Montagem GeeBee R3 c/ 1100 mm de asa * Grafismo da Red Bull *
- Rogerio Lima
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- Mauri
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Mac2 escreveu:Mauri sempre inovando!
O homem virou uma fábrica de criações!!!
Parabéns pelo projeto. Esse modelo não é nada trivial de se projetar.
Uma dica que poderá te ajudar para reforçar as polainas é a de resinar as peças com Epoxy +alcool. Dilua a Epoxy com alcool (acima de 90º) na proporção de 1:1 e depois "pinte" as peças por fora. Ela criará uma camada bem fina de resina que ajudará na resistência da peça.
Em alguns pisos, as polainas tendem a sofrer com a irregularidade do terreno e este reforço poderá ajudar.
Abs
Marco Aurelio
Fala Marco, blz?
Muito boa a dica cara, como sabe, a pista onde voo é de grama e nem sempre ela esta rente ou sem imperfeições e com essa resina a polaina com certeza irá durar bem mais, vou ver se compro amanhã cedo o álcool isopropílico, fazer a mistura e aplicar nos tps antes de entela-los.
Com relação ao projeto em si, não achei tão difícil não, ja apanhei beem mais em outros.
Valeu mesmo!
gabrieltimm escreveu:SHOW ,mais um para minha lista de compra e so eu extrear o meu,pegar dedo e vai ser com certeza uma das aeronaves no meu hangar!
Opa Gabriel,
Faça isso, treine bastante com seu treinador asa alta e depois sim pegue um modelo asa baixa, quando se achar preparado e quiser um é só me avisar ok!
Schafranski escreveu:Este trem de pouso ficou uma verdadeira obra de arte!!!! Parabéns!!!!
Valeu mesmo amigo! Da Um trabalhinho para se fazer, mas o resultado compensa bastante
Rogerio Lima escreveu:Fantástico modelo amigo .... parabéns pela iniciativa ..... acompanhando !!!!!
Valeu Rogério, vou tentar caprichar na entelagem dele e ver se chego próximo dos seus trabalhos apresentados por aqui.
[quote="Gilberto"]Bom Mauri, como esse avião nunca existiu, então não existe grafismo em escala, use a criatividade e inove.[/quot]
Nossa Gilberto!! Leu meus pensamentos kkk, por coincidência, depois de praticamente um dia procurando no tio Google, acabei de achar um grafismo que penso ficará show nele, vamos ver..
Continuando..
As pontas da asas devem ser marcadas, afinadas no estilete com uma lamina nova e depois lixados.
Mesmo para um aero de um metro de asa se faz necessário o uso de quatro varetas de reforço por causa do trem de pouso que é fixado na mesma.
Um pedaço de espeto de churrasco de aproximadamente 100 mm foi usado como pino central da asa e colado com cola epóxi
Para que não corra o risco da asa rasgar nesse ponto em uma manobra mais brusca foi colado uma vareta por cima e outra por baixo de aproximadamente 200 mm de comprimento cada
Para reforço do furo que passará o parafuso que prende a asa foi colado por baixo da mesma também duas varetas de fibra de aproximadamente 200 mm cada
Por cima da asa, para um reforço transversal foi colado duas varetas de aproximadamente 100 mm cada
Para que se aumente a area de contato e impacto da base do trem de pouso (bloco de madeira) eu sempre utilizo essa técnica de colocar pedaços de varetas de fibra coladas a furos laterais
Peça colada com cola Epóxi
Aplicada massa para tampar os buracos
Uma prévia da asa com os tps apenas encaixados em suas respectivas bases.
Editado pela última vez por Mauri em Sex Jun 05, 2015 8:01 pm, em um total de 2 vezes.
- RodrigoB
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Mauri, que trabalho primoroso. Particularmente gostei muito da solução para o trem de pouso, sempre tive dúvidas com trens de pouso em asas de isopor, então ai vai uma pergunta: qual a distância média que o trem de pouso deve ficar a partir do centro da asa, levando em conta o impacto do pouso que a asar irá sofrer?
- Mauri
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[quote:b14df036b6="Yensid"]Mauri, parabéns. O protótipo voou muito bem!!!!
Disney Martins[/quote:b14df036b6]
Olá Disney, tudo bem?
Aquele foi realmente o primeiro vôo do modelo, se notar bem, logo na decolagem da para perceber que o motor estava sem o Right Trust, por isso decolou com uma forte tendência de ir para esquerda, mas o piloto conseguiu contornar de boa e realizou o vôo, meio que kamikaze em algumas manobras kkkk mas o fez.. Eu que estava filmando ou pelo menos tentando..
Depois o problema da incidência foi resolvido e o modelo voou melhor.
Grato pelo elogio!
[quote:b14df036b6="RodrigoB"]Mauri, que trabalho primoroso. Particularmente gostei muito da solução para o trem de pouso, sempre tive dúvidas com trens de pouso em asas de isopor, então ai vai uma pergunta: qual a distância média que o trem de pouso deve ficar a partir do centro da asa, levando em conta o impacto do pouso que a asar irá sofrer?[/quote:b14df036b6]
Valeu mesmo Rodrigo!
No caso das medições, como se tem uma ótima planta desse modelo disponível na net, eu me baseei por ela para fazer todos os arquivos de corte e demais medidas, inclusive das distancias dos Tps em relação ao meio da asa e do BA.
Com relação às varetas a mais de reforço, eu decidi colocar quatro mesmo sendo a asa de apenas de um metro por alguns motivos, primeiro que a asa é bem fina, devido o perfil que utilizei nela, então, só ai já se requer um maior reforço, segundo que as pontas de asa afinadas ficaram beem frágeis e, com as varetas chegando até elas, se tornaram bem mais resistentes e por ultimo por causa dos próprios Tps (que no caso desse modelo) instalados quase que no meio da meia asa e que por isso devem exercer ali (eu não sei dizer o quanto) um bom esforço estrutural da mesma, então, as varetas ajudam a "segurar os trancos".
O perfil sendo fino, deixou a asa bem leve e pude então "exagerar" um pouco mais nos reforços.
Sobre o pino central utilizado eu postei fotos mais acima acho que não percebeu, foi utilizado como pino central um pedaço de vareta de bambu (espeto de churrasco) de aprox. 100 mm, colado com epóxi e reforçado por cima e por baixo com varetas, o vermelho visto na ultima foto é porque ao furar a caverna de compensado que encaixa o pino, o furo ficou um pouco largo, então, para tirar essa folga eu coloquei um pedaço de termo retrátil vermelho na ponta do pino, isso resolveu bem.
[quote:b14df036b6="Sun Shade"]Simplesmente maravilhoso seu trabalho e seu capricho!!!!
Tópico recheado de macetes, dicas e técnicas de construção!!!
Fico feliz cada vez que vejo uma bandeirinha amarela neste tópico!!!
Continue postando e criando!!!!![/quote:b14df036b6]
Olá Sun Shade,
Essa é a principal função do fórum, compartilhar as idéias, técnicas e dicas, eu apenas procuro repassar aos amigos mais novos do hobby tudo o que aprendi nesse meu já bom tempo de usuário do E-voo.
Valeu mesmo!
[quote:b14df036b6="icomon"]Este modelo voa muito já tive um feito pelo Mauri, o que posso dizer:
Aero fácil de montar, planeio incrível, muito acrobático, ao mesmo tempo dócil, faz uma faca que é uma beleza sem dizer o acabamento do aero que é impecavel...[/quote:b14df036b6]
E não é que eu tinha até me esquecido disso kkk, lembro que o seu ficou idêntico ao da foto, bom saber que gostou do voo dele.
Valeu!
Disney Martins[/quote:b14df036b6]
Olá Disney, tudo bem?
Aquele foi realmente o primeiro vôo do modelo, se notar bem, logo na decolagem da para perceber que o motor estava sem o Right Trust, por isso decolou com uma forte tendência de ir para esquerda, mas o piloto conseguiu contornar de boa e realizou o vôo, meio que kamikaze em algumas manobras kkkk mas o fez.. Eu que estava filmando ou pelo menos tentando..
Depois o problema da incidência foi resolvido e o modelo voou melhor.
Grato pelo elogio!
[quote:b14df036b6="RodrigoB"]Mauri, que trabalho primoroso. Particularmente gostei muito da solução para o trem de pouso, sempre tive dúvidas com trens de pouso em asas de isopor, então ai vai uma pergunta: qual a distância média que o trem de pouso deve ficar a partir do centro da asa, levando em conta o impacto do pouso que a asar irá sofrer?[/quote:b14df036b6]
Valeu mesmo Rodrigo!
No caso das medições, como se tem uma ótima planta desse modelo disponível na net, eu me baseei por ela para fazer todos os arquivos de corte e demais medidas, inclusive das distancias dos Tps em relação ao meio da asa e do BA.
Com relação às varetas a mais de reforço, eu decidi colocar quatro mesmo sendo a asa de apenas de um metro por alguns motivos, primeiro que a asa é bem fina, devido o perfil que utilizei nela, então, só ai já se requer um maior reforço, segundo que as pontas de asa afinadas ficaram beem frágeis e, com as varetas chegando até elas, se tornaram bem mais resistentes e por ultimo por causa dos próprios Tps (que no caso desse modelo) instalados quase que no meio da meia asa e que por isso devem exercer ali (eu não sei dizer o quanto) um bom esforço estrutural da mesma, então, as varetas ajudam a "segurar os trancos".
O perfil sendo fino, deixou a asa bem leve e pude então "exagerar" um pouco mais nos reforços.
Sobre o pino central utilizado eu postei fotos mais acima acho que não percebeu, foi utilizado como pino central um pedaço de vareta de bambu (espeto de churrasco) de aprox. 100 mm, colado com epóxi e reforçado por cima e por baixo com varetas, o vermelho visto na ultima foto é porque ao furar a caverna de compensado que encaixa o pino, o furo ficou um pouco largo, então, para tirar essa folga eu coloquei um pedaço de termo retrátil vermelho na ponta do pino, isso resolveu bem.
[quote:b14df036b6="Sun Shade"]Simplesmente maravilhoso seu trabalho e seu capricho!!!!
Tópico recheado de macetes, dicas e técnicas de construção!!!
Fico feliz cada vez que vejo uma bandeirinha amarela neste tópico!!!
Continue postando e criando!!!!![/quote:b14df036b6]
Olá Sun Shade,
Essa é a principal função do fórum, compartilhar as idéias, técnicas e dicas, eu apenas procuro repassar aos amigos mais novos do hobby tudo o que aprendi nesse meu já bom tempo de usuário do E-voo.
Valeu mesmo!
[quote:b14df036b6="icomon"]Este modelo voa muito já tive um feito pelo Mauri, o que posso dizer:
Aero fácil de montar, planeio incrível, muito acrobático, ao mesmo tempo dócil, faz uma faca que é uma beleza sem dizer o acabamento do aero que é impecavel...[/quote:b14df036b6]
E não é que eu tinha até me esquecido disso kkk, lembro que o seu ficou idêntico ao da foto, bom saber que gostou do voo dele.
Valeu!