Fokker 27 Depron

Aqui colocamos as fotos da construção de nossos modelos.
pablo BH
membro
Mensagens: 63
Registrado em: Qua Jan 23, 2013 11:31 am
Localização: Belo Horizonte - MG

Fokker 27 Depron

Mensagem por pablo BH »

Eu pedi umas sugestões de bi-motor, em outro tópico, mas acabei decidindo fazer uma aeronave que eu ja tinha vontade de construir há algum tempo. Optei pelo fokker 50, mas deve virar um f-27 friendship por causa das hélices.

Envergadura: 160 cm
Corda na raiz: 21 cm
corda na ponta: 14 cm
largura da fuselagem: 16 cm
comprimento da fuselagem: 110 cm

Servos : 2 para aileron, 1 profundor, 1 leme e talvez 1 para flap se eu resolver utilizar
Trem de pouso Retrátil: vai depender do peso final da construção

Motores: dependendo do peso, poder ser que eu utilize o Donkey de 1.200 KV
ESC: 2 x 40A
Bateria: 2 x 2.200 mA ou 1x 5000 mA (Parece que 2 x 2.000 ainda fica mais barato que 1 x 5000)

[img:8003e269ec]http://www.e-voo.com/forum/files/n711fe_314.jpg[/img:8003e269ec]
Skype: pabloiglesias4
gmail: pabloiglesiasbh@gmail.com
Avatar do usuário
Gilberto
membro
Mensagens: 3062
Registrado em: Qui Abr 24, 2008 12:38 am
Localização: São Paulo, SP - 68 anos
Contato:

Mensagem por Gilberto »

Que tal este?

[img:6d9a72d2f5]http://assets-cache02.flogao.com.br/photos/12/01/06/34/140292024.jpg[/img:6d9a72d2f5]
Avião tem cauda e não calda; Avião tem nariz e não bico; Avião plana e não plaina; É fuselagem e não fuseca.
pablo BH
membro
Mensagens: 63
Registrado em: Qua Jan 23, 2013 11:31 am
Localização: Belo Horizonte - MG

Mensagem por pablo BH »

A planta da aeronave
Anexos
fokker-f27-friendship-1955.gif
fokker-f27-friendship-1955.gif (20.85 KiB) Exibido 8429 vezes
Skype: pabloiglesias4
gmail: pabloiglesiasbh@gmail.com
pablo BH
membro
Mensagens: 63
Registrado em: Qua Jan 23, 2013 11:31 am
Localização: Belo Horizonte - MG

Mensagem por pablo BH »

Eu aumentei um pouco a corda da asa, para tornar ele mais lento e facil de pilotar e mais fácil de achar o CG do avião , os mais experientes podem nao gostar da idéia mas fiz isso por não ter muita experiencia , alterei para Clark Y , o original era outro perfil mais complicado e tomei como base a asa de um Tucano que tenho de 1,00 m com corda de 21 cm , e 17 cm na ponta , eu adotei essa mesma estrutura , mas eu alonguei 30 cm de cada lado e na ponta, ficou 14 cm de corda , se fosse seguir a planta igualzinho , seriam 7,5 cm de corda , e mantive a altura do perfil igual do tucano que eu tenho, 2,5 cm , nas nervuras , mas quando eu revestir , devo usar depron de 2mm de espessura , que deve torná la um pouco mais alta + - 2,9 cm, agora falta eu decidir se vou colocar flap ou não.

Os Nacelles já desenhei em isopor P0, so falta cortar. devo colocar varetas dentro para torna lo mais resistente , além de ele sustentar o trem de pouso também, irei colocar um compensado em cada ponta para as paredes de fogo , devo também vazar o isopor onde irei instalar o trem de pouso para torná lo mais leve possivel
pablo BH
membro
Mensagens: 63
Registrado em: Qua Jan 23, 2013 11:31 am
Localização: Belo Horizonte - MG

Mensagem por pablo BH »

O motor que pretendo usar seriam 2 destes, com ESC de 30 A, eu vi que tem um torque muito bom e é um motor bem robusto, o eixo não empena muito fácil , com helice 3 pás, dá empuxo de 1200g , mas normalmente o que o fabricante fala costuma não ser verdadeiro, pensando que seja de 1kg , irá aguentar , mas se me disserem que eu posso usar motores menores, ja que o avião não é leve , eu nao comprei ainda


Specs:
RPM/v: 1100kv
Dimensions: 36 x 24mm
Shaft: 4.0mm
Voltage: 11.1v
Weight: 76g
No-load current: 1.8a @ 11.1v
Max Current: 32A
Max Watts: 280W
Mounting Holes: 44mm
Prop Data:
10x4.7 - 11.1v - 21A - 1150g Thrust
9050 - 11.1v - 18A - 900g Thrust
1060 (3 blade) - 11.1v - 23A - 1200g Thrust
Anexos
DONKEY1100-151938.jpg
DONKEY1100-151938.jpg (20.27 KiB) Exibido 8404 vezes
Skype: pabloiglesias4
gmail: pabloiglesiasbh@gmail.com
Avatar do usuário
Gilberto
membro
Mensagens: 3062
Registrado em: Qui Abr 24, 2008 12:38 am
Localização: São Paulo, SP - 68 anos
Contato:

Mensagem por Gilberto »

Quando se faz um modelo em escala temos que considerar alguns pontos;
- Se usarmos as medidas exatas do modelo real na escala de um modelo pequeno, geralmente voa mal.
- É usual aumentar-se a corda mesmo, você fez certo.
- É recomendável também aumentar a área dos estabilizadores (horizontal e vertical) para melhorar a estabilidade (cerca de 20% aprox.).

Isopor P0 pode ser usado, desde que reforce bem por dentro, mas o melhor é P3 mesmo, além de ser mais fácil de modelar.
pablo BH
membro
Mensagens: 63
Registrado em: Qua Jan 23, 2013 11:31 am
Localização: Belo Horizonte - MG

Mensagem por pablo BH »

Valeu Gilberto, eu tanto vi isso num ATR 42/72 , que um colega inclusive de BH mesmo fez , eu vi que ele mudou o perfil da asa mais ou menos do mesmo jeito que fiz, quanto ao reforço da asa , será que 2 varetas + - a 30% da asa uma em cima e uma embaixo , darão conta do recado , ou terei que colocar 4 ? Comprei o depron 2mm para fechar as asas , se eu não chegar muito cansado em casa , darei continuidade nas asas hoje ainda
pablo BH
membro
Mensagens: 63
Registrado em: Qua Jan 23, 2013 11:31 am
Localização: Belo Horizonte - MG

Mensagem por pablo BH »

[quote:0fa7da2293="Gilberto"]Quando se faz um modelo em escala temos que considerar alguns pontos;
- Se usarmos as medidas exatas do modelo real na escala de um modelo pequeno, geralmente voa mal.
- É usual aumentar-se a corda mesmo, você fez certo.
- É recomendável também aumentar a área dos estabilizadores (horizontal e vertical) para melhorar a estabilidade (cerca de 20% aprox.).

Isopor P0 pode ser usado, desde que reforce bem por dentro, mas o melhor é P3 mesmo, além de ser mais fácil de modelar.[/quote:0fa7da2293]


Quanto a aumentar a área dos estabilizadores, inclui também o aumento das partes móveis, tipo os ailerons, prfundores e Leme ?

Eu estou também pensando em por um pouco de diedro , na planta dá para ver que tem muito pouco, será interessante tipo uns 5 graus ?
Skype: pabloiglesias4
gmail: pabloiglesiasbh@gmail.com
Avatar do usuário
Gilberto
membro
Mensagens: 3062
Registrado em: Qui Abr 24, 2008 12:38 am
Localização: São Paulo, SP - 68 anos
Contato:

Mensagem por Gilberto »

Aumente as superfícies de comando todas proporcionalmente.
Como ele é asa alta e com boa área de fuselagem em baixo, faça como o original, deixe reto em cima e afinado em baixo.
Coloque as varetas acima e abaixo da longarina principal.
As asas serão de isopor cortado ou estrutural em depron?
pablo BH
membro
Mensagens: 63
Registrado em: Qua Jan 23, 2013 11:31 am
Localização: Belo Horizonte - MG

Mensagem por pablo BH »

[quote:4031e2a4ee="Gilberto"]Aumente as superfícies de comando todas proporcionalmente.
Como ele é asa alta e com boa área de fuselagem em baixo, faça como o original, deixe reto em cima e afinado em baixo.
Coloque as varetas acima e abaixo da longarina principal.
As asas serão de isopor cortado ou estrutural em depron?[/quote:4031e2a4ee]

As asas eu fiz com estrutura de depron de 5mm espessura e vou revestir com depron 2mm esquentando para pegar a curvatura , estou colando com Epóxi para fixar e cola amarela para madeira para dar mais resistencia.

os Nacelles , eu desenhei no P-0 , mas se ficar ruim , vou refaze-los com depron mesmo e parede de fogo com aqueles comprensados que se usam para fazer quadro-negro, campão de futebol de botão, etc.

agora o trem de pouso retrátil não sei se faço porque imagino que precise de um servo mais forte , que deve tornar mais pesado
Skype: pabloiglesias4
gmail: pabloiglesiasbh@gmail.com
Responder