Balanceamento Pas trex 600
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Balanceamento Pas trex 600
Amigos boa noite
Estou tentando balancear as pas do meu rex 600. O heli estava com muita vibracao e apos muito tentar instalei as pas xing ling de um amigo e do nado o heli ficou sem vibracao nenhuma.
Tomei coragem fui na rua comprei uma balanca de precisao xing ling e descobri que as pas em 3g de diferenca aproximadamente.
Fiz uma pequena balanca com uma lamina de estilete, marquei o centro Geometrico de cada pa e verifiquei o CG. Estao exatamente iguais a 1,0mm do centro geometrico.
Logo cheguei na conclusao de preciso adicionar 3g de peso no centro de gravidade da pa mais leve.
Pensei em enrolar alguns kilometros de fita no centro de gravidade. Mais pensei na posibilidade que vi um colega fazenda. Fazer um pequeno furo e colar uma esfera de aco ou de chumbo. se nao couber no furo instalar outros simetricamente ao centro de gravidade.
Gostaria da opiniao dos mais entendidos.
As pás sao Align e compradas na heli direct se nao me engano, e bem provavel que algum Japones la na fabrica da Align se atrapalhou e embalou 2 pas de lotes diferentes
Estou tentando balancear as pas do meu rex 600. O heli estava com muita vibracao e apos muito tentar instalei as pas xing ling de um amigo e do nado o heli ficou sem vibracao nenhuma.
Tomei coragem fui na rua comprei uma balanca de precisao xing ling e descobri que as pas em 3g de diferenca aproximadamente.
Fiz uma pequena balanca com uma lamina de estilete, marquei o centro Geometrico de cada pa e verifiquei o CG. Estao exatamente iguais a 1,0mm do centro geometrico.
Logo cheguei na conclusao de preciso adicionar 3g de peso no centro de gravidade da pa mais leve.
Pensei em enrolar alguns kilometros de fita no centro de gravidade. Mais pensei na posibilidade que vi um colega fazenda. Fazer um pequeno furo e colar uma esfera de aco ou de chumbo. se nao couber no furo instalar outros simetricamente ao centro de gravidade.
Gostaria da opiniao dos mais entendidos.
As pás sao Align e compradas na heli direct se nao me engano, e bem provavel que algum Japones la na fabrica da Align se atrapalhou e embalou 2 pas de lotes diferentes
Re: Balanceamento Pas trex 600
[quote:dc84a66a6a="rmedeiros"]Amigos boa noite
Estou tentando balancear as pas do meu rex 600. O heli estava com muita vibracao e apos muito tentar instalei as pas xing ling de um amigo e do nado o heli ficou sem vibracao nenhuma.
Tomei coragem fui na rua comprei uma balanca de precisao xing ling e descobri que as pas em 3g de diferenca aproximadamente.
Fiz uma pequena balanca com uma lamina de estilete, marquei o centro Geometrico de cada pa e verifiquei o CG. Estao exatamente iguais a 1,0mm do centro geometrico.
Logo cheguei na conclusao de preciso adicionar 3g de peso no centro de gravidade da pa mais leve.
Pensei em enrolar alguns kilometros de fita no centro de gravidade. Mais pensei na posibilidade que vi um colega fazenda. Fazer um pequeno furo e colar uma esfera de aco ou de chumbo. se nao couber no furo instalar outros simetricamente ao centro de gravidade.
Gostaria da opiniao dos mais entendidos.
As pás sao Align e compradas na heli direct se nao me engano, e bem provavel que algum Japones la na fabrica da Align se atrapalhou e embalou 2 pas de lotes diferentes[/quote:dc84a66a6a]
Não fure a pá, eu não coloco fita nem furo, as vezes eu passo um pouquinho de cola epoxi na mais leve e quando curar eu lixo a cola até igualar.
Estou tentando balancear as pas do meu rex 600. O heli estava com muita vibracao e apos muito tentar instalei as pas xing ling de um amigo e do nado o heli ficou sem vibracao nenhuma.
Tomei coragem fui na rua comprei uma balanca de precisao xing ling e descobri que as pas em 3g de diferenca aproximadamente.
Fiz uma pequena balanca com uma lamina de estilete, marquei o centro Geometrico de cada pa e verifiquei o CG. Estao exatamente iguais a 1,0mm do centro geometrico.
Logo cheguei na conclusao de preciso adicionar 3g de peso no centro de gravidade da pa mais leve.
Pensei em enrolar alguns kilometros de fita no centro de gravidade. Mais pensei na posibilidade que vi um colega fazenda. Fazer um pequeno furo e colar uma esfera de aco ou de chumbo. se nao couber no furo instalar outros simetricamente ao centro de gravidade.
Gostaria da opiniao dos mais entendidos.
As pás sao Align e compradas na heli direct se nao me engano, e bem provavel que algum Japones la na fabrica da Align se atrapalhou e embalou 2 pas de lotes diferentes[/quote:dc84a66a6a]
Não fure a pá, eu não coloco fita nem furo, as vezes eu passo um pouquinho de cola epoxi na mais leve e quando curar eu lixo a cola até igualar.
TUCANO 60(Radar),Christen Eagle 90 (SEAGULL), SPITFIRE 60(PHOENIX), EXTRA 330L 60 (RADAR), PHANTOM F-4 (FLYFLY),T-REX 600NLE, T-REX600ESP, ZAGI
Cara, 3g é muita diferença realmente! Fica aí o aviso para aqueles que tiram as pás da embalagem e já colocam no heli!
Eu nunca fiz isso. Sempre fiz o balanceamento, do 250 ao 700! No meu caso eu coloco fita mesmo.
Só que para os helis maiores, ao invés de usar durex, que vai dar quase o rolo todo, eu coloco uma fita mais larga, aliás, bem mais larga, transparente. Acrescento fita no CG.
Faço isso para as pás principais, pás de cauda e as vezes, paddles do flybar.
Abraços.
Eu nunca fiz isso. Sempre fiz o balanceamento, do 250 ao 700! No meu caso eu coloco fita mesmo.
Só que para os helis maiores, ao invés de usar durex, que vai dar quase o rolo todo, eu coloco uma fita mais larga, aliás, bem mais larga, transparente. Acrescento fita no CG.
Faço isso para as pás principais, pás de cauda e as vezes, paddles do flybar.
Abraços.
- rafakrav
- membro
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- Registrado em: Dom Jun 06, 2010 6:50 pm
- Localização: Joinville, Santa Catarina,18
[quote:4c9710a62e="Nunes77"]Lembre-se, as pás não tem necessariamente que ter o mesmo peso. O importante é que no final elas equilibrem na balança. No seu caso, será possível adicionar 1,5g (aproximadamente) na ponta da pá. Levará ao mesmo resultado. Mas o melhor é fazer isto com o conjunto todo montado.[/quote:4c9710a62e]
Mas assim não vai alterar o CG da pá...?
Mas assim não vai alterar o CG da pá...?
Trex700 DFC - Airtronics SD10G
- Nunes77
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- Registrado em: Qua Jun 06, 2007 4:35 pm
- Localização: Petropolis RJ ou Belo Horizonte MG
A posição do CG da pá não é o mais importante. O importante é que o CG do conjunto todo (rotor completo) fique sobre o centro do seu eixo. Por exemplo. Imaginem uma balança com braço de 1 m e com 1kg colocado nele. Ela equilibraria se do outro lado houvesse 2 kg colocados na posição 0,5m.
No caso de nossos helicópteros, podemos jogar com esta liberdade. Os problemas causados por esta falta de simetria são mínimos, e possivelmente menores que o problema aerodinâmico causado pela mudança excessiva no perfil da pá caso você adicione muita fita. É uma alternativa, para não ter que adicionar tanta fita.
No mais, equilibrando todo o rotor e não apenas as pás individualmente, é possível até mesmo voar com somente uma pá, deixando um contra-peso do outro lado. Há um vídeo de um modelo assim no youtube, mas eu não consegui achar. Caso encontre, colocarei aqui depois.
Abraços a todos.
No caso de nossos helicópteros, podemos jogar com esta liberdade. Os problemas causados por esta falta de simetria são mínimos, e possivelmente menores que o problema aerodinâmico causado pela mudança excessiva no perfil da pá caso você adicione muita fita. É uma alternativa, para não ter que adicionar tanta fita.
No mais, equilibrando todo o rotor e não apenas as pás individualmente, é possível até mesmo voar com somente uma pá, deixando um contra-peso do outro lado. Há um vídeo de um modelo assim no youtube, mas eu não consegui achar. Caso encontre, colocarei aqui depois.
Abraços a todos.
- rafakrav
- membro
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- Registrado em: Dom Jun 06, 2010 6:50 pm
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[quote:bdfc1c0040="Nunes77"]A posição do CG da pá não é o mais importante. O importante é que o CG do conjunto todo (rotor completo) fique sobre o centro do seu eixo. Por exemplo. Imaginem uma balança com braço de 1 m e com 1kg colocado nele. Ela equilibraria se do outro lado houvesse 2 kg colocados na posição 0,5m.
No caso de nossos helicópteros, podemos jogar com esta liberdade. Os problemas causados por esta falta de simetria são mínimos, e possivelmente menores que o problema aerodinâmico causado pela mudança excessiva no perfil da pá caso você adicione muita fita. É uma alternativa, para não ter que adicionar tanta fita.
No mais, equilibrando todo o rotor e não apenas as pás individualmente, é possível até mesmo voar com somente uma pá, deixando um contra-peso do outro lado. Há um vídeo de um modelo assim no youtube, mas eu não consegui achar. Caso encontre, colocarei aqui depois.
Abraços a todos.[/quote:bdfc1c0040]
Sim, é possível, mas você está esquecendo algo...
Quando se voa apenas com uma pá, tem-se metade da sustentação e etc etc, fora a vibração que gera.
Se for fazer um heli para isso, até vai, mas o cara só quer fazer o heli voar... não um projeto "diferente".
Se alterarmos o CG do rotor para um lado, vamos gerar "desbalanceamento", pois o centro do eixo não vai mais "bater" com o eixo do heli. Isso causa vibração... e em consequência disso, fadiga estrutural e etc
No caso de nossos helicópteros, podemos jogar com esta liberdade. Os problemas causados por esta falta de simetria são mínimos, e possivelmente menores que o problema aerodinâmico causado pela mudança excessiva no perfil da pá caso você adicione muita fita. É uma alternativa, para não ter que adicionar tanta fita.
No mais, equilibrando todo o rotor e não apenas as pás individualmente, é possível até mesmo voar com somente uma pá, deixando um contra-peso do outro lado. Há um vídeo de um modelo assim no youtube, mas eu não consegui achar. Caso encontre, colocarei aqui depois.
Abraços a todos.[/quote:bdfc1c0040]
Sim, é possível, mas você está esquecendo algo...
Quando se voa apenas com uma pá, tem-se metade da sustentação e etc etc, fora a vibração que gera.
Se for fazer um heli para isso, até vai, mas o cara só quer fazer o heli voar... não um projeto "diferente".
Se alterarmos o CG do rotor para um lado, vamos gerar "desbalanceamento", pois o centro do eixo não vai mais "bater" com o eixo do heli. Isso causa vibração... e em consequência disso, fadiga estrutural e etc
Trex700 DFC - Airtronics SD10G