Tanque tem que ficar próxima da baioneta em avião 3D?

Nesta área vamos falar sobre nossos aviões Glow e outros combustíveis e seus motores
Lumberjack
membro
Mensagens: 880
Registrado em: Qua Jan 04, 2012 7:10 pm
Localização: Minas Gerais

Tanque tem que ficar próxima da baioneta em avião 3D?

Mensagem por Lumberjack »

O tanque de um avião 3D tem que ficar próximo da baioneta para que durante o vôo e consequente consumo de combustível não venha a interferir no CG?

Um amigo disse isso para mim e que disseram a ele eheheheheee...
Avatar do usuário
Paulinho
Equipe E-voo.com
Mensagens: 4383
Registrado em: Qua Dez 29, 2004 8:25 am
Localização: São Paulo, SP - 53

Mensagem por Paulinho »

É o mais correto mesmo, está certíssimo esse cara que disse pro amigo do amigo do tal amigo... :twisted: :twisted: :twisted:
O CG dos aeros preparados para 3D é de neutro para atrazado, o tanque atrapalha significativamente por sua variação de peso durante o vôo.
O maior problema de afastar demais o tanque é que poderá atrapalhar na regulagem do motor, se afastar demais o tanque, provavelmente terá que colocar uma bomba se o motor for glow sem bomba...
Lumberjack
membro
Mensagens: 880
Registrado em: Qua Jan 04, 2012 7:10 pm
Localização: Minas Gerais

Mensagem por Lumberjack »

Eu pensei isso mesmo.

Na verdade, acho que colocar na baioneta como ele disse deve estar até errado, pois na verdade não é a baioneta e sim está próximo do CG ou nestou errado?

Apesar que a baioneta quase sempre está próximo do CG, mas ela pode está tanto a frente ou atrás, não?

Assim, tem qeu buscar colocar o tanque no CG.
Avatar do usuário
Camacho
membro
Mensagens: 1507
Registrado em: Sex Jan 04, 2008 7:37 pm
Localização: ÔRRA, PAULISTA, MEU!!!

Mensagem por Camacho »

[quote:036828865b="Lumberjack"]Eu pensei isso mesmo.

Na verdade, acho que [b:036828865b]colocar na baioneta como ele disse deve estar até errado[/b:036828865b], pois na verdade não é a baioneta e sim está próximo do CG ou nestou errado?

Apesar que a baioneta quase sempre está próximo do CG, mas ela pode está tanto a frente ou atrás, não?

Assim, tem qeu buscar colocar o tanque no CG.[/quote:036828865b]

NORMALMENTE a baioneta está no ou proximo ao CG.
ABRACOS
"... já to véinho demais, vivido demais pra trocar impaupérios com seu ninguém..."-EU MESMO :D
Avatar do usuário
Paulinho
Equipe E-voo.com
Mensagens: 4383
Registrado em: Qua Dez 29, 2004 8:25 am
Localização: São Paulo, SP - 53

Mensagem por Paulinho »

(2)
Lumberjack
membro
Mensagens: 880
Registrado em: Qua Jan 04, 2012 7:10 pm
Localização: Minas Gerais

Mensagem por Lumberjack »

Mas foi isso que eu disse, a baioneta quase sempre está próxima do CG. Mas vai que pode está para frente ou atrás por causa de algum motivo. Assim, tecnicamente, o tanque tem que está próximo do CG e não da baioneta. No meu avião o tanque fica bem para frente da baioneta, não tem como colocar próxima, pois a mesa não chega até ela.
Avatar do usuário
Paulinho
Equipe E-voo.com
Mensagens: 4383
Registrado em: Qua Dez 29, 2004 8:25 am
Localização: São Paulo, SP - 53

Mensagem por Paulinho »

Vai ter que projetar uma base para a nova posição do seu tanque né!!!!
Lumberjack
membro
Mensagens: 880
Registrado em: Qua Jan 04, 2012 7:10 pm
Localização: Minas Gerais

Mensagem por Lumberjack »

[quote:7d0252d23c="Paulinho"]Vai ter que projetar uma base para a nova posição do seu tanque né!!!![/quote:7d0252d23c]

Eu vou ver isso, mas fico o pé atrás. Como disse, vou olhar o CG dele antes, pois, talvez esteja para frente da baioneta.

Eu peguei um yak 25% da slipstream, veja como é por dentro:

[img:7d0252d23c]http://www.slipstreamrc.net/upload/201002/510_5c4f6ea8146813b905955fe5ff0af8ad.jpg[/img:7d0252d23c]
Avatar do usuário
Paulinho
Equipe E-voo.com
Mensagens: 4383
Registrado em: Qua Dez 29, 2004 8:25 am
Localização: São Paulo, SP - 53

Mensagem por Paulinho »

Não deu para notar direito, mas aparentemente pela foto, o CG é exatamente na baioneta.
Oliver
Patrocinador
Patrocinador
Mensagens: 697
Registrado em: Qui Jun 23, 2005 9:36 am
Localização: Rio de Janeiro

Mensagem por Oliver »

O CG do Slipstream Yak 54 para 30CC fica a 128mm do bordo de ataque na raiz da asa.

No manual que pode ser visato no link abaixo tem esta informação.
http://www.asaseletricas.com.br/loja/images/slipstream30cc%20manual.pdf

Realmente quanto mais perto do CG ficar o tanque menos o CG varia conforme o consumo do combustivel, mas normalmente existe uma tolerancia de CG para frente ou para tras onde as caracteristicas de vôo ficam debilitadas. Mas nem sempre é algo tão significativo, o que não pode acontecer é o modelo ficar com o o CG apôs o limite traseiro e ficar ruim de pousar.

Abraço
Oliver
Asas Elétricas
www.asaseletricas.com.br
Responder