Qual a opinião dos senhores sobre esses modelos?

Este é um espaço destinado tanto para as pessoas que gostam do vôo silencioso e tranquilo dos planadores quanto para aqueles que curtem a adrenalina do voo rápido e acrobático dos planadores de colina.
antonio.mello
membro
Mensagens: 7
Registrado em: Dom Dez 18, 2011 3:12 pm
Localização: ilheus bahia

Mensagem por antonio.mello »

boa tarde !!! Gostaria a opinião dos colegas do forum sobre qual planador trainer indicam para quem quer iniciar em vôo de planadores?
Um colega indicou-me um sky walker II porem cita que é necessario a troca por um motor brushless , gostaria que alguem espeficasse para mim qual a marca e modelo de motor ,servos, bateria devo comprar se eu vir comprar um skywalker II. Outro questionamento qual loja aconselham a comprar essa peças motor e etc.
obrigado.
Avatar do usuário
Carrascal
membro
Mensagens: 497
Registrado em: Dom Nov 23, 2008 10:39 pm
Localização: São João del Rei - MG

Mensagem por Carrascal »

Olá Antonio. Bom, creio que eu não seja a pessoa mais adequada pra te orientar, tanto que abri este tópico pra tirar dúvidas que eu tinha. Você já tem alguma experiência em vôo? Caso não tenha nenhuma é sempre bom procurar alguém com alguma experiência pra te ajudar com a eletrônica, montagem e pra que você não fique frustrado com uma lenha precoce do seu aero.
Pelo visto você está de olho em um motoplanador. Na minha humilde opinião, e pelo que já vi de comentários de colegas, uma boa opção pra início seria algo no estilo do easystar. Existem kits que você pode adquirir e montar tais como o da AMB modelismo: http://www.aeromodelosamb.com.br/loja/product_info.php?cPath=51&products_id=441 . Dá uma conferida.
Bons vôos.
Jebera
membro
Mensagens: 173
Registrado em: Seg Jan 02, 2012 7:57 pm
Localização: Belo Horizonte, MG

Mensagem por Jebera »

[quote="Josenilson"]Lambreta,

Após 16 anos voando planadores e fazendo muita experimentação, concordo plenamente com você sobre planadores, motoplanadores e planadores motorizados.

Também reforço a opinião sobre modelo adequando ao local de voo, principalmente com relação a encosta. Aqui em Brasília temos duas excelentes encostas (facilmente acessíveis por qualquer tipo de carro) voltadas para ventos de nordeste a leste. Porém, o problema das duas é justamente local para o pouso. Não há piloto que não tenha seus aeros meio amassados após alguns voos. Daí os modelos de EPP, EPO e equivalentes, serem a melhor escolha - falando aqui na escolha somente com relação ao material de construção e não me referindo a características de voo.

Concordo também que a motorização original do EasyGliderPro (acho que tem potencia em excesso para um planador) o deixa com um desempenho não muito bom, digamos. Como forma de resolver esse problema e também remover o motor no bico com hélice folding (o que para nossas encostas é eixo torto na certa) criei um suporte rebatível (ou retrátil) e passei a utilizar um motor menor, com uma bateria menor que a recomendada e o desempenho melhorou bastante. O suporte em cima do planador não é muito elegante, mas é prático e pode ser removido com
facilidade.[/quote]

Josenilson,

Sou obrigado a descordar sobre o Easyglider.
Este modelo é um projeto extremamente bem feito que levou alguns anos para ser elaborado por engenheiros da multiplex da alemanha.
Durante a fase de testes vc pode acreditar que experimentaram de tudo e o que vc encontra hoje à venda é o melhor elapor que o dinheiro pode comprar.
Eu mesmo tenho dois, um elétrico, voando com asas c/ 4 servos e outro na caixa aguardando o kit original de motorização para LiPo 2s ( http://www.multiplex-rc.de/produkte/kategorien/produkte/detailansicht/productgroup/zubehoer/productcategory/antriebssaetze/product/antriebssatz-easyglider-pro-tuning-1.html?tx_lwshopitems_pi1%5Baction%5D=show&tx_lwshopitems_pi1%5Bcontroller%5D=Product&cHash=bdb53bb4495a04bc886af74e571e6eae ).
Qdo vc trocou a motorização original (qual mototr, bateria, helice spinner e esc?) por um suporte... esse tipo de suporte é muito anti-aerodinâmico, comprometendo o planeio quando o motor é desligado.
O peso do motor original é menor que a quantidade de chumbo necessária para balancear o modelo, uma bateria lipo de boa qualidade e uns 2200mAh pesa uns 80 gramas mais quea as 4 baterias AA que o rádio precisa funcionar, no final vc pode ter um modelo uns 100g mais pesado que a versão planador...
É possível usar outros motores mais fortes com baterias 3s para se obter uma maior razão de subida, mas neste avião não faz sentido, fica pesado e o planeio é prejudicado.

Meus 2 centavos...

André
"Você pode medir a inteligência da pessoa pelas coisas das quais ela dá risada"
Responder