Do Vespinha ao P-30 (Aproveitar o Ensejo)

Nos aeromodelos de vôo livre reside a verdadeira ciência do aeromodelismo: a arte de construir, preparar e trimar um modelo para voar sozinho, sem interferência humana. Elétricos, à elástico ou catapultados, este é o lugar!
Avatar do usuário
edgard_rossi
membro
Mensagens: 226
Registrado em: Dom Set 17, 2006 6:51 pm
Localização: Guarulhos, SP

Mensagem por edgard_rossi »

Se me permitem palpitar mais um pouco... eu acho que está ficando muito complicado.
Para um principiante participar tem que ser uma prova monomodelo (todos em igualdade de condições) e de um KIT fácil de se encontrar e montar e que possa voar no espaço do Vila Lobos mesmo.
E para ter mais graça, tem que ser outro modelo, Vespinha já voamos nesta semana e agora seria legal montar uma coisa bem diferente.
Avatar do usuário
betocastrucci
membro
Mensagens: 2758
Registrado em: Sex Jan 02, 2004 6:19 pm
Localização: Vinhedo SP - 50

Mensagem por betocastrucci »

[quote:5c06fc1376="edgard_rossi"]Para um principiante participar tem que ser uma prova monomodelo e de um KIT fácil de se encontrar e montar e que possa voar no espaço do Vila Lobos mesmo.
E para ter mais graça, tem que ser outro modelo, Vespinha já voamos nesta semana e agora seria legal montar uma coisa bem diferente.[/quote:5c06fc1376]

Todos os kits da Aerobrás que citei são encontrados na .... Aerobrás, e vários de nós ganharam esses kits nas últimas provas. Eles tem a mesma dificuldade de montagem e estão adequados ao tamanho do Villa. Não descarto voar o Vespinha, até porque nenhum dos que voaram no domingo estavam bem trimados. Isso só se consegue após muitas sessões de voo.
Beto
Avatar do usuário
Valderramos
membro
Mensagens: 611
Registrado em: Qua Dez 01, 2010 5:16 pm
Localização: São Paulo, SP

Mensagem por Valderramos »

[quote:11bf413808="betocastrucci"]
Todos os kits da Aerobrás que citei são encontrados na .... Aerobrás, e vários de nós ganharam esses kits nas últimas provas. Eles tem a mesma dificuldade de montagem e estão adequados ao tamanho do Villa. Não descarto voar o Vespinha, até porque nenhum dos que voaram no domingo estavam bem trimados. Isso só se consegue após muitas sessões de voo.[/quote:11bf413808]

Concordo Beto! Poderiamos voar os modelos que ganhamos na prova e terminar de trimar os Vespinhas para participarem também... Acho que todos os modelos citados pelo Beto têm condições de fazer voos de 1 min ou mais desde que estejam bem construidos e trimados (já vi vídeos de vários modelos do Alvaro fazendo essa média no Villa).
Avatar do usuário
fhkawasaki
membro
Mensagens: 1691
Registrado em: Ter Nov 27, 2007 3:18 pm
Localização: São Paulo

Mensagem por fhkawasaki »

[quote:11402a6e4f="betocastrucci"][quote:11402a6e4f="edgard_rossi"]Para um principiante participar tem que ser uma prova monomodelo e de um KIT fácil de se encontrar e montar e que possa voar no espaço do Vila Lobos mesmo.
E para ter mais graça, tem que ser outro modelo, Vespinha já voamos nesta semana e agora seria legal montar uma coisa bem diferente.[/quote:11402a6e4f]

Todos os kits da Aerobrás que citei são encontrados na .... Aerobrás, e vários de nós ganharam esses kits nas últimas provas. Eles tem a mesma dificuldade de montagem e estão adequados ao tamanho do Villa. Não descarto voar o Vespinha, até porque nenhum dos que voaram no domingo estavam bem trimados. Isso só se consegue após muitas sessões de voo.[/quote:11402a6e4f]

Também concordo que é um passo meio grandinho ainda, também acho legal partirmos para mais uma competição nos moldes Aerobrás...mas acho q dessa vez com um modelo um pouco mais complexo...

...poderia ser um Aeronca, um Taylorcraft, ou qualquer modelo que possua a fuselagem varetada...mas que seja mais uma competição monomodelo...não tem como competir um Taylor com um PT-19 Fairchild...
"Arte nas mãos e sonhos nos ventos"
Avatar do usuário
FranciscoNeto
membro
Mensagens: 498
Registrado em: Seg Abr 26, 2010 5:37 pm
Localização: Indaiatuba - SP

Mensagem por FranciscoNeto »

Gente, vamos começar do começo.
A origem do tópico e seu post inicial foi um balão de ensaio visando aferir a receptividade para uma prova de P-30.
- Há uma divergência quanto à possibilidade de realizá-la no Villa.
- Há o temor de que a construção de um P-30 seja demasiadamente complexa para um iniciante.
Proponho a conclusão quanto a esses 2 pontos para depois discutir uma prova com outras características.

Pessoalmente e do alto de minha inexperiência:
a) acredito que P-30 no Villa é como dirigir uma Ferrari no trânsito de uma metrópole. Ser no Villa é comodo para a maioria mas tem que ser lá? Com certeza existem outros locais a uma distância aceitável, é questão de pesquisar, perguntar e até anunciar como já sugeri;
b) existem projetos de P-30 altamente sofisticados e de construção complexa mas se o objetivo é o de iniciação na categoria, basta escolher alguns projetos de construção mais simples e limitar a eles. Caso a simplicidade desmotive os "experts" divide-se a classificação em 2 categorias e a eles se dá a oportunidade de escolha livre do modelo.

Eu teria considerações a fazer sobre a outra prova (modelos Aerobrás) mas vou me calar até que a questão P-30 seja concluída.
Stick & Tissue Forever!
Avatar do usuário
betocastrucci
membro
Mensagens: 2758
Registrado em: Sex Jan 02, 2004 6:19 pm
Localização: Vinhedo SP - 50

Mensagem por betocastrucci »

ok, vários assuntos:

-P30 no Villa: não considero um P-30 mais dificil de ser construido do que um modelo da Aerobrás, na verdade no tempo que construi as malditas polainas dos Vespinhas teria feito um P30 na boa. O que dá trabalho e peso nestes modelos da Aerobrás são os trens de pouso, no mais tudo o que tem num P30 tem num AB e vice versa: o nariz é idêntico (ao menos os que eu faço), a borracha idem (7g x 10g), a trimagem idem idem, a hélice é um pouco menor mas do mesmo desenho (9.5" x 8"). Somente a performance do P30 é melhor porque ele é maior, tem hélice maior, mais borracha e menos peso por não ter trem de pouso. E por ter performance superior é que acredito que fica bem mais fácil perde-lo no Villa.

- Mono ou Multi Modelo: como estes modelos da Aerobrás tem desenhos parecidos, a escolha (certa ou errada) do modelo já vale como inicio da competição. Será que um Vespinha voa mais que um Tico-Tico? Será que a Ferrari anda mais que a Red Bull?

- Encontrar um eldorado do voo livre para fazermos uma prova? Já se vão 5 anos desde as primeiras provas de CLG no campão da Guarapiranga, e tirando a prova de Chico na UCA em Campinas, todas as outras foram em Sampa mesmo (campão, Telesp Clube e Villa Lobos). Prefiro quando finalmente encontrarmos tal espaço organizamos uma bela prova de P30, F1G e F1B correndo antes que o campo suma. Enquanto isso vamos de VL no VL mesmo.
Responder