Piper J3 Cub
- brunobragantine
- membro
- Mensagens: 503
- Registrado em: Sáb Jun 22, 2013 1:54 pm
- Localização: Jesuítas/Foz do Iguaçu-PR
Re: Piper J3 Cub
Dei uma conferida hoje e parece que ela secou em relação a ontem, não tá mais pegajosa mas segue "borrachenta" não da pra lixar, vou deixar mais alguns dias e ver como fica, mas já vou ir atrás dos insumos pra uma nova entelagem.
sobre a ideia do verniz não sei se seria uma boa pois eu estaria deixando minha base ruim, uma tinta borrachenta, quando uma boa pintura tem como base um primer bem seco, se eu já tivesse na ultima demão ai creio que compensaria, mas na fuselagem foi só uma demão bem fina. Mas valeu pela ideia
Obrigado Lercio e Guilherme pelas sugestões!!!
sobre a ideia do verniz não sei se seria uma boa pois eu estaria deixando minha base ruim, uma tinta borrachenta, quando uma boa pintura tem como base um primer bem seco, se eu já tivesse na ultima demão ai creio que compensaria, mas na fuselagem foi só uma demão bem fina. Mas valeu pela ideia
Obrigado Lercio e Guilherme pelas sugestões!!!
Faça apenas uma vez, mas faça bem feito!!!
- LaercioLMB
- membro
- Mensagens: 13808
- Registrado em: Qui Abr 16, 2009 8:40 pm
- Localização: Porto Alegre - RS- 53
Re: Piper J3 Cub
Se a tinta não secar por completo, ao passar tinta nova por cima, ela não irá ancorar corretamente, pois haverá uma camada instável abaixo dela e poderá descascar, ainda mais com a pressão do ar passando sobre a pintura, onde qualquer fissura irá abrir pontos para descascar. Já passei por isso, de tentar repintar sobre pintura que não ficou boa. Só perdi o meu tempo, pois logo a pintura superior presentou problemas e eu tive que remover toda a pintura para começar do zero.
Se você criticar um sábio, ele te agradecerá. Se você criticar um ignorante, ele te insultará.
- brunobragantine
- membro
- Mensagens: 503
- Registrado em: Sáb Jun 22, 2013 1:54 pm
- Localização: Jesuítas/Foz do Iguaçu-PR
Re: Piper J3 Cub
LaercioLMB escreveu:Se a tinta não secar por completo, ao passar tinta nova por cima, ela não irá ancorar corretamente, pois haverá uma camada instável abaixo dela e poderá descascar, ainda mais com a pressão do ar passando sobre a pintura, onde qualquer fissura irá abrir pontos para descascar. Já passei por isso, de tentar repintar sobre pintura que não ficou boa. Só perdi o meu tempo, pois logo a pintura superior presentou problemas e eu tive que remover toda a pintura para começar do zero.
Exatamente, pintura pelo pouco que conheço é um processo que tem vir ficando bem feito desde a base...
Enfim já removi, recomeçar o processo quando possível...
Bem pra não dizer que houve apenas regresso nessa semana que passou, antes de fazer o molde do cowl em fibra eu queria ter certeza que ele encaixaria corretamente pra isso fiz uma peça usando papel e cola branca, e encaixou certinho, agora é fazer em fibra
Faça apenas uma vez, mas faça bem feito!!!
-
- membro
- Mensagens: 20
- Registrado em: Sáb Nov 06, 2010 8:20 pm
- Localização: Navegantes,SC
Re: Piper J3 Cub
Bruno, como você fez para tirar a entelagem? Apenas puxou ou amoleceu a entelagem primeiro com dope?
- brunobragantine
- membro
- Mensagens: 503
- Registrado em: Sáb Jun 22, 2013 1:54 pm
- Localização: Jesuítas/Foz do Iguaçu-PR
Re: Piper J3 Cub
GuilhermeLeal escreveu:Bruno, como você fez para tirar a entelagem? Apenas puxou ou amoleceu a entelagem primeiro com dope?
Em partes onde a estrutura é mais resistente só puxei, onde é mais frágil usei thinner nitrocelulose pra amolecer o dope.
Aproveitando eu queria mais detalhes de como tu entelou os profundores, principalmente os bordos de fuga, foi onde minha entelagem ficou mais feia por assim dizer, e a tua parece ter um acabamento muito bom
Faça apenas uma vez, mas faça bem feito!!!
-
- membro
- Mensagens: 20
- Registrado em: Sáb Nov 06, 2010 8:20 pm
- Localização: Navegantes,SC
Re: Piper J3 Cub
Bruno, caso queira me manda teu telefone que te mostro em detalhes por vídeo ou algo do tipo. Vou refazer algumas partes do meu avião que não gostei, aí aproveito e já te mostro. Depois posso descrever aqui também para outros amigos.
- brunobragantine
- membro
- Mensagens: 503
- Registrado em: Sáb Jun 22, 2013 1:54 pm
- Localização: Jesuítas/Foz do Iguaçu-PR
Re: Piper J3 Cub
GuilhermeLeal escreveu:Bruno, caso queira me manda teu telefone que te mostro em detalhes por vídeo ou algo do tipo. Vou refazer algumas partes do meu avião que não gostei, aí aproveito e já te mostro. Depois posso descrever aqui também para outros amigos.
Mandei por MP, Obrigado!!!
Faça apenas uma vez, mas faça bem feito!!!
- brunobragantine
- membro
- Mensagens: 503
- Registrado em: Sáb Jun 22, 2013 1:54 pm
- Localização: Jesuítas/Foz do Iguaçu-PR
Re: Piper J3 Cub
A algum tempo sem postar mas estava trabalhando aos poucos na entelagem novamente, graças as valiosas dicas do Guilherme consegui melhorar muito o acabamento das peças, e aguardando resolver o problema da tinta pra pintar novamente. A noticia ruim é que como era de se esperar o peso aumentou novamente, e eu ja estava com uma margem apertada, a fuselagem por exemplo tava com 846g com o primer aplicado, agora só com o dope fechando a tela esta com 873g um aumento razoável. sinceramente já não espero um aero tão bom de voo quanto antes, mas veremos posteriormente.
- Anexos
-
- IMG_20200627_164611.jpg (36.83 KiB) Exibido 13330 vezes
-
- IMG_20200627_164603.jpg (35.11 KiB) Exibido 13330 vezes
-
- IMG_20200627_164543.jpg (37.4 KiB) Exibido 13330 vezes
-
- IMG_20200627_164532.jpg (35.68 KiB) Exibido 13330 vezes
-
- IMG_20200627_164511.jpg (37.63 KiB) Exibido 13330 vezes
Faça apenas uma vez, mas faça bem feito!!!
- LaercioLMB
- membro
- Mensagens: 13808
- Registrado em: Qui Abr 16, 2009 8:40 pm
- Localização: Porto Alegre - RS- 53
Re: Piper J3 Cub
Cara, para um Piper de 1,80m você está achando 873g pesado? Tá de brincadeira.
Se você criticar um sábio, ele te agradecerá. Se você criticar um ignorante, ele te insultará.
- brunobragantine
- membro
- Mensagens: 503
- Registrado em: Sáb Jun 22, 2013 1:54 pm
- Localização: Jesuítas/Foz do Iguaçu-PR
Re: Piper J3 Cub
LaercioLMB escreveu:Cara, para um Piper de 1,80m você está achando 873g pesado? Tá de brincadeira.
873g é o peso somente da fuselagem, todos os componentes juntos estão pesando 2,95kg
Faça apenas uma vez, mas faça bem feito!!!