Tucano Juniaer TOP 55 c/bomba flaps luz retratil com porta

Nesta área vamos falar sobre nossos aviões Glow e outros combustíveis e seus motores
Avatar do usuário
marcoskoller
membro
Mensagens: 323
Registrado em: Ter Out 19, 2010 11:16 pm
Localização: Dourados - MS

Tucano Juniaer TOP 55 c/bomba flaps luz retratil com porta

Mensagem por marcoskoller »

Vamos lá a mais um projeto antes ainda d acabar vários em andamento inclusive 2 que estão em post aki no forum.

Comprei um Tucano da Juniaer, graças ao pessoal aki do forum, que alias deveriam ganhar uma comissão da Juniaer, já que depois de criar o post as vendas do tucano top foi nas alturas, soh aki na cidade eu e mais 2 compraram. E o que era pra vir em 40 dias levou 2 meses e veio errado, veio elétrico, e tiveram que me mandar outro.




[img:9365b5bdcf]http://imageshack.us/a/img542/3820/alxtopafa01.jpg[/img:9365b5bdcf]


Vou falar primeiro um pouco sobre o modelo e o que eu achei dele.

Primeiro, não sei como será seu vôo, nunca voei um Juniaer, e sim, alguns detalhes alteram a performace dele.

De inicio fiquei muito impressionado com o Acabamento, muito mesmo, a pintura é impecavel e dá pra perceber nitidamente que as partes moveis são pintadas em separado e depois adicionadas ao lugar, isso porque, nas frestas não existe falhas de pintura.

A fuselagem em si e as asas são livre de empenagens, verifiquei os alinhamentos em uma pre montagem, e tudo é muito perfeitamente alinhado, o encaixe do profundor e da asa não permite erros, foi muito bem feito.

A emenda da fibra é bem fina e limpa e também percebi que a fuselagem é muito simétrica, o que é dificil em aviões de fibra. Mas o que mais me impressionou mesmo foi os reforços na fibra, como se fossem "cavernas", mas apenas uma tira de fibra em torno da fuselagem por dentro.

Claro, isso tudo tem um preço, o peso. Sim, é um aeromodelo pesado, e ficará mais ainda da forma que estou montando, ele já vem com kit de iluminação, fraquinho, mas vem, e ainda irei colocar bomba e portas sequenciais para o trem de pouso (pelo menos espero). Vou me esforçar pra deixar ele abaixo dos 3kg já que ele chegou pesando 2,1kg

Depois que passou a euforia comecei a observar alguns detalhes, ele é um aeromodelo super escala, mas como tudo não é 100%, ele tem alguns erros. Na verdade, ele não é um tucano T-27 padrão afa, e sim um Super tucano A-29 pintado no padrão AFA, isso pode ser observado por varias caracteristicas que depois comentarei.

[img:9365b5bdcf]http://imageshack.us/a/img823/1024/img458s.jpg[/img:9365b5bdcf]

[img:9365b5bdcf]http://imageshack.us/a/img22/8835/img457z.jpg[/img:9365b5bdcf]

[img:9365b5bdcf]http://imageshack.us/a/img267/8744/img459w.jpg[/img:9365b5bdcf]


A montagem vai ser lenta e minunciosa, eu ia montar com motor 61, mas a relação peso potência não compensa, iria fica muito critico para pouso, então vai com um 55 mesmo.


[img:9365b5bdcf]http://imageshack.us/a/img825/8718/img486v.jpg[/img:9365b5bdcf]
Marcos Koller

-->> Só não cai o que não voa <<--
Avatar do usuário
marcoskoller
membro
Mensagens: 323
Registrado em: Ter Out 19, 2010 11:16 pm
Localização: Dourados - MS

Mensagem por marcoskoller »

Essa é a eletrônica que irei usar e a linkagem com rolamento. Este servo que irei usar descobri que é além de barato muito bom, não tem potenciometro, é por indução magnética, muito rapido, leve e forte.

Aquecedor on-board também é algo que se tornou padrão para mim, com mixagem, é algo a menos pra eu me preocupar além de um buraco a menos no clow. Assim, quando rapo o motor ou em manobras como lancevak o motor jamais afoga mesmo quando entra uma bolha na linha.


[img:a8a185f4cd]http://imageshack.us/a/img809/7973/img465r.jpg[/img:a8a185f4cd]


No detalhe aparece os medidores de bateria, 2, um em sima do outro, o da frente é pra life do rx, e o de trás é para a bomba e iluminação.


[img:a8a185f4cd]http://imageshack.us/a/img29/9337/img456c.jpg[/img:a8a185f4cd]



Usei microservos de alto torque para os flaps, assim mesmo com a linkagem duplicada economizei uns 20g no lugar de um servo low, pois o espaço não é muito. e como cada um é para 2.8kg, irão dar conta do recado tranquilamente


[img:a8a185f4cd]http://imageshack.us/a/img707/2207/img471e.jpg[/img:a8a185f4cd]


[img:a8a185f4cd]http://imageshack.us/a/img43/1160/img472c.jpg[/img:a8a185f4cd]
Marcos Koller

-->> Só não cai o que não voa <<--
Avatar do usuário
o0_jair_0o
membro
Mensagens: 170
Registrado em: Sex Dez 10, 2010 10:55 am
Localização: Dourados-MS

Mensagem por o0_jair_0o »

Num quer colocar um RCG 20cc nele dum extra vermelho???
Avatar do usuário
marcoskoller
membro
Mensagens: 323
Registrado em: Ter Out 19, 2010 11:16 pm
Localização: Dourados - MS

Mensagem por marcoskoller »

kkkkk, valew jair, Conheço um arquiteto que diz q vai arrumar esse tal extra kkkk
joca1
membro
Mensagens: 42
Registrado em: Dom Mar 30, 2008 1:00 pm
Localização: Salvador - FSA, Bahia

Mensagem por joca1 »

Marcos,

Realize testes com este servo. Tenho um e do nada ele perde a centralização. Vira todo para um lado e não volta. Usava na direção do meu carro, um Ofna DM1 1/8.

Até mais,

Joca.
Avatar do usuário
Mac2
Patrocinador
Patrocinador
Mensagens: 5377
Registrado em: Qua Fev 24, 2010 11:47 pm

Mensagem por Mac2 »

Que beleza Marcos,

Esses modelos da Juniaer são sonho de consumo de todos os Tucaneiros de plantão!!!

Vai colocar um sequenciador para a abertura e fechamento dos retráteis?

Eu vou esperar o A29 120 TOP para montar. Pretendo fazer eletrico, com um motor equivalente a um 120 glow.

Abs

Marco Aurelio
ACCA - Associação dos Construtores Compulsivos Anônimos - Sócio 001
Avatar do usuário
marcoskoller
membro
Mensagens: 323
Registrado em: Ter Out 19, 2010 11:16 pm
Localização: Dourados - MS

Mensagem por marcoskoller »

[quote:619ed26447="Mac2"]Que beleza Marcos,

Esses modelos da Juniaer são sonho de consumo de todos os Tucaneiros de plantão!!!

Vai colocar um sequenciador para a abertura e fechamento dos retráteis?

Eu vou esperar o A29 120 TOP para montar. Pretendo fazer eletrico, com um motor equivalente a um 120 glow.

Abs

Marco Aurelio[/quote:619ed26447]

Legal Marco, eu ia comprar um 120 também, mas aeromodelos grandes eu acho bonito soh pros outros, tenho um piper de quase 2m e um planador de 3m, e acho um pesadelo pra carregar e guardar, como já estou com 11 aeros já contando com o mini piper e com o tucano, espaço pra mim está sendo um problema.

Realmente é um sonho mesmo, fico namorando ele e me perguntando se terei coragem de voar agressivamente, posso dizer que é quase uma obra de arte. o que vai dar dó também será cortar o clow, que é absolutamente perfeito, inclusive a tomada de ar dianteira, esse pessoal sabe o que faz.


Vou usar sequencial de portas sim, mas já me deparei com um problema. Esse fim de semana trouxe as rodinhas pra tornear, pra ver se ganho mais alguns milímetros, o problema está sendo na linkagem das portas, simplesmente não tem espaço, e como essa asa não foi feita pra portas, estou com um sério problema. as portas da bequilha serão muito mais fácil.
Marcos Koller

-->> Só não cai o que não voa <<--
Avatar do usuário
marcoskoller
membro
Mensagens: 323
Registrado em: Ter Out 19, 2010 11:16 pm
Localização: Dourados - MS

Mensagem por marcoskoller »

[quote:64a949418f="joca1"]Marcos,

Realize testes com este servo. Tenho um e do nada ele perde a centralização. Vira todo para um lado e não volta. Usava na direção do meu carro, um Ofna DM1 1/8.

Até mais,

Joca.[/quote:64a949418f]

Obrigado cara, mas você já ouviu falar em mais casos? Não me deixe preocupado!!!! rsrsrsrs

Já usei bastante destes servos cara, em outros aeros, tive problema com um, realmente, mas ele veio de um aero lenhado, e realmente não sei se ele é bom pra aguentar as pancadas de um auto.

conheces quem mais usa pra compartilhar com a gente?
Marcos Koller

-->> Só não cai o que não voa <<--
Avatar do usuário
marcoskoller
membro
Mensagens: 323
Registrado em: Ter Out 19, 2010 11:16 pm
Localização: Dourados - MS

Mensagem por marcoskoller »

[quote:ccd11a0a01="Mac2"]Que beleza Marcos,

Esses modelos da Juniaer são sonho de consumo de todos os Tucaneiros de plantão!!!

Vai colocar um sequenciador para a abertura e fechamento dos retráteis?

Eu vou esperar o A29 120 TOP para montar. Pretendo fazer eletrico, com um motor equivalente a um 120 glow.

Abs

Marco Aurelio[/quote:ccd11a0a01]


O A29 é lindo, tem um colega duma cidade próxima aki que tem um 120, camuflado, tenho medo de me perder por causa da camuflagem, ela dá muita sombra e com o aero distante confunde um pouco.

Sabe uma coisa que percebi agora, embora vc possa escolher o padrão de pintura, todos os tucanos "top" vendidos na juniaer são A29, muda apenas o padrão de pintura. o A29 é o único (tucano) que não tem portas para o trem de pouso da asa, e o único que tem aquele "coletor" de ar logo após o canopi, aquela pequena asa logo abaixo do estabilizador horizontal com diedro negativo (se alguém souber o nome daquilo compartilhe), a ponta das asas pouco diferente principalmente a iluminação e reforço no canopy (o t27 o vidro é inteiriço).
Marcos Koller

-->> Só não cai o que não voa <<--
Avatar do usuário
marcoskoller
membro
Mensagens: 323
Registrado em: Ter Out 19, 2010 11:16 pm
Localização: Dourados - MS

Mensagem por marcoskoller »

Tirando o motor, todo o resto dos acessórios veio da HK. Comprei esses retrateis elétricos, que com o sistema completo é mais leve que um retratil da Robart com toda a linkagem e astes de mola. Porém já descobri que eles queimam muito facil, nada pode interromper a abertura ou o fechamento deles, sendo assim, o uso de astes de mola está descartado, pois se ela entortar um pouco e a rodinha não entrar perfeitamente no seu compartimento, já era. O bom, é que se ele queima, ele sempre volta pra posição aberto até estrangular a barra roscada que aciona o mecanismo.

Sei disso porque queimei um, como não tinha como comprar só um, realizei testes com os outros dois, e morri em mais U$66 obamas em um trio novo.

[img:0ca5e8bb06]http://imageshack.us/a/img690/6562/img460x.jpg[/img:0ca5e8bb06]

Tive que "rebaixar" também as astes, pra poder caber, acho que das asa ficaram com uns 80mm e a bequilha com uns 100mm, não medi direito. Falta levar em uma tornearia pra ganhar alguns milimetros de curso que foram perdidos pro sistema de amortecimento. A bequilha ficará por último pro ajuste pro aero ficar no nivel certo.

As rodinhas eu comprei pra jato, o centro é de aluminio e o pneu é de borracha maciço, e incriveis 75g cada uma. Troquei o pneu de borracha por de espuma, e torneei pra ganhar mais espaço, já que a espuma era maior mesmo que a borracha. Também diminui o tamanho das buchas de bronze e adicionei rolamentos (tirados de um HD de computador) na rodinha da bequilha. Resultado final 23g cada rodinha e 22g a da bequilha, no total 67g, menos do que uma única original.


[img:0ca5e8bb06]http://imageshack.us/a/img715/7489/img487c.jpg[/img:0ca5e8bb06]
[img:0ca5e8bb06]http://imageshack.us/a/img585/8939/img488w.jpg[/img:0ca5e8bb06]
[img:0ca5e8bb06]http://imageshack.us/a/img689/6928/img490q.jpg[/img:0ca5e8bb06]

Detalhe do alojamento do retratil

[img:0ca5e8bb06]http://imageshack.us/a/img4/1650/img462o.jpg[/img:0ca5e8bb06]

Detalhe do buraco pra acomodar o motor do retratil

[img:0ca5e8bb06]http://imageshack.us/a/img7/3135/img461j.jpg[/img:0ca5e8bb06]


fixação dos retrateis

[img:0ca5e8bb06]http://imageshack.us/a/img835/3925/img467l.jpg[/img:0ca5e8bb06]
Marcos Koller

-->> Só não cai o que não voa <<--
Responder