Mais um pra série Vapt Vupt! F22 Raptor! Video do 1o. voo

Aqui colocamos todo e qualquer assunto sobre jatos elétricos, como fotos de construção, vídeos de voos, dicas, soluções e perguntas sobre estas maravilhas voadoras.
Avatar do usuário
brunollo
membro
Mensagens: 773
Registrado em: Dom Set 28, 2008 8:36 am
Localização: Brasília, DF

Mensagem por brunollo »

Warne, hélice APC gera muito mais emuxo que uma HD da GWS. Por isso a asa dele pega velocidade, com giro e empuxo.
Berger, pelo jeito esse bicho deve ir bem com uma hélice HD de 6pol. Acho desnecessário usar a de 7pol. Se o motor não sentir nada, a bateria pode miar, como aconteceu com a do Warne.
Junior, esse motor de 24g fica legal num jato de mais ou menos 75% do tamanho original. Lembre-se que vc terá que ter a mão BEM LEVE pra construir esse cara. Pouco peso é essencial. Ele não pode ficar de jeito nenhum com mais de 200g AUW (já com a bateria - não é tão difícil emagrecer o avião a esse ponto, mas a construção deve ser criteriosa, bem como a escolha de equipamentos - servos de 5g, speed de no máximo 18A, receptor leve e ESPECIALMENTE uma bateria leve) e se prepare pois ele pode ficar lento com 2s. VC teria que usar uma hélice de 6pol APC pra compensar o pouco giro com mais empuxo e aceleração. Com 3s vc pode usar uma APC de 5pol. Vai ficar mais veloz, e não vai perder empuxo de forma significativa justamente por causa do giro mais alto. Asm de qualquer jeito: 200G NO MÁXIMO!!! O legal é que um avião com esse peso vai ser fácil de fazer um 3D. Se prepare para usar outra bateria, uma de 1300 pesa pelo menos uns 100g, mais da metade do peso final. Se vc somar mais 25g de motor, 12g de servos, 20g de speed e 10g de receptor vc já chega perigosamente perto de 170g. 30g é muito pouco para se conseguir construir um jato de 75cm de comprimento em depron. Pense em uma bateria de 800mAh e 20c. Uma boa pesa cerca de 80g, vc economiza pelo menos 20g aí além de poder usufruir de uma descarga máxima de 16A. Se vc conseguir arrumar uma de 500mAh com 25c, vc fica tranquilo. Ela tem uma descarga de 12A e pesa uns 50g. Aí vc consegue emagrecer MESMO o cara.
Vamos melhorar o nível do e-voo: se observar grosseria ou falta de educação, CLIQUE NO BOTÃO DENUNCIAR!!!
Avatar do usuário
Junior1
membro
Mensagens: 191
Registrado em: Qui Jun 12, 2008 9:50 am
Localização: GO

Mensagem por Junior1 »

brunollo obrigado pela resposta mas acho que com esse motor que tenho, que da uns 400g de thrust vai ficar bom no tamanho original da planta ou não?
Avatar do usuário
RbergeR
membro
Mensagens: 250
Registrado em: Qua Jan 09, 2008 2:08 pm
Localização: Curitiba/PR

Mensagem por RbergeR »

[quote:5b86c8ee1c="brunollo"]Warne, hélice APC gera muito mais emuxo que uma HD da GWS. Por isso a asa dele pega velocidade, com giro e empuxo.
Berger, pelo jeito esse bicho deve ir bem com uma hélice HD de 6pol. Acho desnecessário usar a de 7pol. Se o motor não sentir nada, a bateria pode miar, como aconteceu com a do Warne.
Junior, esse motor de 24g fica legal num jato de mais ou menos 75% do tamanho original. Lembre-se que vc terá que ter a mão BEM LEVE pra construir esse cara. Pouco peso é essencial. Ele não pode ficar de jeito nenhum com mais de 200g AUW (já com a bateria - não é tão difícil emagrecer o avião a esse ponto, mas a construção deve ser criteriosa, bem como a escolha de equipamentos - servos de 5g, speed de no máximo 18A, receptor leve e ESPECIALMENTE uma bateria leve) e se prepare pois ele pode ficar lento com 2s. VC teria que usar uma hélice de 6pol APC pra compensar o pouco giro com mais empuxo e aceleração. Com 3s vc pode usar uma APC de 5pol. Vai ficar mais veloz, e não vai perder empuxo de forma significativa justamente por causa do giro mais alto. Asm de qualquer jeito: 200G NO MÁXIMO!!! O legal é que um avião com esse peso vai ser fácil de fazer um 3D. Se prepare para usar outra bateria, uma de 1300 pesa pelo menos uns 100g, mais da metade do peso final. Se vc somar mais 25g de motor, 12g de servos, 20g de speed e 10g de receptor vc já chega perigosamente perto de 170g. 30g é muito pouco para se conseguir construir um jato de 75cm de comprimento em depron. Pense em uma bateria de 800mAh e 20c. Uma boa pesa cerca de 80g, vc economiza pelo menos 20g aí além de poder usufruir de uma descarga máxima de 16A. Se vc conseguir arrumar uma de 500mAh com 25c, vc fica tranquilo. Ela tem uma descarga de 12A e pesa uns 50g. Aí vc consegue emagrecer MESMO o cara.[/quote:5b86c8ee1c]

Bruno, devo usar uma hélice 6pol sim!


[quote:5b86c8ee1c="Junior1"]brunollo obrigado pela resposta mas acho que com esse motor que tenho, que da uns 400g de thrust vai ficar bom no tamanho original da planta ou não?[/quote:5b86c8ee1c]

Junior, tem que ter motor sobrando, voar no limite não é bom! Eu inicialmente iria usar um turnigy de 1750kv e não deu certo!!!

Abs
Ricardo - RbergeR
Esquadrilha Sem Fumaça - Curitiba/PR
Avatar do usuário
RbergeR
membro
Mensagens: 250
Registrado em: Qua Jan 09, 2008 2:08 pm
Localização: Curitiba/PR

Mensagem por RbergeR »

[quote:20cac83d40="MKazan"]po, não tenho muito o dom de fazer desenhos com o adesivo.
sempre colo torto.[/quote:20cac83d40]

hahahaa eu tbm não!!! As fotos deixam o modelo mais bonito. Se ver ao vivo, vai ver que tem alguns traços que estão tortos... hehehhee
Ricardo - RbergeR
Esquadrilha Sem Fumaça - Curitiba/PR
Avatar do usuário
warne
membro
Mensagens: 5918
Registrado em: Ter Abr 22, 2008 1:10 am
Localização: Teresina, Piauí
Contato:

Mensagem por warne »

[quote:bf2c81d568="Junior1"]brunollo obrigado pela resposta mas acho que com esse motor que tenho, que da uns 400g de thrust vai ficar bom no tamanho original da planta ou não?[/quote:bf2c81d568]
Junior, eu usei no primeiro F-22 o e-max 2805 reenrolado de 1600Kv(gasta muito), com 3s, que dá 400g com hélice GWS 7x3,5(só que usei para voar uma 9x5 HD cortada pra ficar com 7"), ele voou, mas lento, acho que ficou com a metade da velocidade do 2812, então, para inicio da pra fazer alguns voos, mais se quiser mais velocidade terá que colocar outro motor.

Abs

Warne
Comece fazendo o que é necessário, depois o que é possível, e de repente você estará fazendo o impossível. F.A.
https://www.youtube.com/channel/UCZdCMXN0Jtnr0W08CFVpjSQ
Avatar do usuário
MKazan
membro
Mensagens: 1868
Registrado em: Dom Ago 27, 2006 12:52 pm
Localização: São Paulo, SP

Mensagem por MKazan »

[quote:0d619cfa72="RbergeR"][quote:0d619cfa72="MKazan"]po, não tenho muito o dom de fazer desenhos com o adesivo.
sempre colo torto.[/quote:0d619cfa72]

hahahaa eu tbm não!!! As fotos deixam o modelo mais bonito. Se ver ao vivo, vai ver que tem alguns traços que estão tortos... hehehhee[/quote:0d619cfa72]

hehehe bom saber... vou passar a tirar foto de celular dos modelos. assim eles parecem legais! hahahahahahaha
♪ Meu avião, sem direção, no poste ele vai lenhar... ♪
Avatar do usuário
brunollo
membro
Mensagens: 773
Registrado em: Dom Set 28, 2008 8:36 am
Localização: Brasília, DF

Mensagem por brunollo »

Cara, motor no limite pra esses aeros impossibilita uma das caracteristicas mais legais, que sao as brincadeiras em 3D com o VT. vc vai so poder ficar passeando pra la e pra ca com ele, e ainda assim lento, pois esse motor nao e suficiente pra acelerar Ele demora para alcancar velocidade. Por isso eu sugeri um modelo menor. Se vc mediu o empuxo estatico em 400g, provavelmente vc consegue fazer ele voar com 250g. MAs a performance em 3D fica um pouco prejudicada, pois e mais peso pra lidar sem sustentacao. Abracos!
Avatar do usuário
Junior1
membro
Mensagens: 191
Registrado em: Qui Jun 12, 2008 9:50 am
Localização: GO

Mensagem por Junior1 »

Amigos brunollo e warne me desculpem tantas perguntas.qual motor vcs estão usando é possivel me indicarem o motor ideal para o F-22? Tenho tambem esse motor http://www.hobbycity.com/hobbycity/store/uh_viewItem.asp?idProduct=3885&Product_Name=TR_35-30A_1700kv_Brushless_Outrunner_(Eq_AXi_2808) so que ele é um motor bem forte e pesado ai estou na duvida em relação ao peso. sera que esse motor com 3S 1300 fica bom ai não vou precisar comprar outro? Obrigado pelas dicas.
Avatar do usuário
MadMax
membro
Mensagens: 399
Registrado em: Qui Jun 18, 2009 7:55 am
Localização: NHSP

Mensagem por MadMax »

A entelagem que fez caiu muito bem no F-22 ... qual o nome deste vinil que usou e como faz para cortar sem grudar pra todo lado ... cara eu sou um desastre com coisas que grudam!!!
Avatar do usuário
brunollo
membro
Mensagens: 773
Registrado em: Dom Set 28, 2008 8:36 am
Localização: Brasília, DF

Mensagem por brunollo »

Junior, o 3530 de 1700Kv é um K-valo pra esse tipo de avião (huahuahuahuhau, não resisti ao trocadilho). ele dá mais aceleração que um motor como o Himodel que eu uso, e a velocidade final também é bem maior. Eu comprei um outro Himodel com características semelhantes pra montar um avião mais monstro. O grande lance num motor desses é que o peso vai aumentar um pouco, mas como o motor fica bem centralizado no avião, vc não vai ter problemas com CG (esse motor pesa uns 75g, enquanto o Himodel pesa uns 55g). É pouco e fácil de acertar. Meça a corrente que ele puxa em aceleração máxima com a hélice escolhida. A 7x5 APC vai dar uma aceleração e uma velocidade final estonteantes com esse motor. Depois disso vc poderá avaliar se a bateria que vc tem vai dar conta de alimentar esse cara. Esse motor com certeza vai puxar mais de 20A de corrente. Acho que uma bateria de 1300 fica muito no limite, vc pode estragá-la. VC vai precisar de pelo menos uma de 1600. Abraços!
Responder