Duvida Modulo Frsky

Li-po, Li-Ion, Nimh, 1s2p, 10c...... quer aprender mais sobre o "combustivel" dos nossos modelos? Este é o local! Aqui também está aqueles esquema de carregador ou aquele ESC que estava procurando.
lyeroth
membro
Mensagens: 34
Registrado em: Sáb Dez 08, 2012 10:14 pm
Localização: Andradina, SP

Duvida Modulo Frsky

Mensagem por lyeroth »

Pessoal, desculpem se a pergunta for meio besta, mas se eu substituir o modulo original do meu Turnigy 9x pelo frsky, eu teria um ganho substancial de potencia?
Outra coisa...
Eu poderia substituir a antena por uma de ganho maior?
Não se preocupem com o afunilamento do sinal, isto não será problema pra mim.
Só gostaria de saber se ao realizar a substituição da antena, posso por no lugar qualquer uma de 2.4ghz?
Tipo aquelas de roteadores wireless e tal? Porque encontrei uns tópicos de pessoas discutindo a impedância da antena e não sei se essa informação é importante, afinal, apartir do momento que a antena seja para 2.4 ghz, não importa onde será usada, certo?
FB
membro
Mensagens: 269
Registrado em: Qui Ago 16, 2012 10:03 am
Localização: Curitiba, PR

Mensagem por FB »

sim, o módulo FrSky vai ter mais alcance que o original do 9X...

antes de mais nada, corrija as antenas do receptor FrSky que vem de fábrica com 33mm para 29.5mm e já vai ter um ganho...

se trocar a antena do transmissor vai ter um ganho maior ainda, mas tem que ser alguma antena boa... essas antenas de wifi não são grande coisa, use uma patch ou se quiser fazer em casa faça uma colinear...
Avatar do usuário
LaercioLMB
membro
Mensagens: 13808
Registrado em: Qui Abr 16, 2009 8:40 pm
Localização: Porto Alegre - RS- 53

Mensagem por LaercioLMB »

Mais uma vez, digo e repito, o que dá a diferença do alcance é o receptor e não o rádio ou o módulo.
Os receptores FrSky são os que dizem ter maior alcance e pelos testes do Alexmag, parece ser mesmo.
Mas uma coisa é certa, de nada adianta ter um bom equipamento, se não for bem instalado e tem mais, até onde a vista alcança?
Até onde consegue ver o aeromodelo sem perder a referência dele?
A maioria já perde a referência em torno de 400 metros e sendo assim, de nada adianta ter um equipamento com alcance de 2500 metros se não consegue mais distinguir se o aeromodelo está indo ou vindo a 400 metros.
Se você criticar um sábio, ele te agradecerá. Se você criticar um ignorante, ele te insultará.
FB
membro
Mensagens: 269
Registrado em: Qui Ago 16, 2012 10:03 am
Localização: Curitiba, PR

Mensagem por FB »

se tiver uma antena boa no transmissor vai fazer diferença sim...

e tem gente que voa FPV, muito além da visão, esqueceu disso?
Avatar do usuário
LaercioLMB
membro
Mensagens: 13808
Registrado em: Qui Abr 16, 2009 8:40 pm
Localização: Porto Alegre - RS- 53

Mensagem por LaercioLMB »

[quote:ce2263655d="FB"]se tiver uma antena boa no transmissor vai fazer diferença sim...

e tem gente que voa FPV, muito além da visão, esqueceu disso?[/quote:ce2263655d]

Não esqueci isso, mas como a seção é iniciando, nada foi mencionado sobre FPV.
Sei que se fizer uma boa antena, terá um ganho de sinal sim e isso não aumentará o alcance propriamente dito, só o deixará mais confiável em seu limite, pois ao passar o limite de alcance, volta a ter o problema da perda de sinal.
Outra coisa, quando se voa além do alcance da vista real, usando somente a visão virtual, se der uma pane no aeromodelo, as chances de recuperá-lo serão bem menores, isso se ninguém o encontrar antes, pois lembre-se, se o aeromodelo cair a 3 quilômetros de distância, o tempo de pegar o carro e sair a procura, se é que o local dá acesso de carro, pode ser que alguém o encontre antes e babaus.
Se você criticar um sábio, ele te agradecerá. Se você criticar um ignorante, ele te insultará.
Avatar do usuário
Cassiusfxg
membro
Mensagens: 798
Registrado em: Dom Out 31, 2004 4:36 am
Localização: Belo Horizonte

Mensagem por Cassiusfxg »

[quote:9b0d20596c="FB"]sim, o módulo FrSky vai ter mais alcance que o original do 9X...

antes de mais nada, corrija as antenas do receptor FrSky que vem de fábrica com 33mm para 29.5mm e já vai ter um ganho...

se trocar a antena do transmissor vai ter um ganho maior ainda, mas tem que ser alguma antena boa... essas antenas de wifi não são grande coisa, use uma patch ou se quiser fazer em casa faça uma colinear...[/quote:9b0d20596c]

Mas que papo é este de diminuir a antena do receptor?
Você quer dizer que cortando a antena e diminuindo seu tamanho vai aumentar o ganho?
Paixao pelo hobby
FB
membro
Mensagens: 269
Registrado em: Qui Ago 16, 2012 10:03 am
Localização: Curitiba, PR

Mensagem por FB »

[quote:d90964640d="Cassiusfxg"][quote:d90964640d="FB"]sim, o módulo FrSky vai ter mais alcance que o original do 9X...

antes de mais nada, corrija as antenas do receptor FrSky que vem de fábrica com 33mm para 29.5mm e já vai ter um ganho...

se trocar a antena do transmissor vai ter um ganho maior ainda, mas tem que ser alguma antena boa... essas antenas de wifi não são grande coisa, use uma patch ou se quiser fazer em casa faça uma colinear...[/quote:d90964640d]

Mas que papo é este de diminuir a antena do receptor?
Você quer dizer que cortando a antena e diminuindo seu tamanho vai aumentar o ganho?[/quote:d90964640d]

exatamente... a antena com 29mm fica melhor que a original... e se transformar em dipolo melhora mais ainda...

http://www.vinceback.planethoster.org/Modelisme/Skywalker/Inverted%20Vee/slides/FrSky%20Antenna%20mod%20to%20dipole.html
Voo logo existo...
lyeroth
membro
Mensagens: 34
Registrado em: Sáb Dez 08, 2012 10:14 pm
Localização: Andradina, SP

Mensagem por lyeroth »

Gente, fiz uns testes com meu Turnigy 9x e descobri que meu sinal está bem mais fraco do que o normal. Eu havia feito uns testes antes e obtive uns 150m de alcance com o rádio. Achei que era um bom resultado e resolvi nem tentar mais. Mas desconfiando da fraqueza do sinal (pq até agora só usei para testes indoor, com algumas paredes de obstáculo), tentei um alcance maior e descobri que por coincidência, no dia que obtive os 150 metros, eu estava no limite do rádio. Se eu tentasse ir mais longe, nao conseguiria. Hoje tentei passar dos 150 metros e não teve jeito: o sinal começou a falhar. Hora os controles ficavam malucos, hora nem obedeciam. As baterias do tx e rx estavam Ok. O posicionamento das antenas era vertical e longe de obstáculos. O que vocês acham? O problema pode ser no controle ou apenas no módulo?
Lembrando que o módulo é o original...
Avatar do usuário
alexcmag
Equipe E-voo.com
Mensagens: 14800
Registrado em: Sex Fev 13, 2004 12:13 pm
Localização: Sao Paulo SP
Contato:

Mensagem por alexcmag »

150m de visada direta?

Se for é pouco mesmo, testei quase 7km de alcance com visada direta.

Em relação ao módulo original, o FrSky ganha controle de qualidade, failsafe e telemetria, mas não alcance, pois ambos são muito bons.

Geralmente falta de alcance é antena quebrada, ou dessoldada, verifique isto. Se não for, geralmente tem que trocar o módulo.
lyeroth
membro
Mensagens: 34
Registrado em: Sáb Dez 08, 2012 10:14 pm
Localização: Andradina, SP

Mensagem por lyeroth »

Alex, voce se refere à antena do Rx ou do Tx?
Chequei a do Tx e me pareceu tudo Ok.
Será que se eu postar umas fotos com boa definição o pessoal sabe dizer melhor?
Responder