Pó preto fino no rotor de cauda e hélices

Espaço dedicado aos amantes desta modalidade de voo, divida suas experiencias/ideias com outros colegas.
alsoares
membro
Mensagens: 895
Registrado em: Dom Mar 04, 2012 8:10 pm
Localização: Alagoas

Pó preto fino no rotor de cauda e hélices

Mensagem por alsoares »

Gente, tenho observado que na base dos pegas-pás do rotor de cauda do belt cp v2 tem surgido um pó preto bem fino, que suja até as pás. Desmontei a cauda pra trocar o tail-boom, já amassado de uma lenha, e vi que esse pó também estava presente pelo lado de dentro ao redor do eixo do rotor.
De que se trata isso, é a borracha da correia que está se soltando, roçando em algum lugar? É preciso lubrificá-la com silicone, ou será que ela estava girando frouxa e uma esticada resolve isso?
Avatar do usuário
Gazo
membro
Mensagens: 1975
Registrado em: Qua Mar 03, 2010 3:25 pm
Localização: São Paulo - SP

Mensagem por Gazo »

Investigue!

Retire a correia e veja se está roçada. Veja as laterais e também se não perdeu nenhum dente.

Eu normalmente lubrifico com silicone. Mas já recebi um toque na pista que, caso eu não lubrifique mais, ela vai começar a rachar. Então, uma vez que colocou silicone, tem sempre que dar uma observada, e claro, mater lubrificada.

Faça o ajuste correto do esticamento da correia. No manual do heli tem como fazer o ajuste. Aqui no fórum e em outros sites, tem o correto esticamento.
Avatar do usuário
Nunes77
membro
Mensagens: 488
Registrado em: Qua Jun 06, 2007 4:35 pm
Localização: Petropolis RJ ou Belo Horizonte MG

Mensagem por Nunes77 »

É bastante provável que seja da correia, no meu king 2 era. Se realmente for, é melhor trocá-la. Afinal cair com o heli e muito mais caro que o preço da correia.

O fato da correia estar soltando pó não quer dizer necessariamente que ela esteja raspando em algum lugar. Talvez ela esteja ressecada e o cada vez que ela "dobra" ao redor das polias, vai se esfacelando.

Quanto a lubrificá-la com silicone, tome cuidado. Assim como tem gente que recomenda lubrificá-la, tem gente que condena isto fortemente dizendo que o silicone causa justamente o ressecamento da borracha. Na dúvida, eu parei de lubrificá-la. Coincidência ou não, atualmente quase não vejo mais este pó preto.
Avatar do usuário
Gabrielsfc
membro
Mensagens: 8
Registrado em: Seg Abr 23, 2012 9:18 pm
Localização: Salvador-BA

Mensagem por Gabrielsfc »

Estava acontecendo a mesma coisa com meu King 3, depois de trocar a correia parou... Concordo com Nunes77, desmonte e tenha certeza, pois não vale a pena arriscar uma lenha total... No meu caso nunca lubrifiquei a correia, simplesmente troquei a peça e o pó preto parou de aparecer.
Avatar do usuário
LaercioLMB
membro
Mensagens: 13808
Registrado em: Qui Abr 16, 2009 8:40 pm
Localização: Porto Alegre - RS- 53

Mensagem por LaercioLMB »

Correia dentada tem vida útil e não pode esperar ela arrebentar para trocar, mesmo parecendo estar boa, necessita troca periódica.
Se você criticar um sábio, ele te agradecerá. Se você criticar um ignorante, ele te insultará.
alsoares
membro
Mensagens: 895
Registrado em: Dom Mar 04, 2012 8:10 pm
Localização: Alagoas

Mensagem por alsoares »

Desmontei novamente a cauda, retirei a correia e está com todos os dentes intactos, mas percebi que pelo lado externo da correia ela está, digamos assim, levemente "lixada".
Essa correia é praticamente nova, se voei umas 6 vezes com esse belt que comprei zero(pelo menos acho que era zerado) na hobbycontrol.com.br, foi muito. Comparei com outra correia que tenho, novinha, e não vi diferenças.

Tô achando que ela devia de estar roçando em algo... o tubo anterior tinha um leve amassão, será que a correia não estaria roçando nele, por dentro do tubo?

A propósito, acabei de ver num site gringo que também pode ser por causa de correia muito apertada:
http://myrcguidesforum.forumotion.net/t731-belt-cp-belt-tension
Avatar do usuário
Gabrielsfc
membro
Mensagens: 8
Registrado em: Seg Abr 23, 2012 9:18 pm
Localização: Salvador-BA

Mensagem por Gabrielsfc »

É uma das possibilidades, faz a troca e fica de olho, a minha quando nova também soltou um pouco, mas já no 5º vôo parou...
Avatar do usuário
deyvidyrolim
membro
Mensagens: 212
Registrado em: Ter Jan 25, 2011 5:32 pm

Mensagem por deyvidyrolim »

esse po parece normal, a correia vai se desgastando e soltando um po preto bem fininho, esse po tem pedaço do material da correia, agora não deixa ela muito apertada não, isso causa o desgaste exagerado, olha o rotor principal tem que rodar um tempinho livre, mesmo quando voce desligar o motor, com a correia mais folgada o po para mais, verifique se a correia esta com todos os dentes e se ela não quebrou nenhuma fibra (essas linhas marrons que tem nela interna) se uma linha dessas se partir troque ela logo, porque pra partir as outras é rápido. e regular a tenção correta é um mistério, hehehe se ta apertada desgasta se ta folgada a cauda escapa.
Avatar do usuário
Ayron Zamboni
membro
Mensagens: 207
Registrado em: Qua Abr 18, 2012 12:53 am
Localização: São paulo, Andradina

Mensagem por Ayron Zamboni »

Cara. jogo oléo de maquina em tudo! na correia, na bailarina, nas helices , no trem de pouso na bateria no meu dedo em tudo conte lugar...
fica bão o negocio quando voo com o heli, parece que ta chovendo, de tanto oleo que fica caindo dele kkkk
alsoares
membro
Mensagens: 895
Registrado em: Dom Mar 04, 2012 8:10 pm
Localização: Alagoas

Mensagem por alsoares »

Essa tensão da correia parece ser bem discutível, vi em outros foruns que há controvérsias sobre se é preciso lubrificá-la ou não(silicone), sobre a forma de tensioná-la, enfim...
Mas um artigo sobre a tensão da correia em trex me chamou a atenção, até porque foi dito que consta no manual, não sei. O cara diz que uma forma prática é passar uma linha imaginária que vai do centro do eixo do rotor de cauda até o centro do outro eixo da correia, a tensão tem que ser tal que quando se aperta a correia, ela só vá até a metade do caminho antes de chegar a essa linha imaginária. Menos do que isso, tá ficando apertada, mais que isso, tá folgada.

Meter óleo em todo canto, sei não, caboclo... :lol:
Responder