ZLIN Z50L Seagull - video e fotos de ensaio de motor
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ZLIN Z50L Seagull - video e fotos de ensaio de motor
Prezados Amigos,
Escolhi o avião para fazer o ensaio técnico aqui pelo E-vôo, que é o Zlin 50. A primeira observação que faço é que não caiam na ilusão que o Zlin é um aeromodelo categoria motores 50 e sim a nomenclatura real do mesmo. Este modelo é da categoria 60-90 e que me deixou interessado foi o peso final estimado de 3,9 a 4,4 kg com uma grande envergadura de 1,72mt. maior que outros da mesma categoria.
Nesta mesma linha, e aproveitando da grande área de asa, farei um setup realmente desafiador, utilizando um EMAX 5335 e LIPO 10S. Nesta configuração é possivel atingir excelentes patamares de empuxo, da ordem de 8 a 9 kg. Sendo assim, mesmo que o avião pese um pouco mais pelos equipamentos de propulsão mais pesados, não deverá atingir os 5kg, e será muito bom para hoverar com uma relação peso empuxo de quase 2:1. Mas até finalizar, muitos detalhes ainda virão por ser estudados conforme a montagem for transcorrendo.
Falando do avião, muito capricho foi colocado nestes kits da Seagull. A começar da entelagem, feita com Oracover e identificada em vários pontos da embalagem, como se fosse um troféu do fabricante. A impressão gráfica sobre o Oracover é digna de elogios, pois todos os rebites estão bem pequeninos, sem um borrão, sem uma marca de silk screen.
Outra tendência muito interessante é que quase todos os modelos já incluem hardware para conversão para elétricos, acompanhando um montante com ajuste fino de distância, mesa para fixação de baterias e parafusos adicionais. Apesar de uma pequena discrepância entre peças e instruções de manuais, instalar o montante na parede de fogo é uma tarefa extremamente fácil. Apesar de existirem linhas guia para alinhamento do motor e montante, optei por ensaiar a posição com a carenagem instalada em seu lugar.
A parede de fogo já vem pintada de preto, o que é muito bom para quem vai montar glow. No meu caso, tive que retirar a tinta a fim de melhorar a aderência para a fixação do montante do motor elétrico. Depois de determinar a posição correta, optei por colar as varetas triangulares antes da fixação do berço, para que sirvam de guia de posicionamento.
As linkagens são todas metálicas, e os horns são do tipo roscado, permitindo ajustes bem finos nos cursos de comando.
A partir de agora, seguem as fotos da montagem transcorrendo, que serão auto-explicativas.
Escolhi o avião para fazer o ensaio técnico aqui pelo E-vôo, que é o Zlin 50. A primeira observação que faço é que não caiam na ilusão que o Zlin é um aeromodelo categoria motores 50 e sim a nomenclatura real do mesmo. Este modelo é da categoria 60-90 e que me deixou interessado foi o peso final estimado de 3,9 a 4,4 kg com uma grande envergadura de 1,72mt. maior que outros da mesma categoria.
Nesta mesma linha, e aproveitando da grande área de asa, farei um setup realmente desafiador, utilizando um EMAX 5335 e LIPO 10S. Nesta configuração é possivel atingir excelentes patamares de empuxo, da ordem de 8 a 9 kg. Sendo assim, mesmo que o avião pese um pouco mais pelos equipamentos de propulsão mais pesados, não deverá atingir os 5kg, e será muito bom para hoverar com uma relação peso empuxo de quase 2:1. Mas até finalizar, muitos detalhes ainda virão por ser estudados conforme a montagem for transcorrendo.
Falando do avião, muito capricho foi colocado nestes kits da Seagull. A começar da entelagem, feita com Oracover e identificada em vários pontos da embalagem, como se fosse um troféu do fabricante. A impressão gráfica sobre o Oracover é digna de elogios, pois todos os rebites estão bem pequeninos, sem um borrão, sem uma marca de silk screen.
Outra tendência muito interessante é que quase todos os modelos já incluem hardware para conversão para elétricos, acompanhando um montante com ajuste fino de distância, mesa para fixação de baterias e parafusos adicionais. Apesar de uma pequena discrepância entre peças e instruções de manuais, instalar o montante na parede de fogo é uma tarefa extremamente fácil. Apesar de existirem linhas guia para alinhamento do motor e montante, optei por ensaiar a posição com a carenagem instalada em seu lugar.
A parede de fogo já vem pintada de preto, o que é muito bom para quem vai montar glow. No meu caso, tive que retirar a tinta a fim de melhorar a aderência para a fixação do montante do motor elétrico. Depois de determinar a posição correta, optei por colar as varetas triangulares antes da fixação do berço, para que sirvam de guia de posicionamento.
As linkagens são todas metálicas, e os horns são do tipo roscado, permitindo ajustes bem finos nos cursos de comando.
A partir de agora, seguem as fotos da montagem transcorrendo, que serão auto-explicativas.
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fotos da fixação do motor
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- Brasileiro também faz coisa boa. Estas colas da ProBR estão muito boas de se trabalhar. O Jairo está de parabéns pela iniciativa de atender nossos pedidos, assim como este epoxi!!!
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- pronto para colar com epóxi
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- O bom de colas as varetas triangulares antes é que garante o alinhamento do montante no ato da colagem
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video
Segue video do escala cheia!!!
[yt]mec9bAeH6kU[/yt]
[yt]mec9bAeH6kU[/yt]
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Mais um video
Agora de dentro do cockpit. O bixo rola rápido...
[yt]gyCb_nbwpH0[/yt]
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- andersonpg
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reinaldo é impressao ou vc virou a parede de fogo pra por o montante X???
outra pergunta estou convertendo um cesnna Skylink e estou utilizando um Emax BL4020.. mais a furação do X eh menor que a disntancia dos furos do montante glow.. e pretendo fazer o montante com hastes roscadas.. vc acha que devo fazer um novo X ou posso no caso usar esse X menor e ficar nas pontas um pouco mais fechado..
parabens pelo aviao ficarei acompanhando
andy..
outra pergunta estou convertendo um cesnna Skylink e estou utilizando um Emax BL4020.. mais a furação do X eh menor que a disntancia dos furos do montante glow.. e pretendo fazer o montante com hastes roscadas.. vc acha que devo fazer um novo X ou posso no caso usar esse X menor e ficar nas pontas um pouco mais fechado..
parabens pelo aviao ficarei acompanhando
andy..