Dica: Grip Flip Mod para T-Rex 450 PRO e clones.
Enviado: Qua Fev 06, 2013 11:33 pm
Olá pessoal!
Há uns dias atras, dando uma olhada no HeliFreak (http://www.helifreak.com/) encontrei uma dica muito legal para quem tem um 450 Pro ou clones, trata-se de uma pequena modificação no rotor de cauda que corrige uma questão de geometria dos 450 PRO.
Questão de geometria? Como assim? Tanta gente voa com os Trex há tanto tempo, com a cauda travada como uma rocha e ninguém reclamou ainda?
É mais simples que parece, basta fazer uma pequena reflexão:
Qual o sentido que gira o rotor principal? Sentido horário.
Qual o sentido que a cauda gira quando o motor força? Sentido anti horário
Então: Para compensar o torque o rotor de cauda deve compensar no sentido horário.
Daí vocês vão pensar: "Dãaaaaaa, normal isso... hoje qualquer gyro barato dá conta disso, todos eles já tem modo "trava cauda" então pra que todo esse bla bla bla?"
Hoje com servos rapidíssimos e gyros avançados, nem nos preocupamos mais com a quebra de torque que nada mais é do que regular o rotor de cauda com o passo já acertado para compensar o torque mesmo com o servo na posição neutra.
Porém, seguindo o manual da Align para o acerto da cauda, deve-se deixar o braço do servo a 90 graus do pushrod e o pitch slider no meio do curso do eixo, assim temos a posição neutra. Mas se observarem o passo das pás, verão que eles estão com angulo Zero.
A questão que o Bob Finless (do helifreak) levantou é que na grande maioria dos helis atuais (inclusive outros helis da Align) a posição neutra da cauda é com um pequeno passo já compensando o torque.
Mesmo assim, de fato o gyro ainda segura bem a cauda. Será?
Tentem fazer um vôo sem o trava cauda (rate mode), mesmo com o melhor gyro e o melhor servo, haverá sim um pequeno drift na cauda, pela ausência da quebra de torque natural do heli.
É possível sim regular a cauda com um pouco de quebra de torque bastando aumentar umas 3 voltas no link do servo e questão resolvida.
Nem tanto... eis a questão de geometria e todo o motivo desse bla bla bla.
Aumentando o link do servo, teremos um diferencial nos comandos, pois o braço do servo fica a 90 graus do push rod, já o braço do pitch slider fica com um ângulo bem mais fechado. causando uma diferança entre o comando da esquerda e o comando da direita. Esta diferença ocorre porque o movimento do braço do servo forma um circulo e para ter o mesmo movimento, devemos ter 90 graus no braço do servo e 90 graus no braço do pitch slider para termos dois círculos iguais. O porque dessa diferença eu deixo pro pessoal que entende melhor de geometria, seno, cosseno e tal heheheh.
Apesar de todo esse chalalá, a modificação é bem simples e não vai custar sequer um centavo a mais, na sequência eu explico.
Há uns dias atras, dando uma olhada no HeliFreak (http://www.helifreak.com/) encontrei uma dica muito legal para quem tem um 450 Pro ou clones, trata-se de uma pequena modificação no rotor de cauda que corrige uma questão de geometria dos 450 PRO.
Questão de geometria? Como assim? Tanta gente voa com os Trex há tanto tempo, com a cauda travada como uma rocha e ninguém reclamou ainda?
É mais simples que parece, basta fazer uma pequena reflexão:
Qual o sentido que gira o rotor principal? Sentido horário.
Qual o sentido que a cauda gira quando o motor força? Sentido anti horário
Então: Para compensar o torque o rotor de cauda deve compensar no sentido horário.
Daí vocês vão pensar: "Dãaaaaaa, normal isso... hoje qualquer gyro barato dá conta disso, todos eles já tem modo "trava cauda" então pra que todo esse bla bla bla?"
Hoje com servos rapidíssimos e gyros avançados, nem nos preocupamos mais com a quebra de torque que nada mais é do que regular o rotor de cauda com o passo já acertado para compensar o torque mesmo com o servo na posição neutra.
Porém, seguindo o manual da Align para o acerto da cauda, deve-se deixar o braço do servo a 90 graus do pushrod e o pitch slider no meio do curso do eixo, assim temos a posição neutra. Mas se observarem o passo das pás, verão que eles estão com angulo Zero.
A questão que o Bob Finless (do helifreak) levantou é que na grande maioria dos helis atuais (inclusive outros helis da Align) a posição neutra da cauda é com um pequeno passo já compensando o torque.
Mesmo assim, de fato o gyro ainda segura bem a cauda. Será?
Tentem fazer um vôo sem o trava cauda (rate mode), mesmo com o melhor gyro e o melhor servo, haverá sim um pequeno drift na cauda, pela ausência da quebra de torque natural do heli.
É possível sim regular a cauda com um pouco de quebra de torque bastando aumentar umas 3 voltas no link do servo e questão resolvida.
Nem tanto... eis a questão de geometria e todo o motivo desse bla bla bla.
Aumentando o link do servo, teremos um diferencial nos comandos, pois o braço do servo fica a 90 graus do push rod, já o braço do pitch slider fica com um ângulo bem mais fechado. causando uma diferança entre o comando da esquerda e o comando da direita. Esta diferença ocorre porque o movimento do braço do servo forma um circulo e para ter o mesmo movimento, devemos ter 90 graus no braço do servo e 90 graus no braço do pitch slider para termos dois círculos iguais. O porque dessa diferença eu deixo pro pessoal que entende melhor de geometria, seno, cosseno e tal heheheh.
Apesar de todo esse chalalá, a modificação é bem simples e não vai custar sequer um centavo a mais, na sequência eu explico.