HK 450 - Motor não gira com Gyro conectado

Espaço dedicado aos amantes desta modalidade de voo, divida suas experiencias/ideias com outros colegas.
Avatar do usuário
pedroxaviertf
membro
Mensagens: 38
Registrado em: Seg Abr 16, 2012 8:14 pm
Localização: Belo Horizonte, MG
Contato:

HK 450 - Motor não gira com Gyro conectado

Mensagem por pedroxaviertf »

Olá pessoal!! Vejam o que me aconteceu. Acho que pode ser incompatibilidade de componentes eletrônicos.

Andei quebrando a cabeça para configurar o ESC (Red Brick 50A comprado na Hobby King, muitos falam mal dele) do meu HK 450. Quando consegui configurá-lo e o motor (Turnigy L2822 3700Kv) rodou, achei que estava tudo certo.

Após conectar todos os componentes no RX, percebi que o motor não funcionava e o ESC entrava em modo de configuração (beeps). Fiz um monte de testes e descobri que, quando desconecto o Gyro (Assan GA-250 Mems perfeitamente configurado e funcionando), o ESC volta ao normal e o motor roda redondinho.

Seria esse um problema de compatibilidade??

Reconfigurei o ESC e o Gyro, mas nada. Inverti os cabos do motor, nada. Basta o Gyro estar conectado no canal 4 e o ganho no canal 5 para o ESC ficar doidão. Desconectando o Gyro e o ganho do RX, ESC e motor funcionam normalmente.

Se alguém tiver alguma sugestão, por favor!

Meu rádio é o Turnigy 9x e o recptor também é Turnigy.


Muito obrigado e um abraço a todos.
evandro_ggx
membro
Mensagens: 78
Registrado em: Seg Ago 22, 2011 4:35 am
Localização: lençóis paulista SP

Mensagem por evandro_ggx »

ola cara se você tiver outro receptor turnigy tenta trocar provavelmente pode ser esse o problema


se não funcionar pode ser o bec do esc que esta fraco e não consegue manter a energia no pico

tenta colocar um UBEC separado , mas para isso você deve cortar o fio vermelho do esc , caso não o côrte pode danificar o esc
Avatar do usuário
Flavio LHP
membro
Mensagens: 1658
Registrado em: Sex Jan 20, 2012 1:17 pm
Localização: São Paulo, SP

Mensagem por Flavio LHP »

eu tenho um turnigy 9x, com gyro assan250 e esc original titan.. isso nao acontece comigo... ainda bem!!
Pintagno
membro
Mensagens: 42
Registrado em: Ter Jan 24, 2012 10:27 pm
Localização: Rodeio SC

Mensagem por Pintagno »

Isso acontece com o meu 450 com esc align quando a configuração do gyro no rádio não está certa. Não está em modo GY por exemplo, daí ele corta o motor e depois que configuro para gy ele funciona
Não sei se tem alguma coisa a ver mas...
Avatar do usuário
pedroxaviertf
membro
Mensagens: 38
Registrado em: Seg Abr 16, 2012 8:14 pm
Localização: Belo Horizonte, MG
Contato:

Mensagem por pedroxaviertf »

[quote:285d4dc733="evandro_ggx"]ola cara se você tiver outro receptor turnigy tenta trocar provavelmente pode ser esse o problema


se não funcionar pode ser o bec do esc que esta fraco e não consegue manter a energia no pico

tenta colocar um UBEC separado , mas para isso você deve cortar o fio vermelho do esc , caso não o côrte pode danificar o esc[/quote:285d4dc733]



Prezado Evandro,

obrigado pela resposta!

Não acredito que o problema seja o BEC do ESC não conseguir manter toda a elétrica. Isso porque, se eu desconectar tudo do RX e deixar apenas ESC e Gyro, o motor não funciona do mesmo jeito. Basta desconectar o Gyro que o motor roda normalmente.

Em relação ao RX, tenho outro sim e vou fazer o teste!

Um abraço,

Pedro.
Avatar do usuário
pedroxaviertf
membro
Mensagens: 38
Registrado em: Seg Abr 16, 2012 8:14 pm
Localização: Belo Horizonte, MG
Contato:

Mensagem por pedroxaviertf »

[quote:7b50a2520c="Flavio LHP"]eu tenho um turnigy 9x, com gyro assan250 e esc original titan.. isso nao acontece comigo... ainda bem!![/quote:7b50a2520c]



ainda bem mesmo né meu amigo!!
Avatar do usuário
pedroxaviertf
membro
Mensagens: 38
Registrado em: Seg Abr 16, 2012 8:14 pm
Localização: Belo Horizonte, MG
Contato:

Mensagem por pedroxaviertf »

[quote:7507226afd="Pintagno"]Isso acontece com o meu 450 com esc align quando a configuração do gyro no rádio não está certa. Não está em modo GY por exemplo, daí ele corta o motor e depois que configuro para gy ele funciona
Não sei se tem alguma coisa a ver mas...[/quote:7507226afd]

Pintagno, obrigado pela sua atenção. Qual TX você usa? No meu Turnigy 9x, acredito que o meu Gyro esteja configurado corretamente. Está assim:

GYROSENS

STATE: ACT
UPRATE: AVC 065
DNRATE: NOR 065
MODEL: GY

Como está a configuração no seu TX?

Se puder me ajudar, vou ficar muito agradecido!!

Valeu rei, um abração!!
Avatar do usuário
Flavio LHP
membro
Mensagens: 1658
Registrado em: Sex Jan 20, 2012 1:17 pm
Localização: São Paulo, SP

Mensagem por Flavio LHP »

se ajudar algo, o meu está:
ACT
AVC 052
NOR 065
GY
Avatar do usuário
pedroxaviertf
membro
Mensagens: 38
Registrado em: Seg Abr 16, 2012 8:14 pm
Localização: Belo Horizonte, MG
Contato:

Mensagem por pedroxaviertf »

Mesma coisa!!

Os numeros estão diferentes, mas isso varia de modelo pra modelo.

Vou tentando descobrir aqui!!

Valeuuu
Avatar do usuário
pedroxaviertf
membro
Mensagens: 38
Registrado em: Seg Abr 16, 2012 8:14 pm
Localização: Belo Horizonte, MG
Contato:

Mensagem por pedroxaviertf »

Fazendo testes eu descobri que o problema não é o Gyro!

Mas sim o servo digital da cauda (Corona DS 919-MG). Se eu desconectá-lo, o motor roda. Se eu conectá-lo (no Gyro ou diretamente no RX), o motor não roda!!

Amanhã vou colocar outro RX e ver se o problema continua.

Se continuar, não sei se devo trocar o ESC ou o Servo da cauda!!!
Responder