Usando apenas 1 servo na asa

Espaço para conversas agradáveis entre amigos, sobre nosso modelos ou sobre a competição de automodelos que está rolando, até para aquela piada aviatória ou as fotos do seu avião full escala favorito. O papo deve estar relacionado a modelismo ou aviação.
Cristiano110
membro
Mensagens: 8
Registrado em: Sex Dez 28, 2012 4:05 pm
Localização: Lauro de Freitas, Bahia

Usando apenas 1 servo na asa

Mensagem por Cristiano110 »

Bom dia! Eu estou com um projeto de criação de um aeromodelo, mas tenho uma dúvida quanto aos servos. Sei que é bem mais fácil usar apenas 1 servo no meio da asa do que um em cada lado, para cada aileron. Então eu quero usar apenas um servo no meio da asa, e estarei criando um avião com aproximadamente 150cm de envergadura, e quero saber qual servo aguenta levantar os 2 ailerons, pois acredito que um servo de 9g comum não consiga. Alguém pode de ajudar? Obrigado!
EAE
Avatar do usuário
andredal
membro
Mensagens: 804
Registrado em: Ter Ago 21, 2012 10:19 am
Localização: Goiânia, Goiás

Mensagem por andredal »

Só com a envergadura do modelo não fica fácil te ajudar, pois você pode estar falando tanto de um Senorita, asa alta, treinador manso, quanto de um acrobático em que a superfície de comando dos ailerons são quase do mesmo tamanho da asa do Senorita.

Passe todas as informações, se possível até foto, do seu modelo. E já lhe adianto, se você não tiver um motivo concreto para justificar a utilização de apenas 1 servo para os ailerons, tirando grana ou preferência sem motivo, te recomendo a utilizar 1 servo para cada aileron. Ainda mais que teu aero tem 1,5m de envergadura, a asa é mais grossa, você consegue esconder o servo dentro da asa e fica perfeito.
Gilberto_CWB
Equipe E-voo.com
Mensagens: 851
Registrado em: Seg Nov 24, 2008 11:38 am
Localização: Curitiba Parana

Mensagem por Gilberto_CWB »

Num aeromodelo dessa envergadura, seja treinador ou não, confirmo as palavras do colega Andredal. Se não for por $$$, nem se discute o uso de dois servos. Maior segurança, pode-se programar ailerons com movimentação diferenciada ( um sobe mais, o outro desce menos). E o trabalho para montar é bem mais fácil...
Avatar do usuário
Nino
membro
Mensagens: 974
Registrado em: Dom Set 16, 2007 10:41 pm
Localização: Avaré SP
Contato:

Mensagem por Nino »

[quote:02e5e84ebb="andredal"]... de um acrobático em que a superfície de comando dos ailerons são quase do ...

...E já lhe adianto, se você não tiver um motivo concreto para justificar a utilização de apenas 1 servo para os ailerons, tirando grana ou preferência sem motivo...[/quote:02e5e84ebb]

Aeromodelos acrobáticos não usam apenas um servo para dois ailerons. Um servo não é capaz de dar o grau necessário em um par de ailerons estando sozinho. E se for um modelo acrobático que utiliza baioneta, seria impossível ter comando nos ailerons com um servo só, modelos com baioneta, tem asas desmontáveis.

E não se precisa ter um bom motivo para instalar apenas um servo ao centro da asa em um treinador. Um treinador utiliza apenas 3° graus para cima e para baixo em cada ailiron, o que torna desnecessário a instalação de 2 servos na asa, o servo trabalha com folga em modelos treinadores.

Eu tenho um modelinho com 1,20 de asa e uso apenas um servinho para ambos os ailerons, funciona perfeitamente, e na minha opinião, faz pare do treinador ser configurado assim. Em grandes treinadores o sistema adotado é este, como em muitos Sticks e até mesmo no Avistar da Hobbico.
Nino Silveira.
Avatar do usuário
andredal
membro
Mensagens: 804
Registrado em: Ter Ago 21, 2012 10:19 am
Localização: Goiânia, Goiás

Mensagem por andredal »

Nino, não sei se tem problemas com interpretação de texto, mas em momento nenhum eu disse que um aeromodelo acrobático utiliza apenas 1 servo para os dois ailerons. Se analisar o contexto do que eu disse, verá que utilizei exemplos de aeromodelos com comportamentos totalmente diferentes para justificar a minha solicitação de mais informações do aeromodelo em questão do Cristiano.

Sobre a utilização de apenas um servo para os ailerons num treinador de 1200mm de envergadura, funciona sim, mas eu já vi dois casos nos meus 10 meses de aeromodelismo de um dos servos dos ailerons queimando e mesmo assim o piloto conseguir pousar, capenga mais pousando. O peso de um servo com a linkagem não passa de 20 gramas. Você tem um menor esforço, pois cada servo aciona apenas uma das superfícies, a linkagem fica muito mais simplificada e direta, com menos pontos de falha, você pode programar um movimento diferencial entre as superfícies de acordo com o seu modelo, flaperons e etc.
Avatar do usuário
Nino
membro
Mensagens: 974
Registrado em: Dom Set 16, 2007 10:41 pm
Localização: Avaré SP
Contato:

Mensagem por Nino »

Certo André, entendido. Cristiano, está a seu critério escolher, se for um treinador, um servinho faz o serviço tranquilamente, mas se for de sua vontade que ambos os ailerons tenham servos separados, faça, pois das duas maneiras, terá boa manobrabilidade.

Boa sorte!
Avatar do usuário
Golf Mike Charlie
membro
Mensagens: 226
Registrado em: Sex Nov 23, 2007 6:36 am
Localização: Rio de Janeiro-RJ

Mensagem por Golf Mike Charlie »

Vá de Futaba S3010.
XG 11 - OS .61, OS .40, OS4T .52, Saito4T .56, Evo 15cc
Responder