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Temos como modificar o perfil da asa depois de pronta?

Enviado: Sex Jan 07, 2011 8:44 am
por Yensid
Aos mais experientes em aeromodelismos pergunto: teríamos como modificar o perfil da asa de um aeromodelo (eletrônicamente, ou mecanicamente falando) depois de pronto? Por exemplo: sabemos que geralmente o perfil da asa do "Extra 300" é simétrico e, sendo assim, um perfil de pouca sustentação. Neste aeromodelo, a superfície de comando está no comprimento de toda a asa, ficando mais ou menos como na figura abaixo:

[img:784a3af366]http://dzvi9a.blu.livefilestore.com/y1pTZOSsozrW3YwCiPkbQPA-u7tb1AmiqjeFrcMoYgO68HpUxC5n9IkIUjry1AchAJjvbrIr4lJ0jr0WKfREEL0KdBh99_TWKD0/Estudo_perfil_001.jpg[/img:784a3af366]

O que aconteceria se modificássemos a posição da superfície de comando (mecanicamente ou eletronicamente) para uma posição ligeiramente inferior, como se ela funcionasse como flaps?

[img:784a3af366]http://dzvi9a.blu.livefilestore.com/y1pTZOSsozrW3Y4TqkOcvW-Eb1Z0QAJFSNZ0etMBIjI9CDVQC83uBSwozUSjo6CVjAfn90Efh4mHrd7SsOtWkU-uIzmcnxbxjCj/Estudo_perfil_002.jpg[/img:784a3af366]

Este não seria um perfil assimétrico? [u:784a3af366](tipicamente de planadores)[/u:784a3af366] Isto iria melhorar a sustentabilidade do aeromodelo? Reduziria a velocidade de stol? Teríamos que realizar modificação na posição das superfícies de comando do profundor para compensar a nova situação? (acredito que sim!) Os servos estaríam sujeitos a uma maior força constantemente?
São várias perguntas que me surgiram quando formulei esta hipótese, que ainda não experimentei e que aguardo o auxílio dos colegas aqui do fórum.
Abraços à todos! Disney.

Enviado: Sex Jan 07, 2011 8:49 am
por jbentoc
Você pode dividir a superficie de comando e usar dois servos, um para flaps e outro, com tubo guia e cabos para os ailerons. Ou, gastando um pouquinho mais, um para flaps e dois para os ailerons ligados com um Y ou mixados no rádio.

Não acredito que seja necessário qualquer modificação no profundor.

Bento

Enviado: Sex Jan 07, 2011 8:58 am
por alexcmag
Disney,

Isto é muito usado em modelos acrobáticos para uma configuração "de pouso", e em planadores para alterar o camber durante o voo para melhor planeio ou melhor penetração.

Mas o perfil de um extra com flaperon nunca será um perfil de planador, ok?

Enviado: Sex Jan 07, 2011 11:37 am
por Yensid
[quote:a6c6057f30="alexcmag"]Disney,

Isto é muito usado em modelos acrobáticos para uma configuração "de pouso", e em planadores para alterar o camber durante o voo para melhor planeio ou melhor penetração.

Mas o perfil de um extra com flaperon nunca será um perfil de planador, ok?[/quote:a6c6057f30]

Talvez eu não tenha sido feliz na minha exposição acima. Com certeza, jamais o perfil de um extra com flaperon será um perfil de planador. Apenas utilizei esta denominação para mostrar que esta modificação melhoraria o planeio. O objetivo do uso deste recurso num extra seria melhorar seu planeio, reduzir sua velocidade de stol e assim permitir um vôo mais tranquilo, principalmente para quem esta começando neste avião.
Agora, fazendo esta modificação para todo o vôo, e não apenas no pouso, que modificações seriam necessárias nas outras superfícies de comando?
Disney.

Enviado: Sex Jan 07, 2011 12:13 pm
por Lambreta
Uma coisa tem que se considerada

Um perfil feito para voar sem camber pode vir a perder desempenho e tornar-se instável com camber

Ou seja: é melhor um pre stol mais alto e estável do que um mais baixo e instável

Posso estar exagerando mas o perfil de um acrobático nasceu para voar com um detrminado escoamento

Saiu do range dele é melhor mudar o perfil/ avião do que quer mudar sua performance

Isso é bem claro em planadorers escalas: não foram feitos para voar com camber e quando coloca com o intuito de baixar o stol começa a briga com o stick