Zagi - tutorial, dicas, perfis, manual - vídeo SIPKILL
Não não. Não compromete.
Também depende do peso final da asa, do perfil de pilotagem, etc.
Tem gente que nem usa. Faz a resistência da asa só na base de fita cruzada.
Eu pessoalmente prefiro colocar alinhadas pois é a forma que oferece melhor equilibrio de forças para longarina.
Em asa reta coloco sempre elas alinhadas também.
Recentemente fui lançar uma asa pra um amigo, lançando pelo bordo de fuga e ela rompeu no centro, fechando as asas para cima
A asa só tinha fibra em cima. Erro.
O maior esforço que a fibra aguenta é justamente de tração. Se fosse ter que escolher, previlegiaria colocar em baixo. mas como fibra é barato e leve, só colocando as 2 é que soma as forças de tração para os 2 lados.
A asa referida tinha sofrido um pouco e levado umas pancadas por tentativas de "pegar na mão". Já estava fragilizada tb.
Como vc colocou em cima e em baixo, já está fazendo este trabalho, mesmo que não-alinhadas.
Abs
Também depende do peso final da asa, do perfil de pilotagem, etc.
Tem gente que nem usa. Faz a resistência da asa só na base de fita cruzada.
Eu pessoalmente prefiro colocar alinhadas pois é a forma que oferece melhor equilibrio de forças para longarina.
Em asa reta coloco sempre elas alinhadas também.
Recentemente fui lançar uma asa pra um amigo, lançando pelo bordo de fuga e ela rompeu no centro, fechando as asas para cima
A asa só tinha fibra em cima. Erro.
O maior esforço que a fibra aguenta é justamente de tração. Se fosse ter que escolher, previlegiaria colocar em baixo. mas como fibra é barato e leve, só colocando as 2 é que soma as forças de tração para os 2 lados.
A asa referida tinha sofrido um pouco e levado umas pancadas por tentativas de "pegar na mão". Já estava fragilizada tb.
Como vc colocou em cima e em baixo, já está fazendo este trabalho, mesmo que não-alinhadas.
Abs
- osvaldoljunior
- membro
- Mensagens: 1905
- Registrado em: Sex Ago 17, 2007 12:44 pm
- Localização: São paulo, SP - 25 anos
Já repararam como os topicos de zagi bombam nas ferias......
vou montar mais 2 agora, uma de 1,2 e uma de 80 ou 70cm.... pra de 80 alguem pode me indicar um bom perfil pra correr muito! Vou usar 3 A123 de 1100 nela, um motor azulzinho da hc de 3000KV e helice vou testar entre 4x4 a 5x4 ou algo similar...
Os esc peguei um turnigh, não lembro se de 18 ou 25....
vou montar mais 2 agora, uma de 1,2 e uma de 80 ou 70cm.... pra de 80 alguem pode me indicar um bom perfil pra correr muito! Vou usar 3 A123 de 1100 nela, um motor azulzinho da hc de 3000KV e helice vou testar entre 4x4 a 5x4 ou algo similar...
Os esc peguei um turnigh, não lembro se de 18 ou 25....
Eu usei na minha MH45 mas acaba ficando fina pra enterrar a eletrônica.
Voa bem.
Eu tava tentando conseguir as dimensões dessa, achada pelo TOM nos passeios na web:
http://www.skyhighhobby.com/about/wild-wing-build
Mas o cara ainda não disponibilizou
Virada no kct. Tá com um 450th, 3600Kv
Vendo nas fotos ela tem um perfil razoavelmente largo no bico. Deve ser justamente pra suportar a eletronica embutida.
Se fosse pra alta, eu tentaria um perfil mais grosso, mas não tenho experiência com isso.
Minha 80cm/mh45 voa muito bem com 2822/3s/7x6 mas nem se compara a isso aí.
Se fizer, posta aí pra gente conhecer!
Abs
Voa bem.
Eu tava tentando conseguir as dimensões dessa, achada pelo TOM nos passeios na web:
http://www.skyhighhobby.com/about/wild-wing-build
Mas o cara ainda não disponibilizou
Virada no kct. Tá com um 450th, 3600Kv
Vendo nas fotos ela tem um perfil razoavelmente largo no bico. Deve ser justamente pra suportar a eletronica embutida.
Se fosse pra alta, eu tentaria um perfil mais grosso, mas não tenho experiência com isso.
Minha 80cm/mh45 voa muito bem com 2822/3s/7x6 mas nem se compara a isso aí.
Se fizer, posta aí pra gente conhecer!
Abs
- Tom-TW
- membro
- Mensagens: 452
- Registrado em: Qui Jan 03, 2008 10:30 am
- Localização: Salvador-BA
- Contato:
[quote:81b82fc5d4="xor"]Eu usei na minha MH45 mas acaba ficando fina pra enterrar a eletrônica.
Voa bem.
Eu tava tentando conseguir as dimensões dessa, achada pelo TOM nos passeios na web:
http://www.skyhighhobby.com/about/wild-wing-build
Mas o cara ainda não disponibilizou
Virada no kct. Tá com um 450th, 3600Kv
Vendo nas fotos ela tem um perfil razoavelmente largo no bico. Deve ser justamente pra suportar a eletronica embutida.
Se fosse pra alta, eu tentaria um perfil mais grosso, mas não tenho experiência com isso.
Minha 80cm/mh45 voa muito bem com 2822/3s/7x6 mas nem se compara a isso aí.
Se fizer, posta aí pra gente conhecer!
Abs[/quote:81b82fc5d4]
Ontem entrei no site dos caras de novo a ainda nada, ele ficaram de colocar a planta e mais detalhes da eletrônica.
Se por acaso alguém conseguir, por favor mande pra mim porque estou doido pra fazer uma dessas!
Valeu!
Voa bem.
Eu tava tentando conseguir as dimensões dessa, achada pelo TOM nos passeios na web:
http://www.skyhighhobby.com/about/wild-wing-build
Mas o cara ainda não disponibilizou
Virada no kct. Tá com um 450th, 3600Kv
Vendo nas fotos ela tem um perfil razoavelmente largo no bico. Deve ser justamente pra suportar a eletronica embutida.
Se fosse pra alta, eu tentaria um perfil mais grosso, mas não tenho experiência com isso.
Minha 80cm/mh45 voa muito bem com 2822/3s/7x6 mas nem se compara a isso aí.
Se fizer, posta aí pra gente conhecer!
Abs[/quote:81b82fc5d4]
Ontem entrei no site dos caras de novo a ainda nada, ele ficaram de colocar a planta e mais detalhes da eletrônica.
Se por acaso alguém conseguir, por favor mande pra mim porque estou doido pra fazer uma dessas!
Valeu!
Tom BRA15805
ZEPP Modelismo
ZEPP Modelismo
- ricardo.doria2
- membro
- Mensagens: 37
- Registrado em: Qua Ago 06, 2008 12:02 pm
Pessoal, xor,
Estou montando uma asa e tenho uma dúvida com relação à fixação do motor.
Primeiramente, li o manual e ele está sendo de grande utilidade. As informações são claríssimas e muito ilustrativas. Parabéns.
Mas minha dúvida persiste. Vou fixar o motor na asa com uma peça de alumínio que estou mandando cortar e furar. No entanto, estou em dúvida com relação ao ângulo que devo dobrá-la.
Imagino que a linha do eixo do motor deva ficar paralela à linha do eixo da asa. é isso mesmo? Ou, devido ao fato do motor não ficar na linha do eixo da asa eu deva compensar isso apontando o motor levemente para a direção do corpo da asa?
Como vcs fazem?
Abraços!
Ricardo
Estou montando uma asa e tenho uma dúvida com relação à fixação do motor.
Primeiramente, li o manual e ele está sendo de grande utilidade. As informações são claríssimas e muito ilustrativas. Parabéns.
Mas minha dúvida persiste. Vou fixar o motor na asa com uma peça de alumínio que estou mandando cortar e furar. No entanto, estou em dúvida com relação ao ângulo que devo dobrá-la.
Imagino que a linha do eixo do motor deva ficar paralela à linha do eixo da asa. é isso mesmo? Ou, devido ao fato do motor não ficar na linha do eixo da asa eu deva compensar isso apontando o motor levemente para a direção do corpo da asa?
Como vcs fazem?
Abraços!
Ricardo
- ricardo.doria2
- membro
- Mensagens: 37
- Registrado em: Qua Ago 06, 2008 12:02 pm
- ricardo.doria2
- membro
- Mensagens: 37
- Registrado em: Qua Ago 06, 2008 12:02 pm
me explicando melhor...
Acho q essa imagemzinha q fiz pode explicar melhor o que quero dizer:
na ilustração 1, a linha do eixo do motor está paralela ao eixo da asa.
na ilustração 2, o motor está levemente apontado para a asa.
Não sei como fazer na minha. Devo deixar apontado para a asa ou paralelo?
abraço
Ricardo
na ilustração 1, a linha do eixo do motor está paralela ao eixo da asa.
na ilustração 2, o motor está levemente apontado para a asa.
Não sei como fazer na minha. Devo deixar apontado para a asa ou paralelo?
abraço
Ricardo
- Anexos
-
- perfis.jpg (28.38 KiB) Exibido 15128 vezes
:-)
Valeu pelos elogios
Tranquilo entendi sua dúvida.
Linha do motor paralela ao eixo, sim.
Eu tenho usado muito, pela simplicidade e prática, um L de alumínio cortado como suporte.
Coloco um apoio por baixo e outro por cima e fixo o L usando lacres.
Como o motor tende a ficar apontado para baixo, o L fica com ângulo inferior a 90 graus para compensar e manter o eixo do motor paralelo.
Vc pode usar um ângulo de 86,425 graus ou esquecer isso e fazer no olhômetro pois o angulo aí foi totalmente chutado..rsrs
Segue uma foto do suporte da minha asa MH45 120cm atual.
Valeu pelos elogios
Tranquilo entendi sua dúvida.
Linha do motor paralela ao eixo, sim.
Eu tenho usado muito, pela simplicidade e prática, um L de alumínio cortado como suporte.
Coloco um apoio por baixo e outro por cima e fixo o L usando lacres.
Como o motor tende a ficar apontado para baixo, o L fica com ângulo inferior a 90 graus para compensar e manter o eixo do motor paralelo.
Vc pode usar um ângulo de 86,425 graus ou esquecer isso e fazer no olhômetro pois o angulo aí foi totalmente chutado..rsrs
Segue uma foto do suporte da minha asa MH45 120cm atual.
- Anexos
-
- Suporte fácil pro motor
- suporte_motor.jpg (18.96 KiB) Exibido 15124 vezes