Agora um Corsair F4U do Mauri 1,20m, ALERTA e correção.

Aqui colocamos as fotos da construção de nossos modelos.
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Gilberto
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Mensagem por Gilberto »

De qualquer forma, esta é a primeira vez que uso a técnica e só saberei se tudo dá certo mesmo depois de muitos voos, pois até mesmo o tempo é um fator que deve ser levado em conta.
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RodrigoB
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Mensagem por RodrigoB »

[quote:2e353cc0ef="Gilberto"]Como você precisará moldar a vareta nos ângulos, não convém endurecê-la com CA antes, pois precisaria fazer com o ângulo exato, e se for usar a CA sobre o isopor não dará certo. No meu caso, como usei a cola branca, ela é flexível e fluida, assim preenche os espaços e não fica quebradiça, como o Marco disse acima.[/quote:2e353cc0ef]

Pensei em aplicar o CA após dar a forma a vareta... dai aplicar a vareta nos sulcos e nos pontos das dobras preencher com epoxi. :) Mas os argumentos do Mac me convenceram :)
Agradeço a todos os colegas pela paciência e objetividade em todos os sentidos.
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Gilberto
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Mensagem por Gilberto »

Preencher com epoxi também pode ser uma boa opção, somente que eu não faria em toda extensão, somente nos ângulos mesmo.
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Gilberto
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Mensagem por Gilberto »

Está funcionando, sem grandes complicações, o acabamento fica ótimo.

[img:71e346203c]https://lh5.googleusercontent.com/-3ooygll21Y4/UowWTxJbjII/AAAAAAAAAjw/V9Os3S6XQ7I/w640-h360-no/GEDC0320.JPG[/img:71e346203c]

Uso os alfinetes apenas para segurar as varetas no lugar enquanto a cola seca.
[img:71e346203c]https://lh4.googleusercontent.com/-qp6Q22EyZVU/UowWWk77YRI/AAAAAAAAAj4/NJaTeK-CllM/w640-h360-no/GEDC0321.JPG[/img:71e346203c]

Sem saliências;
[img:71e346203c]https://lh3.googleusercontent.com/-grU_0F1uZYo/UowWTN9UcJI/AAAAAAAAAjs/VaLeKji6r08/w640-h360-no/GEDC0322.JPG[/img:71e346203c]
Avião tem cauda e não calda; Avião tem nariz e não bico; Avião plana e não plaina; É fuselagem e não fuseca.
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Mauri
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Mensagem por Mauri »

Gilberto,

Não me lembro se quando te entreguei o kit eu comentei que talvez fosse prudente colocar mais duas varetas de fibra na asa, próximas e paralelas a essas, justamente pelo fato de esse ser um kit para 1 metro de asa e a seu pedido ter ampliado os arquivos para 120 cm, Você vê essa necessidade?

Se for confirmado na pratica como positiva essa técnica de esquentar a vareta de modo a molda-la de acordo com os ângulos exigidos nas asas que fazemos, principalmente no caso do Corsair, penso que será de grande utilidade para nosso Hobby, vamos ver na pratica.

Sua construção esta muito boa mesmo, acompanhando.

Abrs.

Mauri
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Gilberto
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Mensagem por Gilberto »

Estou avaliando a resistência da asa e parece mesmo que precisa de mais uma linha de reforço.
Quanto à técnica de dobragem, por mim está aprovado.
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Gilberto
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Mensagem por Gilberto »

Confirmando a necessidade de colocar mais uma linha de reforço na asa por ser de 1,2mt, eis a instalação das varetas e como fica o acabamento com a dobragem da vareta feita a calor.

Vista geral das varetas instaladas;
[img:9341d412f9]https://lh4.googleusercontent.com/-Pyo31OKer2A/Upi3hhcHOcI/AAAAAAAAAlM/1xwz-FXMCQw/w640-h360-no/GEDC0337.JPG[/img:9341d412f9]

Detalhe da junção inferior (a mancha escura na cola é resultado da permanência do alfinete por muito tempo, ele enferrujou);
[img:9341d412f9]https://lh5.googleusercontent.com/-HvzQ7cG3-LE/Upi3jHRizFI/AAAAAAAAAlU/3mrI3kcsV8A/w640-h360-no/GEDC0338.JPG[/img:9341d412f9]

A junção superior com a cola ainda fresca;
[img:9341d412f9]https://lh6.googleusercontent.com/-prcCzcS77vQ/Upi3fJ0DSeI/AAAAAAAAAlE/lTtST2-H1ps/w640-h360-no/GEDC0340.JPG[/img:9341d412f9]

Observem o perfeito assentamento das varetas nas canaletas.


Agora esta é a capota (cowl), pintada com esmalte sintético no pincel. Demorou mais de um dia para secar, mas vejam o brilho.
[img:9341d412f9]https://lh5.googleusercontent.com/-V7srjZFX-f0/UpjOChcEcGI/AAAAAAAAAnI/EzD3Gd3iLiY/w640-h360-no/GEDC0341.JPG[/img:9341d412f9]


AGORA VALE UM ALERTA, a tinta esmalte in natura não ataca o isopor, mas a aguarráz pura danifica um pouquinho sim, pois fiz um corpo de prova e houve uma pequena interferência.
Nos meus modelos e sempre aplico duas mãos de verniz marítimo à base de água, tanto onde vou entelar como na área a ser pintada. Fica ótimo!
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Gabrielghas
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Mensagem por Gabrielghas »

Cara.. Muito massa.
A pergunta pode ser besta mas: Pintando não aumenta muito o peso não?
Você vai pintar todo aero ou só o cowl..
Parabéns pela construção...
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Gilberto
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Mensagem por Gilberto »

Ao contrário, fica mais leve, a menos que se exagere na quantidade de mãos na pintura.
Somente o cowl será pintado, o resto é em vinil.
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Claudio Rodrigo
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Mensagem por Claudio Rodrigo »

[quote:6d5418a3f0="Gilberto"]Ao contrário, fica mais leve, a menos que se exagere na quantidade de mãos na pintura.
Somente o cowl será pintado, o resto é em vinil.[/quote:6d5418a3f0]

Gilberto, boa tarde

Me desculpe estar usando o seu tópico para te fazer uma pergunta.

Antes de mais nada estou acompanhando a sua construção e esta muito bacana e caprichada, parabens !!!

Eu estou terminando meu aero (Piper Cherokee) eu pesei ele e esta pesando 750 gr, eu estou achado um pouco pesado e ainda falta colocar a rodinha da frente.
Será que vai voar???
Ele tem 100 cm de evergadura
Motor RCTIMER 2822/CF 14
Helice GWS 9x5

Fico grato se puder me ajudar ...

Abraço.
Claudio Rodrigo
Calmarco 1000 EP / Piper Cherokee
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