Ajuda:problema radio turnigy 9x

Li-po, Li-Ion, Nimh, 1s2p, 10c...... quer aprender mais sobre o "combustivel" dos nossos modelos? Este é o local! Aqui também está aqueles esquema de carregador ou aquele ESC que estava procurando.
paulo guilherme
membro
Mensagens: 17
Registrado em: Sex Abr 13, 2012 7:37 pm
Localização: CAXIAS-MA

Ajuda:problema radio turnigy 9x

Mensagem por paulo guilherme »

Ola sou novo no fórum. Adquiri recentemente o radio turnigy 9x e depois de 4 vôos o mesmo começou a dar problema no stick do acelerador. Calibrei varias vezes como ensina aqui no fórum mas cem sucesso. Cheguei a conclusão que era o potenciômetro, abri para trocar, mas não achei potenciômetro pequeno para comprar , tive que fazer uma baita adaptação para botar um potenciômetro comum, ate ai tudo bem mas quando fecho o radio e reseto depois calibro, vou fazer o teste pelo display o acelerador funciona perfeitamente mas o leme fica louco, problema parecido com o que tinha no acelerador, troco o potenciômetro, tive que cortar muito plastico parra encaixar o potenciômetro, quando movo o stick do acelerador todo para cima da para ver o potenciômetro do leme aparecendo em baixo por causa do plástico cortado. e agora o potenciômetro do ailerão ta começando a dar o mesmo problema. Estou contando essa historia por que preciso da ajuda dos expert no turnigy 9x
_________________
123
Avatar do usuário
aerovetro
membro
Mensagens: 216
Registrado em: Qui Dez 22, 2011 2:35 pm
Localização: São Carlos - SP

Mensagem por aerovetro »

Pelo que voce ja fez no seu radio, eu consertaria pelo metodo de substituicao. Jogava esse fora .O Radio deve ter ficado com uma aparencia orrivel colocaria um radio novo no lugar.
paulo guilherme
membro
Mensagens: 17
Registrado em: Sex Abr 13, 2012 7:37 pm
Localização: CAXIAS-MA

Mensagem por paulo guilherme »

Vou ver se consigo substituir o Stick esquerdo completo com os potenciômetros e no direito apenas os potenciômetros para ver oque vai dar. Irei postar fotos do rádio para o pessoal dar uma olhada.
Avatar do usuário
cfolly
membro
Mensagens: 152
Registrado em: Qua Ago 29, 2012 9:12 pm
Localização: Bom Jardim - RJ

Mensagem por cfolly »

os menores potenciometros que vi são da parte analógica dos joystick de video game. Como do Playstation por exemplo. Porém, nao sei a resistencia e se tem como adaptar. Vale a pesquisa.
paulo guilherme
membro
Mensagens: 17
Registrado em: Sex Abr 13, 2012 7:37 pm
Localização: CAXIAS-MA

Mensagem por paulo guilherme »

Dei uma olhada nos potenciômetros de um controle de play 2 que tenho aqui, mas o curso dele e pequeno. Ai vai uma foto do radio.
[img:f8b7225e88]http://img502.imageshack.us/img502/4578/foto0621p.jpg[/img:f8b7225e88]
Shot at 2012-09-13
Avatar do usuário
LaercioLMB
membro
Mensagens: 13847
Registrado em: Qui Abr 16, 2009 8:40 pm
Localização: Porto Alegre - RS- 53

Mensagem por LaercioLMB »

Não é só trocar potenciômetros, tem que ver se eles são lineares ou logarítmicos, pois existem diferenças entre eles e isso pode causar danos ao rádio.
Recentemente vi que um usuário colocou o stick de um Turnigy 9X em um rádio Futaba e pelos potenciômetros serem bem diferentes, o consumo foi lá em cima e os reguladores queimaram, vindo a danificar o rádio só por ser colocado algo que "parecia" dar certo.
Fazer gambiaras em rádios, além de desvalorizar ele, pois torna o rádio um lixo, tira mais ainda a pouca confiabilidade do dispositivo.
Se você criticar um sábio, ele te agradecerá. Se você criticar um ignorante, ele te insultará.
paulo guilherme
membro
Mensagens: 17
Registrado em: Sex Abr 13, 2012 7:37 pm
Localização: CAXIAS-MA

Mensagem por paulo guilherme »

obrigado Laercio pela sua dica. mas como posso saber se eles são lineares ou logarítmicos? A unica coisa que sei, e que ambos os potenciômetros o do radio, e o que eu troquei são de resistência de 5k.
Avatar do usuário
dyogenes
membro
Mensagens: 1243
Registrado em: Dom Mar 14, 2010 3:46 pm
Localização: frederico westphalen rs

Re: Ajuda:problema radio turnigy 9x

Mensagem por dyogenes »

[quote:e12a0d6cae="paulo guilherme"]Ola sou novo no fórum. Adquiri recentemente o radio turnigy 9x e depois de 4 vôos o mesmo começou a dar problema no stick do acelerador. Calibrei varias vezes como ensina aqui no fórum mas cem sucesso. Cheguei a conclusão que era o potenciômetro, abri para trocar, mas não achei potenciômetro pequeno para comprar , tive que fazer uma baita adaptação para botar um potenciômetro comum, ate ai tudo bem mas quando fecho o radio e reseto depois calibro, vou fazer o teste pelo display o acelerador funciona perfeitamente mas o leme fica louco, problema parecido com o que tinha no acelerador, troco o potenciômetro, tive que cortar muito plastico parra encaixar o potenciômetro, quando movo o stick do acelerador todo para cima da para ver o potenciômetro do leme aparecendo em baixo por causa do plástico cortado. e agora o potenciômetro do ailerão ta começando a dar o mesmo problema. Estou contando essa historia por que preciso da ajuda dos expert no turnigy 9x


_________________[/quote:e12a0d6cae]
como voce fez para calibrar? andei procurando mas nao encontrei nada claro de como fazer, tenho um futaba 6ex e parece ter mais curso nos servos do que o turnigy.
Avatar do usuário
yurischultz
membro
Mensagens: 12
Registrado em: Ter Ago 02, 2011 2:48 pm
Localização: Curitiba, PR

Mensagem por yurischultz »

[quote:d54e8cadc1]mas como posso saber se eles são lineares ou logarítmicos?[/quote:d54e8cadc1]

Se não está escrito no corpo do potenciômetro, tem que medir. Dá uma olhadinha no link abaixo e veja se consegue um multímetro...

http://forum.clubedohardware.com.br/resolvido-potenciometro-linear/753691?s=bda4ae441756fb6661dfb7a21e40c038&[/quote]
paulo guilherme
membro
Mensagens: 17
Registrado em: Sex Abr 13, 2012 7:37 pm
Localização: CAXIAS-MA

Re: Ajuda:problema radio turnigy 9x

Mensagem por paulo guilherme »

[quote:3788bf0329="dyogenes"][quote:3788bf0329="paulo guilherme"]Ola sou novo no fórum. Adquiri recentemente o radio turnigy 9x e depois de 4 vôos o mesmo começou a dar problema no stick do acelerador. Calibrei varias vezes como ensina aqui no fórum mas cem sucesso. Cheguei a conclusão que era o potenciômetro, abri para trocar, mas não achei potenciômetro pequeno para comprar , tive que fazer uma baita adaptação para botar um potenciômetro comum, ate ai tudo bem mas quando fecho o radio e reseto depois calibro, vou fazer o teste pelo display o acelerador funciona perfeitamente mas o leme fica louco, problema parecido com o que tinha no acelerador, troco o potenciômetro, tive que cortar muito plastico parra encaixar o potenciômetro, quando movo o stick do acelerador todo para cima da para ver o potenciômetro do leme aparecendo em baixo por causa do plástico cortado. e agora o potenciômetro do ailerão ta começando a dar o mesmo problema. Estou contando essa historia por que preciso da ajuda dos expert no turnigy 9x


_________________[/quote:3788bf0329]
como voce fez para calibrar? andei procurando mas nao encontrei nada claro de como fazer, tenho um futaba 6ex e parece ter mais curso nos servos do que o turnigy.[/quote:3788bf0329] dyogenes. não sei como calibrar o radio 6ex mas da um alhada nos valores dos endpoints do seu radio.
123
Responder