Acho que fiz burrada. Me ajudem!

Qual o motor certo para qual modelo, qual hélice para tal redução, quantas voltas de fio em tal brushless.
Avatar do usuário
FerreirAero
membro
Mensagens: 337
Registrado em: Sex Ago 06, 2010 3:25 pm
Localização: Campos dos Goytacazes, RJ

Acho que fiz burrada. Me ajudem!

Mensagem por FerreirAero »

Gente... é o seguinte: meu aero é um scout de bandejinhas, super leve. Como era principiante e não sabia, comprei um combo que veio com um emax cf2822 e uma hélice 10x4,7 GWS Slow Fly. Me falaram que essa hélice pode queimar meu motor.

Então, fui hoje a loja com a intenção de comprar uma hélice 8x4, e comprei. Mas, chegando em casa observei um "R" no final, logo depois do número 8. Descobri que ela gira ao contrário. Gente, eu inverti os plugs do motor pra poder - obviamente - girar para o lado certo.

Eu PRECISO voar amanhã. Das duas, qual é melhor eu usar? Tem problema usar a 8x4R? É mais seguro usar a 8x4R que a 10x4,7? Lembrando que é só pra voar amanhã. Depois eu compro uma correta (8x4 ou 9x6).

Preciso da ajuda de vocês. Fiquei nervoso e com raiva pois só quando cheguei em casa eu vi que era 8x4 Counter Rotation.

E agora? Me ajudem por favor.

OBS IMPORTANTE: Com a 10x4,7 não chego a usar nem METADE do stick do acelerador, isto é, NUNCA chego nem perto do máximo de velocidade.

Me ajudem... qual das duas eu uso amanhã?
Avatar do usuário
FerreirAero
membro
Mensagens: 337
Registrado em: Sex Ago 06, 2010 3:25 pm
Localização: Campos dos Goytacazes, RJ

Mensagem por FerreirAero »

Estou dizendo que estou SEM OPÇÃO! Ou é uma ou é outra...

Razão para isso: Meu tio vai embora amanhã pra cidade dele e quer ver voando.
Sevla
membro
Mensagens: 848
Registrado em: Sex Jun 25, 2010 10:43 pm

Mensagem por Sevla »

FerreirAero, você não disse qual bateria está usando?

Se for 2 S pode usar a 10x4,7
Avatar do usuário
FerreirAero
membro
Mensagens: 337
Registrado em: Sex Ago 06, 2010 3:25 pm
Localização: Campos dos Goytacazes, RJ

Mensagem por FerreirAero »

Cara, esse é o problema. A minha é uma 3S 1300mhA.
Avatar do usuário
FerreirAero
membro
Mensagens: 337
Registrado em: Sex Ago 06, 2010 3:25 pm
Localização: Campos dos Goytacazes, RJ

Mensagem por FerreirAero »

Tipo... eu já voei com essa 10x4,7. O avião voou fácil fácil, com menos da METADE do stick. Sério! Então, não acredito que causaria danos ao meu motor voar com tão baixa velocidade. Mas eu sei, eu sei: não é o recomendado. Por isso que eu comprei a 8x4, mas veio a 8x4R por engano. Que droga...! =(
Avatar do usuário
claudiorfernandes
membro
Mensagens: 14902
Registrado em: Sáb Set 10, 2005 8:22 pm
Localização: Campo Grande, MS
Contato:

Mensagem por claudiorfernandes »

Se o passo da hélice é invertido, basta inverter dois fios quaisquer do motor para girar para o lado certo, sem problema algum.
Sevla
membro
Mensagens: 848
Registrado em: Sex Jun 25, 2010 10:43 pm

Mensagem por Sevla »

Se já voou com essa helice e não deu nada, então tá, fica de olho na temperatura do motor.

Essa helice contra rotação não resolve o problema invertendo o giro do motor? usa ela mesmo!

gosto muito do 2822, acho ele forte e economico, mas tem que ser usado dentro do limite de 15 A , senão vai queimar, boa sorte.
Avatar do usuário
FerreirAero
membro
Mensagens: 337
Registrado em: Sex Ago 06, 2010 3:25 pm
Localização: Campos dos Goytacazes, RJ

Mensagem por FerreirAero »

[quote:ad4811df4c="claudiorfernandes"]Se o passo da hélice é invertido, basta inverter dois fios quaisquer do motor para girar para o lado certo, sem problema algum.[/quote:ad4811df4c]

Obrigado, cara!
Você me curou de um câncer hoje.

Fiz isso. Agora está girando no sentido certo.

Já viu o vídeo que eu fiz do meu primeiro voo?

O que acha?

[yt]wIoIy3g5vFU[/yt]
Avatar do usuário
FerreirAero
membro
Mensagens: 337
Registrado em: Sex Ago 06, 2010 3:25 pm
Localização: Campos dos Goytacazes, RJ

Mensagem por FerreirAero »

[quote:3ea5433e00="Sevla"]Se já voou com essa helice e não deu nada, então tá, fica de olho na temperatura do motor.

Essa helice contra rotação não resolve o problema invertendo o giro do motor? usa ela mesmo!

gosto muito do 2822, acho ele forte e economico, mas tem que ser usado dentro do limite de 15 A , senão vai queimar, boa sorte.[/quote:3ea5433e00]

Obrigado, fera! Vou seguir sua dica e a do Cláudio e vou usar a 8x4R mesmo, com o motor girando ao contrário.

Obrigado!
Avatar do usuário
FerreirAero
membro
Mensagens: 337
Registrado em: Sex Ago 06, 2010 3:25 pm
Localização: Campos dos Goytacazes, RJ

Mensagem por FerreirAero »

Detalhe: estava ventando MUITO neste dia. Mas não resisti! Rsrsrsr...
Responder