Iniciante total - Trex 450 pro

Espaço dedicado aos amantes desta modalidade de voo, divida suas experiencias/ideias com outros colegas.
Avatar do usuário
Carlos Philliph
membro
Mensagens: 202
Registrado em: Qua Dez 22, 2010 12:41 am
Localização: Fortaleza-CE / Petrolina-PE

Iniciante total - Trex 450 pro

Mensagem por Carlos Philliph »

Opa galera, muito bom dia. Sou iniciante total nessa hobby e estou muito empolgado. Há umas duas semanas comprei um heli de brinquedo da candide e me apaixonei pelo bixinho. Achei tão legal, que minha mãe pegou algumas informações e comprou um Trex 450 e me deu de presente ontem... Como ja li vários tópicos sobre, e tb numto muito afim de destruilo no primeiro voo, to tentando da uma aprendida antes mesmo ate de monta-lo.
Gostaria de saber algumas coisas, umas perguntas bem noobs, enfim, sou iniciante total!!

1- Fui orientado a comprar um JR Dx9, pois por possuir 9 canais, poderia usar pra voar outros modelos que necessitassem de mais canais. Dai a pergunta, ate quantos modelos o Dx9 guarda em sua memória?

2- Conssegui o AeroFly 5 deluxe, seria esse um bom simulador pra iniciar a usar esse rádio?

3- Existe alguel ai de Fortaleza, com quem possa dar uma olhada nos campos de voo e pegar umas dicas?? :D

Galera, acho que é isso, agradeço desde ja a atenção em ler isso, e deixo o parabéns pelo forum, que está muito legal!!

Vlw
Foi 2
membro
Mensagens: 850
Registrado em: Seg Mai 11, 2009 12:03 pm
Localização: Port oAlegre - RS

Mensagem por Foi 2 »

Os helicopteros eletricos em geral, necessitam de 6 canais. Talvez alguns modelos mais avançados precisem de um radio com 7 canais. Pelo que sei os helicopteros glow precisam de 7 canais por causa do governador.

O aerofly é um bom simulador porém tem melhores como o Phoenix. Mas com esse já dá para ter uma boa noção.

Só acho que paraaprender um heli com torque tube, como é o caso do T-rex pro, não é muito recomendado, visto que qualquer pouso mal-sucedido quebrará a engrenagem do torque tube. Melhor seria um com correia que dá uma manutenção mais barata e é mais prático.
Avatar do usuário
Flyerx
membro
Mensagens: 637
Registrado em: Dom Out 10, 2010 3:13 pm
Localização: Curitiba - PR

Mensagem por Flyerx »

Fala Carlos, bem vindo ao clube!

Teu heli t-rex 450 pro é top de linha, fique tranquilo!

O JR é um dos melhores rádio do mercado. Particularmente uso o DX6i da spektrum. São 6 canais e suporta 10 modelos na memória. Uso eles assim:

Canal
1- T-Rex 450 Sport
2- T-Rex 550E
3- Livre
4- Livre
5- Livre
6- Livre
7- Livre
8 - Simulador
9 - Backup 450
10- backup 550e

O teu rádio JR deve suportar mais de 10 viu, pode ficar susse.

Se quiser futuramente ir pra um heli a combustão, precisará de 7 canais ao invés de 6 como eu uso. Como o amigo citou, por causa do governador. A vantagem do Dx6i é o preço reduzido, preço de receptor mais barato e bastante funções. Mesmo fabricante do JR. Dá pra pegar um DX7 que também não sai muito caro e tem 7 canais, servido pra virtualmente, qualquer coisa.

O aerofly é ótimo. Já ouvi dizer que é ruim pra treinar 3D, mas como não é o seu caso, que vai treinar agora só hover e depois voos dinamicos, o aerofly está bem servido. Servirá em quase todos os rádios, incluindo o JR, Spektrum, futaba, etc.

O colega falou sobre o Torque tube. Realmente isso é problemático. Se enconstar a cauda no chão a engrenagem perde os dentes (Front Gear Drive, dentro do heli).
A solução é colocar um X de treino.

O meu t-rex é o 450 sport, é de correia, não tem as engrenagens do torque tube, logo é mais resistente, porém menos preciso.

Meu amigo com o 450 pro igual ao seu vivia quebrando, veja o que eu fiz no meu (enquando o dele estava quebrado) pra ele poder ir treinando:

Eu fiz o X com duas varetas de balsa.... fiz pro meu amigo que vivia quebrando o heli dele. nunca mais quebrou.

duas varetas de balsa em casa de modelismo: R$ 8,00
1 macarrão de piscina: R$ 5,00


[img:a8a46dbb6c]http://img101.imageshack.us/img101/7705/imagem046f.jpg[/img:a8a46dbb6c]

[yt]-giRskmzPxU[/yt]

Um outro amigo do fórum fez assim: (menor e eficiente)

[img:a8a46dbb6c]http://img687.imageshack.us/img687/3706/ogaaajqxir54vpnpzyamfeb.jpg[/img:a8a46dbb6c]
[img:a8a46dbb6c]http://img139.imageshack.us/img139/2047/abd1917.jpg[/img:a8a46dbb6c]
[yt]rqy8PLyX4ts[/yt]



Aconselho a usar o X até aprender a pousar e decolar SEM TOCAR A CAUDA!

E já te adianto, encomende umas engrenagens dessas (o pacote vem 2 engrenagens e custa uns 10 dolares na helipross).

Por mais que vocÊ já esteja voando bem depois de tirar o X, com certeza vai quebrar. Tem cara que voa 3D no clube onde vou e as vezes quebra ela... tentando fazer algo diferente sabe como?

O problema de não ter a peça e voar sem o X apropriado pra não deixar a cauda bater no chão, é que no começo damos umas batidinhas de leve no chão, pega uma ponta de pá, toca com mais força o chão... e a engrenagem não vai aguentar. Mesmo que vc pouse certinho porem num piso irregular (grama por exemplo), é possível que o rotor de cauda toque o chão, pois o estabilizador vertical finca na grama e as pás tocam, quebrando o maldito front drive gear. (veja que nos dois casos o pedaço de macarrão de piscina está na cauda também)

Meu amigo nunca mais quebrou o dele... aprendeu a pousar e decolar e está se preparando pra tirar o X!

Eu mesmo estou com um 550 que tem torque tube também e vou colocar uma proteção de macarrão de piscina na cauda nos primeiros voos.. e já estou voando o 450 sem proteção alguma.

qualquer dúvida posta aí, o fórum tá cheio de informações e de gente disposta a ajudar.
Avatar do usuário
Carlos Philliph
membro
Mensagens: 202
Registrado em: Qua Dez 22, 2010 12:41 am
Localização: Fortaleza-CE / Petrolina-PE

Mensagem por Carlos Philliph »

Ricardo e Flyerx, caras muito obrigado pelos posts. Estou tentando absorver o maior número de informações possível!!

Aproveitando o espaço gostaria de acrescentar mais uma pergunta. Meu Trex 450 é elétrico, e como todos sabem o kit não contém a bateria. Ja li vários posts sobre baterias e a autonomia de voo de baterias com amperagens diferentes. Contudo, todos comentam sobre a qualidade de certas marcas de baterias. Quais seriam marcas confiáveis? Quais baterias poderia estar adquirindo sem medo de comprar porcaria... E tipo, vi posts comentando sobre a relação dos pesos de componentes e o peso que cada heli é capaz de elevar, sendo assim, qual seria uma bateria com boa relação autonomia x peso para o trex? Ficaria com a 2200 mesmo??


Vlw
Avatar do usuário
Lucio_Costa
membro
Mensagens: 113
Registrado em: Qua Nov 17, 2010 10:49 am
Localização: São Paulo - SP

Mensagem por Lucio_Costa »

Amigo, vc esta fazendo tudo certo.
Como vc comprei um TRex 450 Pro e estou aprendendo muito com ele.
Recomendo que vc faça o X conforme o amigo acima comentou. Eu montei eu mesmo o meu X com varetas de Fibra de Carbono e Bolinhas de Isopor. Ficou mais leve que o que ele te mostrou acima mas ficou mais caro também.
O X que o Flyerx demonstra acima tem uma grande vantagem sobre o meu, ele é mais alto e com isso protege melhor o Torque Tube, impedindo a quebra das engrenagens. No começo evite voar em piso irregular para evitar que o TT raspe em algo, pois se isso ocorrer vc perderá as engrenagens.
Treine bastante no simulador, e vc verá que isso te ajudará no vôo do Heli.

No mais muita sorte e cuidado com as lenhas.

Abraço,
Lucio
Abraço - Lucio.
T-Rex 450 Pro/T-Rex 550e/Futaba7C/Aurora 9.
The art of Flingt. É nois Queiroz!!!
Avatar do usuário
Flyerx
membro
Mensagens: 637
Registrado em: Dom Out 10, 2010 3:13 pm
Localização: Curitiba - PR

Mensagem por Flyerx »

Se quer as melhores baterias do mercado, vá de Thunder Power 3S 2.250mah. Caras e excelentes.
Tem também as hyperion que falam super bem.

Baterias boas e economicas são as que eu uso, Turnigy nano-techo 2.200. (http://hobbyking.com/hobbyking/store/uh_viewItem.asp?idProduct=11911)

Eu recomendo as acima.. que pra nós é ótima. Boas e baratas, além de carregar a 5C (11 amperes), ou seja, 15 minutos está carregada (se usar um bom carregador).

E no mercadolivre custa em torno de 90 reais.

AS turnigy 2.200 azuizinhas, que nao sao as nanotech custam em torno de 70 reais por aqui, também são boas como a nanotech, mas carregam apenas em 2C (4.4 amperes)
-NiHoN-
Patrocinador
Patrocinador
Mensagens: 2152
Registrado em: Sex Out 02, 2009 12:47 pm
Localização: São Paulo - SP
Contato:

Mensagem por -NiHoN- »

Seja bem vindo ao modelismo Carlos!!

Primeiramente eu concordo que num 450 PRO, o tail com TT dará uma manutenção mais cara, afinal normalmente acaba com todas as engrenagens do sistema, mas entendo que é um presente que já está em mãos. Então depende de sua decisão trocá-lo por um com correia.

De qualquer maneira está iniciando com equipamento de 1° linha...independente de ser o belt ou tt.

Quanto ao rádio (TX), os helis não precisam de 9 canais e tem muitos outros TX com 4 canais e programação para 10 modelos....enfim, este recurso é comum entre os TX´s computadorizados e quase que absoluto nos 2.4ghz.

Eu tenho um Futaba T7C 2.4ghz e a diferença dele para o de 6 canais são os recursos de mixagens e regulagens disponíveis...

Se eu pudesse ter um Futaba 10c, a qual sei que tem mais recursos de mixagens e regulagem de curvas, eu teria...eheheh

Obs.: só citei futaba pois é o que tenho...não é sugestão de compra, mas se perguntar eu recomendo...eheheheh....

Abraços
Aeromodelismo Vôo Livre: o problema é quando sobe...e não desce...
Avatar do usuário
Carlos Philliph
membro
Mensagens: 202
Registrado em: Qua Dez 22, 2010 12:41 am
Localização: Fortaleza-CE / Petrolina-PE

Mensagem por Carlos Philliph »

Agradeço desde já as dicas e a atenção e prontidão quanto as respostas. Quanto a troca do Heli, ja providenciei sobre a dica do Flyerx, ja encomendei 10 pares de front drive gears, e estou arrumando aqui varetas pra fazer o X de treino.
Quanto ao radio de 9 canais, a recomendação deste meu amigo seria pelo fato de poder usar também modelos de aviões que utilizasem mais canais...

Agora quanto a suas resposta Flyerx sobre as baterias, fiquei estasiado em saber que as turningy estão com tudo então, ainda por cima que nunca imaginei que ficavam carregadas em tão pouco tempo... Ja to dando uma procurada no Ebay pra pedir uma :D
Avatar do usuário
rafakrav
membro
Mensagens: 7807
Registrado em: Dom Jun 06, 2010 6:50 pm
Localização: Joinville, Santa Catarina,18

Mensagem por rafakrav »

Procura na HK, ela é a fabricante :D

[url]http://www.hobbyking.com/hobbyking/store/uh_index.asp[/url]
Avatar do usuário
Carlos Philliph
membro
Mensagens: 202
Registrado em: Qua Dez 22, 2010 12:41 am
Localização: Fortaleza-CE / Petrolina-PE

Mensagem por Carlos Philliph »

Vlw pela dica Rafa, comprei uma pelo HK!!
Responder