Um Pouco de MATEMÁTICA!!!! AeroModelo Para Uma Pessoa??

Espaço para conversas agradáveis entre amigos, sobre nosso modelos ou sobre a competição de automodelos que está rolando, até para aquela piada aviatória ou as fotos do seu avião full escala favorito. O papo deve estar relacionado a modelismo ou aviação.
SpeedHazard
membro
Mensagens: 34
Registrado em: Sáb Fev 25, 2012 11:56 pm
Localização: Floripa-aaaahhhhhh

Um Pouco de MATEMÁTICA!!!! AeroModelo Para Uma Pessoa??

Mensagem por SpeedHazard »

Pesquisando sobre propulsores à jato deparei-me com esse modelo Heinkel He 178, e seu irmão mais velho Heinkel He 280, com dois motores [url]http://pt.wikipedia.org/wiki/Heinkel_He_178[/url]
[url]http://www.deadlybirds.com.br/pt/alemanha/avioes/he280.htm[/url]


Fabricante Heinkel
Primeiro voo 27 de agosto de 1939
Missão Protótipo
Tripulação 1
Dimensões
Comprimento 7,48 m
Envergadura 7,20 m
Altura 2,10 m
Área (asas) 9.1 m²
Peso
Peso total 1 620 kg
Peso bruto máximo1998 kg
Propulsão
Motores HeS 3
Força (por motor) 4.4 kN
Performance
Velocidade
máxima 700 km/h
Alcance 200 km
Tecto
máximo m

Resolvi fazer umas contas para escalar esse jatinho!!!

Ficou assim:

Carga ALAR - Peso bruto máximo 1998 kg {dividido pela} Área (asas) 9.1 m² {igual à} 219,56 kg/m²

Vc tem que carregar 2 toneladas (arrendodando!!) em uma asa de 9 metros quadrados (Melhor arrendondar para baixo... segurança em primeiro lugar!!!)
DIZIMA PERIÓDICA!!!!!! 222.22222222222222222222222........ kilogramas por metro quadrado.

O motor (a melhor parte!!)

Força (por motor) 4.4 kN (kiloNewton ou 4400 Newtons)(1 kN = 101,97 kgf) {igual à} 448,668 ~~~~~~ 450 kgf


Onde a conta não fecha???

Se eu tenho um avião à jato de 2 toneladas, que voa a 650km/h com um motor de 450kgf de força, posso fazer uma asa de um metro
quadrado, ou 2 ou 3 para ficar mais fácil de acomodar um pequeno fan (pequeno????) movido por um motor de moto, seria como uma
zagi para uma pessoa!

Algo parecido com esse aqui:

[url]http://mickaircraft.com/duckt.htm[/url]

1 m² - 220 kg

se com 450kgf no motor ele consegue levar 2 toneladas, para 220 kg ????

450kgf 2000kg

x 220kg

2000kg_._x = 450kgf . 220kg

49,5 kgf - Metade do meu peso. OU 0.485kN

Teoricamente, eu poderia voar com uma asa de 1 m² com um motor com metade do meu peso de empuxo, mas como ficaria a decolagem?? (Sugestões???)

Caso eu aumente a área da asa, só diminuiria a carga alar, o que seria até melhor, eu acho, mantendo a relação PESO/POTêNCIA, até pq em uma asa de 1 m² não conseguiriamos colocar tudos os equipamentos que precisaria para voar.


vou tentar fazer a conta da ASA agora... aguardo sugestões!!![url][/url][url][/url][url][/url][url][/url]
Avatar do usuário
alexcmag
Equipe E-voo.com
Mensagens: 14800
Registrado em: Sex Fev 13, 2004 12:13 pm
Localização: Sao Paulo SP
Contato:

Mensagem por alexcmag »

[yt]h4arnATc04U[/yt]
Avatar do usuário
Marco Antonio
Equipe E-voo.com
Mensagens: 19364
Registrado em: Seg Dez 29, 2003 4:51 pm
Localização: São Paulo, SP-52

Mensagem por Marco Antonio »

Fan com motor de moto... :roll:

Bom... agora que viu como deve ser feito volte a velha prancheta de desenho.
Aviso: Usuário ainda mais Raivoso! Chegou 2014, daqui pra frente a coisa só piora!!! BUUUUU!!!
Avatar do usuário
sdbruder
membro
Mensagens: 478
Registrado em: Sex Out 02, 2009 1:11 pm
Localização: São Paulo, SP
Contato:

Mensagem por sdbruder »

a escala para o peso é cúbica, não é linear como você calculou.
snag
membro
Mensagens: 446
Registrado em: Ter Mar 22, 2011 2:02 pm
Localização: São Paulo SP

Mensagem por snag »

Ha! Ha! Quando eu tinha uns 12 anos de idade, costumava fazer esse tipo de conta. Bons tempos!
Avatar do usuário
Marco Antonio
Equipe E-voo.com
Mensagens: 19364
Registrado em: Seg Dez 29, 2003 4:51 pm
Localização: São Paulo, SP-52

Mensagem por Marco Antonio »

Mais uma vez a conversa fica em torno do empuxo e se esquece da velocidade... pode ter um bilhão de toneladas de empuxo. Se a velocidade não for suficiente para manter o que quer que seja que use asas gerando sustentação a unica coisa que vai ter é vento.
Aviso: Usuário ainda mais Raivoso! Chegou 2014, daqui pra frente a coisa só piora!!! BUUUUU!!!
SpeedHazard
membro
Mensagens: 34
Registrado em: Sáb Fev 25, 2012 11:56 pm
Localização: Floripa-aaaahhhhhh

Mensagem por SpeedHazard »

Isso não é voar, é cair com estilo!!!


Escala cúbica??? Isso não seria de volume???
SpeedHazard
membro
Mensagens: 34
Registrado em: Sáb Fev 25, 2012 11:56 pm
Localização: Floripa-aaaahhhhhh

Mensagem por SpeedHazard »

Isso seria problema só na decolagem então, para acelerar até a velocidade acima da velocidade de stall.

Acho q vou fazer minha zagi voar primeiro para voltar a sonhar!!

[url]http://www.freewebs.com/construcaotriathlon/[/url]
Avatar do usuário
Marco Antonio
Equipe E-voo.com
Mensagens: 19364
Registrado em: Seg Dez 29, 2003 4:51 pm
Localização: São Paulo, SP-52

Mensagem por Marco Antonio »

[quote:880b2caaf2="SpeedHazard"]Isso seria problema só na decolagem então, para acelerar até a velocidade acima da velocidade de stall.

Acho q vou fazer minha zagi voar primeiro para voltar a sonhar!!

[url]http://www.freewebs.com/construcaotriathlon/[/url][/quote:880b2caaf2]

Ah tá.... então só precisa de velocidade pra decolar.

Entendi.

Faz um favor.... coloca no youtube.

:twisted: :twisted: :twisted: :twisted: :twisted:
Aviso: Usuário ainda mais Raivoso! Chegou 2014, daqui pra frente a coisa só piora!!! BUUUUU!!!
Overide
membro
Mensagens: 236
Registrado em: Ter Ago 16, 2011 7:58 pm
Localização: São Paulo - SP

Mensagem por Overide »

[quote:48de48f2aa="Marco Antonio"]Mais uma vez a conversa fica em torno do empuxo e se esquece da velocidade... pode ter um bilhão de toneladas de empuxo. Se a velocidade não for suficiente para manter o que quer que seja que use asas gerando sustentação a unica coisa que vai ter é vento.[/quote:48de48f2aa]
Falou tudo!

[quote:48de48f2aa="SpeedHazard"]
Teoricamente, eu poderia voar com uma asa de 1 m² com um motor com metade do meu peso de empuxo, mas como ficaria a decolagem?? (Sugestões???)
vou tentar fazer a conta da ASA agora... aguardo sugestões!!![url][/url][url][/url][url][/url][url][/url][/quote:48de48f2aa]

Simples, vai ter que ter mais pista para decolagem, o que gera sustentação não é o motor, e sim a diferença de pressão entra intradorso e extradorso, para fazer essa "mágica" (que não é mágica rsrsr é fisica) é só ter velocidade e fluxo de ar continuo na asa.
Lembrando que a sustentação tem que ser maior que o peso, caso contrário vai ser só um carrinho com asa.
Responder