Engrenagens servos align ds410m e ds415m
Enviado: Sex Dez 14, 2012 10:40 am
O maior pesadelo de quem não tem muita experiencia ou não quer gastar dinheiro a toa é a questão de quebra de servos. A maioria logo de cara compra servos novos e não se preocupam em tentar uma recuperação.
Meus primeiros servos align eram ds410m, dos quais não tenho nada a reclamar, e na primeira lenha que tive problema com um deles, não me conformei em ter que trocá-lo e então parti para a pesquisa de recuperação. Atenção donos de servos align ds410m e 415m, no mercado é facil encontrar o conjunto de engrenagens completos para eles, mas é preciso antes checar se não queimou nada, ou seja, a parte eletronica ´tem que estar perfeita. No meu caso, troquei as engrenagens de um 410m e ficou melhor do que quando veio, porque?, bem eu explico.
Muitos servos não centram direito a 90 graus, ou quando centram fazem um barulho como se precisasse ficar forçando para manter a posição. Resolvi isso fazendo o seguinte: Dentro tem um potenciometro que é justamente o eixo que liga o braço do servo com o restante das engrenagens, quando esse potenciometro é girado pra um lado o motor é acionado, para o lado oposto o motor também é acionado mas em direção contraria, e tem um ponto em que o motor fica desligado e é esse ponto que chamamos de ponto centro do servo. O que fiz foi zerar tudo no radio, deixar stick no meio e girar o potenciometro até o ponto que o motor fica parado e pronto, esse é o ponto central exato do servo e inclusive sincronizado com seu radio. Montei tudo e funcionou que é uma maravilha. Ultimamente estou com um ds415m que está travado, nada queimado e a engrenagem minuscula de plastico que tem dentro está intacta (essa engrenagem é a que mais quebra, porque serve como se fosse um fusivel, ao quebrar ela absorve o impacto impedindo danos maiores no conjunto), inclusive ja voei com uma engrenagens dessa com dentes roçados, como ela não dá uma volta completa simplesmente virei e funcionou. Os eixos também não estão tortos. Imagino que alguma microdeformação tenha acontecido com uma das engrenagens. Em peças maiores sei que tem como "frisar" a engrenagem agora essas minusculas não sei o que fazer ainda mas estou pensando em levar em um relojoeiro que conheço.
Bom pessoal, espero que essas experiencias ajudem alguem e se alguem tiver alguma ideia de como resolver esse problema meu, agradeço e se precisarem de alguma informação também estou disponivel, abraços...
Detalhe; paguei 26 dolares em dois conjuntos de engrenagens para os servos ds415m ja incluindo frete. A troca é relativamente simples, depois de meio acostumado em 15 minutos se faz o serviço.
Meus primeiros servos align eram ds410m, dos quais não tenho nada a reclamar, e na primeira lenha que tive problema com um deles, não me conformei em ter que trocá-lo e então parti para a pesquisa de recuperação. Atenção donos de servos align ds410m e 415m, no mercado é facil encontrar o conjunto de engrenagens completos para eles, mas é preciso antes checar se não queimou nada, ou seja, a parte eletronica ´tem que estar perfeita. No meu caso, troquei as engrenagens de um 410m e ficou melhor do que quando veio, porque?, bem eu explico.
Muitos servos não centram direito a 90 graus, ou quando centram fazem um barulho como se precisasse ficar forçando para manter a posição. Resolvi isso fazendo o seguinte: Dentro tem um potenciometro que é justamente o eixo que liga o braço do servo com o restante das engrenagens, quando esse potenciometro é girado pra um lado o motor é acionado, para o lado oposto o motor também é acionado mas em direção contraria, e tem um ponto em que o motor fica desligado e é esse ponto que chamamos de ponto centro do servo. O que fiz foi zerar tudo no radio, deixar stick no meio e girar o potenciometro até o ponto que o motor fica parado e pronto, esse é o ponto central exato do servo e inclusive sincronizado com seu radio. Montei tudo e funcionou que é uma maravilha. Ultimamente estou com um ds415m que está travado, nada queimado e a engrenagem minuscula de plastico que tem dentro está intacta (essa engrenagem é a que mais quebra, porque serve como se fosse um fusivel, ao quebrar ela absorve o impacto impedindo danos maiores no conjunto), inclusive ja voei com uma engrenagens dessa com dentes roçados, como ela não dá uma volta completa simplesmente virei e funcionou. Os eixos também não estão tortos. Imagino que alguma microdeformação tenha acontecido com uma das engrenagens. Em peças maiores sei que tem como "frisar" a engrenagem agora essas minusculas não sei o que fazer ainda mas estou pensando em levar em um relojoeiro que conheço.
Bom pessoal, espero que essas experiencias ajudem alguem e se alguem tiver alguma ideia de como resolver esse problema meu, agradeço e se precisarem de alguma informação também estou disponivel, abraços...
Detalhe; paguei 26 dolares em dois conjuntos de engrenagens para os servos ds415m ja incluindo frete. A troca é relativamente simples, depois de meio acostumado em 15 minutos se faz o serviço.