UNIJET EDF da Word Models com motor "falhando"
- ivanbert
- membro
- Mensagens: 57
- Registrado em: Qua Fev 28, 2007 2:57 pm
- Localização: Florianópolis, SC
UNIJET EDF da Word Models com motor "falhando"
Comprei um UNIJET da Word Models depois de me decepcionar com outro EDF, o AMX da Banana Hobby, que não voa lá estas coisas.
O novo avião, além de muito bem feito, bonito, é uma mãezona. Voa como um treinador e é excelente pra começar deste fantástico mundo das turbinas elétricas.
Com motor e EDF originais, só está apresentando um problema: quando a bateria está pela meia carga (uma turnigy 11V 2200mAh 20C), depois de 3 minutos de vôo, o motor começa a "falhar", entrando num estado cíclico de aceleração e desaceleração, que nunca observei em motores com hélice.
Os colegas de vôo não tem experiência com EDF´s e suspeitam da bateria com pouca capacidade de descarga. Eu, por minha vez, suspeito da opinião deles.
O motor fica encapsulado, totalmente revestido pela EDF, o que deve dificultar a ventilação e resfriamento.
Alguém saberia dizer onde deve estar a possível causa deste problema?
Obrigado.
Ivan
O novo avião, além de muito bem feito, bonito, é uma mãezona. Voa como um treinador e é excelente pra começar deste fantástico mundo das turbinas elétricas.
Com motor e EDF originais, só está apresentando um problema: quando a bateria está pela meia carga (uma turnigy 11V 2200mAh 20C), depois de 3 minutos de vôo, o motor começa a "falhar", entrando num estado cíclico de aceleração e desaceleração, que nunca observei em motores com hélice.
Os colegas de vôo não tem experiência com EDF´s e suspeitam da bateria com pouca capacidade de descarga. Eu, por minha vez, suspeito da opinião deles.
O motor fica encapsulado, totalmente revestido pela EDF, o que deve dificultar a ventilação e resfriamento.
Alguém saberia dizer onde deve estar a possível causa deste problema?
Obrigado.
Ivan
- Marco Antonio
- Equipe E-voo.com
- Mensagens: 19364
- Registrado em: Seg Dez 29, 2003 4:51 pm
- Localização: São Paulo, SP-52
- Lt_Nelson
- membro
- Mensagens: 1179
- Registrado em: Sáb Jan 06, 2007 9:18 pm
- Localização: PREENCHER A SUA LOCALIZAÇÃO
Sim, é a bateria que não tem capacidade de descarga suficiente. Faça as contas. Carregar 900mA não significa que a capacidade total da bateria seja 2200mA e não tenham sido consumidos nem 50% da carga. Esta bateria sob carga está caindo abaixo da tensão de corte do ESC, isto é um fato. Aceitando-o ou não, vai continuar acontecendo.
[]s
[]s
50W, 150W, 300W, 600W, 900W, 1200W, 3000W
A bateria pode estar com uma célula danificada, durante o vôo ela descarrega prematuramente, restando apenas duas, ai da falta. Quem voa EDF é muito importante o uso de telemetria de bateria, pois previne a destruição das baterias e da mais calma ao piloto , pois vc programa os níveis de alarme. Procure na hobbyking a telemetria da quanum é muito boa e barata. Boa Sorte e bons vôos!!!
- ivanbert
- membro
- Mensagens: 57
- Registrado em: Qua Fev 28, 2007 2:57 pm
- Localização: Florianópolis, SC
Calma pessoal. Aferida recentemente por um processo completo de carga e descarga num balanceador digital, hoje comum, que indica os "volumes" em mAh, que apontou uma capacidade de 2112 mAh.
E na recarga após o vôo em que o motor "falhou", quando pousei imediatamente após o início do problema, foram apenas 900mAh.
As 3 células parecem ok, terminando a recarga com 4,2V cada.
E na recarga após o vôo em que o motor "falhou", quando pousei imediatamente após o início do problema, foram apenas 900mAh.
As 3 células parecem ok, terminando a recarga com 4,2V cada.
- alexpompeo
- membro
- Mensagens: 26
- Registrado em: Sex Dez 24, 2010 1:29 pm
Só por garantia...
Só por uma questão de verificação:
Você já tentou trocar a bateria, pelo menos? Assim dá pra saber se, seja lá por tensão, corrente ou algo que o valha, o problema está na bateria ou não.
Que tal?
Você já tentou trocar a bateria, pelo menos? Assim dá pra saber se, seja lá por tensão, corrente ou algo que o valha, o problema está na bateria ou não.
Que tal?