UNIJET EDF da Word Models com motor "falhando"

Qual o motor certo para qual modelo, qual hélice para tal redução, quantas voltas de fio em tal brushless.
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ivanbert
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UNIJET EDF da Word Models com motor "falhando"

Mensagem por ivanbert »

Comprei um UNIJET da Word Models depois de me decepcionar com outro EDF, o AMX da Banana Hobby, que não voa lá estas coisas.

O novo avião, além de muito bem feito, bonito, é uma mãezona. Voa como um treinador e é excelente pra começar deste fantástico mundo das turbinas elétricas.

Com motor e EDF originais, só está apresentando um problema: quando a bateria está pela meia carga (uma turnigy 11V 2200mAh 20C), depois de 3 minutos de vôo, o motor começa a "falhar", entrando num estado cíclico de aceleração e desaceleração, que nunca observei em motores com hélice.

Os colegas de vôo não tem experiência com EDF´s e suspeitam da bateria com pouca capacidade de descarga. Eu, por minha vez, suspeito da opinião deles.

O motor fica encapsulado, totalmente revestido pela EDF, o que deve dificultar a ventilação e resfriamento.

Alguém saberia dizer onde deve estar a possível causa deste problema?

Obrigado.

Ivan
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Lt_Nelson
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Mensagem por Lt_Nelson »

Bateria descarregada ou com baixa capacidade de descarga: a tensão cai, o ESC corta, a tensão sobe, o ESC acelera novamente. Simples assim.

[]s
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ivanbert
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Mensagem por ivanbert »

Mesmo a meia carga da bateria? Ela é uma 2200mAh, com capacidade aferida, e na recarga depois do início do fenômeno, apenas 900mAh consumidos.
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Marco Antonio
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Mensagem por Marco Antonio »

Aferida com que e aonde?
E mesmo se fosse, como pode dizer com base só nesse ponto?

Só medindo a tensão na descarga é possível dizer.
Aviso: Usuário ainda mais Raivoso! Chegou 2014, daqui pra frente a coisa só piora!!! BUUUUU!!!
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Lt_Nelson
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Mensagem por Lt_Nelson »

Sim, é a bateria que não tem capacidade de descarga suficiente. Faça as contas. Carregar 900mA não significa que a capacidade total da bateria seja 2200mA e não tenham sido consumidos nem 50% da carga. Esta bateria sob carga está caindo abaixo da tensão de corte do ESC, isto é um fato. Aceitando-o ou não, vai continuar acontecendo.

[]s
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djtibas
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Mensagem por djtibas »

A bateria pode estar com uma célula danificada, durante o vôo ela descarrega prematuramente, restando apenas duas, ai da falta. Quem voa EDF é muito importante o uso de telemetria de bateria, pois previne a destruição das baterias e da mais calma ao piloto , pois vc programa os níveis de alarme. Procure na hobbyking a telemetria da quanum é muito boa e barata. Boa Sorte e bons vôos!!!
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ivanbert
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Mensagem por ivanbert »

Calma pessoal. Aferida recentemente por um processo completo de carga e descarga num balanceador digital, hoje comum, que indica os "volumes" em mAh, que apontou uma capacidade de 2112 mAh.
E na recarga após o vôo em que o motor "falhou", quando pousei imediatamente após o início do problema, foram apenas 900mAh.
As 3 células parecem ok, terminando a recarga com 4,2V cada.
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alexpompeo
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Só por garantia...

Mensagem por alexpompeo »

Só por uma questão de verificação:

Você já tentou trocar a bateria, pelo menos? Assim dá pra saber se, seja lá por tensão, corrente ou algo que o valha, o problema está na bateria ou não.

Que tal?
diguaba
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Mensagem por diguaba »

quanto sua EDF está gastando? tente usar uma bateria com 30C ou mais
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ivanbert
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Mensagem por ivanbert »

Pessoal, vou fazer os testes sugeridos. Posto os resultados em breve. Muito obrigado.
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