Energizando APM 2.6

Espaço dedicado aos amantes desta modalidade de voo, divida suas experiencias/ideias com outros colegas!
Avatar do usuário
Prego
membro
Mensagens: 759
Registrado em: Qui Jun 01, 2006 11:01 pm
Localização: São Paulo - SP

Energizando APM 2.6

Mensagem por Prego »

Pessoal,

Estou tendo problemas para ligar a APM 2.6 pela bateria,

Conectei os cabos conforme o figurino mas não tá dando certo...
Já tentei com os fios vermelhos dos ESCs conectados e desconectados e não está subindo.

Andei olhando o google.wiki e lá tem um diagrama simples de conexão que foi o que eu fiz e não deu certo, aí tem essa parada desse jumper JP1 que na minha placa veio só os furinhos... queria saber se alguém já ligou a placa se preciso mesmo colocar esse jumper pra funcionar ou se ligando um BEC externo (e como faço isso) resolveria.

Mas consegui ligá-la à porta USB do computador e configurá-la normalmente... mas na bateria não liga nem a pau.

[URL=http://s1190.photobucket.com/user/PregoMSS/media/20131122_062400_zpscdd7f563.jpg.html][img:b2f480c696]http://i1190.photobucket.com/albums/z460/PregoMSS/20131122_062400_zpscdd7f563.jpg[/img:b2f480c696][/URL]

Valeu!
Helis 100 e 500/Parapente/Tucano/Spitfire/P-51/AMX/F-14/F-16/F-22/F-35/Mirage2000/Zagis 85-100-120/Reptile 500
robertb
membro
Mensagens: 958
Registrado em: Ter Nov 17, 2009 11:43 am
Localização: São Paulo, SP

Mensagem por robertb »

Ela tem dois circuitos, um que alimenta os outputs e outro os inputs.

Colocando o jp1, você faz virar um circuito só, ai com um BEC você energiza tudo.

Pelo que li não é aconselhável usar os ESCs para energizar, é melhor usar BEC, usa só o sinal dos ESCs (na maioria dos modelos é o fio branco, os outros desabilite, cortando o vermelho já resolve).

Ou você pode comprar e colocar o Power Module que ira energizar tudo também, e também informar ao Mission Planner a medição da bateria.

nos inputs também não precisa deste monte de fios que você colocou, coloca os plugs na vertical e não horizontal como estão e apenas um na horizontal.

mas em resumo para testar coloca o JP1 e coloca um BEC, não esquece de desabilitar os BECs dos ESC se ligar tudo junto vai queimar.

outra coisa pelo que li não é legal energizar com bateria e USB ao mesmo tempo, eu já fiz, mas dizem que queima então melhor não fazer.

Esse Wiki abaixo explica bem em detalhes.

http://copter.ardupilot.com/wiki/common-apm25-and-26-overview/

infelizmente não tirei foto, ontem montei outra APM, mas se não resolver avisa que tiro uma foto.

abs
rmedeiros
membro
Mensagens: 1164
Registrado em: Seg Jul 17, 2006 10:04 pm
Localização: Joao Pessoa-PB

Mensagem por rmedeiros »

O que são queles 2 fios ligados na i2c?

Nunca vi nenhuma informação sobre energizar por ali

Vc esta usando BEC? caso positivo esta ligando do lado do input?

o jp1 só e necessário se vc for precisar de servos do lado output, no caso de um gimbal com servos ou voo de aviao

e mesmo assim recomenda-se não ligar, utilizar um circuito separado.
robertb
membro
Mensagens: 958
Registrado em: Ter Nov 17, 2009 11:43 am
Localização: São Paulo, SP

Mensagem por robertb »

rmedeiros,

o jp1 liga os 2 circuitos da placa nada mais, no caso dele vai funcionar, colocando o BEC , simples e rápido.

tentei descomplicar.

se tiver servos e outros já é outra historia, precisa de outro circuito como você falou, e nao se deve usar o JP1, em alguns casos com ground compartilhado e tudo mais, mas não é o caso dele pelo que pude ver.

O i2c eu não tinha visto, esta estranho.

abs
rmedeiros
membro
Mensagens: 1164
Registrado em: Seg Jul 17, 2006 10:04 pm
Localização: Joao Pessoa-PB

Mensagem por rmedeiros »

Robert

Ontem eu "descobri' algo legal

Quase todo manual da apm manda ligar o minium osd na prota uart 0(precisa soldar)

Passeando encontrei um cabo que ligava a telemetria e o osd junto na porta de telemetria com conector

A placa da RC timer acompanha 02 cabos, um para o gps e outro para telemetria.

Testei e funcionou ligar apenas o osd na porta da telemetria, simples facil e quando chegar meu radinho fica facil refazer o cabo.

abs
robertb
membro
Mensagens: 958
Registrado em: Ter Nov 17, 2009 11:43 am
Localização: São Paulo, SP

Mensagem por robertb »

muito bacana, vou dar uma olhada.

grato pelo conselho.

abs
Avatar do usuário
Prego
membro
Mensagens: 759
Registrado em: Qui Jun 01, 2006 11:01 pm
Localização: São Paulo - SP

Mensagem por Prego »

Opa... muita informação hahaha show

Na verdade eu vou ligar um gimbal para a gopro futuramente... e também um gimbal para o FPV, mas vou ligar os servos desse gimbal do FPV direto no receptor, assim consigo controlar os angulos no rádio, o meu é um 9C da Futaba que tem 2 auxiliares na lateral (não lembro o nome deles), aí eu consigo vários angulos para o gimbal...

Mas por enquanto vou voar sem elas... será só a placa, o GPS e o receptor mesmo.

Bom, o IC2 é o cabo que tá no GPS 6M Ublox, conectei como manda a foto no link abaixo... que é a que eu comprei.
http://www.ebay.com/itm/ArduPilot-Mega-APM-2-6-Ublox-6M-GPS-w-compass-DIY-Drones-APM2-6-Free-solder-/131016479292?pt=Radio_Control_Parts_Accessories&hash=item1e8130d23c#ht_2976wt_1006


Com relação à energizar, o BEC eu posso colocar onde? no input também?
Mais pra frente vou comprar esse power module sim... é que nao sabia que precisava dela e não comprei.

Com relação ao monte de fios no input eu havia visto isso também, mas parece que tem um cabo especial e não veio com a placa, então mantive assim, pergunta... tá errado? pq se nao tiver errado vou manter assim por enquanto até comprar esse cabo... (ou dá pra fazer gambi?)
(tem foto no link - http://copter.ardupilot.com/wiki/connecting-your-rc-input-and-motors/)
O que vcs me recomendam? Podem me mandar foto de como liga os inputs?

É eu vi que não pode ligar a bateria e o USB ao mesmo tempo também... mas não fiz isso não... testei pelo USB, conectei tudo, configurei no PC e falei, vou ligar na bateria pra ver como tá pra testar os motores se estão girando para o lado certo, e aí que eu ví que nao tava subindo...

Vou ver se coloco o BEC ainda hoje, já vou tirar o fio vermelho do último conector do ESC (os demais já tirei), coloco no input o BEC então? ou tenho que fazer um Y para colocar no Input e no Output?

Vou tentar ligar sem o jumper no JP1 então... vamos ver...
Quando for ligar os servos do gimbal eu compro esse power module pra garantir.

Valeu pelas dicas...
Helis 100 e 500/Parapente/Tucano/Spitfire/P-51/AMX/F-14/F-16/F-22/F-35/Mirage2000/Zagis 85-100-120/Reptile 500
Avatar do usuário
Prego
membro
Mensagens: 759
Registrado em: Qui Jun 01, 2006 11:01 pm
Localização: São Paulo - SP

Mensagem por Prego »

Aproveitando me tirem uma dúvida.

Qual a melhor maneira de prender a APM e o GPS no frame?

Ví que o ideal é deixar o mais longe possivel do motor e do ESC então entendo que o melhor lugar é bem no centro, correto?
A placa do GPS tem uns furos nas pontas, ví que veio junto com o kit umas peças plásticas que servem para parafusar no frame por esses furos sem que ela seja presa ou colada nele. é a melhor opção para o GPS?

E quanto à APM? ví também que é bom usar aquelas espumas com cola duplaface, mas coloco na extensão inteira da base da APM ou só nas pontas como nos giros dos Helicopteros? coloco só uma ou duas?

Se puderem tirar alguma foto de como está o seu quadri seria legal para eu ter uma idéia.

Desculpe o monte de perguntas! heheh Obrigado
Helis 100 e 500/Parapente/Tucano/Spitfire/P-51/AMX/F-14/F-16/F-22/F-35/Mirage2000/Zagis 85-100-120/Reptile 500
Avatar do usuário
Riven
membro
Mensagens: 1838
Registrado em: Qua Dez 13, 2006 4:16 pm
Localização: Porto Velho/RO

Mensagem por Riven »

[quote:1dfd286025="rmedeiros"]
A placa da RC timer acompanha 02 cabos, um para o gps e outro para telemetria.

Testei e funcionou ligar apenas o osd na porta da telemetria, simples facil e quando chegar meu radinho fica facil refazer o cabo.

abs[/quote:1dfd286025]

Posta uma foto de como está conectado o cabo no minuim OSD e na placa, por favor.
robertb
membro
Mensagens: 958
Registrado em: Ter Nov 17, 2009 11:43 am
Localização: São Paulo, SP

APM 2.5

Mensagem por robertb »

Prego,

No seu caso (APM 2.6) o cabo é do Compass externo creio eu, pois o GPS tem sua própria porta, as minhas são 2.5.2, não tem isso, por isso fiquei em duvida.

Com relação ao BEC segue uma foto que o amigo Misiukas havia me fornecido, nela fica super claro, onde esta o BEC, eu tenho uma com BEC e outra com Power Module, ambas funcionam perfeitamente.

Com relação ao monte de fios, veja na foto como esta.

Essa ligação da foto esta com o JP1, e funciona, mas não pode ligar servos como esta. No futuro tem que mudar como o amigo rmedeiros disse, o ideal é ligar tudo por fora com circuito próprio.

Com relação a fixação, eu uso cama elástica, mas tem gente que não gosta, creio que duas camadas de dupla face, nos quatro cantos resolve.

A colocação do GPS+Compass (seu caso) vai depender muito do seu frame o ideal é fazer de uma forma que fique distante do restante da eletrônica, vide a foto da minha montagem onde coloquei o GPS, no seu caso que tem compass externo, ficando longe fica ótimo pelo que li.

[img:cb8a5cd5f0]http://imageshack.us/scaled/large/19/rz8y.jpg[/img:cb8a5cd5f0]
[img:cb8a5cd5f0]http://imageshack.us/scaled/large/59/5mo5.jpg[/img:cb8a5cd5f0]


Acho que é isso.
Abs
Responder