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Enviado: Sáb Nov 15, 2008 7:46 pm
por Eduardo Yamin
Dei meio motor, o Omar lançou, o modelo avançou lentamente, só o mantive em linha reta contra o vento, um click de motor a mais quando diminuía o vento para ganhar barlavento e um click à menos quando aumentava, para o modelo não subir muito , depois de 15~20 segundos nessa estava a uns 30mts à barla e à uns 20 de altura, ai pude subir e colocar o modelo alto para a trimagem que bastou mover o trim (5 crecs) do leme pro lado que eu queria que ele virasse, pronto modelo trimado pra térmica mas com duas voltas já estava na cabeça, então fiz todo o processo de novo para ganhar barlavento, quando achei que poderia subir novamente, dessa vez com o modelo "trimado pra VL" subi forte com 3/4 de motor (foi o máximo de motor que usei) por menos de 5 segundos, cortei tudo à uns 35~40mts de altura? não mais que isso, só estabilizei o modelo e coloquei o rádio no chão..... 1a volta, segunda volta e pera... puts... o modelo estava termalizando! o rádio do chão e o Omar começou a falar: Tira ele! Pode tirar Edu! a termal à baixa altura não era forte mas dava indicações de ficar forte logo logo, peguei o rádio e com o motor cortado, dei todo leme pro lado oposto, o modelo espiralou bonito saindo da termal e perdendo altura rapidamente, chegou baixo e + 2 voltas completas pra dissipar a energia sem estolar - com o comando de leme evita-se facilmente o estol mesmo sem motor - pus menos de meio stick para nivelar para a final (tava ventando e pouso sem motor era arriscado), uma rajada curta de motor pro "flair" e o modelo deslizou na grama....
Preciso falar mais alguma coisa?

Enviado: Dom Nov 16, 2008 8:49 am
por Omar Grassetti
Marco Antonio,
É issoí mesmo. Tem potencia de sobra. Isso tem a vantagem de poder encarar o vento e tirar o modelo de situações críticas. Antes de dar mais downtrust, vou testar com uma helice menor para ver no que dá.
Qual a envergadura do Taylor?

Edu,
Como qualquer vôo livre, vai levar um certo tempo para ser ajustado, pois a falta de comando de profundor pede que o modelo seja muito bem trimado, mas mesmo assim, você fez um lindo vôo. Gostei da categoria com que você tirou o modelo da térmica, garanto que isso foi fruto da sua experiencia em vôo livre. Foi um belo momento. Parabéns.

Enviado: Dom Nov 16, 2008 10:40 am
por Marco Antonio
Omar, o taylor tem 66cm de envergadura, se não me engano... vejo quando chegar em casa.

O sistema inspirado na sua idéia vai ficar fantastico nesse avião, alias é mais leve que o receptor que vc está usando, e a antena tem só 16cm no modo de melhor recepção.

Acredito que a helice que vc está usando esteja perfeita, diminua o passo ou faça uma de suas maravilhosas helices de madeira.

Enviado: Dom Nov 16, 2008 6:08 pm
por Omar Grassetti
Marco Antonio,
O Miss America tem 77 cm de enverghadura e ainda podia ser maiorzinho para esse motor. Acho que uma alternativa também pode ser diminuir o motor. Enfim, o negócio é fazer vários testes até se chegar na melhor combinação avião/motor/hélice/bateria. Esse seu conjunto seria uma ótima solução e aumentaria as características de vôo livre do modelo.

Outro detalhe que não está ainda muito bem resolvido é o servo. Este que estou usando é impreciso e não retorna axatamente para a mesma posição depois de acionado, o que dificulta muito trimar o modelo para o modo de voô livre.

Enviado: Dom Nov 16, 2008 7:22 pm
por Eduardo Yamin
[quote:cd6102b75b="Omar Grassetti"]Edu,
Como qualquer vôo livre, vai levar um certo tempo para ser ajustado, pois a falta de comando de profundor pede que o modelo seja muito bem trimado, mas mesmo assim, você fez um lindo vôo. Gostei da categoria com que você tirou o modelo da térmica, garanto que isso foi fruto da sua experiencia em vôo livre. Foi um belo momento. Parabéns.[/quote:cd6102b75b]

Omar, eu que tive esse privilégio, voar um modelo tão bem construido e projeto tão bem escolhido só poderia sair voando da caixa!

[b:cd6102b75b]Sobre a categoria, acho bom uns highlights:[/b:cd6102b75b]

► Não pode deixar estolar baixo! O projeto, Trust line e o piloto juntos pra evitar isso. Nessas os mestres OTs de nariz curto se saem muito bem.

► O comando/Área de leme deve ser grande o suficiente para espiralar o modelo = DT.

► Rádios simples e baratos são uma excelente solução para a categoria, resolve-se tranquilamente problemas de amplitude de comando encurtando ou alongando braço e horn, porém a eletrônica embarcada não é barata e demanda conhecimento de R/C para a montagem.




[/list]

Enviado: Dom Nov 16, 2008 7:43 pm
por Eduardo Yamin
[quote:7e28a9c0e7="Omar Grassetti"]Edu,
Como qualquer vôo livre, vai levar um certo tempo para ser ajustado, pois a falta de comando de profundor pede que o modelo seja muito bem trimado, mas mesmo assim, você fez um lindo vôo. Gostei da categoria com que você tirou o modelo da térmica, garanto que isso foi fruto da sua experiencia em vôo livre. Foi um belo momento. Parabéns.[/quote:7e28a9c0e7]

Omar, eu que tive esse privilégio, voar um modelo tão bem construido e projeto tão bem escolhido só poderia sair voando da caixa!

[b:7e28a9c0e7]Sobre a categoria, acho bom uns highlights:[/b:7e28a9c0e7]

► Não pode deixar estolar baixo! O projeto, Trust line e o piloto juntos pra evitar isso. Nessas os mestres OTs de nariz curto se saem muito bem.

► O comando/Área de leme deve ser grande o suficiente para espiralar o modelo = DT.

► Rádios simples e baratos são uma excelente solução para a categoria, resolve-se tranquilamente problemas de amplitude de comando encurtando ou alongando braço e horn, porém a eletrônica embarcada não é barata e demanda conhecimento de R/C para a montagem.

Enviado: Dom Nov 16, 2008 10:40 pm
por Marco Antonio
[quote:1babb4c09a="Omar Grassetti"]Marco Antonio,
O Miss America tem 77 cm de enverghadura e ainda podia ser maiorzinho para esse motor. Acho que uma alternativa também pode ser diminuir o motor. Enfim, o negócio é fazer vários testes até se chegar na melhor combinação avião/motor/hélice/bateria. Esse seu conjunto seria uma ótima solução e aumentaria as características de vôo livre do modelo.

[b:1babb4c09a]Outro detalhe que não está ainda muito bem resolvido é o servo[/b:1babb4c09a]. Este que estou usando é impreciso e não retorna axatamente para a mesma posição depois de acionado, o que dificulta muito trimar o modelo para o modo de voô livre.[/quote:1babb4c09a]

Qual está usando?

O Fred tem ótimos servos pequenos, pequei um de 3,5g que acredito possa servir pra você.

O Fred tem motores menores, vc pode usar o mesmo speed nele.

Enviado: Seg Nov 17, 2008 9:36 am
por Omar Grassetti
Marco Antonio,

Estou usando um servo do Fred, Nenhuma queixa quanto ao servo, que é bom e muito leve. O fato de ele não retornar ao ponto exato (estou falando de menos de um milimetro, que para vôo livre é muita coisa) é comum em servor muito pequenos com comando pull pull. Como não pretendo aumentar o tamanho do servo, nem deixar o pull pull muito esticado para não estressar as engrenagens do servo, estou estudando uma solução para o problema. Uma saida pode ser mudar o sistema pull pull para algo que tenha limitador fixo para a posição vôo livre.
A vida é dura. Se fosse fácil também não ia ter nenhuma graca.

Enviado: Seg Nov 17, 2008 9:49 am
por Peninha
Omar
Pode parecer ideia de jirico mas la vai.
Deixe o pull-pull. Mas deixe os fios com folga.
Faça o retorno do leme a uma posição pré-fixada por mola e que possa ser ajustado com um pequeno parafuso.
Algo semelhante ao joystick dos transmissores.
Como o voo é lento a probabilidade de flutter é mínima e você terá controle de leme nas duas direções.

Enviado: Seg Nov 17, 2008 9:58 am
por Marco Antonio
Mas Omar, vc já havia resolvido isso com sua idéia de servo com um cabo só lembra????