Ainda sobre Baterias Lipo, uma dica aos novatos

Li-po, Li-Ion, Nimh, 1s2p, 10c...... quer aprender mais sobre o "combustivel" dos nossos modelos? Este é o local! Aqui também está aqueles esquema de carregador ou aquele ESC que estava procurando.
Avatar do usuário
Douglas Lenz
membro
Mensagens: 1111
Registrado em: Qui Mar 01, 2012 1:56 pm
Localização: Porto Alegre - RS
Contato:

Ainda sobre Baterias Lipo, uma dica aos novatos

Mensagem por Douglas Lenz »

É normal do ser humano só acreditar no que pode ver ou no que acontece a si próprio. Pois bem, me considero ainda novato no aero elétrico (menos de 2 anos) e sempre fiquei instigado com todos os relatos de baterias LiPo e suas histórias de entrar em combustão e tal.

Fica a dica pra quem tá iniciando e assim como eu acha que não é bem assim como falam, é sim!! Queima mesmo, explode mesmo. Tem que se ter cuidado exagerado com elas.

Aconteceu comigo a um ou dois meses atrás, coloquei para carregar e simplesmente após alguns minutos soltou um assobio bem alto e uma fumaceira, não vi chama, pelo menos visível... esquentou muiiito e ficou assim.

Estava carregando ao lado do carro, no chão. Muitas vezes vejo gente as carregando em cima do filtro de ar do carro, ou dentro do compartimento do motor, não façam isso por que este calor que é gerado por ela mais gasolina... não dá certo.

Fica a dica e a contribuição. Por sorte não aconteceu nada mais grave.
[URL=http://s288.photobucket.com/user/dougsfish/media/bat001_zps08661fe5.jpg.html][img:d9156251c5]http://i288.photobucket.com/albums/ll197/dougsfish/bat001_zps08661fe5.jpg[/img:d9156251c5][/URL]
Abração do meu tamanho!!
Respeitosamente
Douglas Lenz
Avatar do usuário
roclombardi
membro
Mensagens: 378
Registrado em: Ter Jun 15, 2010 8:23 pm
Localização: Macapá- AP

Mensagem por roclombardi »

Só carrego as minhas dentro da churrasqueira de alvenaria ,já adverti o pessoal da pista varias vezes sobre carregar dentro dos carros
boa dica ai para o pessoal amigo
Abs
Avatar do usuário
Kvra
membro
Mensagens: 142
Registrado em: Ter Dez 29, 2009 10:02 pm
Localização: Realengo - RJ

Mensagem por Kvra »

Um amigo de pista estava com uma bateria inchada e resolveu fura-la logo para evitar maiores danos. Colocou ela no chão e com uma faca alpha deu um furo nela, aconteceu a mesma coisa que você descreveu, assobio com fumaceira, quando ele foi furar a segunda célula reparou que a lamina da faca havia derretido, isto mesmo, derreteu a lamina e olha que ele somente enfiou e tirou na mesma hora, pois sabia que ela queimaria.
Avatar do usuário
Marco Antonio
Equipe E-voo.com
Mensagens: 19364
Registrado em: Seg Dez 29, 2003 4:51 pm
Localização: São Paulo, SP-52

Mensagem por Marco Antonio »

Lipo não explode, ela incendeia.
A diferença é a velocidade da queima e a formação de gases(expansão rápida)
Lipo queima(ou incendeia) em velocidade moderada e sua chama pode atingir mais de 2000 graus
Aviso: Usuário ainda mais Raivoso! Chegou 2014, daqui pra frente a coisa só piora!!! BUUUUU!!!
Avatar do usuário
Marco Antonio
Equipe E-voo.com
Mensagens: 19364
Registrado em: Seg Dez 29, 2003 4:51 pm
Localização: São Paulo, SP-52

Mensagem por Marco Antonio »

Já dei uma diga barata e muito simples de guardar ela em casa... Tijolo vazado de cimento fazendo um "bunquer"
Aviso: Usuário ainda mais Raivoso! Chegou 2014, daqui pra frente a coisa só piora!!! BUUUUU!!!
Avatar do usuário
Patetta-MG
membro
Mensagens: 1072
Registrado em: Sex Jul 27, 2007 2:08 pm
Localização: Itaúna - MG

Mensagem por Patetta-MG »

Guardar naquelas sacolas próprias para Lipo resolve?
Avatar do usuário
Marco Antonio
Equipe E-voo.com
Mensagens: 19364
Registrado em: Seg Dez 29, 2003 4:51 pm
Localização: São Paulo, SP-52

Mensagem por Marco Antonio »

[quote:88a094977b="Patetta-MG"]Guardar naquelas sacolas próprias para Lipo resolve?[/quote:88a094977b]


Eu até tenho algumas dessas que uso pra transportar, mas pra guardar eu coloco individualmente nos furos, se uma resolver brincar de São João a perda é minimizada.
Aviso: Usuário ainda mais Raivoso! Chegou 2014, daqui pra frente a coisa só piora!!! BUUUUU!!!
Avatar do usuário
Vitor-Meireles
membro
Mensagens: 585
Registrado em: Sáb Nov 19, 2011 4:11 pm
Localização: Ouro Branco - MG

Mensagem por Vitor-Meireles »

Como assim Marco?? achei interessante mas nao compreendi completamente...Acho que farei isso..kkk. Voce usa cada cavidade do tijolo para uma lipo??
Avatar do usuário
Viridias
membro
Mensagens: 689
Registrado em: Qui Set 26, 2013 11:52 am
Localização: Fortaleza-CE

Mensagem por Viridias »

Já viram esse vídeo? http://www.youtube.com/watch?v=5sFCGhBPKH8. Essas baterias provocam chamas? Ou só fumaça? Como nesse vídeo.
Avatar do usuário
Metz
membro
Mensagens: 427
Registrado em: Qua Fev 08, 2012 10:28 am
Localização: Estrela - RS

Mensagem por Metz »

Aqui em casa eu guardo todas minhas lipos dentro de uma caixa de metal, daquelas tipo caixa de ferramentas. Essa caixa deixo fora de casa em local mais seguro. Porém se um dia uma bateria resolver queimar ali dentro, babaus pra todas as outras hahaha

Desse modo acho interessante a técnica do tijolo furado, mas para as lipos maiores, tipo as minhas 4S de 3300 e 4500mah duvido que sirva uma em cada furo, são muito grandes, ou tem tijolo furado com furos de 60mm?
Responder