Qual tipo de conector vc usa no seu heli - 600 ou maior

Espaço dedicado aos amantes desta modalidade de voo, divida suas experiencias/ideias com outros colegas!

Avatar do usuário
roddrigo
membro
Mensagens: 572
Registrado em: Seg Dez 12, 2011 9:38 pm
Localização: Jandira
Contato:

Qual tipo de conector vc usa no seu heli - 600 ou maior

Mensagem por roddrigo »

Pessoal, estou com uma dúvida... comecei nos helis pelo 450 e sendo assim decidi montar todos os meus helis com XT60 pra padronizar os conectores. Agora estou com um 600 (ja é o meu 2o 600) mas estou sentindo que o heli esta com uma limitação de potência... na hora que eu venho perdendo altura com um pouco mais de velocidade e tento dar motor pra frear a "queda" sinto o motor perdendo rotação e "sofrendo" pra segurar o heli... ja tinha ouvido falar que pra helis maiores o XT60 não da conta então comecei a pensar se não pode ser o conector que esta limitando o sistema todo.
Andei analisando as opções de conectores e vi que são muitos.
Tenho alguns HXT aqui em casa de 4mm mas os fios grossos das baterias não entram direito neles...teria que dar uma "aparada" na ponta do fio. A propósito...tenho alguns que cortei de bateria turnigy, alguem sabe como tirar os conectores metálicos de dentro do conjunto sem estragar o plástico pra poder reaproveitar?

agora sairam tb os XT90 que devem aguentar 60 amperes contínuos. e tb os XT150

tem tb os EC5 que parecem ser bons e os HXT de 6mm. Comprei um joguinho de conectores de 8mm mas são um absurdo de grandes...não tenho nem termo retrátil que sirva neles... he he he....
Avatar do usuário
adrianoquirino
membro
Mensagens: 537
Registrado em: Seg Mar 28, 2011 8:08 am
Localização: São josé dos campos

Mensagem por adrianoquirino »

Tem até um video do Skyraptor Rodrigo falando sobre conectores:

http://www.youtube.com/watch?v=aJR4crHTDGE


acredito pro seu 600 o melhor seria o Ec5...

Mas dá uma assistida vale muito a pena!

Abraço
Avatar do usuário
roddrigo
membro
Mensagens: 572
Registrado em: Seg Dez 12, 2011 9:38 pm
Localização: Jandira
Contato:

Mensagem por roddrigo »

Boa dica Adriano...fiquei feliz de ver no vídeo que eu não sou o único a derreter os Xt60... ha ha ha... jua estraguei um monte... Muito bacana os vídeos dele.
Só continuo com uma dúvida... Todos esses conectores que tem os bulets separados do corpo plástico são utilizáveis só uma vez? depois que vc encaixou o bulet lá dentro não tem como tirar, derreter a solda para soltar o fio e poder usar outra vez?
Avatar do usuário
Hidden
membro
Mensagens: 2848
Registrado em: Sex Jan 05, 2007 3:25 pm
Localização: Itabirito - MG

Mensagem por Hidden »

Conhece o efeito Joule? Se essa queda de potência que você diz fosse devido a resistência elétrica no conector, o mesmo derreteria totalmente no primeiro vôo.

Muito já se discutiu sobre o uso do XT60 ou o Deans em helis grandes, eu uso e vou continuar usando, pegue seu heli e faça um vôo (o mais "hard" que conseguir) e ao pousar ele pegue um termômetro e meça a temperatura dos conectores, se houver aquecimento dos mesmos realmente estão sub-dimensionados, caso contrário não necessita trocar.

Na época que eu tive um 600 que voava a 6S (corrente mais alta) eu usava os "tipo deans" (que nem eram Deans originais, obviamente de pior qualidade) e nunca tive problemas, hoje em dia que praticamente todo heli grande é HV (corrente mais baixa), não vejo porque mudar.

Abraços.
Avatar do usuário
christian Santos
membro
Mensagens: 394
Registrado em: Sáb Set 04, 2010 10:09 pm
Localização: São Roque, São Paulo

Mensagem por christian Santos »

Normalmente o pessoal usa o EC5 nas baterias e no motor conectores maiores como o XT150 ou equivalente.
Avatar do usuário
Lívio Cardoso
membro
Mensagens: 3452
Registrado em: Ter Jul 27, 2010 9:18 am
Localização: Uberlândia - MG
Contato:

Mensagem por Lívio Cardoso »

[quote:52add55c20="Hidden"]Conhece o efeito Joule? Se essa queda de potência que você diz fosse devido a resistência elétrica no conector, o mesmo derreteria totalmente no primeiro vôo.

Muito já se discutiu sobre o uso do XT60 ou o Deans em helis grandes, eu uso e vou continuar usando, pegue seu heli e faça um vôo (o mais "hard" que conseguir) e ao pousar ele pegue um termômetro e meça a temperatura dos conectores, se houver aquecimento dos mesmos realmente estão sub-dimensionados, caso contrário não necessita trocar.

Na época que eu tive um 600 que voava a 6S (corrente mais alta) eu usava os "tipo deans" (que nem eram Deans originais, obviamente de pior qualidade) e nunca tive problemas, hoje em dia que praticamente todo heli grande é HV (corrente mais baixa), não vejo porque mudar.

Abraços.[/quote:52add55c20]


Como sempre Hidden, comentários pertinentes e dicas valiosas!!!
Audire me praeceptum est Pacova Djalmão !!!
Avatar do usuário
Hidden
membro
Mensagens: 2848
Registrado em: Sex Jan 05, 2007 3:25 pm
Localização: Itabirito - MG

Mensagem por Hidden »

[quote:b39935f0d1="roddrigo"]Boa dica Adriano...fiquei feliz de ver no vídeo que eu não sou o único a derreter os Xt60... ha ha ha... jua estraguei um monte... Muito bacana os vídeos dele.
Só continuo com uma dúvida... Todos esses conectores que tem os bulets separados do corpo plástico são utilizáveis só uma vez? depois que vc encaixou o bulet lá dentro não tem como tirar, derreter a solda para soltar o fio e poder usar outra vez?[/quote:b39935f0d1]

O HXT até então era "descartável" mesmo, eu particularmente nunca gostei deles justamente por isso: Caso precisasse tirar tinha que cortar a capa com estilete, gerando risco de ferimentos, e para montar , caso a solda vaze um pouquinho para fora do conector fica parto inserir ele na capa.

Mas agora já lançaram o HXT re-utilizável, agora ficou mais interessante:

http://www.hobbyking.com/hobbyking/store/__25659__HXT_4mm_Gold_Connector_w_Pre_installed_Bullets_10pcs_set_.html
Regular heli é uma arte, pilotar faz parte...
Avatar do usuário
Hidden
membro
Mensagens: 2848
Registrado em: Sex Jan 05, 2007 3:25 pm
Localização: Itabirito - MG

Mensagem por Hidden »

Em tempo: Assisti agora o vídeo do Alex, e como todos os outros é ótimo, excelente informação e recomendo a todos que assistam.

Mas acontece que eu não concordo quando dizem categoricamente que o XT60 por exemplo não serve para helis classe 700, pode não atender quem faz um vôo de 3D hard e "suga" as baterias em 4min, mas para vôo sport e 3D leve normalmente vai de boa, obviamente a escolha vai de cada um e é melhor "pecar" para mais do que para menos...

Agora aproveitando o assunto e dando uma dica: A questão de derreter o XT60 no momento da solda costuma ocorrer no conector macho, pois a área de contato dos pinos com o plástico é pequena, isso faz com que facilmente o pino derreta o plástico e desalinhe, então o conector fica muito ruim de colocar e retirar (isso quando dá para aproveitar), então a dica é inserir um conector fêmea no macho na hora de soldá-lo, isso evita o derretimento, e mesmo se acontecer do plástico amolecer, os pinos estarão alinhados. Mas use um conector fêmea avulso, não pense em usar o que está soldado em uma bateria qualquer, pois nesse caso os pinos do conector ficarão energizados e pode haver curto-circuito elétrico.

Abraços.
Avatar do usuário
roddrigo
membro
Mensagens: 572
Registrado em: Seg Dez 12, 2011 9:38 pm
Localização: Jandira
Contato:

Mensagem por roddrigo »

[quote:ca58f97a2e="Hidden"]: então a dica é inserir um conector fêmea no macho na hora de soldá-lo, isso evita o derretimento, e mesmo se acontecer do plástico amolecer, os pinos estarão alinhados.
Abraços.[/quote:ca58f97a2e]

EXCELENTE dica!!!!
Avatar do usuário
christian Santos
membro
Mensagens: 394
Registrado em: Sáb Set 04, 2010 10:09 pm
Localização: São Roque, São Paulo

Mensagem por christian Santos »

[quote:c603c7859b="roddrigo"][quote:c603c7859b="Hidden"]: então a dica é inserir um conector fêmea no macho na hora de soldá-lo, isso evita o derretimento, e mesmo se acontecer do plástico amolecer, os pinos estarão alinhados.
Abraços.[/quote:c603c7859b]

EXCELENTE dica!!!![/quote:c603c7859b]

Então, para melhorar a transferencia de calor e não derreter os conectores, uso no deans e no xt60, fiz o seguinte;

Peguei o conector macho e soldei um pedaço de fio de uns 10cm, quando vou fazer uma solda nova eu encaixo ele na fêmea, e com isso, esquenta menos e vice-versa...
TRex 700 DFC - Futaba T8FG
Responder