ZLIN Z50L Seagull - video e fotos de ensaio de motor

Aqui colocamos as fotos da construção de nossos modelos.
Reinaldo Martins
membro
Mensagens: 1227
Registrado em: Qua Jan 26, 2005 10:42 am
Localização: Valinhos, SP, Brasil

ZLIN Z50L Seagull - video e fotos de ensaio de motor

Mensagem por Reinaldo Martins »

Prezados Amigos,

Escolhi o avião para fazer o ensaio técnico aqui pelo E-vôo, que é o Zlin 50. A primeira observação que faço é que não caiam na ilusão que o Zlin é um aeromodelo categoria motores 50 e sim a nomenclatura real do mesmo. Este modelo é da categoria 60-90 e que me deixou interessado foi o peso final estimado de 3,9 a 4,4 kg com uma grande envergadura de 1,72mt. maior que outros da mesma categoria.
Nesta mesma linha, e aproveitando da grande área de asa, farei um setup realmente desafiador, utilizando um EMAX 5335 e LIPO 10S. Nesta configuração é possivel atingir excelentes patamares de empuxo, da ordem de 8 a 9 kg. Sendo assim, mesmo que o avião pese um pouco mais pelos equipamentos de propulsão mais pesados, não deverá atingir os 5kg, e será muito bom para hoverar com uma relação peso empuxo de quase 2:1. Mas até finalizar, muitos detalhes ainda virão por ser estudados conforme a montagem for transcorrendo.
Falando do avião, muito capricho foi colocado nestes kits da Seagull. A começar da entelagem, feita com Oracover e identificada em vários pontos da embalagem, como se fosse um troféu do fabricante. A impressão gráfica sobre o Oracover é digna de elogios, pois todos os rebites estão bem pequeninos, sem um borrão, sem uma marca de silk screen.
Outra tendência muito interessante é que quase todos os modelos já incluem hardware para conversão para elétricos, acompanhando um montante com ajuste fino de distância, mesa para fixação de baterias e parafusos adicionais. Apesar de uma pequena discrepância entre peças e instruções de manuais, instalar o montante na parede de fogo é uma tarefa extremamente fácil. Apesar de existirem linhas guia para alinhamento do motor e montante, optei por ensaiar a posição com a carenagem instalada em seu lugar.
A parede de fogo já vem pintada de preto, o que é muito bom para quem vai montar glow. No meu caso, tive que retirar a tinta a fim de melhorar a aderência para a fixação do montante do motor elétrico. Depois de determinar a posição correta, optei por colar as varetas triangulares antes da fixação do berço, para que sirvam de guia de posicionamento.
As linkagens são todas metálicas, e os horns são do tipo roscado, permitindo ajustes bem finos nos cursos de comando.
A partir de agora, seguem as fotos da montagem transcorrendo, que serão auto-explicativas.
Anexos
Z4.jpg
Z4.jpg (39.71 KiB) Exibido 12708 vezes
Z3.jpg
Z3.jpg (35.41 KiB) Exibido 12708 vezes
Z2.jpg
Z2.jpg (38.58 KiB) Exibido 12708 vezes
Z1.jpg
Z1.jpg (38.34 KiB) Exibido 12708 vezes
Reinaldo Martins
membro
Mensagens: 1227
Registrado em: Qua Jan 26, 2005 10:42 am
Localização: Valinhos, SP, Brasil

fotos

Mensagem por Reinaldo Martins »

fotos
Anexos
Z8.jpg
Z8.jpg (32.36 KiB) Exibido 12686 vezes
Z7.jpg
Z7.jpg (39.37 KiB) Exibido 12686 vezes
Z6.jpg
Z6.jpg (32.17 KiB) Exibido 12686 vezes
Z5.jpg
Z5.jpg (38.05 KiB) Exibido 12686 vezes
Reinaldo Martins
membro
Mensagens: 1227
Registrado em: Qua Jan 26, 2005 10:42 am
Localização: Valinhos, SP, Brasil

fotos

Mensagem por Reinaldo Martins »

fotos
Anexos
Z16.jpg
Z16.jpg (37.27 KiB) Exibido 12638 vezes
Z15.jpg
Z15.jpg (37.38 KiB) Exibido 12638 vezes
Z14.jpg
Z14.jpg (30.77 KiB) Exibido 12638 vezes
Z13.jpg
Z13.jpg (34.24 KiB) Exibido 12638 vezes
Reinaldo Martins
membro
Mensagens: 1227
Registrado em: Qua Jan 26, 2005 10:42 am
Localização: Valinhos, SP, Brasil

fotos da fixação do motor

Mensagem por Reinaldo Martins »

fotos da fixação do motor
Anexos
Brasileiro também faz coisa boa. Estas colas da ProBR estão muito boas de se trabalhar. O Jairo está de parabéns pela iniciativa de atender nossos pedidos, assim como este epoxi!!!
Brasileiro também faz coisa boa. Estas colas da ProBR estão muito boas de se trabalhar. O Jairo está de parabéns pela iniciativa de atender nossos pedidos, assim como este epoxi!!!
Z19.jpg (38.31 KiB) Exibido 12628 vezes
pronto para colar com epóxi
pronto para colar com epóxi
Z18.jpg (27.46 KiB) Exibido 12628 vezes
O bom de colas as varetas triangulares antes é que garante o alinhamento do montante no ato da colagem
O bom de colas as varetas triangulares antes é que garante o alinhamento do montante no ato da colagem
Z17.jpg (33.46 KiB) Exibido 12628 vezes
EduardoCastro
membro
Mensagens: 28
Registrado em: Ter Mar 02, 2010 6:37 pm
Localização: Campo Grande MS

Mensagem por EduardoCastro »

Eu tenho um zlin 50, com essa mesma entelagem. É um modelo 25e da hyperion, voa muito bem, só o pouso que é meio crítico. Onde moro existe um desse de verdade (voa muito). Acompanhando o ensaio
Reinaldo Martins
membro
Mensagens: 1227
Registrado em: Qua Jan 26, 2005 10:42 am
Localização: Valinhos, SP, Brasil

Mensagem por Reinaldo Martins »

Eu já ví este Zlin no Vale Eldorado, daí meu interesse em montá-lo. É cedo pra dizer, mas acho que este modelo, dado a seu tamanho, não deverá ser crítico para pouso...a asa é uma verdadeira chapuleta....kkk
Reinaldo Martins
membro
Mensagens: 1227
Registrado em: Qua Jan 26, 2005 10:42 am
Localização: Valinhos, SP, Brasil

video

Mensagem por Reinaldo Martins »

Segue video do escala cheia!!!

[yt]mec9bAeH6kU[/yt]
Avatar do usuário
rafakrav
membro
Mensagens: 7807
Registrado em: Dom Jun 06, 2010 6:50 pm
Localização: Joinville, Santa Catarina,18

Mensagem por rafakrav »

lindo modelo :D

Ainda bem que fez a escolha certa, sem aquele "fumaceiro" na frente :D
Reinaldo Martins
membro
Mensagens: 1227
Registrado em: Qua Jan 26, 2005 10:42 am
Localização: Valinhos, SP, Brasil

Mais um video

Mensagem por Reinaldo Martins »

Agora de dentro do cockpit. O bixo rola rápido...
[yt]gyCb_nbwpH0[/yt]
Avatar do usuário
andersonpg
membro
Mensagens: 285
Registrado em: Seg Jan 15, 2007 11:19 pm
Localização: Tubarão SC

Mensagem por andersonpg »

reinaldo é impressao ou vc virou a parede de fogo pra por o montante X???
outra pergunta estou convertendo um cesnna Skylink e estou utilizando um Emax BL4020.. mais a furação do X eh menor que a disntancia dos furos do montante glow.. e pretendo fazer o montante com hastes roscadas.. vc acha que devo fazer um novo X ou posso no caso usar esse X menor e ficar nas pontas um pouco mais fechado..

parabens pelo aviao ficarei acompanhando

andy..
Responder