculpe a ignorância, e a falta de conhecimento, mas para que ter perdas ? (mesmo que fosse de 5%, 15% então nem se fala) o que se ganha com essa configuração ? que eu saiba nada, tem configurações muito mais performáticas.

desculpem as perguntas, é que acabei ficando curioso, pois normalmente se busca melhoria continua de algo e aumento de performance e eficiência.

Abs
srocupado
membro
Mensagens: 248
Registrado em: Sex Mar 02, 2012 7:12 pm
Localização: Brasilia

Mensagem por srocupado »

[quote:75c0abb76b="robertb"]Sem querer polemizar :), mesmo porque não tenho nada haver com isso, o projeto não é meu.

SrOcupado, desculpe a ignorância, e a falta de conhecimento, mas para que ter perdas ? (mesmo que fosse de 5%, 15% então nem se fala) o que se ganha com essa configuração ? que eu saiba nada, tem configurações muito mais performáticas.

desculpem as perguntas, é que acabei ficando curioso, pois normalmente se busca melhoria continua de algo e aumento de performance e eficiência.

Abs[/quote:75c0abb76b]

Oi robertb,

Existem algumas que, dependendo da aplicação, são bem justificáveis.

1) Peso (vc já faz uso de uma estrutura existente).
Exemplo: um octa vc precisa ter 8 braços, em um x8 vc precisa de 4; economia de 4 braços.

2) Facilidade de transporte.
Nem sempre transportar um octa é fácil, já um x8 fica mais acessível.

3) Efeito de disco.
Quando se monta um hexa plano ou um octa plano, fica-se muito mais suscetível a ventos laterais, pois cria-se um efeito de disco. Em um x8/y6 esse fator é imperceptível.

Existem outros, mas os mais práticos são os acima.
Eu particularmente gosto muito dos Y6. Vc fica com algo mais forte que um quad, mais leve que um hexa, menos suscetível a ventos fortes e tão portátil quanto um tricóptero para transporte. Tendo esses fatores em mente, aceito facilmente uma perda de 20%.
rubensfrai
membro
Mensagens: 91
Registrado em: Qua Jul 10, 2013 10:35 pm
Localização: Porto Alegre/RS

Mensagem por rubensfrai »

[quote:5934bc4029="srocupado"][quote:5934bc4029="robertb"]Sem querer polemizar :), mesmo porque não tenho nada haver com isso, o projeto não é meu.

SrOcupado, desculpe a ignorância, e a falta de conhecimento, mas para que ter perdas ? (mesmo que fosse de 5%, 15% então nem se fala) o que se ganha com essa configuração ? que eu saiba nada, tem configurações muito mais performáticas.

desculpem as perguntas, é que acabei ficando curioso, pois normalmente se busca melhoria continua de algo e aumento de performance e eficiência.

Abs[/quote:5934bc4029]

Oi robertb,

Existem algumas que, dependendo da aplicação, são bem justificáveis.

1) Peso (vc já faz uso de uma estrutura existente).
Exemplo: um octa vc precisa ter 8 braços, em um x8 vc precisa de 4; economia de 4 braços.

2) Facilidade de transporte.
Nem sempre transportar um octa é fácil, já um x8 fica mais acessível.

3) Efeito de disco.
Quando se monta um hexa plano ou um octa plano, fica-se muito mais suscetível a ventos laterais, pois cria-se um efeito de disco. Em um x8/y6 esse fator é imperceptível.

Existem outros, mas os mais práticos são os acima.
Eu particularmente gosto muito dos Y6. Vc fica com algo mais forte que um quad, mais leve que um hexa, menos suscetível a ventos fortes e tão portátil quanto um tricóptero para transporte. Tendo esses fatores em mente, aceito facilmente uma perda de 20%.[/quote:5934bc4029]

Robertb e Srocupado

Quando comecei o projeto foi realmente pelo tamanho.... Um hexa ou octo são muito grandes para a minha aplicação e estou justamente montando um X8 numa configuação que os braços se recolhem e ficará fácil de colocá-lo dentro de uma pequena mala junto com rádio, baterias e sistema FPV. Já um octo convencional.... só colocando rack e levando em cima do carro.... kkk

Quanto às vantagens, vejo também outra... se um motor falhar, não há queda e fica até possível continuar voando ou fazer um RTL. Num quad, ou até mesmo hexa, é lenha quase certa se falhar um ESC ou motor.
Fora que é possível, com uma estrutura reduzida, levantar uma Sony Nex5.

Pelos cálculos que tinha feito, a perda será em torno de 10 a 15%... estou fazendo um primeiro teste.... vamos ver o que acontece.
robertb
membro
Mensagens: 958
Registrado em: Ter Nov 17, 2009 11:43 am
Localização: São Paulo, SP

Resps

Mensagem por robertb »

Editei meu post , eu tinha argumentos muito fortes e já escritos para todos os pontos, mas prefiro desejar boa sorte na montagem, e nos informe do andamento, fiquei muito curioso mesmo.

A pior coisa que existe é alguém ter uma ideia diferente, e um chato ficar criticando, eu respeito. :)

Fiquei muito curioso para saber o flight time final, com tudo embarcado.

E se eu puder contribuir conte comigo. :)

abs
bsgiovanini
membro
Mensagens: 9
Registrado em: Ter Mar 18, 2014 11:43 pm
Localização: Rio De Janeiro

Re: Motor para o dedalus

Mensagem por bsgiovanini »

[quote:695a153b86="Misiukas"][quote:695a153b86="bsgiovanini"][quote:695a153b86="bsgiovanini"]Boa noite amigos!

Gostaria da opinião de vocês sobre esse modelo de motor para o dedalus

É de 530kv

http://www.hobbyking.com/hobbyking/store/__17923__NX_4006_530kv_Brushless_Quadcopter_Motor.html

Achei ele bem leve. Porém é mais largo do que esse que o Fernando usou

http://www.hobbyking.com/hobbyking/store/__25556__AX_2810Q_750KV_Brushless_Quadcopter_Motor.html?aff=64701

Aproveitando a oportunidade, entre eles, qual seria o melhor para o dedalus?

Comecei a ver sobre uma combinação Bateria + ESC + Motor + hélices agora e qualquer ajuda sobre isso será muito bem-vinda!

Um grande abraço[/quote:695a153b86]

Vi esse aqui também

abs

http://www.hobbyking.com/hobbyking/store/__17922__NX_4005_650kv_Brushless_Quadcopter_Motor.html

Pareceu interessante também[/quote:695a153b86]

Bruno va.de AX e mais que suficiente[/quote:695a153b86]

Beleza Misiukas.

Achei mais esse aqui

http://www.aliexpress.com/item/F05093-Sunnysky-Angel-A2212-800KV-Outrunner-Brushless-Motor-For-DIY-RC-Quadcopter-Multi-copter-UFO-EYB/905536476.html

Ouvi falar bem dos Sunnysky. Alguém já usou?

Abraço
Bruno Giovanini
Avatar do usuário
Misiukas
membro
Mensagens: 671
Registrado em: Qua Out 04, 2006 9:10 pm
Localização: São Paulo

Re: Motor para o dedalus

Mensagem por Misiukas »

[quote:2ed30ec4a5="bsgiovanini"][quote:2ed30ec4a5="Misiukas"][quote:2ed30ec4a5="bsgiovanini"][quote:2ed30ec4a5="bsgiovanini"]Boa noite amigos!

Gostaria da opinião de vocês sobre esse modelo de motor para o dedalus

É de 530kv

http://www.hobbyking.com/hobbyking/store/__17923__NX_4006_530kv_Brushless_Quadcopter_Motor.html

Achei ele bem leve. Porém é mais largo do que esse que o Fernando usou

http://www.hobbyking.com/hobbyking/store/__25556__AX_2810Q_750KV_Brushless_Quadcopter_Motor.html?aff=64701

Aproveitando a oportunidade, entre eles, qual seria o melhor para o dedalus?

Comecei a ver sobre uma combinação Bateria + ESC + Motor + hélices agora e qualquer ajuda sobre isso será muito bem-vinda!

Um grande abraço[/quote:2ed30ec4a5]

Vi esse aqui também

abs

http://www.hobbyking.com/hobbyking/store/__17922__NX_4005_650kv_Brushless_Quadcopter_Motor.html

Pareceu interessante também[/quote:2ed30ec4a5]

Bruno va.de AX e mais que suficiente[/quote:2ed30ec4a5]

Beleza Misiukas.

Achei mais esse aqui

http://www.aliexpress.com/item/F05093-Sunnysky-Angel-A2212-800KV-Outrunner-Brushless-Motor-For-DIY-RC-Quadcopter-Multi-copter-UFO-EYB/905536476.html

Ouvi falar bem dos Sunnysky. Alguém já usou?

Abraço[/quote:2ed30ec4a5]

Bruno comprei este para testar

http://www.aliexpress.com/item/4-X-EMAX-MT2213-935KV-Multicopter-motor-1045-PROP-3s-lipo-850G-thrust-free-shipping-tracking/718087489.html
Avatar do usuário
guto_bhz
membro
Mensagens: 1821
Registrado em: Qui Nov 11, 2010 5:08 pm
Localização: Belo Horizonte, MG
Contato:

Mensagem por guto_bhz »

Estou esperando chegar esse motor: http://www.hobbyking.com/hobbyking/store/__43884__MT2213_935KV_MultiStar_Motor_and_Propeller_Combo_10_4_5_CW_CCW.html
É igual ao emax.
Guto
Nada que nos prenda, nada que limite, nada que acorrente o nosso sonho ao chão.
Avatar do usuário
fernandogalha
membro
Mensagens: 1510
Registrado em: Qua Ago 03, 2011 8:38 pm
Localização: USA - Illinois
Contato:

Mensagem por fernandogalha »

Bom pessoal, para aqueles que ainda nao compraram a sua APM, aqui esta um comparativo das duas ultimas APMs
https://www.youtube.com/watch?v=oNS40mnHAX8&list=UUEb9AiDDBinNNWNe4BZ68pA
Abc,
Responder