Bixler - ESC super aquecendo

Qual o motor certo para qual modelo, qual hélice para tal redução, quantas voltas de fio em tal brushless.
Avatar do usuário
Rodrigo C
membro
Mensagens: 1806
Registrado em: Seg Jan 07, 2008 9:21 am
Localização: RS - Nova Prata 95320-000

Bixler - ESC super aquecendo

Mensagem por Rodrigo C »

Boa tarde pessoal!

Fiz hoje a tarde o primeiro voo do meu Bixler 2, consiste num kit ARF, montado com 6 servos (2 aileron, 2 flap, 1 leme e 1 profundor). Nos primeiros testes em bancada percebi que o esc estava aquecendo bastante, imaginei que fosse o BEC sobre carregado, portanto providenciei um UBEC de 5A e nos testes o esc ficou morno, mas como em bancada não tenho como manter potência a pleno por questões de segurança, parti para o voo.

O motor é um Outrunner 2620-1300kv que vem com o kit e segundo a HK é necessário um esc de 20A. A hélice utilizada é a que veio no kit, que se parece com uma APC style 7x5, estava um pouco desbalanceada portanto tratei de corrigir isto. Por segurança, o esc utilizado é um HK 40A, ou seja, o dobro do que o foi solicitado.

Eis que surpreendentemente depois de cerca de 5 minutos de voo, o esc cortou por super aquecimento, pousei, deixei o esc esfriar e fiz um voo pegando mais leve no acelerador, o resultado foi que o esc não cortou, mas estava MUITO quente depois de 10 minutos de voo, impossivel manter o dedo em cima.

Achei muito estranho, o motor ficou absolutamente gelado nos dois voos, ou seja, o motor não estava sendo forçado, e o consumo teoricamente também não estava alto, pois é um motor pequeno, que nem teria como consumir os 40A para levar o esc a tal temperatura. As baterias usadas eram 3s 2250mAh 45c Thunder Power.

Os voos não foram feitos com motor a pleno por mais que 10-15 segundos, em geral foi mantido de 40 a 60% de aceleração, ainda intercalados com momentos sem motor algum, pois o modelo plana demais.

Alguém já teve experiencias com o motor deste avião? Desconfio que o esc esteja com defeito, até tenho um esc de 30A, mas depois dessa fiquei com medo de tentar voar com um esc de 30A e acabar queimando o esc!

:roll:
RC
Avatar do usuário
aerovetro
membro
Mensagens: 211
Registrado em: Qui Dez 22, 2011 2:35 pm
Localização: São Carlos - SP

Mensagem por aerovetro »

Esc nao adequado a corrente de consumo do motor ou helice nao atende as especificacoes do motor. Tem ainda a possibilidade de nao estar recebendo a ventilacao correta.
PorcoMaster
membro
Mensagens: 159
Registrado em: Dom Nov 21, 2010 7:04 pm
Localização: Indaiatuba/Santos - sp

Mensagem por PorcoMaster »

Eu vou dar um chute , não seria os servos , digo normalmente são entre 2-4 servos , voce ta com 6 servos , tem servo que pode dar pico de 1 A , se o motor normalmente usa 20 Amp num pico atinge 30 + 4-6 servos funcionando , ou seja talvez o esc não aguente , mas é só um chute conheço muito pouco para dar qualquer conselho
Avatar do usuário
Rodrigo C
membro
Mensagens: 1806
Registrado em: Seg Jan 07, 2008 9:21 am
Localização: RS - Nova Prata 95320-000

Mensagem por Rodrigo C »

[quote:12e49f404a="aerovetro"]Esc nao adequado a corrente de consumo do motor ou helice nao atende as especificacoes do motor. Tem ainda a possibilidade de nao estar recebendo a ventilacao correta.[/quote:12e49f404a]

O esc solicitado pelo fabricante do motor é 20A, eu coloquei um que suporta o DOBRO.
A hélice é a que acompanha o motor, e o motor fica gelado, segundo testes, esse motor não passa de 15A com essa hélice.
RC
Avatar do usuário
Rodrigo C
membro
Mensagens: 1806
Registrado em: Seg Jan 07, 2008 9:21 am
Localização: RS - Nova Prata 95320-000

Mensagem por Rodrigo C »

[quote:a0ff26bf4c="PorcoMaster"]Eu vou dar um chute , não seria os servos , digo normalmente são entre 2-4 servos , voce ta com 6 servos , tem servo que pode dar pico de 1 A , se o motor normalmente usa 20 Amp num pico atinge 30 + 4-6 servos funcionando , ou seja talvez o esc não aguente , mas é só um chute conheço muito pouco para dar qualquer conselho[/quote:a0ff26bf4c]

Como eu citei ali em cima, estou usando um BEC externo de 5A, que fica frio o tempo todo, com tensão estável. Servos descartados. O limite do motor é 20A, ele está frio ao final do voo, não deve estar chegando a 20A, como comentei acima, o consumo dele com essa hélice fica em 15 amperes.
RC
Avatar do usuário
LaercioLMB
membro
Mensagens: 13808
Registrado em: Qui Abr 16, 2009 8:40 pm
Localização: Porto Alegre - RS- 53

Mensagem por LaercioLMB »

Cheque as soldas dos conectores do motor e os próprios conectores se não estão folgados, pois todo e qualquer mal contato em um conector, gera aquecimento e isso gera consumo muito alto e o ESC está sentindo além do consumo do motor, o consumo desse mal contato.
Outro ponto importante, é onde está colocado o ESC, se passa ar por ele para mantê-lo refrigerado, pois se estiver fechado em algum lugar, ele ao aquecer, irá aquecer o ar em sua volta que por sua vez, irá esquentar o ESC cada vez mais por um efeito chamado "cascata", onde uma reação leva a outra e isso forma o loop se repetindo o tempo todo e cada vez com mais intensidade até a pane total.
Se o motor consumo 15A, pode colocar o ESC de 30A sem problemas, mas um detalhe também muito importante, é que os ESC não aceitam todos os tipos de motores, uns são para motores de baixo KV, outros são para motores de alto KV e não é pelo ESC suportar 100A, que ele irá fazer funcionar bem um motor de 15A.
Tudo isso influencia, pois um motor trifásico (brushless), funciona com pulsos de corrente e não é igual a um motor monofásico (brushed) que funciona com tensão variável.
Esses pulsos são diferentes em cada tipo de motor trifásico e os ESC são programados para uma faixa de pulsos e não para todo o tipo de pulsos.
Um teste que você pode fazer em seu ESC, é alterar o timing do ESC, que é igual a um tempo de motor.
Altere o timing do ESC que está usando, para low e faça um novo teste. Eu já fiz isso em um motor TR3530 1100 que está usando hélice 12X6 e um ESC de 30A, se eu deixar o ESC com o timing em mid, ele e o motor esquentam, se deixar em high então, o ESC esquenta muito, mas em low, nem o motor e nem o ESC esquentam.
Por isso é que os ESC's tem programação de timing (tempo do pulso) do motor, para poder suportar uma variedade maior de motores, mas mesmo assim, ainda não suporta todos os tipos de motores.

PS: a tradução de timing como tempo dos pulsos do motor não é real, é somente uma definição do que o timing faz e não a tradução da palavra.
Se você criticar um sábio, ele te agradecerá. Se você criticar um ignorante, ele te insultará.
Avatar do usuário
Rodrigo C
membro
Mensagens: 1806
Registrado em: Seg Jan 07, 2008 9:21 am
Localização: RS - Nova Prata 95320-000

Mensagem por Rodrigo C »

[quote:34f28c5beb="LaercioLMB"]Cheque as soldas dos conectores do motor e os próprios conectores se não estão folgados, pois todo e qualquer mal contato em um conector, gera aquecimento e isso gera consumo muito alto e o ESC está sentindo além do consumo do motor, o consumo desse mal contato.
Outro ponto importante, é onde está colocado o ESC, se passa ar por ele para mantê-lo refrigerado, pois se estiver fechado em algum lugar, ele ao aquecer, irá aquecer o ar em sua volta que por sua vez, irá esquentar o ESC cada vez mais por um efeito chamado "cascata", onde uma reação leva a outra e isso forma o loop se repetindo o tempo todo e cada vez com mais intensidade até a pane total.
Se o motor consumo 15A, pode colocar o ESC de 30A sem problemas, mas um detalhe também muito importante, é que os ESC não aceitam todos os tipos de motores, uns são para motores de baixo KV, outros são para motores de alto KV e não é pelo ESC suportar 100A, que ele irá fazer funcionar bem um motor de 15A.
Tudo isso influencia, pois um motor trifásico (brushless), funciona com pulsos de corrente e não é igual a um motor monofásico (brushed) que funciona com tensão variável.
Esses pulsos são diferentes em cada tipo de motor trifásico e os ESC são programados para uma faixa de pulsos e não para todo o tipo de pulsos.
Um teste que você pode fazer em seu ESC, é alterar o timing do ESC, que é igual a um tempo de motor.
Altere o timing do ESC que está usando, para low e faça um novo teste. Eu já fiz isso em um motor TR3530 1100 que está usando hélice 12X6 e um ESC de 30A, se eu deixar o ESC com o timing em mid, ele e o motor esquentam, se deixar em high então, o ESC esquenta muito, mas em low, nem o motor e nem o ESC esquentam.
Por isso é que os ESC's tem programação de timing (tempo do pulso) do motor, para poder suportar uma variedade maior de motores, mas mesmo assim, ainda não suporta todos os tipos de motores.

PS: a tradução de timing como tempo dos pulsos do motor não é real, é somente uma definição do que o timing faz e não a tradução da palavra.[/quote:34f28c5beb]

Conferi as soldas, conexões, a principio tudo ok, sem mal contato.

O esc fica dentro da fuselagem, até circula ar por ela, mas o fluxo não é grande, os furos de ventilação são pequenos e está fora de cogitação aumentar essas entradas e saidas de ar, todavia, estou usando um esc que me confere uma margem de segurança muito grande, não deveria esquentar ao ponto de precisar de um grande fluxo de ar trocando calor, certo? :roll:

Pelo que andei lendo esse esc suporta motores de até 1700kv, não tenho o cartão de programação, mas pude constatar que deixando o motor livre girando por 3 minutos com 70% de aceleração o esc também aqueceu, não da mesma maneira, mas é estranho o esc aquecer com um consumo tão insignificante.

Vou tentar um voo com outro esc de 30A.
RC
Avatar do usuário
LaercioLMB
membro
Mensagens: 13808
Registrado em: Qui Abr 16, 2009 8:40 pm
Localização: Porto Alegre - RS- 53

Mensagem por LaercioLMB »

Um motor que consome 10A, tem KV igual a um motor que consome 100A, ou seja, não por o ESC suportar 1700 kv que será todos os motores de 1700 kv. Deu para entender?
Experimentou trocar o timing do motor antes de tomar uma decisão?
Se ficar somente no troca peça, nunca aprenderá para que serve realmente a programação de um ESC.
Eu comprei cartão de programação para os ESC's que uso justamente para esse problema não ocorrer.
Dá para programar sem o cartão? Sim, dá, mas é um saco decorar e entender corretamente todos os beep's e sequências deles.
Se você criticar um sábio, ele te agradecerá. Se você criticar um ignorante, ele te insultará.
Avatar do usuário
Rodrigo C
membro
Mensagens: 1806
Registrado em: Seg Jan 07, 2008 9:21 am
Localização: RS - Nova Prata 95320-000

Mensagem por Rodrigo C »

[quote:35b32c6f11="LaercioLMB"]Um motor que consome 10A, tem KV igual a um motor que consome 100A, ou seja, não por o ESC suportar 1700 kv que será todos os motores de 1700 kv. Deu para entender?
Experimentou trocar o timing do motor antes de tomar uma decisão?
Se ficar somente no troca peça, nunca aprenderá para que serve realmente a programação de um ESC.
Eu comprei cartão de programação para os ESC's que uso justamente para esse problema não ocorrer.
Dá para programar sem o cartão? Sim, dá, mas é um saco decorar e entender corretamente todos os beep's e sequências deles.[/quote:35b32c6f11]

Sim, entendi, podem acontecer incompatibilidades sempre, mesmo o kv sendo igual, existem outros fatores, fio, enrolamento, enfim, todas caracteristicas do motor que vão determinar um bom ou um casamento não tão bom assim entre o esc e o motor.

Pra ser sincero, não, não tentei ajustar o timing porque eu não tenho o cartão, e como você mesmo disse, é um saco mexer nisso, as chances de mudar uma configuração errada sem querer são meio grandes e depois pra colocar tudo de volta no lugar dá um trabalhão.

Pensei em de cara voar com esse esc diferente, se ficar bom, ok, problema resolvido, providencio um cartão de programação para tentar voltar a usar o esc problematico ou então passo esse esc para outro modelo em que não ocorreu a incompatibilidade!
RC
Avatar do usuário
LaercioLMB
membro
Mensagens: 13808
Registrado em: Qui Abr 16, 2009 8:40 pm
Localização: Porto Alegre - RS- 53

Mensagem por LaercioLMB »

Que bom que compreendeu bem a situação e é bom que providencie um cartão de programação logo, pois essa não é a primeira vez e nem será a última que passará por isso.
Muitas vezes podemos melhorar o desempenho de um motor somente mudando o timing do ESC, pois nem sempre só mudando a hélice resolve, pois pode ocorrer de uma hélice ficar ruim e outra ficar boa, mas consumir demais e não ter uma hélice meio termo para usar e é nessa hora que o timing do motor se alterado, fará toda a diferença.
Se você criticar um sábio, ele te agradecerá. Se você criticar um ignorante, ele te insultará.
Responder