Por que marcas com helis tão bons como Mikado usam correia

Espaço dedicado aos amantes desta modalidade de voo, divida suas experiencias/ideias com outros colegas!

Avatar do usuário
evandro gomes
membro
Mensagens: 371
Registrado em: Dom Jun 26, 2011 10:19 pm
Localização: São Paulo, SP

Por que marcas com helis tão bons como Mikado usam correia

Mensagem por evandro gomes »

LOGO 700 XXTREME, LOGO 800 XXTREME, SAB Goblin 700 entre outros....usam Correia no rotor traseiro
ao invés de Eixo cardã.

Já ouvi falar que correia tem menos precisão e que é bom para iniciantes por ser barata a manutenção e serem mais tolerante a erros/ crashs.
Avatar do usuário
SkyRaptor
membro
Mensagens: 1069
Registrado em: Ter Abr 06, 2010 8:23 am
Localização: Campinas, SP

Mensagem por SkyRaptor »

A história é assim:

Era uma vez, uma fabricante de helis chamada Align. Seus helis usavam correia na cauda, mas devido ao sistema de transmissão usado, tinham baixa eficiência, ou seja, gastavam muita energia do motor para girar o rotor de cauda.

Aí essa empresa resolveu implementar um sistema de cardã, que naturalmente é mais eficiente; porém tem a grande desvantagem do custo mais alto, especialmente numa queda onde alguma engrenagem sempre quebra, devido a maior rigidez do conjunto. Mas isso foi bom, pois mascarava o problema de baixa eficiência do conjunto e rendia mais lucros na reposição de peças. Então ela usou sua maior arma, o marketing, pra fazer todos acreditarem que essa solução era excelente.

E assim se acredita até hoje.

Já outras empresas, como a Mikado, não se importam nenhum pouco com isso e continuam a fabricar seus excelentes helis com correia.
Na realidade o Logo Xxtreme usa cardã, mas por outro problema... seu longo tubo de cauda seria um problema pra correia, pois esta precisaria ficar muito tensionada para evitar colisões entre os dentes.

Tem uma outra "empresinha" que fabrica helis chama Henseleit que usa cardã num tal de Three Dee RIGID. Lendo o manual, o Jan Henseleit - q não manja "quase" nada na arte de fabricar helis - justifica o uso de cardã apenas para ganhar um pouco mais de eficiência e permitir ao TDR seu rápido voo característico.

Se vc analisar tecnicamente, o cardã não tem outra vantagem sobre a correia além de diminuir o consumo de energia - e bem pouco, estamos falando de 1% ou 2%. Mas tem o alto custo de reposição.

Ah, o cardã facilita a desmontagem da cauda tb, pois geralmente a correia fica passada na maingear, dificultando a desmontagem da cauda.

Mas no frigir dos ovos, uma vez tensionada corretamente, a correia permite a mesma transferência de torque que um cardã. Os pilotos de Logos que o digam, he he.

Abraços..
Avatar do usuário
Euripedes
membro
Mensagens: 596
Registrado em: Seg Set 15, 2008 10:46 pm
Localização: Campinas SP

Mensagem por Euripedes »

As explicações do Alex são quase uma poesia, hehehehe.

Saudades quando passava silicone na correia "Maverick" que usava no meu Trex 450se V2, porque a original era uma porcaria.
0277
membro
Mensagens: 379
Registrado em: Seg Fev 04, 2008 12:36 am
Localização: caçapava sp

Mensagem por 0277 »

deixa eu dar meu depoimento tb, antigamente os helis da kiosho(nexus 30) usava cardam para a transmissão do rotor traseiro, logo após veio a tunder tiger com o raptor 30 utilizando correia dizendo ser melhor, pois era mais robusto resistente a quedas e tal, (a correia era denominada melhor), agora a lenda continua, qual será o melhor???? bem eu particularmente prefiro a correia....

abraços a todos...

obs todos os meus helis são cardan...
waldiney jardim vieira
membro
Mensagens: 483
Registrado em: Seg Dez 22, 2008 1:40 pm
Localização: Anápolis GO

Mensagem por waldiney jardim vieira »

Ao meu gosto:

Cardã é muito mais bonito, mais fácil de montar, e também acho mais atual.
Correia é mais feia, mais difícil de montar, e ao meu ver tem ar de ultrapassado, e também dá problema, há algum tempo vi um vídeo do Braulio pousando sem cauda com a correia arrebentada, como também vi um Fusion cair com o torque tube quebrado em voo, então cada um tem o que quer ter, tenho muita vontade de comprar um Logo, e se só tiver com correia que seja, depende de cada modelo e do que você quer ter.

obs: tenho dois helis e eles são com cardã.

abraços,
peptod
membro
Mensagens: 656
Registrado em: Qua Abr 27, 2011 7:22 am
Localização: barretos e portugal

Mensagem por peptod »

muito antes do nexus ja tinha o concept SE .30 (tenho ate hoje) q ja usava cardã q eh um fio de aço de no maximo 0.5 mm muito fininho, agora la dentro nao sei nunca desmontei. agora cada um usa o q tem , se vc gosta do tal heli nao vai deixar de compra-lo so pq tem cardã ou belt ha q se ver o conjunto inteiro. por exemplo compra-se combos por serem mais baratos , mas no fundo no fundo vc gostaria q o gyro fosse X e servos Y mas...
Avatar do usuário
magnoudia
membro
Mensagens: 1806
Registrado em: Qua Set 29, 2010 5:45 am
Localização: Lagoa Santa MG - 23

Mensagem por magnoudia »

[quote:b110258d50="peptod"]muito antes do nexus ja tinha o concept SE .30 (tenho ate hoje) q ja usava cardã q eh um fio de aço de no maximo 0.5 mm muito fininho, agora la dentro nao sei nunca desmontei. agora cada um usa o q tem , se vc gosta do tal heli nao vai deixar de compra-lo so pq tem cardã ou belt ha q se ver o conjunto inteiro. por exemplo compra-se combos por serem mais baratos , mas no fundo no fundo vc gostaria q o gyro fosse X e servos Y mas...[/quote:b110258d50]

Cara vc tocou um ponto interessante agora, o principal no hobby é chegar no fim de semana e ter tesão de voar seu quipamento, se olhar pro equip e ficar pensando "orra devia ter comprado o outro" acabou o tesão.
Vamos nos unir na campanha NÃO AJUDE OS PREGUIÇOSOS!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
Fabricio Vidigal
membro
Mensagens: 2086
Registrado em: Qua Set 24, 2008 1:09 pm
Localização: Goiania-Goias ........41

Mensagem por Fabricio Vidigal »

de correia só tive um 450...

vejo talguns pontos negativos na correia:

** é dificil saber o ponto certo do tensionamento.

** pode arrebentar a qualquer momento...arrebentou 2 vezes comigo em voo.

** ela pode desfiar numa queda e voce acaba trocando por receio dela arrebentar em voo..dependendo do heli ,a correia custa mais caro que o cardã.


---- com relação ao cardã, [b:2f74fd462e]a única[/b:2f74fd462e] desvantagem é o alto custo que realmente desanima ?


correia do goblin:$35.00

correia do 7HV: $17.00

logo 500:$22.00

logo 600: $40.00

cardã 700:$11,00 + $7,00 engrenagem dianteira
Avatar do usuário
SkyRaptor
membro
Mensagens: 1069
Registrado em: Ter Abr 06, 2010 8:23 am
Localização: Campinas, SP

Mensagem por SkyRaptor »

[quote:7b78a58280="Fabricio Vidigal"]de correia só tive um 450...

vejo talguns pontos negativos na correia:

** pode arrebentar a qualquer momento...arrebentou 2 vezes comigo em voo.

** ela pode desfiar numa queda e voce acaba trocando por receio dela arrebentar em voo..dependendo do heli ,a correia custa mais caro que o cardã.
[/quote:7b78a58280]

Não tome as peças (incluindo a correia) de péssima qualidade da Align como padrão do mercado.

Quando fui pesquisar sobre a durabilidade da correia no fórum da Compass no Helifreak, era praticamente unanimidade entre os membros a troca da correia após 200 a 250 voos apenas por segurança.. Claro q falhas prematuras acontecem, mas são exceções. Isso é o resultado de uma excelente correia feita pela Bando.

Agora concordo que tensionar corretamente a correia é algo meio chato, principalmente quando nunca se fez.. mas depois q vc viu uma tensionada, sabe o ponto ideal.

Abraços.
Compass 6HV + MBX
Fabricio Vidigal
membro
Mensagens: 2086
Registrado em: Qua Set 24, 2008 1:09 pm
Localização: Goiania-Goias ........41

Mensagem por Fabricio Vidigal »

[quote:5465ec489c="SkyRaptor"][quote:5465ec489c="Fabricio Vidigal"]de correia só tive um 450...

vejo talguns pontos negativos na correia:

** pode arrebentar a qualquer momento...arrebentou 2 vezes comigo em voo.

** ela pode desfiar numa queda e voce acaba trocando por receio dela arrebentar em voo..dependendo do heli ,a correia custa mais caro que o cardã.
[/quote:5465ec489c]

Não tome as peças (incluindo a correia) de péssima qualidade da Align como padrão do mercado.

Quando fui pesquisar sobre a durabilidade da correia no fórum da Compass no Helifreak, era praticamente unanimidade entre os membros a troca da correia após 200 a 250 voos apenas por segurança.. Claro q falhas prematuras acontecem, mas são exceções. Isso é o resultado de uma excelente correia feita pela Bando.

Agora concordo que tensionar corretamente a correia é algo meio chato, principalmente quando nunca se fez.. mas depois q vc viu uma tensionada, sabe o ponto ideal.

Abraços.[/quote:5465ec489c]


a questão não é a durabilidade da correia do compass...eu gostaria de ver o estado da correia após um crash para saber se pode ser reaproveitada ou necessariamente trocada...




a correia não precisa arrebentar numa queda,porém se ela desfiar ,eu acredito que ninguem vai voar com um 90 com a correia suspeita...então no fim sai quase a mesma coisa em termos de custo...A questão não é correia e nem cardã,o problema é a antipatia pela align..

como o waldiney disse,a pessoa deve comprar o heli que lhe agradar independente de ser correia ou cardã.


não aconselho bater silicone na correia,pois as MAVRIK que comprei na ready heli apodreceram.
Responder