Receptor R127DF

Li-po, Li-Ion, Nimh, 1s2p, 10c...... quer aprender mais sobre o "combustivel" dos nossos modelos? Este é o local! Aqui também está aqueles esquema de carregador ou aquele ESC que estava procurando.
ric.caetano
membro
Mensagens: 65
Registrado em: Ter Jan 08, 2013 11:18 am
Localização: Vitoria - ES

Receptor R127DF

Mensagem por ric.caetano »

Parece que a futaba guarda a sete chaves os documentos tecnicos de seus produtos.
Sei que envolve questoes financeiras, direitos autorais, mas eu so quero para fins pessoais, nao pretendo dar nenhum uso comercial a eles.

Alguem tem ou sabe onde posso achar os esquemas do receptor R127DF, e menos importante, do transmissor 7CAP?
Avatar do usuário
LaercioLMB
membro
Mensagens: 13808
Registrado em: Qui Abr 16, 2009 8:40 pm
Localização: Porto Alegre - RS- 53

Mensagem por LaercioLMB »

Mesmo que seja verdade, isso é o que todos dizem, que querem só para uso particular e não para fins comerciais.
Se você entende mesmo de eletrônica, basta pegar um receptor 127DF e analisar a placa dele e ver o diagrama, pois quem entende de eletrônica, sabe fazer um diagrama só olhando as trilhas.
Dá trabalho sim, mas tudo nessa vida tem trabalho, seja aqui ou ali.
Se você criticar um sábio, ele te agradecerá. Se você criticar um ignorante, ele te insultará.
ric.caetano
membro
Mensagens: 65
Registrado em: Ter Jan 08, 2013 11:18 am
Localização: Vitoria - ES

Mensagem por ric.caetano »

A humanidade esta mesmo é precisando de mais fé uns nos outros.

Cara, sou formado em engenharia eletrica e tenho a eletronica como hobby. Comprei um conjunto 7CAP e R127DF para fazer algumas experiencias nao relacionadas a aeromodelismo, mas onde preciso de um equpamento de radio controle de qualidade. Escolhi um modelo 72MHz, FM, apesar de reconhecer que a tecnologia 2,4GHz e´ melhor, por ser mais adequada às necessidades do meu projeto.
Bem, isto nem vem muito ao caso, o que ocorreu e´ que fui alvo de má fé e acabei com um conjunto 7CAP e R127DF, que esta com um alcance maximo de 50metros. Com os devidos conhecimentos acredito ser capaz de minimizar meu prejuizo tentando ajustar o radio. É claro que isto nao e´ garantido, mas estou apenas querendo resolver, como disse, uma questao extremamente pessoal.
É so, mas compreendo, quando um profissional que trabalha com isto diz nao poder fornecer tal material, por questoes comercial com a Futaba, etc, etc.
Se for o caso, simplesmente me desculpe, se nao, nao vejo porque nao disponibilizar o referido circuito, ja´que o R127DF é inclusive considerado fora de linha.
Avatar do usuário
alexcmag
Equipe E-voo.com
Mensagens: 14800
Registrado em: Sex Fev 13, 2004 12:13 pm
Localização: Sao Paulo SP
Contato:

Mensagem por alexcmag »

O ideal é você procurar algum modelista que ainda tenha 72mhz para tentar identificar se o problema é no transmissor ou no receptor.

No receptor o problema com maior chance de gerar este sintoma é quebra nos ressonadores ou filtros cerâmicos de 455Khz e 10.5MHz, além dos cristais obviamente.

No transmissor o problema mais comum para diminuir alcance a este nível é o transístor de saída, que queima quando o usuário deixa ligado o rádio com antena recolhida.
ric.caetano
membro
Mensagens: 65
Registrado em: Ter Jan 08, 2013 11:18 am
Localização: Vitoria - ES

Mensagem por ric.caetano »

Alex, valeu pelas dicas, é que e´ dificil achar usuarios de 72MHz atualmente, pelo menos aqui em minha cidade onde o hobby nao e´ tao difundido afinal
Como sugeriu o colega Laercio estou fazendo uma rengenharia da parte de RF, ja que o codificador eu encontrei o esquema completo na web.
Obtive facil o datasheet do CI principal que faz o receptor FM, e ja consegui identificar a funcao de cada uma das bobinas, cristais e afins, apesar de nao ser facil levantar o esquema de um ciruito todo SMD como este receptor.
Se houver interesse em outra ocasiao posto meu avanço (ou fracasso) no objetivo de ajustar o alcance do conjunto. Como tenho acesso a um bom osciloscopio, frequencimetro e outras coisas pude perceber (apesar de nao estar absolutamente certo) de que o tx parece ok...
Por fim, se alguem estiver passando pela mesma dificuldade teri prazer em compartilhar o material que ja obtive ate o momento.
Avatar do usuário
CONDOR 2
membro
Mensagens: 3310
Registrado em: Sex Nov 19, 2010 10:19 am
Localização: São Paulo- SP

Mensagem por CONDOR 2 »

Será que isso ajuda?

http://mysite.verizon.net/res7yvp2/sitebuildercontent/sitebuilderfiles/fp-r127df.pdf
Até onde posso vou deixando o melhor de mim...Se alguém não viu foi por falta de amor no coração...ÓIA !!!!!!
Avatar do usuário
CONDOR 2
membro
Mensagens: 3310
Registrado em: Sex Nov 19, 2010 10:19 am
Localização: São Paulo- SP

Mensagem por CONDOR 2 »

Ou sobre o assunto:

http://www.rcgroups.com/forums/showthread.php?t=1372602&highlight=r127df+schemat
Até onde posso vou deixando o melhor de mim...Se alguém não viu foi por falta de amor no coração...ÓIA !!!!!!
ric.caetano
membro
Mensagens: 65
Registrado em: Ter Jan 08, 2013 11:18 am
Localização: Vitoria - ES

Mensagem por ric.caetano »

Sem duvida que ajuda. Esta e´ a etapa de decodificacao do receptor, basicamente a plaquinha onde estao os conectores dos servos.
Este radio tem 2 placas. Se for ele o culpado, com certeza o problema esta na outra placa, a de RF...
Hoje eu avancei um pouco mais e cheguei a conclusao que o filtro 455KHz esta ruim... Troquei por um equivalente que disponho e, parece-me, o sinal antes do decodificador ficou bem mais "limpo" e potente...
Farei um deste de alcance hoje no final do dia, amanha postarei se obtive sucesso ou nao.
Avatar do usuário
Marco Antonio
Equipe E-voo.com
Mensagens: 19364
Registrado em: Seg Dez 29, 2003 4:51 pm
Localização: São Paulo, SP-52

Mensagem por Marco Antonio »

Não use o filtro cerâmico amarelinho que "vende por ai" use os da farnell.
Aviso: Usuário ainda mais Raivoso! Chegou 2014, daqui pra frente a coisa só piora!!! BUUUUU!!!
ric.caetano
membro
Mensagens: 65
Registrado em: Ter Jan 08, 2013 11:18 am
Localização: Vitoria - ES

Mensagem por ric.caetano »

Marcos,

A questao, como disse acima, e´ que isto foi fruto de uma compra mal sucedida que fiz no ML e tenho um pouco de "pressa" para definir o tamanho do prejuizo, incluindo se sera mais simples enviar tudo para alguem mais especializado, com mais equipamento, etc, etc...
Eu usei um filtro "qualquer" que tirei de um outro receptor, sobra de meus experimentos anteriores. Como o resultado foi visivel no osciloscopio ("melhora" do sinal da saida de audio do receptor, antes do decodificador), achei que tinha achado o culpado.
Bem, primeiro round receptor 1x0...
Entao, fiquei pensando. Como se faz um teste de alcance? O manual fala em 30m com antena recolhida. Como nao tenho um "modelo", uso uma cobaia para mover um canal qualquer e caminho com o receptor nas maos ate a perda do comando.
Sera que a proximidade com o corpo pode estar atrabalhando?
Eu diria que nao. Um equipamento projetado para controlar um modelo a ate uns 1000m, que fara todo tipo de piruera nao pode se dar ao luxo de falhar num raio de 100m por influencia de um corpo humano ou ma disposicao da antena.
Ou pode? Que acham?
Responder