Sun Shade - para-sol em balsa / Projeto e construção / VIDEO
- bigode voador
- membro
- Mensagens: 31
- Registrado em: Sex Abr 02, 2010 1:17 pm
- Localização: monte alto SP
- RodrigoB
- membro
- Mensagens: 836
- Registrado em: Qua Jan 04, 2012 10:50 am
- Localização: Londrina / Paraná
[quote:59cd5d174d="Alvaro Sala"]Tenho feito asas de balsa bem reforçadas com 1m de envergadura pesando na faixa de 50g. Acho fácil fazer essa sua asa com umas 200g e a construção total do modelo sem eletrônica com umas 700g.[/quote:59cd5d174d]
Mestre Alvaro... 1 metro de asa, 50 gramas e bem reforçada!!!? :shock:
Está passando laquê da esposa para a resistência não é? rsrs
Brincadeiras a parte, se existe alguém que consiga 50gr em uma asa de 1 metro, deixando a mesma reforçada, é você.. :)
É uma pena que em Londrina, não exista alguém que pratique voo livre.. fico acompanhando a seção do fórum sobre a modalidade, construções, etc, e fico de boca aberta com o que fazem.. :D
Mestre Alvaro... 1 metro de asa, 50 gramas e bem reforçada!!!? :shock:
Está passando laquê da esposa para a resistência não é? rsrs
Brincadeiras a parte, se existe alguém que consiga 50gr em uma asa de 1 metro, deixando a mesma reforçada, é você.. :)
É uma pena que em Londrina, não exista alguém que pratique voo livre.. fico acompanhando a seção do fórum sobre a modalidade, construções, etc, e fico de boca aberta com o que fazem.. :D
Agradeço a todos os colegas pela paciência e objetividade em todos os sentidos.
- Alvaro Sala
- Equipe E-voo.com
- Mensagens: 4459
- Registrado em: Qui Jul 06, 2006 9:35 pm
- Localização: São Paulo - SP
- Contato:
[quote:a1026739c5="Alvaro Sala"]Considerando seu primeiro post: Envergadura 144 Cm e corda 24 Cm, teremos 34,56 Dm² de área de asa. [b:a1026739c5]Eu ficaria numa carga alar de 30g/Dm²[/b:a1026739c5], o que deixaria o peso total na casa de 1Kg.
Concordo com o Rodrigo sobre as nervuras que vão apoiar os montantes do parasol. Certamente esse é o ponto de maior esforço estrutural das asas.[/quote:a1026739c5]
[quote:a1026739c5="Sun Shade (em 26.01.14)"]Envergadura: 1440 mm
Corda: 240 mm
Aileron: 40 mm
Perfil: NACA 2412
CG: 33%
[b:a1026739c5]Área Alar {aprox.}: 31.9 dm²[/b:a1026739c5]
Enflexamento: 3 graus cada painel[/quote:a1026739c5]
Essa área de 31.9 dm² foi calculada pelo AutoCad, e é menor por descontar a área perdida com o arredondamento das pontas e a parte central que não conta com os ailerons.
Minha meta é de um modelo mais pesado, com carga alar de 40 a 50 g/dm², isso levando em conta que modelos treinadores tem voo calmo e dócil, que é o que pretendo. Daí que publiquei previamente peso final de 1400 a 1500 g......
O Mutinga , que tem sido amplamente difundido neste fórum tem 48 g/dm²:
[img:a1026739c5]http://i.imgur.com/8uoE2sY.jpg[/img:a1026739c5]
[size=18:a1026739c5][b:a1026739c5]O peso da asa até o momento é de 299 gramas[/b:a1026739c5][/size:a1026739c5] - faltando as dobradiças, acabamento das pontas das asas, lincagem e entelagem :( :( :( :(
Onde foi que errei? Longarinas deveriam mesmo ser de 6x6 mm? Bordo de fuga 6x8 mm? Bordo de ataque de 8x8 mm (mas depois de lixados ficam bem menores)? Chapeado com 1.5 mm? Servos 929 MG são pesados? Blind nuts, parafusos, "Y"? Não sei dizer onde emagrecer as coisas....
A cola foi bastante comedida e utilizei CA e PVA, ainda não foi uma gota de Epoxi.
Para que todos saibam estou utilizando balsa [b:a1026739c5]comum[/b:a1026739c5] da Tevel :( :( :( :( :( Seria aí meu problema?
De qualquer modo não me parece que esteja fugindo muito de construções em balsa , pelo que extraí dos manuais da [b:a1026739c5]"Great Planes"[/b:a1026739c5] e da [b:a1026739c5]"Top Flight"[/b:a1026739c5]. Estes fabricantes costumam informar o peso final esperado e a área alar. Pelo que pude ver os modelos mais calmos de treinadores motorizados têm em torno de 50 g/dm² ?!?!?
--------------------------------------------------------------------------------------
Obrigado[b:a1026739c5] Álvaro[/b:a1026739c5] e [b:a1026739c5]Bigode Voador[/b:a1026739c5] pelos elogios, eles me incentivam a continuar caprichando, mesmo que preocupado com o peso final :(
Concordo com o Rodrigo sobre as nervuras que vão apoiar os montantes do parasol. Certamente esse é o ponto de maior esforço estrutural das asas.[/quote:a1026739c5]
[quote:a1026739c5="Sun Shade (em 26.01.14)"]Envergadura: 1440 mm
Corda: 240 mm
Aileron: 40 mm
Perfil: NACA 2412
CG: 33%
[b:a1026739c5]Área Alar {aprox.}: 31.9 dm²[/b:a1026739c5]
Enflexamento: 3 graus cada painel[/quote:a1026739c5]
Essa área de 31.9 dm² foi calculada pelo AutoCad, e é menor por descontar a área perdida com o arredondamento das pontas e a parte central que não conta com os ailerons.
Minha meta é de um modelo mais pesado, com carga alar de 40 a 50 g/dm², isso levando em conta que modelos treinadores tem voo calmo e dócil, que é o que pretendo. Daí que publiquei previamente peso final de 1400 a 1500 g......
O Mutinga , que tem sido amplamente difundido neste fórum tem 48 g/dm²:
[img:a1026739c5]http://i.imgur.com/8uoE2sY.jpg[/img:a1026739c5]
[size=18:a1026739c5][b:a1026739c5]O peso da asa até o momento é de 299 gramas[/b:a1026739c5][/size:a1026739c5] - faltando as dobradiças, acabamento das pontas das asas, lincagem e entelagem :( :( :( :(
Onde foi que errei? Longarinas deveriam mesmo ser de 6x6 mm? Bordo de fuga 6x8 mm? Bordo de ataque de 8x8 mm (mas depois de lixados ficam bem menores)? Chapeado com 1.5 mm? Servos 929 MG são pesados? Blind nuts, parafusos, "Y"? Não sei dizer onde emagrecer as coisas....
A cola foi bastante comedida e utilizei CA e PVA, ainda não foi uma gota de Epoxi.
Para que todos saibam estou utilizando balsa [b:a1026739c5]comum[/b:a1026739c5] da Tevel :( :( :( :( :( Seria aí meu problema?
De qualquer modo não me parece que esteja fugindo muito de construções em balsa , pelo que extraí dos manuais da [b:a1026739c5]"Great Planes"[/b:a1026739c5] e da [b:a1026739c5]"Top Flight"[/b:a1026739c5]. Estes fabricantes costumam informar o peso final esperado e a área alar. Pelo que pude ver os modelos mais calmos de treinadores motorizados têm em torno de 50 g/dm² ?!?!?
--------------------------------------------------------------------------------------
Obrigado[b:a1026739c5] Álvaro[/b:a1026739c5] e [b:a1026739c5]Bigode Voador[/b:a1026739c5] pelos elogios, eles me incentivam a continuar caprichando, mesmo que preocupado com o peso final :(
Aprender, Ensinar, e Praticar Muito Aeromodelismo!
- RodrigoB
- membro
- Mensagens: 836
- Registrado em: Qua Jan 04, 2012 10:50 am
- Localização: Londrina / Paraná
Sun Shade, o peso está muito legal, pela envergadura e pela qualidade dos componentes selecionados. Sobre a balsa ser a comum, economizaria quanto? Umas 50 gramas se fosse de outra qualidade? Você perdeu um pouco no peso, mas ganhou na resistência da asa.
A construção está ótima e muito limpa, e pelo andar da carruagem, acredito que conseguirá ficar abaixo do peso final que publicou. O modelo tem tudo para ter um excelente voo.. :)
A construção está ótima e muito limpa, e pelo andar da carruagem, acredito que conseguirá ficar abaixo do peso final que publicou. O modelo tem tudo para ter um excelente voo.. :)
- Mauri
- Patrocinador
- Mensagens: 1382
- Registrado em: Sáb Out 29, 2005 6:18 pm
- Localização: Guarulhos - SP
- Contato:
Eu adoro Aeros no estilo Para-sol como este que projetou e esta construindo de uma forma muito limpa, pretendo também em breve construir um mod. Fokker D8 para mim.
Legal ter seguido as dicas dos amigos sobre o reforço a mais na estrutura da asa, elas foram precisas e tem fundamento.
A Setup que irá utilizar não deve ultrapassar de 700 grs, se o aero ficar também por volta disso, terá conseguido a sua pretensão do peso final de 1400 grs, se por acaso passar um pouco disso, não se preocupe, irá voar bem do mesmo jeito.
Parabéns!
Acompanhado!
Legal ter seguido as dicas dos amigos sobre o reforço a mais na estrutura da asa, elas foram precisas e tem fundamento.
A Setup que irá utilizar não deve ultrapassar de 700 grs, se o aero ficar também por volta disso, terá conseguido a sua pretensão do peso final de 1400 grs, se por acaso passar um pouco disso, não se preocupe, irá voar bem do mesmo jeito.
Parabéns!
Acompanhado!
- Jose Gomes
- membro
- Mensagens: 2341
- Registrado em: Sáb Mai 10, 2008 4:07 pm
- Localização: São Paulo/SP
[b:d1b6029885]Caro Sun Shade,[/b:d1b6029885]
Eu não tenho nada a acrescentar, a sua construção está de encher os olhos :lol:, e agora que virei cupim de vez, só penso em Balsa :lol: :lol: :lol:, inclusive por este motivo, deixei de participar do Fórum, mas agora estou de volta.
Por favor, se possível, poderia me informar onde compra Blind nuts M3 ?, já comprei M4 na HK, mas quando chegaram, notei que a rosca não era métrica como dizia no anuncio. :? :?
Abraços!
Eu não tenho nada a acrescentar, a sua construção está de encher os olhos :lol:, e agora que virei cupim de vez, só penso em Balsa :lol: :lol: :lol:, inclusive por este motivo, deixei de participar do Fórum, mas agora estou de volta.
Por favor, se possível, poderia me informar onde compra Blind nuts M3 ?, já comprei M4 na HK, mas quando chegaram, notei que a rosca não era métrica como dizia no anuncio. :? :?
Abraços!
[quote:260f0e23fa="bigode voador (em 10.02.14)"]Sun Shade
Beleza sua construção parabens
ET nas nervuras as escritas me parecem ser [b:260f0e23fa]letras de medico[/b:260f0e23fa] sera que estou enganado????[/quote:260f0e23fa]
Vamos deixar as questões pessoais de lado e focar no aeromodelismo, mas até que eu achei minha letra decente.... E você me vem com essa de [b:260f0e23fa]letra de médico[/b:260f0e23fa]????
Essa doeu :evil: :evil: :evil: :evil:
Vou fazer um pouco de caligrafia quando não estiver construindo, rsrsrsrsrsrsrs 8) 8) 8) 8)
--------------------------------------------------------------
Obrigado [b:260f0e23fa]Mauri[/b:260f0e23fa], [b:260f0e23fa]RodrigoB[/b:260f0e23fa] e [b:260f0e23fa]Jose Gomes[/b:260f0e23fa] pelos elogios e palavras de incentivo - de qualquer modo, dicas, críticas e sugestões são sempre bem vindas!!!
--------------------------------------------------------------
Caro [b:260f0e23fa]Jose Gomes[/b:260f0e23fa], sempre comprei blind nuts, tanto M3 e M4 na HK, sem problemas até o momento. Sei que eles tem também porcas do sistema imperial ....
--------------------------------------------------------------
Seguem mais fotos da construção:
Ailerons prontos:
[img:260f0e23fa]http://imageshack.com/a/img703/9762/3mki.jpg[/img:260f0e23fa]
[img:260f0e23fa]http://imageshack.com/a/img594/4066/lxpa.jpg[/img:260f0e23fa]
Ponta da asa colada e com acabamento para receber a entelagem, feito com balsa de 1.5 mm:
[img:260f0e23fa]http://imageshack.com/a/img203/3664/m042.jpg[/img:260f0e23fa]
[img:260f0e23fa]http://imageshack.com/a/img607/2653/nnsg.jpg[/img:260f0e23fa]
Asa quase pronta, desse jeito, faltando linkagem e horns, está com 320 g.
[img:260f0e23fa]http://imageshack.com/a/img811/2932/aeft.jpg[/img:260f0e23fa]
Adoro este detalha, pois abaixo deste gap dos ailerons é que ficará o cockpit!!!! :D :D :D :D
[img:260f0e23fa]http://imageshack.com/a/img854/7514/yjy4.jpg[/img:260f0e23fa]
[img:260f0e23fa]http://imageshack.com/a/img35/2233/ai5h.jpg[/img:260f0e23fa]
--------------------------------------------------------------
Material - Madeira
6 varetas 6x6 mm - longarinas e ailerons
2 varetas 8x8 mm - bordo de ataque
2 varetas 8x6 mm - bordo de fuga
6 chapas de 1,5 x 100 x 900 mm - nervuras [16], chapeado, ailerons e pontas das asas
1 chapa de 3,0 x 100 x 900 mm - nervuras [3], pontas das asas
Compensado de 4 mm para os montantes centrais, "orelhinhas" de fixação, gabarito dos perfis
Material - Outros
2 servos 929MG HK
1 conetor "Y" para os AILERONS
4 blind nuts M3
8 parafusos M3
4 parafusos pequenos de servos - rosca soberba (tampa do "Y")
8 CA hinges (dobradiças)
Beleza sua construção parabens
ET nas nervuras as escritas me parecem ser [b:260f0e23fa]letras de medico[/b:260f0e23fa] sera que estou enganado????[/quote:260f0e23fa]
Vamos deixar as questões pessoais de lado e focar no aeromodelismo, mas até que eu achei minha letra decente.... E você me vem com essa de [b:260f0e23fa]letra de médico[/b:260f0e23fa]????
Essa doeu :evil: :evil: :evil: :evil:
Vou fazer um pouco de caligrafia quando não estiver construindo, rsrsrsrsrsrsrs 8) 8) 8) 8)
--------------------------------------------------------------
Obrigado [b:260f0e23fa]Mauri[/b:260f0e23fa], [b:260f0e23fa]RodrigoB[/b:260f0e23fa] e [b:260f0e23fa]Jose Gomes[/b:260f0e23fa] pelos elogios e palavras de incentivo - de qualquer modo, dicas, críticas e sugestões são sempre bem vindas!!!
--------------------------------------------------------------
Caro [b:260f0e23fa]Jose Gomes[/b:260f0e23fa], sempre comprei blind nuts, tanto M3 e M4 na HK, sem problemas até o momento. Sei que eles tem também porcas do sistema imperial ....
--------------------------------------------------------------
Seguem mais fotos da construção:
Ailerons prontos:
[img:260f0e23fa]http://imageshack.com/a/img703/9762/3mki.jpg[/img:260f0e23fa]
[img:260f0e23fa]http://imageshack.com/a/img594/4066/lxpa.jpg[/img:260f0e23fa]
Ponta da asa colada e com acabamento para receber a entelagem, feito com balsa de 1.5 mm:
[img:260f0e23fa]http://imageshack.com/a/img203/3664/m042.jpg[/img:260f0e23fa]
[img:260f0e23fa]http://imageshack.com/a/img607/2653/nnsg.jpg[/img:260f0e23fa]
Asa quase pronta, desse jeito, faltando linkagem e horns, está com 320 g.
[img:260f0e23fa]http://imageshack.com/a/img811/2932/aeft.jpg[/img:260f0e23fa]
Adoro este detalha, pois abaixo deste gap dos ailerons é que ficará o cockpit!!!! :D :D :D :D
[img:260f0e23fa]http://imageshack.com/a/img854/7514/yjy4.jpg[/img:260f0e23fa]
[img:260f0e23fa]http://imageshack.com/a/img35/2233/ai5h.jpg[/img:260f0e23fa]
--------------------------------------------------------------
Material - Madeira
6 varetas 6x6 mm - longarinas e ailerons
2 varetas 8x8 mm - bordo de ataque
2 varetas 8x6 mm - bordo de fuga
6 chapas de 1,5 x 100 x 900 mm - nervuras [16], chapeado, ailerons e pontas das asas
1 chapa de 3,0 x 100 x 900 mm - nervuras [3], pontas das asas
Compensado de 4 mm para os montantes centrais, "orelhinhas" de fixação, gabarito dos perfis
Material - Outros
2 servos 929MG HK
1 conetor "Y" para os AILERONS
4 blind nuts M3
8 parafusos M3
4 parafusos pequenos de servos - rosca soberba (tampa do "Y")
8 CA hinges (dobradiças)
Aprender, Ensinar, e Praticar Muito Aeromodelismo!
Agora está uma correria danada, mas continuo firme, construíndo todo dia um pouquinho!
Seguem as fotos:
[img:b37b5dd4de]http://imageshack.com/a/img829/9358/cphh.jpg[/img:b37b5dd4de]
[img:b37b5dd4de]http://imageshack.com/a/img35/999/39o6.jpg[/img:b37b5dd4de]
[img:b37b5dd4de]http://imageshack.com/a/img593/3268/k0fm.jpg[/img:b37b5dd4de]
[img:b37b5dd4de]http://imageshack.com/a/img600/9123/pp0a.jpg[/img:b37b5dd4de]
[img:b37b5dd4de]http://imageshack.com/a/img69/9435/lxpw.jpg[/img:b37b5dd4de]
[img:b37b5dd4de]http://imageshack.com/a/img203/8223/o8qr.jpg[/img:b37b5dd4de]
[img:b37b5dd4de]http://imageshack.com/a/img585/9028/d57l.jpg[/img:b37b5dd4de]
[img:b37b5dd4de]http://imageshack.com/a/img547/4800/64c9.jpg[/img:b37b5dd4de]
Seguem as fotos:
[img:b37b5dd4de]http://imageshack.com/a/img829/9358/cphh.jpg[/img:b37b5dd4de]
[img:b37b5dd4de]http://imageshack.com/a/img35/999/39o6.jpg[/img:b37b5dd4de]
[img:b37b5dd4de]http://imageshack.com/a/img593/3268/k0fm.jpg[/img:b37b5dd4de]
[img:b37b5dd4de]http://imageshack.com/a/img600/9123/pp0a.jpg[/img:b37b5dd4de]
[img:b37b5dd4de]http://imageshack.com/a/img69/9435/lxpw.jpg[/img:b37b5dd4de]
[img:b37b5dd4de]http://imageshack.com/a/img203/8223/o8qr.jpg[/img:b37b5dd4de]
[img:b37b5dd4de]http://imageshack.com/a/img585/9028/d57l.jpg[/img:b37b5dd4de]
[img:b37b5dd4de]http://imageshack.com/a/img547/4800/64c9.jpg[/img:b37b5dd4de]
Aprender, Ensinar, e Praticar Muito Aeromodelismo!
- RodrigoB
- membro
- Mensagens: 836
- Registrado em: Qua Jan 04, 2012 10:50 am
- Localização: Londrina / Paraná
Sun Shade, está ficando ótimo! Fiquei curioso com a espessura da balsa que utilizou na fuselagem, achei tão fina... pode ser ilusão das fotos mas fiquei com uma pulga atrás da orelha.. por isso a minha pergunta... particularmente eu reforçaria a estrutura da fuselagem onde será instalado o trem de pouso...
Gostei muito da montagem da asa, ficou bem reforçada e muito bem construída. Parabéns pela construção, e continuo acompanhando. :)
Gostei muito da montagem da asa, ficou bem reforçada e muito bem construída. Parabéns pela construção, e continuo acompanhando. :)