Como funciona equipamento a Vácuo para nosso Hobby?

Espaço para conversas agradáveis entre amigos, sobre nosso modelos ou sobre a competição de automodelos que está rolando, até para aquela piada aviatória ou as fotos do seu avião full escala favorito. O papo deve estar relacionado a modelismo ou aviação.
Avatar do usuário
Raketrinike
membro
Mensagens: 884
Registrado em: Seg Ago 27, 2012 9:52 am
Localização: Votuporanga - SP
Contato:

Como funciona equipamento a Vácuo para nosso Hobby?

Mensagem por Raketrinike »

Pessoal estou cada vez mais querendo ir mais fundo no aeromodelismo, porem tem algumas ferramentas que vejo o pessoal usando mas que ainda não sei como funciona..

por exemplo esta maquina de vácuo que o pessoal usa, muitas vezes fabricadas por eles mesmos, como que funciona? é fácil de fazer? o sistema de ar é que sopra ou suga?

Abs.
Avatar do usuário
Marco Antonio
Equipe E-voo.com
Mensagens: 19364
Registrado em: Seg Dez 29, 2003 4:51 pm
Localização: São Paulo, SP-52

Re: Como funciona equipamento a Vácuo para nosso Hobby?

Mensagem por Marco Antonio »

[quote:6219155428="Raketrinike"]Pessoal estou cada vez mais querendo ir mais fundo no aeromodelismo, porem tem algumas ferramentas que vejo o pessoal usando mas que ainda não sei como funciona..

por exemplo esta maquina de vácuo que o pessoal usa, muitas vezes fabricadas por eles mesmos, como que funciona? é fácil de fazer? o sistema de ar é que sopra ou suga?

Abs.[/quote:6219155428]

...pega um saco, não!!! Vai que acostuma.

Pegue um saco... Ah, você entendeu!!!

Assopra nele, faz vácuo?????

Aliás, sabe o que é vácuo????
Aviso: Usuário ainda mais Raivoso! Chegou 2014, daqui pra frente a coisa só piora!!! BUUUUU!!!
Avatar do usuário
Antonio Carlos
membro
Mensagens: 1293
Registrado em: Sex Jul 15, 2005 9:31 pm
Localização: São Paulo, SP

Mensagem por Antonio Carlos »

Acho que esses tópicos irão esclarecer suas dúvidas:
http://www.e-voo.com/forum/viewtopic.php?t=65810
http://www.e-voo.com/forum/viewtopic.php?t=114601
http://www.e-voo.com/forum/viewtopic.php?t=141248

Abs,
Avatar do usuário
Raketrinike
membro
Mensagens: 884
Registrado em: Seg Ago 27, 2012 9:52 am
Localização: Votuporanga - SP
Contato:

Mensagem por Raketrinike »

um exemplo, se eu quero fazer um sistema a vácuo, imaginamos que seja um caixa de sapato, dentro dele vai ter a peça que quero fazer um molde de uma rodinha, ai coloco este saco que com certeza vai ser outro tipo de material, e assopro ele, onde o saco for não haverá bolhas e irá fazer com que a marca da roda fique marcada?

acho que é mais ou menos isso não é?

sendo assim preciso de um equipamento que assopre e não sugue.. exemplo um compressor, correto?
Avatar do usuário
Marco Antonio
Equipe E-voo.com
Mensagens: 19364
Registrado em: Seg Dez 29, 2003 4:51 pm
Localização: São Paulo, SP-52

Mensagem por Marco Antonio »

Está ai um belo exemplo de quem não quer admitir que falou uma bobagem sem tamanho, digno de lulopetista... fala a bobagem e não assume!

Além da admirável capacidade de aceitar perda de material seu argumento se esquece de uma coisa, ao fazer insuflar ar sobre o saco para criar esse molde você resfria ele tirando a propriedade do saco moldar com garantia a peça.
Da próxima abaixa a cabeça e cheira.... o saco que você pegou!
Aviso: Usuário ainda mais Raivoso! Chegou 2014, daqui pra frente a coisa só piora!!! BUUUUU!!!
Avatar do usuário
Marco Antonio
Equipe E-voo.com
Mensagens: 19364
Registrado em: Seg Dez 29, 2003 4:51 pm
Localização: São Paulo, SP-52

Mensagem por Marco Antonio »

... mas imaginemos que seu saco somente seja usado para pressionar uma peça quente que esteja esperando o molde.
Belo saco o seu... hummmm tem qualidades de não esticar muito e perder a força de pressão, não transfere o calor, o a troca dele com o ar insuflado... ai você na ânsia de querer arrumar um argumento poderia dizer que o ar está quente. Sim.. boa ideia descabida de raciocínio!!! Um tremendo gasto de energia só pra valer seu argumento.
Ah, nunca imaginei em dizer isso... então não iria funcionar e seu saco ia ficar todo enrugado por não conseguir aderir completamente a peça.
Aviso: Usuário ainda mais Raivoso! Chegou 2014, daqui pra frente a coisa só piora!!! BUUUUU!!!
Avatar do usuário
Marco Antonio
Equipe E-voo.com
Mensagens: 19364
Registrado em: Seg Dez 29, 2003 4:51 pm
Localização: São Paulo, SP-52

Mensagem por Marco Antonio »

.. Mas péra, chama bomba de:

VACUOOOOOOOOOO!!

Não, então desculpe mas seu saco não passou na primeira qualificação.

Saco furado esse heim!!!!
Aviso: Usuário ainda mais Raivoso! Chegou 2014, daqui pra frente a coisa só piora!!! BUUUUU!!!
Avatar do usuário
Krizar
membro
Mensagens: 487
Registrado em: Ter Fev 28, 2012 7:37 pm
Localização: Santa Rita do Sapucaí / Campanha / Monsenhor Paulo, Minas Gerais

Mensagem por Krizar »

[quote:6aa0247f71="Raketrinike"]um exemplo, se eu quero fazer um sistema a vácuo, imaginamos que seja um caixa de sapato, dentro dele vai ter a peça que quero fazer um molde de uma rodinha, ai coloco este saco que com certeza vai ser outro tipo de material, e assopro ele, onde o saco for não haverá bolhas e irá fazer com que a marca da roda fique marcada?

acho que é mais ou menos isso não é?

sendo assim preciso de um equipamento que assopre e não sugue.. exemplo um compressor, correto?[/quote:6aa0247f71]

Amigo você está confundindo as técnicas, isso o que você tentou descrever é como algumas pessoas moldam canopy ou colw utilizando na maioria das vezes garrafa pet e um soprador térmico (ou um secador de cabelo). Isso é uma maneira improvisada de fazer essas peças com um resultado mediano.

Agora o que você quer saber funciona utilizando vácuo.
Olhe os links postados acima que você intenderá mas, o ar será puxado e não soprado como você falou.
- Maurício Gomes de Melo -
Voar, estudar, construir, estudar e projetar!
Avatar do usuário
Marco Antonio
Equipe E-voo.com
Mensagens: 19364
Registrado em: Seg Dez 29, 2003 4:51 pm
Localização: São Paulo, SP-52

Mensagem por Marco Antonio »

O cara estava tentando justificar uma gracinha, ele entendeu sim.

Tanto que o saco murchou!
Aviso: Usuário ainda mais Raivoso! Chegou 2014, daqui pra frente a coisa só piora!!! BUUUUU!!!
Avatar do usuário
Raketrinike
membro
Mensagens: 884
Registrado em: Seg Ago 27, 2012 9:52 am
Localização: Votuporanga - SP
Contato:

Mensagem por Raketrinike »

Eu acho engraçado do jeito que o Marco escreve as coisas, eu tenho que ler e reler um umas 3x pra poder entender..

vou dar uma olhada nos links para ver,
Responder