Cessna 172 Skyhawk Guillows (Fotos em vôo)

Aqui colocamos as fotos da construção de nossos modelos.
Raphael Leão
membro
Mensagens: 203
Registrado em: Dom Ago 24, 2008 11:49 am
Localização: Vitória E.S.
Contato:

Cessna 172 Skyhawk Guillows (Fotos em vôo)

Mensagem por Raphael Leão »

Saudações a todos os amigos modelistas!
Apresento-lhes meu novo modelinho elétrico; Cessna 172 feito com base na planta da Guillows.
O modelo possui 90cm de envergadura e é muito bonito como se verifica nas fotos.
Há alguns anos atrás eu comprei um lote de kits da guillows no Ebay, e entre eles veio esse kit, que foi adquirido pelo vendedor há muito tempo atrás (creio que o kit tenha a minha idade). O indivíduo que me vendeu esse lote tinha me dito que o cessna estava incompleto, e com muitas partes faltantes e peças de plástico avariadas pelos anos que ficou guardado, e de fato; a carenagem estava toda quebradiça, e a cabine amassada, apenas as peças de acabamento como polainas de plástico estavam utilizáveis. Pois bem, entrei em contato com a guillows americana por meio de E-mail, e uma pessoa amável chamada Susan Murphy me respondeu praticamente de imediato dizendo que iria me enviar uma carenagem nova (me enviou 3 na verdade :D ). Comecei a montagem, e como não tinha a cabine de plástico, resolvi mudar praticamente todo o projeto estrutural por minha conta, daí tive que mudar a seção central da asa. Aproveitando tal mudança, mexi também no perfil das nervuras para deixar o modelo mais estável, além de mudar de lugar todas as longarinas para ter uma asa leve e ao mesmo tempo resistente. Não gostei do estilo de montagem dos estabilizadores e também mudei os mesmos, dando-lhes um perfil em escala. Na fuselagem apenas reforcei a parte do trem de pouso e fiz uma nova cabine seguindo o layout da planta.
Todo mundo reclama da madeira que vem nos kits da guillows, pois bem, como esse modelo veio incompleto tive que fazer todas as peças de balsa, e não aproveitei nada que veio no kit original.
Como a TAM não tem me dado muita folga demorei praticamente 3 meses para concluir o modelo, mas acho que valeu a pena.
Todo o material do modelo foi comprado no Ebay; servos, motor, speed, hélice, entelagem (microlite), rodas e até mesmo a balsa para construção.
Características do modelo:
4 canais: motor, ailerons, profundor e leme com triquilha móvel.
Evergadura: 90cm
Peso (completo para vôo): 235g
Motor: brushless outrunner 2204-14 com speed, um dos melhores motores para modelos de até 300g (no Ebay esse combo custa cerca de U$15 já com frete incluso)
Bateria: Lipo 900mHa (Ebay: U$10 com frete)
Hélice: Master airscrew 7x5 para elétricos (Ebay:U$8)
Entelagem: 21st century coverite microlite (Ebay: U$12 cada rolo)
Rodas: ultraleves (U$5 na hobbyking um pacote com 5)
Servos: 4 x 3,7g, 2 na asa, 1 leme, 1 profundor (Ebay: pack por U$9 com frete)
Rádio: 6 canais 2.4ghz futaba com receptor original que pesa uns 10g (por incrível que pareça, comprei no Ebay também, o preço não vou comentar senão as lojas brasileiras vão mandar retirar esse meu post rsrsrs...)

Essa semana a escala de vôo me deu um tempo e eu pude tirar 2 dias de folga para finalizar e voar o modelo. Nesses dias de frio o vento deu uma acalmada aqui em “Ventória”, capital do E.S., e eu pude fazer o “maiden” na praia.
Modelinho balanceado, bateria carregada, vento calmo, tudo pronto para voar e... o modelo voou fantasticamente bem. Decolou sem tendência alguma do calçadão e voou lento como um cessna real. O único problema eram as aproximações; esqueci de colocar flaps no modelo, e ele não desce, tem uma razão de planeio incrivelmente grande. Tenho que vir muito baixo, ralando a barriga nas árvores para pousar no calçadão.
O modelo voa 30 minutos com 1/3 da aceleração usando a bateria de 900mHa.
Assim que tiver um vídeo do vôo vou inserir no youtube e depois divulgo aqui para todos, por enquanto fiquem apenas com as fotos.
Abraços
Raphael Leão

Construção do modelo
[img:0b8e0eacc9]http://files.myopera.com/raphael150/albums/331352/IMG_0475.jpg[/img:0b8e0eacc9]
Raphael Leão
membro
Mensagens: 203
Registrado em: Dom Ago 24, 2008 11:49 am
Localização: Vitória E.S.
Contato:

Mensagem por Raphael Leão »

Modelo pronto para voar.
[img:ac93a6bda5]http://files.myopera.com/raphael150/albums/331352/IMG_0530.jpg[/img:ac93a6bda5]

[img:ac93a6bda5]http://files.myopera.com/raphael150/albums/331352/IMG_0532.jpg[/img:ac93a6bda5]
Raphael Leão
membro
Mensagens: 203
Registrado em: Dom Ago 24, 2008 11:49 am
Localização: Vitória E.S.
Contato:

Mensagem por Raphael Leão »

Mais fotos...
[img:aa76d65efe]http://files.myopera.com/raphael150/albums/331352/IMG_0533.jpg[/img:aa76d65efe]

[img:aa76d65efe]http://files.myopera.com/raphael150/albums/331352/IMG_0534.jpg[/img:aa76d65efe]
Avatar do usuário
RodMoro
membro
Mensagens: 570
Registrado em: Dom Out 10, 2010 11:28 am
Localização: Ituiutaba-MG

Mensagem por RodMoro »

Caraca... Lindo aero... Parabéns... Não esquece do video... Aguardando.

Abs.

Rodrigo.
cmteborba
membro
Mensagens: 538
Registrado em: Seg Mar 15, 2010 5:54 pm
Localização: Curitiba

Mensagem por cmteborba »

Lindo mesmo! está à venda?
Raphael Leão
membro
Mensagens: 203
Registrado em: Dom Ago 24, 2008 11:49 am
Localização: Vitória E.S.
Contato:

Mensagem por Raphael Leão »

[quote:d2aaef9fdf="cmteborba"]Lindo mesmo! está à venda?[/quote:d2aaef9fdf]

Obrigado pessoal.
Não está a venda, mas no futuro, quando eu me aposentar, pretendo montar uma mini-fábrica de kits escala com plantas autoCad e madeira cortada a laser. Até lá, aguardem.
Abraços
Raphael
cmteborba
membro
Mensagens: 538
Registrado em: Seg Mar 15, 2010 5:54 pm
Localização: Curitiba

Mensagem por cmteborba »

Isso leva mto tempo? (risos). Cara esse cessna ta incrivel... pensa numa proposta e me manda por MP rss.
Avatar do usuário
Cesar-SP
membro
Mensagens: 3523
Registrado em: Qua Set 15, 2004 11:08 pm
Localização: São Paulo - SP CEP: 03507-010

Mensagem por Cesar-SP »

Rafael como sempre suas construções são perfeitas parabens qual foi o peso final e motorização que utilizou.

abs

Cesar-SP
Avatar do usuário
Fernando Manfio
membro
Mensagens: 349
Registrado em: Sex Nov 27, 2009 2:05 pm
Localização: Assis - SP

Mensagem por Fernando Manfio »

Coisa linda!!!
Perfeito...
Raphael Leão
membro
Mensagens: 203
Registrado em: Dom Ago 24, 2008 11:49 am
Localização: Vitória E.S.
Contato:

Mensagem por Raphael Leão »

[quote:39f6d11d19="Cesar-SP"]Rafael como sempre suas construções são perfeitas parabens qual foi o peso final e motorização que utilizou.

abs

Cesar-SP[/quote:39f6d11d19]


Fala Cesar,
Tudo bem?!
Eu te respondo se me disser como visitar vocês no pacaembu, e quais os dias de vôo por lá?! Existe um dia fixo? Horários? Tem que pagar algo, ou fazer algum cadastro pra entrar lá?
Sou de Vitória mas trabalho numa CIA aérea em Sampa e gostaria de visitá-los.


Quanto ao meu modelo ele tem um motor 2204-14 com speed de 10A, muito barato no Ebay. Seu peso completo para vôo é de (pasme) 235g.
Indescritível o seu vôo, não desce, dá um trabalho pra pousar enorme. Deveria ter colocado flaps nele.
Abraços
Raphael
Responder