Rádios de baixo custo

Li-po, Li-Ion, Nimh, 1s2p, 10c...... quer aprender mais sobre o "combustivel" dos nossos modelos? Este é o local! Aqui também está aqueles esquema de carregador ou aquele ESC que estava procurando.
Avatar do usuário
alexcmag
Equipe E-voo.com
Mensagens: 14800
Registrado em: Sex Fev 13, 2004 12:13 pm
Localização: Sao Paulo SP
Contato:

Rádios de baixo custo

Mensagem por alexcmag »

Nem tudo que é barato é ruim, nem tudo que é caro é bom, mas também não dá para comprar qualquer coisa só porque custa pouco.

Desde o começo do ano tenho brincado bastante com rádios dos outros, já perdi a conta de quantos rádios de diferentes marcas passaram por mim ultimamente.

O resultado até o momento foi:

95% dos Turnigy 9x que passaram por mim (normalmente para trocar firmware ou consertar placa queimada por inversão de bateria) foram devolvidos consertados ou melhorados para seus proprietários. Os 5% restantes estão comigo e ainda serão consertados ou alterados, para completar os 100% de sucesso.

100% dos Spektrum não tiveram conserto (o famigerado Backup error)
20% dos Futaba não tiveram conserto (um 12ZH com backup error também)

Aí peguei alguns HK de 3 e 7 canais para consertar. Fui derrotado.

Nos de 7 canais, nunca fui muito com a cara deste rádio, com o preço baixo dos LCDs hoje em dia usar display de LED não faz muito sentido... Em todo caso, relevei e recebi para conserto um que parou de funcionar após uma queda e outro que está com glitches em todos os RX.

O da queda apesar de seguir o circuito até onde consegui (ou seja, até o chip de RF, dali pra frente é 2,4GHz e não tenho instrumentos para isto) estava perfeito, ressoldei os componentes, revisei as trilhas, estava tudo certo, mas não funcionava mais.

Como comparação, tive que consertar um Turnigy 9x de queda também, troquei algumas chaves e só, o que não quebrou mecanicamente estava perfeito.

O outro HK 7 estava com parkinson nos comandos, novamente segui o sinal pelo rádio todo e não achei motivo para o problema.

Minha conclusão:
- Não vale a pena pegar o HK 7, apesar de funcionar bem, ele custa quase o mesmo que o T9X, tem menos recursos, é bem pior para usar, e é quase inconsertável;
- Os Turnigy 9x são altamente consertáveis;
- Se for para comprar rádio barato de aero, pegue o 9x, que é bom, ou então um de 4 canais, que é barato. Preço médio e ruinzinho, atualmente não vale a pena.
Melhorando o mundo... uma linha por vez.
Avatar do usuário
magnoudia
membro
Mensagens: 1806
Registrado em: Qua Set 29, 2010 5:45 am
Localização: Lagoa Santa MG - 23

Mensagem por magnoudia »

Parabéns alex, um post muito bom e imparcial, sem as velhas implicancias do pessoal nem a história do pãozinho.
Avatar do usuário
alexcmag
Equipe E-voo.com
Mensagens: 14800
Registrado em: Sex Fev 13, 2004 12:13 pm
Localização: Sao Paulo SP
Contato:

Mensagem por alexcmag »

Na verdade isto tem a ver com pãezinhos, mas não com preferência entre eles. Decidi escrever isto depois de perder horas tentando concertar as trolhas dos HK 7 canais sem sucesso. Pior que quando estão funcionando, funcionam bem. A etapa de RF é boa.

O mesmo com os backup error citados. Detesto perder tempo e ter que dar a má notícia ao proprietário de que seu rádio vai pro lixo ou pro fabricante pois não há nada a fazer, principalmente quando é um rádio caríssimo.

Se a Futaba não consertar o 12ZH vou sugerir ao proprietário instalar uma motherboard de Turnigy 9x, firmware ER9x, e um módulo Jeti nele. Vai juntar o melhor de vários mundos com potenciômetros, sticks, acabamento, tudo de primeira qualidade, firmware flexível até o limite, telemetria, e 16 canais.

De minha parte estou usando Turnigy 9x e Hitec Aurora 9, como já disse antes, ambos funcionam muito bem e é possível consertar praticamente qualquer defeito que eles apresentem com o tempo, já que há componentes de reposição em lojas de eletrônica, lojas de modelismo, ou no distribuidor, para ambos, com valores justos.
Avatar do usuário
hermesed
membro
Mensagens: 510
Registrado em: Qui Mai 31, 2007 8:12 am
Localização: São Paulo/SP - Zona Sul

Mensagem por hermesed »

Então você recomendaria este?

http://www.hobbyking.com/hobbyking/store/__8992__Turnigy_9X_9Ch_Transmitter_w_Module_8ch_Receiver_Mode_2_v2_Firmware_.html
Avatar do usuário
alexcmag
Equipe E-voo.com
Mensagens: 14800
Registrado em: Sex Fev 13, 2004 12:13 pm
Localização: Sao Paulo SP
Contato:

Mensagem por alexcmag »

Este. Se quiser economizar 7 dólares pode pegar o mode 1, só precisa soltar 2 parafusos e mudar 2 peças de lugar para virar mode 2.
birajones
membro
Mensagens: 120
Registrado em: Qui Set 30, 2010 10:29 am
Localização: Curitiba-PR
Contato:

Mensagem por birajones »

Alex,

Esse FS-TH9X ( http://www.leaderhobby.com/product.asp?ID=9394001220239 ) seria o mesmo Radio que o Turnigy 9x, mudando somente adesivos, ou tem alguma diferença grande entre eles?
Avatar do usuário
Zorro-oo-
membro
Mensagens: 315
Registrado em: Sáb Out 30, 2010 11:46 am
Localização: Pato Branco, PR

Mensagem por Zorro-oo- »

Alex joia mesmo !
voce falo de spectrum e futaba !

Sobre airtronics e hitec, oque voce tem a dizer sobre eles ?


obrigado... para nos da evoo voce é um paizao =D
rgil
membro
Mensagens: 943
Registrado em: Sex Out 22, 2010 2:23 pm
Localização: Sorriso, MT

Mensagem por rgil »

[quote:00841c04d6="ZORRO-oo-"]Alex joia mesmo !
voce falo de spectrum e futaba !

Sobre airtronics e hitec, oque voce tem a dizer sobre eles ?


obrigado... para nos da evoo voce é um paizao =D[/quote:00841c04d6]
Talvez Airtronics e Hitec não vão nunca pra assistência! rsrsrs
wender
membro
Mensagens: 10
Registrado em: Qui Out 14, 2010 12:02 pm
Localização: Várzea Paulista

Mensagem por wender »

show de bola alex, viu os radios turnigy que vc pega vem com soldas ruins?
e queria saber se essas soldas mal feitas poderia interferir em um bom funcionamento do radio?!

abraços
wender
Avatar do usuário
alexcmag
Equipe E-voo.com
Mensagens: 14800
Registrado em: Sex Fev 13, 2004 12:13 pm
Localização: Sao Paulo SP
Contato:

Mensagem por alexcmag »

[quote:810ec0d573="birajones"]Alex,

Esse FS-TH9X ( http://www.leaderhobby.com/product.asp?ID=9394001220239 ) seria o mesmo Radio que o Turnigy 9x, mudando somente adesivos, ou tem alguma diferença grande entre eles?[/quote:810ec0d573]

É a mesma coisa.
Melhorando o mundo... uma linha por vez.
Responder