Tutorial APM 2.5.2/Quadra Dedalus: montagem e setup completo

Espaço dedicado aos amantes desta modalidade de voo, divida suas experiencias/ideias com outros colegas!
Avatar do usuário
guto_bhz
membro
Mensagens: 1821
Registrado em: Qui Nov 11, 2010 5:08 pm
Localização: Belo Horizonte, MG
Contato:

Mensagem por guto_bhz »

[quote:6042058b65="Riven"]Leoni não consigo mais publicar imagens no imageshack, ao que me parece o serviço agora é pago.

De qualquer forma, na terceira foto estão os dois GPS lado à lado, o da esquerda é o que veio com a APM 2.6 e seu case não possui marcação por seta, já o da direita, também presente na quarta foto, é o GPS que veio com a APM 2.5.2 e em seu case há a marcação por seta e esta está posicionada para à frente do multirotor, no meu caso um hexa em X.

Minha dúvida é se realmente preciso fazer igual ao GPS da DJI, por exemplo, que tem que ser instalado com a seta para frente obedecendo a questão da declinação magnética.

Não lembro agora os valores de Sat Count e nem de HDOP mas mas a contagem de satélites é boa, mesmo dentro de casa e o HDOP é baixo e sim, realizei o auto tune satisfatoriamente.

Acontece que não consigo travar meu hexa no GPS, ao acionar a chave ele começa a "dançar" em voo, oscilando na vertical em direção aos motores dos braços laterais.

Já fiz e refiz todo o procedimento de conexão e ajustes, inclusive do GPS e do acelerômetro e nada. Meu hexa é um clone do F550 com braços alongados da RCTimer com motores de baixo kv (360) e hélices de carbono grandes (15').

Tenho outro multi com essa configuração, mas é um quad em X. Está com a NAZA V1 sem GPS e em atti fica muito estável.[/quote:6042058b65]

Riven, verifica no seu Mission Planer a direção que o quad está apontando.
Eu usei uma bússola (a do celular mesmo) para saber onde fica o norte e apontei o quad na mesma direção (apenas como referência).
Depois disso, eu entrei na configuração do compasso e alterei para 135º (eu acho), porque meu GPS teve que ser instalado virado.
Na verdade eu fui alterando o angulo na configuração até encontrar aquele que apontava para a mesma direção.

Verifica se não tem nada metálico perto do compasso. Quando instalei a primeira vez, prendi com parafuso de metal e o compasso ficou doidão.
Guto
Nada que nos prenda, nada que limite, nada que acorrente o nosso sonho ao chão.
Avatar do usuário
fernandogalha
membro
Mensagens: 1510
Registrado em: Qua Ago 03, 2011 8:38 pm
Localização: USA - Illinois
Contato:

Mensagem por fernandogalha »

Riven,
Complementando a informacao do A Leoni, se a placa for 2.6 ela nao tem compass, so o externo junto com o GPS.
Tenho visto caso qua o conjunto (GPS/Compass) nao estao vindo com indicacao de direcao de instalacao, o que eh um problema. A placa reconhece a frete do seu modelo, conforme a posicao que for instalado o (GPS/Compass).
Se ela nao tiver nenhuma indicacao (como a placa tem), verifique se ela tem a gravacao dos 3 eixos X/Y/Z e assista este video qua vai te mostrar como colocar ela corretamente https://www.youtube.com/watch?v=D8wTVpSQrR8&list=UUEb9AiDDBinNNWNe4BZ68pA
Se nao der certo, me fala que tem outra forma, nao a correta mas da para solucionar o problema.
Abc,
Avatar do usuário
Rinaldo
membro
Mensagens: 334
Registrado em: Seg Jul 25, 2005 5:53 pm
Localização: São Bernardo do Campo - SP

Mensagem por Rinaldo »

[quote:26c8eec950="Riven"]Já fiz e refiz todo o procedimento de conexão e ajustes, inclusive do GPS e do acelerômetro e nada. Meu hexa é um clone do F550 com braços alongados da RCTimer com motores de baixo kv (360) e hélices de carbono grandes (15').
.[/quote:26c8eec950]

Fez a calibração do compass? http://copter.ardupilot.com/wiki/ac_compasssetupupadvanced/

Tenho um montado com frame DJI F550 e APM 2.5 e compass externo e fica travado.
Hitec A9 - P-47 Top Flite - Extra 300 EP Radar, DJI F450, Tarot FY690S , TBS Discovery PRO
A Leoni
membro
Mensagens: 38
Registrado em: Qui Mar 21, 2013 9:03 pm
Localização: Mogi, SP

Mensagem por A Leoni »

Riven,

Algum dos dois GPS tem os cabos de conexão com 2 conectores? Pergunto novamente isso pois a APM 2.6 tem que ter o compass externo e, caso ela esteja montada na placa do GPS são dois conectores, um para o próprio GPS e outro para o compass. Somente nesse caso a placa do GPS tem posição de montagem e tem que ficar alinhada com a APM (sem necessidade de compensar derivação)

Leoni
Avatar do usuário
Riven
membro
Mensagens: 1838
Registrado em: Qua Dez 13, 2006 4:16 pm
Localização: Porto Velho/RO

Mensagem por Riven »

Boa Fernando, vou assistir ao vídeo novamente e verificar se não pulei nenhuma etapa.

Rinaldo já realizei a calibração sim, mas posso fazer novamente.

Leoni a APM que está instalada no hexa é a 2.5.2 com GPS de um cabo só, ou seja, o compass está na placa APM.

A APM 2.6 possui GPS com dois cabos, essa ainda está guardada, vou montar outro equipamento com ela, mas em outra oportunidade.
A Leoni
membro
Mensagens: 38
Registrado em: Qui Mar 21, 2013 9:03 pm
Localização: Mogi, SP

Mensagem por A Leoni »

[quote:bf512620fb="Riven"]Boa Fernando, vou assistir ao vídeo novamente e verificar se não pulei nenhuma etapa.

Rinaldo já realizei a calibração sim, mas posso fazer novamente.

Leoni a APM que está instalada no hexa é a 2.5.2 com GPS de um cabo só, ou seja, o compass está na placa APM.

A APM 2.6 possui GPS com dois cabos, essa ainda está guardada, vou montar outro equipamento com ela, mas em outra oportunidade.[/quote:bf512620fb]

Rive,

Nesse caso o GPS não tem posição de montagem. Um detalhe importante é que o GPS deve ficar mais alto que os demais componentes da placa(que parece estar ok pelas fotos), Mesmo assim, como o compass fica na APM, podem estar ocorrendo interferências em função dos escs, dos motores ou mesmo dos cabos de ligação.
Por que voce não tenta montar a APM 2.6, pois assim tem como saber se o problema de instabilidade é essa interferência magnética no compass.

Leoni
Avatar do usuário
fernandogalha
membro
Mensagens: 1510
Registrado em: Qua Ago 03, 2011 8:38 pm
Localização: USA - Illinois
Contato:

Mensagem por fernandogalha »

Riven
Que versao do Mission Planner vc esta usando?
Nao sei se isso so acontece nesta ultima que saiu 1.2.99 (usando a 2.6)
Mas aparece uma mensagem escrita na tela do horizonte artificial " PreArm . Chek mag field", quando o GPS pega os satelites o aviso some.
Tambem se o GPS nao pegar legal os satelites fica aparecendo uma mensagem :BAd GPS Health"
No caso da 2.5.2, nao sei se as informacoes apareceriam da mesma forma!
Avatar do usuário
guto_bhz
membro
Mensagens: 1821
Registrado em: Qui Nov 11, 2010 5:08 pm
Localização: Belo Horizonte, MG
Contato:

Mensagem por guto_bhz »

Outra coisa. Só consegui calibrar a bússola do meu gps soltando do Quad e girando na mão. Quando eu girava o Quad todo, não ficava bom. Acho que a torre do GPS estava muito alta. :?
Guto
Nada que nos prenda, nada que limite, nada que acorrente o nosso sonho ao chão.
Avatar do usuário
Rinaldo
membro
Mensagens: 334
Registrado em: Seg Jul 25, 2005 5:53 pm
Localização: São Bernardo do Campo - SP

Mensagem por Rinaldo »

Riven,

Fez ajuste do compassmot? o compass pode estar sendo influenciado pela corrente dos motores.
srocupado
membro
Mensagens: 248
Registrado em: Sex Mar 02, 2012 7:12 pm
Localização: Brasilia

Mensagem por srocupado »

[quote:a72da5baa9="fernandogalha"]Riven
Que versao do Mission Planner vc esta usando?
Nao sei se isso so acontece nesta ultima que saiu 1.2.99 (usando a 2.6)
Mas aparece uma mensagem escrita na tela do horizonte artificial " PreArm . Chek mag field", quando o GPS pega os satelites o aviso some.
Tambem se o GPS nao pegar legal os satelites fica aparecendo uma mensagem :BAd GPS Health"
No caso da 2.5.2, nao sei se as informacoes apareceriam da mesma forma![/quote:a72da5baa9]

" PreArm . Chek mag field" é falta de compassmot.

Gps não precisa ficar em pedestal, quem precisa é o magnetômetro. Se alguém estiver usando os 2 embarcados na mesma solução (GPS + Mag), aí sim há a necessidade do pedestal.

Quem está usando compassmot oriente-se pelos seguintes valores:

a) Até 60% = Interferência no limite. Ainda é possível ter Loiter travado, mas não será sempre.
b) Abaixo de 30% = Interferência baixa, Loiter travado.

Atenção para a posição do power module, ele gera uma interferência forte, se possível coloque-o o mais longe possível da APM.
Responder