Tenho lido relatos de perda de sinal GPS, diminuição da distância do sinal de video e/ou do TX do controle remoto. Eu estou com um problema no magnetômetro ("bússola") do meu quad.
Parece óbvio que a passagem da corrente elétrica nos fios gerem campos magnéticos, a maioria aqui sabe disso, mas a gente não bota fé que isso pode realmente causar problemas. Olhem o teste que o camarada fez, como é que a interferência nos sensores pode ser grande :shock::
http://vimeo.com/29519728
Influência da corrente elétrica no campo magnético
- Antonio Garcia
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Influência da corrente elétrica no campo magnético
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- Marco Antonio
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Claro que interfere... Com a intensidade de corrente que se consome vai mesmo. Uma forma de atenuar é torcendo a fiação. Assim o campo se anula.
Mas...
Esses magnetometros são tão sensíveis que mesmo assim é necessário cuidados.
O GPS não tem como sofrer interferência, pode ser que seja harmônico de RF. Faz uma torre e coloca ele elevado.
Mas...
Esses magnetometros são tão sensíveis que mesmo assim é necessário cuidados.
O GPS não tem como sofrer interferência, pode ser que seja harmônico de RF. Faz uma torre e coloca ele elevado.
Aviso: Usuário ainda mais Raivoso! Chegou 2014, daqui pra frente a coisa só piora!!! BUUUUU!!!
- Nunes77
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Influencia sim, certamente.
Mas alguns detalhes podem ajudar a amenizar o problema.
1) Mantenha o sensor o mais afastado possível dos fios que transportam corrente alta.
2) Mantenha os fios positivos e negativos o mais próximo possível. O mesmo vale para os 3 fios que vão do ESC para o motor. No próprio vídeo isto fica claro, a influência é maior quando os fios são afastados.
3) Enrole os pares de fios uns nos outros, torcendo-os. O mesmo pode ser feito com os três fios que saem do ESC. Isto, além de minimizar o campo gerado, já que os fios estão próximos (item 2) faz com que cada fio, individualmente, comporte-se como um solenoide. Solenoides, por sua vez, tendem a manter o campo magnético dentro de suar espiras. Algumas aplicações podem não tolerar a indutância extra causada por este procedimento. Certamente não terá problema para os fios que saem da bateria. Quanto aos 3 fios que ligam o ESC ao motor eu não saberia informar, portanto, para quem for implementar isto, teste ou confirme isto antes.
4) Se possível mantenha a maior parte do fio apontando na direção do sensor. O campo gerando ao logo do eixo do fio é nulo.
Mas alguns detalhes podem ajudar a amenizar o problema.
1) Mantenha o sensor o mais afastado possível dos fios que transportam corrente alta.
2) Mantenha os fios positivos e negativos o mais próximo possível. O mesmo vale para os 3 fios que vão do ESC para o motor. No próprio vídeo isto fica claro, a influência é maior quando os fios são afastados.
3) Enrole os pares de fios uns nos outros, torcendo-os. O mesmo pode ser feito com os três fios que saem do ESC. Isto, além de minimizar o campo gerado, já que os fios estão próximos (item 2) faz com que cada fio, individualmente, comporte-se como um solenoide. Solenoides, por sua vez, tendem a manter o campo magnético dentro de suar espiras. Algumas aplicações podem não tolerar a indutância extra causada por este procedimento. Certamente não terá problema para os fios que saem da bateria. Quanto aos 3 fios que ligam o ESC ao motor eu não saberia informar, portanto, para quem for implementar isto, teste ou confirme isto antes.
4) Se possível mantenha a maior parte do fio apontando na direção do sensor. O campo gerando ao logo do eixo do fio é nulo.