Chaves THR e AIL Er9x

Li-po, Li-Ion, Nimh, 1s2p, 10c...... quer aprender mais sobre o "combustivel" dos nossos modelos? Este é o local! Aqui também está aqueles esquema de carregador ou aquele ESC que estava procurando.
Avatar do usuário
TonLeite
membro
Mensagens: 238
Registrado em: Sáb Set 10, 2011 9:48 am
Localização: Votorantim - SP

Re: Chaves THR e AIL Er9x

Mensagem por TonLeite »

[quote:8908479d46="Krizar"]... Eu modifiquei meu Turnigy 9X para poder utilizar o firmiwire Er9x da Frsky.[/quote:8908479d46]
[quote:8908479d46="Krizar"]Antes eu tinha instalado somente o Er9x e não tinha tido esse problema...[/quote:8908479d46]
[quote:8908479d46="Krizar"]Contudo quando fiz isso as chaves THR e AIL perderam a funcionalidade e ficam ativas o tempo todo[/quote:8908479d46]

Qual modificação fez? soldou os fios para instalação do IPS? (USBAP?)
ou já fez as modificações para telemetria? Se fez, instalou o firmware compatível com a telemetria FrSky?

No firmware para telemetria FrSky os "dados" de duas chaves (acho que Thr e Ail)
são recebidos por outros pinos do Micro-controlador os quais, até então estavam sem uso, enquanto os iniciais são usados para coletar os dados de telemetria...

Se fez as soldas, pode ser que no momento de soltar houve algum erro de tal forma que os dados das chaves não estão chegando ao microcontrolador!!!
O céu é o limite!
ACCA - Sócio n° 13
msamorim15
membro
Mensagens: 76
Registrado em: Sáb Ago 11, 2012 11:09 pm
Localização: teresina, piauí

Mensagem por msamorim15 »

Boa Tarde,

Tentei fazer as alterações no meu TGY 9X para o acesso a telemetria (tensão da bateria) mas não estou tendo acesso aos dados na tela do rádio. Antes de refazer todas as soldas, gostaria da opinião dos senhores com relação a 2 possíveis causas:

1- No tutorial que segui não há a sugestão de retirar os dois resistores SMD, e sim ligá-los diretamente no ATMEGA (sem resistor algum e cortando suas trilhas originais ao ATMEGA), porém, medindo continuidade no segundo resistor SMD da esquerda para a direita, ele esta se comportando como um circuito aberto (acho que danifiquei o resistor na instalação) e a chave AIL está com a informação de ativada o tempo todo. Este link do ATMEGA ao resistor SMD é apenas para a chave funcionar ou pode esta relacionada com a falta de informação da minha telemetria?
2- Bem, não sei se é necessário realizar alguma configuração no rádio para "aparecer" a informação da telemetria na tela (obtenho apenas um "NO DATA"), se existe algo a ser configurado conto com a ajuda dos senhores.

Desculpem-me pelo tamanho do texto!

Abç
Avatar do usuário
juliogdiana
membro
Mensagens: 709
Registrado em: Ter Dez 20, 2011 5:48 pm
Localização: Irlanda

Mensagem por juliogdiana »

[quote:4da4575b95="msamorim15"]Boa Tarde,

Tentei fazer as alterações no meu TGY 9X para o acesso a telemetria (tensão da bateria) mas não estou tendo acesso aos dados na tela do rádio. Antes de refazer todas as soldas, gostaria da opinião dos senhores com relação a 2 possíveis causas:

1- No tutorial que segui não há a sugestão de retirar os dois resistores SMD, e sim ligá-los diretamente no ATMEGA (sem resistor algum e cortando suas trilhas originais ao ATMEGA), porém, medindo continuidade no segundo resistor SMD da esquerda para a direita, ele esta se comportando como um circuito aberto (acho que danifiquei o resistor na instalação) e a chave AIL está com a informação de ativada o tempo todo. Este link do ATMEGA ao resistor SMD é apenas para a chave funcionar ou pode esta relacionada com a falta de informação da minha telemetria?
2- Bem, não sei se é necessário realizar alguma configuração no rádio para "aparecer" a informação da telemetria na tela (obtenho apenas um "NO DATA"), se existe algo a ser configurado conto com a ajuda dos senhores.

Desculpem-me pelo tamanho do texto!

Abç[/quote:4da4575b95]

Qual o tutorial ou projeto que você seguiu?
"Inteligente não é quem sabe tudo, e sim aquele que sabe onde procurar aquilo que ele não sabe.
msamorim15
membro
Mensagens: 76
Registrado em: Sáb Ago 11, 2012 11:09 pm
Localização: teresina, piauí

Mensagem por msamorim15 »

[quote:4ec52254ea="juliogdiana"][quote:4ec52254ea="msamorim15"]Boa Tarde,

Tentei fazer as alterações no meu TGY 9X para o acesso a telemetria (tensão da bateria) mas não estou tendo acesso aos dados na tela do rádio. Antes de refazer todas as soldas, gostaria da opinião dos senhores com relação a 2 possíveis causas:

1- No tutorial que segui não há a sugestão de retirar os dois resistores SMD, e sim ligá-los diretamente no ATMEGA (sem resistor algum e cortando suas trilhas originais ao ATMEGA), porém, medindo continuidade no segundo resistor SMD da esquerda para a direita, ele esta se comportando como um circuito aberto (acho que danifiquei o resistor na instalação) e a chave AIL está com a informação de ativada o tempo todo. Este link do ATMEGA ao resistor SMD é apenas para a chave funcionar ou pode esta relacionada com a falta de informação da minha telemetria?
2- Bem, não sei se é necessário realizar alguma configuração no rádio para "aparecer" a informação da telemetria na tela (obtenho apenas um "NO DATA"), se existe algo a ser configurado conto com a ajuda dos senhores.

Desculpem-me pelo tamanho do texto!

Abç[/quote:4ec52254ea]

Qual o tutorial ou projeto que você seguiu?[/quote:4ec52254ea]

Bom Dia Juliogdiana,

Segui este projeto: http://www.rchacker.com/projects/turnigy-9x/open9x-and-telemetry

Mas consegui resolver o problema...depois de revisar tudo e refazer algumas soldas descobri que simplesmente estava ligando o mosi e miso invertidos no módulo. O curioso é que mesmo invertido os dados da telemetria piscavam o tempo todo na tela, e com isso me fez achar que havia algum mal contato na instalação.
Também descobri que a ligação do ATMEGA para os resistores SMD são apenas para fazer as chaves THRO e AIL funcionarem, estou temporariamente com a chave AIL travada, mas isto eu resolvo depois.

Grato,
Marcelo Amorim
TREX 500E - Tarot 450 FBL V2
Avatar do usuário
TonLeite
membro
Mensagens: 238
Registrado em: Sáb Set 10, 2011 9:48 am
Localização: Votorantim - SP

Mensagem por TonLeite »

[quote:5cb9bc1051="msamorim15"]
Segui este projeto: http://www.rchacker.com/projects/turnigy-9x/open9x-and-telemetry
[/quote:5cb9bc1051]

Marcelo Amorim

Também segui esse esquema porém não rompi as trilhas do módulo apenas derivei o TX e RX para as "pinos" mosi e miso.



Bons vôos!
Anexos
RX e TX
RX e TX
untitled.gif (23.78 KiB) Exibido 6082 vezes
O céu é o limite!
ACCA - Sócio n° 13
msamorim15
membro
Mensagens: 76
Registrado em: Sáb Ago 11, 2012 11:09 pm
Localização: teresina, piauí

Mensagem por msamorim15 »

[quote:7e9c465d18="TonLeite"][quote:7e9c465d18="msamorim15"]
Segui este projeto: http://www.rchacker.com/projects/turnigy-9x/open9x-and-telemetry
[/quote:7e9c465d18]

Marcelo Amorim

Também segui esse esquema porém não rompi as trilhas do módulo apenas derivei o TX e RX para as "pinos" mosi e miso.



Bons vôos![/quote:7e9c465d18]

Olá amigo,

Acho que me referi mal no texto anterior. Assim como você também não cortei as trilhas do módulo, e sim fiz a ligação direta do miso e mosi como na sua figura. As trilhas que eu tive que romper (e provavelmente você também) foram as de ativação das chaves AIL e THRO, mas algo deu errado no resistor SMD 201 e a chave AIL ficou travada. Como posso mixar qualquer chave pra fazer "qualquer coisa" no ER9x, isto ainda não esta me atrapalhando, depois eu vou substituir o resistor SMD por um de 220OHM.

De qualquer forma fico grato pela ajuda, o mais importante que é a telemetria já esta funcionando no meu rádio.

Abç
TREX 500E - Tarot 450 FBL V2
Avatar do usuário
TonLeite
membro
Mensagens: 238
Registrado em: Sáb Set 10, 2011 9:48 am
Localização: Votorantim - SP

Mensagem por TonLeite »

[quote:94c4898f8d="msamorim15"]... o mais importante que é a telemetria já esta funcionando no meu rádio...Abç[/quote:94c4898f8d]

Legal!! é muito gratificante ver que o que se faz com garra trás ótimos resultados!!

No meu caso eu pretendia utilizar os SMD, porém num erro acabei perdendo-os. Tive que usar os resistores comuns, porém não houve necessidade de corte das trilhas uma vez que os SMD foram retirados. (perdidos na verdade).
Só que acabei fazendo a solda invertida trocando as chaves THR e AIL mas elas funcionam e já me adaptei a esse "probleminha"..

Forte abraço.
O céu é o limite!
ACCA - Sócio n° 13
msamorim15
membro
Mensagens: 76
Registrado em: Sáb Ago 11, 2012 11:09 pm
Localização: teresina, piauí

Mensagem por msamorim15 »

Legal!! é muito gratificante ver que o que se faz com garra trás ótimos resultados!!

Forte abraço.[/quote]

Este Hobby realmente é gratificante/viciante, hoje passo mais tempo me divertindo na bancada fazendo montagens que voando.

Abç
TREX 500E - Tarot 450 FBL V2
Avatar do usuário
Krizar
membro
Mensagens: 487
Registrado em: Ter Fev 28, 2012 7:37 pm
Localização: Santa Rita do Sapucaí / Campanha / Monsenhor Paulo, Minas Gerais

Mensagem por Krizar »

Uma dúvida que eu tenho, se eu instalar esse módulo:
http://www.hobbyking.com/hobbyking/store/__19966__FrSky_DHT_U_Telemetry_System_.html

ou esse:

http://www.hobbyking.com/hobbyking/store/__19966__FrSky_DHT_U_Telemetry_System_.html

Eu ainda preciso fazer todas essas modificações para a telemetria?
É que to meio sem tempo pra ficar fazendo essas modificações e procuro uma solução mais prática.
Avatar do usuário
TonLeite
membro
Mensagens: 238
Registrado em: Sáb Set 10, 2011 9:48 am
Localização: Votorantim - SP

Mensagem por TonLeite »

[quote:15954b1199="Krizar"]...Eu ainda preciso fazer todas essas modificações para a telemetria?
....[/quote:15954b1199]

Para se obter os dados NA TELA do Turnigy 9X é preciso SIM fazer as modificações!

Os que você postou são extamente o mesmo produto.. ok?

Sei que com essa tela não são necessárias as mudanças interna no T9X., mas não sou a melhor pessoa para te auxiliar, ok?

Há no forum tópicos recentes sobre esse assunto, dá uma procurada que você acha ok?
O céu é o limite!
ACCA - Sócio n° 13
Responder