Influência da corrente elétrica no campo magnético

Espaço dedicado aos amantes desta modalidade de voo, divida suas experiencias/ideias com outros colegas!
Avatar do usuário
Antonio Garcia
membro
Mensagens: 1054
Registrado em: Qui Set 20, 2007 4:43 pm
Localização: Niterói, RJ

Influência da corrente elétrica no campo magnético

Mensagem por Antonio Garcia »

Tenho lido relatos de perda de sinal GPS, diminuição da distância do sinal de video e/ou do TX do controle remoto. Eu estou com um problema no magnetômetro ("bússola") do meu quad.

Parece óbvio que a passagem da corrente elétrica nos fios gerem campos magnéticos, a maioria aqui sabe disso, mas a gente não bota fé que isso pode realmente causar problemas. Olhem o teste que o camarada fez, como é que a interferência nos sensores pode ser grande :shock::

http://vimeo.com/29519728
"As pessoas que vencem neste mundo são as que procuram as circunstâncias de que precisam e, quando não as encontram, criam-nas." (Kouzes e Posner)
Avatar do usuário
Marco Antonio
Equipe E-voo.com
Mensagens: 19364
Registrado em: Seg Dez 29, 2003 4:51 pm
Localização: São Paulo, SP-52

Mensagem por Marco Antonio »

Claro que interfere... Com a intensidade de corrente que se consome vai mesmo. Uma forma de atenuar é torcendo a fiação. Assim o campo se anula.
Mas...

Esses magnetometros são tão sensíveis que mesmo assim é necessário cuidados.

O GPS não tem como sofrer interferência, pode ser que seja harmônico de RF. Faz uma torre e coloca ele elevado.
Aviso: Usuário ainda mais Raivoso! Chegou 2014, daqui pra frente a coisa só piora!!! BUUUUU!!!
Avatar do usuário
Nunes77
membro
Mensagens: 488
Registrado em: Qua Jun 06, 2007 4:35 pm
Localização: Petropolis RJ ou Belo Horizonte MG

Mensagem por Nunes77 »

Influencia sim, certamente.
Mas alguns detalhes podem ajudar a amenizar o problema.

1) Mantenha o sensor o mais afastado possível dos fios que transportam corrente alta.

2) Mantenha os fios positivos e negativos o mais próximo possível. O mesmo vale para os 3 fios que vão do ESC para o motor. No próprio vídeo isto fica claro, a influência é maior quando os fios são afastados.

3) Enrole os pares de fios uns nos outros, torcendo-os. O mesmo pode ser feito com os três fios que saem do ESC. Isto, além de minimizar o campo gerado, já que os fios estão próximos (item 2) faz com que cada fio, individualmente, comporte-se como um solenoide. Solenoides, por sua vez, tendem a manter o campo magnético dentro de suar espiras. Algumas aplicações podem não tolerar a indutância extra causada por este procedimento. Certamente não terá problema para os fios que saem da bateria. Quanto aos 3 fios que ligam o ESC ao motor eu não saberia informar, portanto, para quem for implementar isto, teste ou confirme isto antes.

4) Se possível mantenha a maior parte do fio apontando na direção do sensor. O campo gerando ao logo do eixo do fio é nulo.
Responder