Reforma de zagi encontrada no lixo

Espaço para conversas agradáveis entre amigos, sobre nosso modelos ou sobre a competição de automodelos que está rolando, até para aquela piada aviatória ou as fotos do seu avião full escala favorito. O papo deve estar relacionado a modelismo ou aviação.
mattsafraid
membro
Mensagens: 4
Registrado em: Seg Jul 02, 2012 6:41 pm
Localização: Curitiba

Reforma de zagi encontrada no lixo

Mensagem por mattsafraid »

Fala galera, tudo bom?

Seguinte: Eu estava saindo de casa hoje pra ir no banco quando reparei que havia um pedaço de madeira "diferente" embaixo da lixeira do prédio, que parecia um perfil de aeromodelo... cheguei perto e vi que não apenas era um perfil, mas era a ponta de uma zagi que estava no lixo!

Eu a "resgatei" e agora tô pensando em como fazer pra revive-la. Gostaria da ajuda de vocês que manjam disso, se é algo válido de se fazer, qual a melhor técnica, essas coisas. Sobre a zagi eu tirei as seguintes medidas:

Tamanho: 133cm (52")
Corda raiz: 34cm
Corda ponta: 17cm
Peso do jeito que tá, sem eletrônica: ~350g

Eu não sei qual o perfil dela, mas não é parecido com o clark-y do meu treinador. Se for pra chutar eu diria que é um MH45. Mas não tenho certeza.

Ela tem uns buracos tapados com massa corrida e a entelagem é bem rídiga, acredito que seja fibra de vidro com resina. Ela tem uns pedaços de madeira colados nas pontas também. Nada indica que tenha washout.

Minha primeira ideia era tirar as madeiras da ponta, tirar as massas corridas e outras coisas coladas nela, e tentar lixar um pouco pra reduzir um pouco o peso. Depois, cortar as pontas das asas igual o modelo "assassin" do RC Groups. Depois disso colocar a eletrônica do meu treinador e tentar voar com ela.

A eletrônica que eu tenho em casa pro meu treinador (ugly stick 1,20m) é um motor 2210N (1000kV), um esc 25-30A bem jaguara da HK, servos azuizinhos 9g, helices GWS 9x5 e 8x4, uma bateria life 4S 1100 e uma lipo 2200 3S.

A minha ideia é deixar a zagi configurada pra voo lento, planeio, quem sabe amarrar uma camera, etc. Num primeiro momento não penso em deixar ela rápida e acrobática porque ela é grande e porque eu tenho servos 9g que virariam mingau numa asa dessas.

As minhas dúvidas são:
1. A ideia de lixar, tirar remendos e quem sabe entelar de novo é uma boa?
2. A eletronica que eu tenho dá pro gasto pra começar a brincar? Não penso em deixar essa eletronica definitiva; Vocês sugerem algo melhor?
3. Como calcular o peso ideal? Pros aeros eu uso o Wing Cubic Load (WCL). Daria pra usar a mesma conta pra categoria de treinador do WCL?
4. Eu acho que sem washout e sem winglet deve ficar bem ruim de voar, talvez por isso o antigo dono jogou fora. Daria pra contornar isso com aquele corte estilo Assassin?
5. Os elevons do jeito que estão prestam?

Seguem as fotos:

[URL=http://imageshack.us/photo/my-images/29/20130225165114.jpg/][img:c2fbdc948f]http://img29.imageshack.us/img29/2006/20130225165114.jpg[/img:c2fbdc948f][/URL]

[URL=http://imageshack.us/photo/my-images/29/20130225165103.jpg/][img:c2fbdc948f]http://img29.imageshack.us/img29/6292/20130225165103.jpg[/img:c2fbdc948f][/URL]

[URL=http://imageshack.us/photo/my-images/822/20130225165126.jpg/][img:c2fbdc948f]http://img822.imageshack.us/img822/4042/20130225165126.jpg[/img:c2fbdc948f][/URL]

Valeu!
Simplicity is the ultimate sophistication (da Vinci)
Avatar do usuário
juliogdiana
membro
Mensagens: 709
Registrado em: Ter Dez 20, 2011 5:48 pm
Localização: Irlanda

Re: Reforma de zagi encontrada no lixo

Mensagem por juliogdiana »

[quote="mattsafraid"]

As minhas dúvidas são:
1. A ideia de lixar, tirar remendos e quem sabe entelar de novo é uma boa?

[b:2ce39ebfae]Faz outra que é melhor, com fio quente se corta uma Zagi em menos de 10 minutos.[/b:2ce39ebfae]

2. A eletronica que eu tenho dá pro gasto pra começar a brincar? Não penso em deixar essa eletronica definitiva; Vocês sugerem algo melhor?

[b:2ce39ebfae]Existem milhares de configurações para Zagi, uma das mais usadas é Turnigy D2826-2 2200Kv com ESC de 30 amp, bateria 3s 2200 , servos HXT900 e 1,20mt de asa.[/b:2ce39ebfae]

3. Como calcular o peso ideal? Pros aeros eu uso o Wing Cubic Load (WCL). Daria pra usar a mesma conta pra categoria de treinador do WCL?
[b:2ce39ebfae]
Peso ideal pra que? Pra ficar thermal? Pra velocidade? Pra carregar câmera? Uma Asa com 1,20mt você pode colocar até 1kg nela que ela vai voar tranquilo.[/b:2ce39ebfae]

4. Eu acho que sem washout e sem winglet deve ficar bem ruim de voar, talvez por isso o antigo dono jogou fora. Daria pra contornar isso com aquele corte estilo Assassin?

[b:2ce39ebfae]Amigo, só se você tiver um olho bem "regulado" pra conseguir ver diferenças de 3 graus em um washout de Zagi, voar ela vôa sem winglets, mas o ideal é ter, fazer um com bandejinhas não demora 5 minutos.[/b:2ce39ebfae]

5. Os elevons do jeito que estão prestam?
[b:2ce39ebfae]
Faz outra seguindo o manual de zagis nesta página que é bem melhor.[/b:2ce39ebfae]

http://www.e-voo.com/manual/
"Inteligente não é quem sabe tudo, e sim aquele que sabe onde procurar aquilo que ele não sabe.
ricardosette
membro
Mensagens: 246
Registrado em: Qua Ago 29, 2012 3:23 pm
Localização: aguas da prata sao paulo

Mensagem por ricardosette »

Tem boas chances do ex dono aparecer por aqui !!! rsrs
Padoc
membro
Mensagens: 1
Registrado em: Sáb Jan 12, 2013 10:17 pm
Localização: Itapevi, SP

Mensagem por Padoc »

Amigo, boa noite
Sou membro do e-voo há algum tempo, sempre leio atentamente a tudo nesse site mas nunca escrevi absolutamente nada. Lendo seu post não pude deixar de fazer comentários.
Você encontrou uma asa na garagem de seu prédio e pretende reformá-la, é claro que você deve tentar faze-lo. Sabemos que em 10 minutos se pode cortar uma nova asa, mas e o desafio de tentar voá-la? Eu como você, sou novo nesse apaixonante esporte
não conseguiria orientá-lo quanto à Eletrônica, certamente se você vasculhar pela internet vai encontrar as respostas. Tire a massa dos buracos, lixe muito, coloque novos winglets, use sua criatividade, diminua o peso final, faça tentativas com a Eletrônica e tente, se ela não voar, tente novamente e se ela voar, certamente será seu melhor aeromodelo e vc vai se sentir vitorioso em seu esporte e sempre se lembrará dela, mesmo sabendo que se pode cortar uma asa nova em 10 minutos. Muita boa sorte e não desanime. Abraços, Paulo
Avatar do usuário
RodrigoB
membro
Mensagens: 836
Registrado em: Qua Jan 04, 2012 10:50 am
Localização: Londrina / Paraná

Mensagem por RodrigoB »

É isso aí Padoc, muito bem colocado. Nosso colega encontrou uma asa e gostaria de rerforma-la, por isso abriu o tópico. Possui dúvidas quanto a reforma e a eletrônica a ser utilizada e solicitou ajuda, pois como ele mesmo disse, utiliza um treinador. Então Matts o que posso dizer a você? Não desista de reformar essa asa... é um desafio que foi apresentado a você... não fuja dele.. mesmo sem saber ao certo, se está correto o que está fazendo, faça... pois é a melhor maneira de aprender.. Grande abraço e boa sorte... :)
Avatar do usuário
juliogdiana
membro
Mensagens: 709
Registrado em: Ter Dez 20, 2011 5:48 pm
Localização: Irlanda

Mensagem por juliogdiana »

[quote:8cf48242f4="Padoc"] Tire a massa dos buracos, lixe muito, coloque novos winglets, use sua criatividade, diminua o peso final, faça tentativas com a Eletrônica e tente, se ela não voar, tente novamente e se ela voar, certamente será seu melhor aeromodelo e vc vai [b:8cf48242f4]se sentir vitorioso[/b:8cf48242f4] em seu esporte e sempre se lembrará dela, mesmo sabendo que se pode cortar uma asa nova em 10 minutos. Muita boa sorte e não desanime. Abraços, Paulo[/quote:8cf48242f4]

Não sei que vitória ele vai sentir, isso é o mesmo que comprar um aero pronto e voar, a diferença é que em vez de comprar ele achou. Ele se sentiria "vitorioso" como diz você, fazendo a partir do zero o próprio modelo. Outra coisa, nunca joguei um modelo que voe ótimamente no lixo, e tenho certeza que outros modelistas também não, se estava no lixo, boa coisa ela não era.
"Inteligente não é quem sabe tudo, e sim aquele que sabe onde procurar aquilo que ele não sabe.
Avatar do usuário
Farleytufao
membro
Mensagens: 1943
Registrado em: Qua Jul 07, 2010 12:47 pm
Localização: Betim MG

Mensagem por Farleytufao »

[quote:298bb0d92f="juliogdiana"][quote:298bb0d92f="Padoc"] Tire a massa dos buracos, lixe muito, coloque novos winglets, use sua criatividade, diminua o peso final, faça tentativas com a Eletrônica e tente, se ela não voar, tente novamente e se ela voar, certamente será seu melhor aeromodelo e vc vai [b:298bb0d92f]se sentir vitorioso[/b:298bb0d92f] em seu esporte e sempre se lembrará dela, mesmo sabendo que se pode cortar uma asa nova em 10 minutos. Muita boa sorte e não desanime. Abraços, Paulo[/quote:298bb0d92f]

Não sei que vitória ele vai sentir, isso é o mesmo que comprar um aero pronto e voar, a diferença é que em vez de comprar ele achou. Ele se sentiria "vitorioso" como diz você, fazendo a partir do zero o próprio modelo. Outra coisa, nunca joguei um modelo que voe ótimamente no lixo, e tenho certeza que outros modelistas também não, se estava no lixo, boa coisa ela não era.[/quote:298bb0d92f]

Ou o camarada que jogou fora, teve muita preguiça de concertar e deixa-la ótima...
Vejo muitos cães que latem e não mordem...
Vejo muitos que mordem e não latem...
Basicamente isso...
Avatar do usuário
Indiana Junior
membro
Mensagens: 487
Registrado em: Ter Jan 31, 2012 4:16 pm
Localização: sao paulo

Mensagem por Indiana Junior »

[quote:03537f91a2="Farleytufao"][quote:03537f91a2="juliogdiana"][quote:03537f91a2="Padoc"] Tire a massa dos buracos, lixe muito, coloque novos winglets, use sua criatividade, diminua o peso final, faça tentativas com a Eletrônica e tente, se ela não voar, tente novamente e se ela voar, certamente será seu melhor aeromodelo e vc vai [b:03537f91a2]se sentir vitorioso[/b:03537f91a2] em seu esporte e sempre se lembrará dela, mesmo sabendo que se pode cortar uma asa nova em 10 minutos. Muita boa sorte e não desanime. Abraços, Paulo[/quote:03537f91a2]

Não sei que vitória ele vai sentir, isso é o mesmo que comprar um aero pronto e voar, a diferença é que em vez de comprar ele achou. Ele se sentiria "vitorioso" como diz você, fazendo a partir do zero o próprio modelo. Outra coisa, nunca joguei um modelo que voe ótimamente no lixo, e tenho certeza que outros modelistas também não, se estava no lixo, boa coisa ela não era.[/quote:03537f91a2]

Ou o camarada que jogou fora, teve muita preguiça de concertar e deixa-la ótima...[/quote:03537f91a2]

eu ja peguei asa do lixo sim, asa de treinador, so pq tinha amassado a ponta o cara jogou fora, e reformei e ficou otima, mas realmente da dó jogar fora ne, se o cara tem o arco pronto em casa, tem isopor ja cortado na medida, sei la, mesmo assim eu acho que vle reformar sim, , olha nao sei se é viavel, pq vi que vc é de curitiba e eu sou de sao paulo, mas se desanimar e quiser jogar no lixo aqui da minha casa, estou à disposiçao viu rsss
Avatar do usuário
silvio j. pestana
membro
Mensagens: 13
Registrado em: Sáb Set 24, 2011 6:55 pm

Mensagem por silvio j. pestana »

Pô que pena que eu não passei antes... bricadeira, é claro que voçe tem que reforma-lá , e o prazer e a sensação de saber que foi resgatada do lixo e agora voa. Como o amigo disse que cortar uma nova não leva dez minutos, pena que nem todo mundo tem uma cnc a disposição, e eu me incluo nesse hall :cry: . Vai em frente pelo menos tente.
Avatar do usuário
warne
membro
Mensagens: 5918
Registrado em: Ter Abr 22, 2008 1:10 am
Localização: Teresina, Piauí
Contato:

Mensagem por warne »

Pela cara da asa que tem em mãos, ela não parece ter sido construída seguindo o manual de asa de combate. Tem um jeitão de asa de algum jato.
E digo mais, parece ter sido usada em encosta, para pegar lift, arremesso de mão ou elástico.
Acho que foi usada assim, como um planador, ou pra testes mesmo.
Mesmo assim, há possibilidade de reforma, só terá que conferir algumas coisas.
Verificar se o washout;
Colar os atuais elevons ( do jeito que estar parecem mais ailerons), e depois acrescentar novos elevons, e
Cortar o local do motor.
Eu não vi, ou não conseguir ler, essa asa foi fibrada ou entelada.
Abs
Emerson
Responder