Dual Rate

Este é o espaço para tirar suas dúvidas relacionado a construção de um aeromodelo,para os vários experts de plantão possam responder. Aqui também estarão os famosos artigos que já enriqueciam o outro fórum.
ric.caetano
membro
Mensagens: 65
Registrado em: Ter Jan 08, 2013 11:18 am
Localização: Vitoria - ES

Dual Rate

Mensagem por ric.caetano »

Vi muitas explicacoes interessantes sobre Dual Rate, pra que serve, como configurar, etc, etc... uns videos legais no youtube, e em resumo ententi que este ajuste permite diminuir a atuacao do stick sobre uma superficie. Ele mantem a curva de atuacao linear, mas o angulo da mesma diminui com a diminuicao do rate, e como resultado final, o stick chega ao fim do curso e o servo nao (uma especie de end point)...
Mas muitos radios possuem ajuste de rate maior que 100%! E ai? O servo chega ao fim do curso antes do stick? É de se esperar que existira uma area de atuacao do sick para alem da qual o servo nao mais se movera? Pra que serviria um rate 140%?
Li alguns manuais da Futaba (7C, 10C) onde fica mais ou menos claro que em 100% de dual rate o servo ira mover aprox ate o maximo de 40graus (de cada lado, 80graus ao todo).
Um servo padrao gira aprox 90graus o que SUGERE que o projeto da futaba reserva 5graus de cada lado a titulo de dual rate ate 140%.
Comentarios? Para ficar uma pergunta central, pra serve o dual rate acima de 100%? Algum uso pratico?
alexadidas
membro
Mensagens: 199
Registrado em: Qui Jun 14, 2012 12:10 pm
Localização: fortaleza

Mensagem por alexadidas »

Deixar o servo com mais comando do que o normal... Em vôos acrobáticos isso é bem útil.
Avatar do usuário
LaercioLMB
membro
Mensagens: 13808
Registrado em: Qui Abr 16, 2009 8:40 pm
Localização: Porto Alegre - RS- 53

Mensagem por LaercioLMB »

O curso máximo dos servos é de 60° e não 80°, salvo os servos de 180° para trens de pouso.
Você atinge mais de 30° para cada lado quando aciona os end point a mais de 100% para cada lado, só não sei se isso é válido para servos de 180°.
Não é recomendado o uso de mais de 100% pois força mais os servos e ainda em caso de alguma mixagem, o servo terá o curso extra de movimento, como no caso de flaperons, onde aciona os flaps, mas continua com um curso extra para acionar os ailerons simultaneamente.
Se você criticar um sábio, ele te agradecerá. Se você criticar um ignorante, ele te insultará.
Responder