Página 1 de 1
Enviado: Dom Abr 28, 2013 12:07 am
por LaercioLMB
Isso lembra os primeiros transmissores, receptores e principalmente os servos.
Enviado: Sex Mai 03, 2013 5:20 pm
por glauber
olha meu amigo aonde arrumaste essas fotos raras?hehe.
os servos são esses "kinematic"?
Re: Aeromodelismo nos tempos antigos
Enviado: Sex Mai 03, 2013 5:33 pm
por andredal
[quote:49a3ec6323="glauber"]Olha só a alegria,felicidade dos gringos hehehe
http://www.youtube.com/watch?v=bae54RVHhr0
aos 8:04 vejam só o tamanho do Tx.
É,nessa época ainda não existiam chips?[/quote:49a3ec6323]
Por volta do minuto 01:40, quando o homem lança o seu aero de uma moto, achei engraçado kkkkk, pena que logo cai :(.
Enviado: Sáb Mai 04, 2013 1:05 am
por Alvaro Sala
[b:ec78023ab9]Aeromodelistas antigos nos tempos modernos[/b:ec78023ab9]
Só pra constar
Essa foto eu tirei em 1º de maio de 2013 (anteontem).
Na esquerda o Nelson Mary com 80 anos de idade e campeão de várias modadlidades de VCC, e na direita o Wanderley Mendes com 60 e alguma coisa. Ambos estavam voande planadores de voo livre Chico da Aerobrás.
As modalidades que aparecem no vídeo são praticadas até hoje e são classes FAI (Fédération Aéronautique Internationale)
Enviado: Sáb Mai 04, 2013 1:07 am
por snag
[quote:7a55663068="glauber"] ... os servos são esses "kinematic"?[/quote:7a55663068]
A rigor, não se trata de servo, mas de um "atuador eletro-mecânico".
Tem um tópico no rcgroups com alguns vídeos de sistemas antigos: http://www.rcgroups.com/forums/showthread.php?t=1651639 . Apenas atentem que alguns vídeos mostram apenas um "simulador" (um equipamento moderno que o autor do vídeo montou para funcionar de forma semelhante ao sistema antigo). Outro detalhe é que nos modelos antigos, em vez do motor elétrico, muitas vezes, era usado um elástico enrolado (como aqueles usados nos modelos de vôo livre).
A maior parte desses rádios antigos possuíam apenas 1 canal e através de dispositivos mecânicos ou eletro-mecânicos, os caras conseguiam controlar várias funções.
Alguns funcionavam mais ou menos assim: o rádio tinha apenas 1 botão. O 1º toque, movia o leme para esquerda; o 2º toque, movia o leme para direita; o 3º toque, o profundor p/ baixo; o 4º toque, o profundor para cima; etc...
Então se queria fazer o modelo virar para a esquerda, apertava o botão uma vez; Se queria ir para direita, apertava rapidamente 2 vezes: se queria ir reto, apertava rapidamente 3 vezes; no terceiro toque, entrava na função do elevador: então se não queria descer nem subir, tinha que dar o 3º e 4º toque rapidamente e entrava na próxima função, que poderia, por exemplo, controlar o acelerador... Ou seja, se não queria acionar determinada função, precisa apertar o botão rapidamente. Não sei se quando começava o ciclo novamente, algum rádio dava algum bip, mas de qualquer forma, precisava muita coordenação e calma para ficar contando os toques no botão sem se perder.
Aqui um vídeo com um sistema parecido com o descrito acima, mas apenas com controle do leme (reparem no cara enrolando o elástico aos 55"):
[yt]Li1NWWwNXgM[/yt]
Enviado: Ter Mai 07, 2013 7:05 am
por Gilberto
Bem!!! Vejam este tópico de 2008;
http://www.e-voo.com/forum/viewtopic.php?t=42254
Enviado: Ter Mai 07, 2013 10:36 am
por LaercioLMB
[quote:01f213312d="glauber"]olha meu amigo aonde arrumaste essas fotos raras?hehe.
os servos são esses "kinematic"?[/quote:01f213312d]
Essas fotos raras são do acervo do Mano e os servos são sim esses kinematic.
O Mano tem alguns rádios bem antigos no museu dele e dá gosto em olhar.
Enviado: Qua Mai 08, 2013 1:05 pm
por glauber
[quote:3438c73151="Gilberto"]Bem!!! Vejam este tópico de 2008;
http://www.e-voo.com/forum/viewtopic.php?t=42254[/quote:3438c73151]
Obrigado por recomendar este tópico!material de ouro.