Página 8 de 10

Enviado: Seg Jul 25, 2011 1:10 am
por Campolina
O Fox foi reformado e alterações foram feitas.

Agradeço a todos que ajudaram a compreender o problema e sugeriram soluções. Optei por fazer correções intermediárias não por precaução ou por discordar das sugestões mais experientes e embasadas que as minhas mas para avaliar e compreender a influência prática das alterações. Assim, para este segundo voo reduzi a decalagem para 1 grau e avancei o CG para 73 mm.

Tivemos um final de semana de excelentes ventos aqui em BH e hoje levei o modelo para o segundo voo. A velocidade do vento oscilou em torno dos 20Km/h com rajadas alcançando os 30km/h em alguns momentos e razoavelmente turbulento.

As alterações melhoraram significativamente o desempenho do modelo e foi possível até experimentar um pouco a sua capacidade acrobática. Ainda é preciso fazer alguns ajustes no butterfly e para o próximo voo devo zerar a decalagem. Posteriormente conforme me sentir mais seguro, tentarei recuar o CG de forma gradativa.

O único problema foi a rodinha do trem anterior que, conforme o esperado, não resistiu a um pouso mais forte.

Segue o vídeo do dia.



[vm]26851316[/vm]

Enviado: Seg Jul 25, 2011 1:36 am
por rafakrav
muito bom o voo, parabens :D

Agora que ta ajeitado ta voando bem ein :lol:

aiai... mais um sonho, voar com planadores de encosta...

Lambreta, qual planador/motoplanador vc indicaria pra quem quer começar e tem um Sd10 pra enxer o troço de frescuras?

Enviado: Seg Jul 25, 2011 9:20 am
por a1a_terabyte
[quote="Campolina"]O Fox foi reformado e alterações foram feitas.

Agradeço a todos que ajudaram a compreender o problema e sugeriram soluções. Optei por fazer correções intermediárias não por precaução ou por discordar das sugestões mais experientes e embasadas que as minhas mas para avaliar e compreender a influência prática das alterações. Assim, para este segundo voo reduzi a decalagem para 1 grau e avancei o CG para 73 mm.

Tivemos um final de semana de excelentes ventos aqui em BH e hoje levei o modelo para o segundo voo. A velocidade do vento oscilou me torno dos 20Km/h com rajadas alcançando os 30km/h em alguns momentos e razoavelmente turbulento.

As alterações melhoraram significativamente o desempenho do modelo e foi possível até experimentar um pouco a sua capacidade acrobática. Ainda é preciso fazer alguns ajustes no butterfly e para o próximo voo devo zerar a decalagem. Posteriormente conforme me sentir mais seguro, tentarei recuar o CG de forma gradativa.

O único problema foi a rodinha do trem anterior que, conforme o esperado, não resistiu a um pouso mais forte.

Segue o vídeo do dia.



Bom dia,

Assisti o vídeo e parece que o modelo está com mais pegada, não sei se foi também seu jeito de pilotar. Nas curvas o modelo entra mai encaixado, realmente ficou melhor.

Parabéns


Tera

Enviado: Seg Jul 25, 2011 9:43 am
por Campolina
Obrigado Rafakrav!

Marcos, a diferença foi grande mas parece que tem margem ainda para melhorar. Nas curvas em baixa velocidade ainda mostrava uma tendência em abaixar a cauda mesmo atuando com o leme. Para o próximo voo já estará com a decalagem zerada como vocês recomendaram. Obrigado mais uma vez pela sua ajuda.

Enviado: Seg Jul 25, 2011 11:05 am
por Blumm
Campolina, belo voo!! agora sim!!
=]
pelo q vi, essa "acocada" que estás reclamando em curvas de baixa velocidade, será que não é por estar em baixa velocidade mesmo? o Fox é pra voar rápido, será que não está muito leve, prejudicando a penetração? Eu tinha um Fox de EPP da Windrider, e o problema que prejudicava o voo era o peso (muito leve), pois perdia muita velocidade nas curvas, tendo que sempre apontar o nariz pro chão nas curvas para faze-las mais redondas!

um abraço!
Blumm

Enviado: Seg Jul 25, 2011 11:33 am
por Campolina
Pode ser sim, inclusive esta questão do lastro é outro ponto que preciso desenvolver.

Meu Duo Discus muitas vezes me passa a impressão que poderia voar “mais assentado” e a possibilidade do lastro me vem à cabeça. O problema é que não tenho experiência para definir e nas nossas áreas de vôo só esta tem área de pouso boa. Ainda assim para pousar seguro mesmo fica apertado pois sempre tem um arbustinho com resistência suficiente para fazer uma bela marca no BA, então sempre monto o mais leve possível para vir lento. Outra coisa é que ventos realmente bons não são tão freqüentes e eu teimo em voar de qualquer maneira me agarrando no conceito que mais leve é melhor.

Vou experimentar também.

Enviado: Seg Jul 25, 2011 11:38 am
por Lambreta
[quote:ede3c206e4="Campolina"]Pode ser sim, inclusive esta questão do lastro é outro ponto que preciso desenvolver.

Meu Duo Discus muitas vezes me passa a impressão que poderia voar “mais assentado” e a possibilidade do lastro me vem à cabeça. O problema é que não tenho experiência para definir e nas nossas áreas de vôo só esta tem área de pouso boa. Ainda assim para pousar seguro mesmo fica apertado pois sempre tem um arbustinho com resistência suficiente para fazer uma bela marca no BA, então sempre monto o mais leve possível para vir lento. Outra coisa é que ventos realmente bons não são tão freqüentes e eu teimo em voar de qualquer maneira me agarrando no conceito que mais leve é melhor.

Vou experimentar também.[/quote:ede3c206e4]

Campolina.

Lastro é simples de se tratar: não precisa começar de 500 em 500g. Basta 50g no Duo e já sentirá diferença. E vai aumento aos poucos até chegar no conforto+segurança.

Mas pra isso tem que fazer voos mais curtos e pousar mais :)

Enviado: Seg Jul 25, 2011 11:52 am
por Campolina
[quote:3f44b052b5="Lambreta"]
...Mas pra isso tem que fazer voos mais curtos e pousar mais :)[/quote:3f44b052b5]

Pois é mas neste ponto já estou melhorando. Para você ter idéia só ontem fiz 5 pousos com o Fox. Para quem fazia um ou dois por final de semana já é uma boa evolução! :lol:

Enviado: Seg Jul 25, 2011 12:45 pm
por Lambreta
de um pra cinco? nem o PIB da China foi tão agressivo!

Pedi essa :(

A rodinha quebou no eixo/suporte ou estourou mesmo?

Enviado: Seg Jul 25, 2011 6:52 pm
por Campolina
Só estourou a rodinha mesmo, na verdade o aro que era de plástico.