Bateria Turnigy NanoTech foi pro saco, será?

Li-po, Li-Ion, Nimh, 1s2p, 10c...... quer aprender mais sobre o "combustivel" dos nossos modelos? Este é o local! Aqui também está aqueles esquema de carregador ou aquele ESC que estava procurando.
Avatar do usuário
serginho_la
membro
Mensagens: 629
Registrado em: Sáb Nov 20, 2010 3:39 pm
Localização: São Pedro/SP - 25

Bateria Turnigy NanoTech foi pro saco, será?

Mensagem por serginho_la »

Estou angustiado,acabo de perder uma NanoTech 2S de 1000mAh, a bateria era nova, só recebeu 1 carga.
Uso ela em minha Asa Zagi e fiz os cálculos após cada vôo, daria entre 15-16h de vôo com 1 carga.
Hoje de manhã medi com voltímetro a bateria e deu 6,96V, segundo as contas daria mais umas 5h de vôo até chegar em 6,0V.
Dei um vôo de 1h agora a tarde e do nada senti os servos trepidarem e perderem o controle, tirei rápido ela e fui ver a voltagem.
Estavam com 4,6V, e medindo separadamente estão 1,8V e 2,8V.

Porém agora que escrevo esse post medi de novo e a voltagem subiu para 5,29V, separadamente 2,48V e 2,82V.

Será que elas estão reanimando?
E se eu carrega-las tem risco de explodir?
Avatar do usuário
Ernalto Junior
membro
Mensagens: 762
Registrado em: Qui Dez 06, 2007 2:30 pm
Localização: Salvador

Mensagem por Ernalto Junior »

Antes de condená-la certifique-se das soldas dos conectores e tenha sempre mais que um aparelho para medir tensão, abraços e boa sorte!!!!!
Atenção : Aeromodelo radiocontrolado não é um brinquedo.
Avatar do usuário
rafakrav
membro
Mensagens: 7807
Registrado em: Dom Jun 06, 2010 6:50 pm
Localização: Joinville, Santa Catarina,18

Mensagem por rafakrav »

ããã...seriam minutos certo?(obvio, eu sei...)

se as células estão com uma voltagem tão baixa...tem um tutorial de como reanimá-las não?

Não siga este conselho, ainda...espere os mais experientes :D
Avatar do usuário
serginho_la
membro
Mensagens: 629
Registrado em: Sáb Nov 20, 2010 3:39 pm
Localização: São Pedro/SP - 25

Mensagem por serginho_la »

Vou aguardar um pouco mais, a voltagem continua subindo, está 5,45v ( 2,59v e 2,86v ).
Só espero não subir tanto a ponto de explodir, kkkkk.
Muito estranha essas Turnigy.
Avatar do usuário
B3tO
membro
Mensagens: 531
Registrado em: Ter Jul 25, 2006 3:29 pm
Localização: Campinas, SP

Mensagem por B3tO »

Se baixou além do limite, não tente reanimar, simplesmente esqueça!

Deixe aqui os cálculos que você fez pra calcular as Horas de voo.
Avatar do usuário
serginho_la
membro
Mensagens: 629
Registrado em: Sáb Nov 20, 2010 3:39 pm
Localização: São Pedro/SP - 25

Mensagem por serginho_la »

Vou colocar os cálculos aproximados pois faz um tempo que venho fazendo.

O primeiro dia de vôo com a Zagi voei 3h e a voltagem caiu de 8,36V para 7,88V. Ou seja caiu 0,48V em 3h e as lipo 2S descarregam até 3,0V por célula, logo quando chegasse a 6,0V eu recarregaria, dando um total de 2,4V a gastar ( 8,4v full menos 6,0v vazias ). Por essas contas davam 15 horas de autonomia.

No segundo dia de vôo voei mais 3h e pouco e caiu por volta de 0,5v também, ou seja estava decaindo constantemente.

Hoje de manhã voei mais 1:30h e medi a voltagem e deu 6,96V, logo teria 0,96v a gastar o que daria quase 6h de vôo ( se decaísse igual anteriormente ) mas em 1h de vôo os servos ficaram loucos.

Bom tirei a voltagem umas 5 ou 6vezes, somou acredito que quase 10h de vôo e estava sempre decaindo constantemente.

Qualquer ajuda será bem vinda, abraços.
Sevla
membro
Mensagens: 848
Registrado em: Sex Jun 25, 2010 10:43 pm

Mensagem por Sevla »

Serginho, não confia muito nesse tipo de conta pois não é muito preciso, quando a bateria tá carregada totalmente ela baixa a tensão lentamente, depois de um determinado momento ela começa perder carga mais rápido e baixa a tensão com mais facilidade.

O correto é saber quanto o conjunto consome junto e calcular pela capacidade da bateria, ai você sabe realmente quanto tempo pode usar com segurança.
Avatar do usuário
serginho_la
membro
Mensagens: 629
Registrado em: Sáb Nov 20, 2010 3:39 pm
Localização: São Pedro/SP - 25

Mensagem por serginho_la »

Ok Sevla faz sentido, eu sei que as NiCd ou NiMh não descarregam constante, já as lipo sim, ou pelo menos imaginava que sim.

Pode ser que depois que perdeu os 7,4v elas perderam rapidamente a tensão.

Bem, medindo neste instante a voltagem, ainda aumentando, está 5,62v ( 2,68v e 2,94v ).
Talvez de para reanimar.
Avatar do usuário
Eduardo Marocco
membro
Mensagens: 1095
Registrado em: Dom Mar 30, 2008 9:44 pm
Localização: Porto Alegre - RS Cep 90510-002

Mensagem por Eduardo Marocco »

[quote:cfb463f147="serginho_la"]Ok Sevla faz sentido, eu sei que as NiCd ou NiMh não descarregam constante, já as lipo sim, ou pelo menos imaginava que sim.

Pode ser que depois que perdeu os 7,4v elas perderam rapidamente a tensão.

Bem, medindo neste instante a voltagem, ainda aumentando, está 5,62v ( 2,68v e 2,94v ).
Talvez de para reanimar.[/quote:cfb463f147]

amigo, só p eu poder TENTAR entender, qual a necessidade de vc ir até os 6V antes de recarregar sua pobre infeliz lipo ??? é algun tipo de concurso p ver quem chega mais perto de danificar a lipo ??? saiba q nenhuma lipo deveria ser descarregada abaixo de 3,3V por célula;Eu uso lipos a uns 3 anos a até agora NUNCA perdi sequer uma mísera, sabe qual o segredo ?? sempre voo elas até 3,75 no mímimo.Sabe que recarregar faz parte do nosso robby ?? sinto muito, mas sua lipo já era, mas é até bom, assim vc deixa esta infeliz descançar e na próxima aprende a não liquidar ela no primeiro uso.

desculpe se fui grosseiro, mas ler o fórum ajuda muito e deve ter uns 50 tópicos no mínimo sobre este assunto.

Marocco.
A decolagem é opcional, o pouso é obrigatório !!!!!
Avatar do usuário
serginho_la
membro
Mensagens: 629
Registrado em: Sáb Nov 20, 2010 3:39 pm
Localização: São Pedro/SP - 25

Mensagem por serginho_la »

O erro eu sei que foi meu, não é preciso vir dar lição de moral, apontar o dedo desprezando os outros é muito fácil, agora ajudar é um pouco mais difícil não é.

Queria agradecer ao DOCA-SP que me ajudou a reanimar a bateria, segundo ele, já conseguiu reanimar Lipo com 0,5v por célula.
O que foi preciso foi conectar outra Lipo de mesma voltagem ( 2S ) em paralelo com esta ( vermelho com vermelho, preto com preto ) por 20 segundos.
Com isto a voltagem ultrapassa 3,0V por célula e já posso recarregar normalmente.

Queria avisar que li muita coisa sobre Lipo e sabia muito bem quando eu deveria parar e recarregar, mas não tinha nenhuma buzina ou ESC para me avisar da baixa tensão. Tinha apenas um multimetro que me indicou uma boa voltagem ( 6,96v ).
Responder