Com quanto tempo de uso devo trocar as pas

Espaço dedicado aos amantes desta modalidade de voo, divida suas experiencias/ideias com outros colegas!

s rodrigo
membro
Mensagens: 27
Registrado em: Sex Jul 15, 2011 10:58 pm
Localização: santo andre SP

Com quanto tempo de uso devo trocar as pas

Mensagem por s rodrigo »

Ola galera do e voo ....estive converssando com amigo meu esses dia e surgiu uma pergunta ...com quanto tempo de voo devo trocar as pas ....Entao galera comprei a 6 meses um T rex 550 3GX achei a maquina perfeita ,nao tive nenhuma lenha ele esta ZERADO mesmo e ate agora so tive alegrias com esse heli nao faço manobras nao apenas voos sport mesmo ,mas sera q haveria nessecidade de substitui-las por pas mais novas ,obrigado mesmo galera
Avatar do usuário
Marco Paulo
membro
Mensagens: 536
Registrado em: Seg Jul 11, 2005 7:06 pm
Localização: Savannah, GA - USA

Mensagem por Marco Paulo »

Depende de quanto tempo você leva pra cair e quebrar hehehehehe
Brincadeiras à parte, não há motivo pra trocar as pás por tempo. As pás são elementos estruturais que trabalham dentro do seu regime elástico e como são feitas de material composto não sao sucetíveis a fadiga. Se você causar algum esforço suficiente pra danificar a estrutura o mesmo será visível, mas nunca ví isso acontecer por tempo de uso (estamos falando de pás de boa qualidade, é claro).

Abraço e bons vôos...

Marco
Avatar do usuário
Alexandre33
membro
Mensagens: 502
Registrado em: Sex Ago 08, 2008 1:37 pm
Localização: Rio de janeiro

Mensagem por Alexandre33 »

Fadiga nao tem nada a ver com regime elastico ou plastico. Esta relacioada com ciclos de esforcos de tracao. E as pas ficam sujeitas sim. Claro que uma de boa qualidade pode ter vida infinita a fadia, mas nunca s sabe.
Uma boa dica e fazer sempre uma verificacao em toda ela, principalmente na regiao dos pega pas onde os ciclos de tracao e compressao sao maiores. Procure por trincas, cantos vivos e outras falhas. Se perceber alguma, substitua. Esta iminente de ocorrer um falha.
s rodrigo
membro
Mensagens: 27
Registrado em: Sex Jul 15, 2011 10:58 pm
Localização: santo andre SP

Mensagem por s rodrigo »

Galera estou usando as pas da Align ,sao as q veio no heli ,estao zeradas mesmo ,entao acho q nao tem nessesidade da substituiçao ,acredito serem de boa qualidade ,sei q existem outras tao boas quanto ,mas futuramente vou trocar essas pas por da SAB ,obrigado a todos .
Avatar do usuário
Hidden
membro
Mensagens: 2849
Registrado em: Sex Jan 05, 2007 3:25 pm
Localização: Itabirito - MG

Mensagem por Hidden »

Essa é a típica dúvida de iniciante, normal, mas depois com a experiência vai perceber que nenhuma pá dura tanto que possa ser necessário a sua troca por tempo de uso, infelizmente as lenhas as levam antes...

E da forma que a resistência das pás de um heli Rc atual são super-dimensionadas em relação ao heli, creio que se não ocorrerem lenhas durante anos a fio de uso, antes de ter que trocar as pás você já trocou a mecânica do heli inteira.
s rodrigo
membro
Mensagens: 27
Registrado em: Sex Jul 15, 2011 10:58 pm
Localização: santo andre SP

Mensagem por s rodrigo »

Amigo Hidden,estou com esse heli a 6 meses ,so voando nos finais de semana ,faço apeans voo tipo sport ,nao sei faser 3D ,pois ainda tenho medo de uma lenha ,por me arriscar d + ,o Heli esta zeradooooo ,sem palavras ,mas estou treinando muito no simulador ,pra nao faser bestera ...rsrs .....e voar sem tremedeira .....rsrs.

obrigado .
Avatar do usuário
ARM_Coder
membro
Mensagens: 984
Registrado em: Sáb Ago 21, 2010 12:01 pm
Localização: São Paulo, SP

Mensagem por ARM_Coder »

[quote:0e249b5bdf="Hidden"]Essa é a típica dúvida de iniciante, normal, mas depois com a experiência vai perceber que nenhuma pá dura tanto que possa ser necessário a sua troca por tempo de uso, infelizmente as lenhas as levam antes...

E da forma que a resistência das pás de um heli Rc atual são super-dimensionadas em relação ao heli, creio que se não ocorrerem lenhas durante anos a fio de uso, antes de ter que trocar as pás você já trocou a mecânica do heli inteira.[/quote:0e249b5bdf]

Conheço um piloto de 3D pesado que esgotou a vida útil das pás do Trex 700. Não que a pá tenha quebrado, só que ela perde a rigidez e começa a perder tracking assim do nada.

Se insistir muito no uso, suponho que vai acabar quebrando...

Abraço!
Compass 7HVU / 6HVU / Atom 5.5 / Trex 500L / Spektrum DX8
Avatar do usuário
Airton
membro
Mensagens: 2394
Registrado em: Qui Abr 17, 2008 2:21 pm
Localização: Brasília - DF

Mensagem por Airton »

Rapaz...

Isso chama-se coceira para gastar dinheiro. Se as vistorias do seu heli estiverem sendo feitas periodicamente, o máximo que se troca são rolamentos e dumpers, e só quando já der problema, pois é impossível criar uma agenda de trocas.

Você pode guardar essa grana para algum up no heli, uma bateria nova, um final de semana com a patroa... Mas, se mesmo assim decidir por trocar, manda a velha para mim!!! Rsrs!
Evoluindo um pouco mais a cada dia!
Avatar do usuário
Hidden
membro
Mensagens: 2849
Registrado em: Sex Jan 05, 2007 3:25 pm
Localização: Itabirito - MG

Mensagem por Hidden »

[quote:3f19055731="ARM_Coder"][quote:3f19055731="Hidden"]Essa é a típica dúvida de iniciante, normal, mas depois com a experiência vai perceber que nenhuma pá dura tanto que possa ser necessário a sua troca por tempo de uso, infelizmente as lenhas as levam antes...

E da forma que a resistência das pás de um heli Rc atual são super-dimensionadas em relação ao heli, creio que se não ocorrerem lenhas durante anos a fio de uso, antes de ter que trocar as pás você já trocou a mecânica do heli inteira.[/quote:3f19055731]

Conheço um piloto de 3D pesado que esgotou a vida útil das pás do Trex 700. Não que a pá tenha quebrado, só que ela perde a rigidez e começa a perder tracking assim do nada.

Se insistir muito no uso, suponho que vai acabar quebrando...

Abraço![/quote:3f19055731]


Cara!! Você conhece o Tareq?!? :shock:

Pede um autógrafo pra mim??

ARM, desculpa a brincadeira :lol:

Ok, obviamente tudo tem sua vida útil, mas para pilotos "normais", acredito que dê para levar as pás "para o caixão" caso não ocorram lenhas...
Regular heli é uma arte, pilotar faz parte...
Avatar do usuário
ARM_Coder
membro
Mensagens: 984
Registrado em: Sáb Ago 21, 2010 12:01 pm
Localização: São Paulo, SP

Mensagem por ARM_Coder »

[quote:7fa8984f3a="Hidden"][quote:7fa8984f3a="ARM_Coder"][quote:7fa8984f3a="Hidden"]Essa é a típica dúvida de iniciante, normal, mas depois com a experiência vai perceber que nenhuma pá dura tanto que possa ser necessário a sua troca por tempo de uso, infelizmente as lenhas as levam antes...

E da forma que a resistência das pás de um heli Rc atual são super-dimensionadas em relação ao heli, creio que se não ocorrerem lenhas durante anos a fio de uso, antes de ter que trocar as pás você já trocou a mecânica do heli inteira.[/quote:7fa8984f3a]

Conheço um piloto de 3D pesado que esgotou a vida útil das pás do Trex 700. Não que a pá tenha quebrado, só que ela perde a rigidez e começa a perder tracking assim do nada.

Se insistir muito no uso, suponho que vai acabar quebrando...

Abraço![/quote:7fa8984f3a]


Cara!! Você conhece o Tareq?!? :shock:

Pede um autógrafo pra mim??

ARM, desculpa a brincadeira :lol:

Ok, obviamente tudo tem sua vida útil, mas para pilotos "normais", acredito que dê para levar as pás "para o caixão" caso não ocorram lenhas...[/quote:7fa8984f3a]

O cara é de São Bernardo... pilota muito forte e raramente lenha o heli.

http://www.youtube.com/watch?v=KvlG7jVFkD8

No vídeo foi usada uma lente grande angular que deixa o heli pequeno, mas dá pra ver que um 700...
Compass 7HVU / 6HVU / Atom 5.5 / Trex 500L / Spektrum DX8
Responder