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Tucano 60 TWM- Instalação luzes, trem servoless e adaptações

Enviado: Ter Mar 18, 2014 4:11 pm
por Kemp
Olá pessoal.

Faz tempo que nao posto nada, pois estou meio parado no hobby.
Essa semana adquiri um Tucano 60 da Radar TWM versão elétrico. Eu já tive esse aero na versão EDA com motor gasolina 15cc, mas tive que vender pra comprar um outro avião.
Como eu já tinha a intensão de adquirir esse avião novamente e uma oportunidade apareceu, não pude deixar de comprar, ainda mais que já está praticamente pronto para o voo.

Olha a alegria da criança com o brinquedo novo:
[img:d18786a33a]http://imageshack.com/a/img89/6944/1bkn.jpg[/img:d18786a33a]

[img:d18786a33a]http://imageshack.com/a/img600/4614/cg4s.jpg[/img:d18786a33a]

[img:d18786a33a]http://imageshack.com/a/img18/3278/55l6.jpg[/img:d18786a33a]

Como é um aero elétrico e não tem problema de vibração, combustivel e descolamento de entelagem resolvi dar uma incrementada.

Vou instalar luzes de navegação, trocar o trem de pouso por um retrátil elétrico servoless, adiantar um pouco o trem do naris, abrir um compartimento por dentro do canopi para trocar a bateria, trocar os escapamentos, colocar um piloto decente e colocar os adesivos da academia que não vem no kit.

Essas são as luzes. Quem fez foi um colega aqui do forum. O Poups.

[yt]JzxDURh3UqM[/yt]


Setup atual do aeromodelo:

Motor E-Max BL 4020/08 de 520kv com hélice 13x8
ESC Turnigy de 85 A (não vou usar BEC)
Bateria 6S de 5000mAh (motor)
Bateria de 4,8v para receptor e servos
4 servos Hitec para comandos de superfície
2 servos Hitec para o trem de pouso (futuramente serão retirados)
1 servo Hitec para o flap
Peso com baterias 3,7kg


Então vamos em frente...

Enviado: Ter Mar 18, 2014 4:21 pm
por CONDOR 2
Tinha que ser o Kemp.

Muito lindo esse aero.

Enviado: Ter Mar 18, 2014 4:57 pm
por Kemp
[quote:75fcfce772="CONDOR 2"]Tinha que ser o Kemp.

Muito lindo esse aero.[/quote:75fcfce772]

Kkk. Valeu !

Enviado: Ter Mar 18, 2014 5:05 pm
por Kemp
Já fiz alguns testes usando um wattmeter e um conta giros pra saber sobre o que o motor vai oferecer.

Resultados com a hélice 13x8 e bateria 6S totalmente carregada 25,7v:

Motor.....RPM.....Velocidade.....Empuxo.....Potência.....Consumo.....tempo de voo
100%....8940......109km/h........3700g........1080w..........47A..............6min
70%......7440.......90km/h........3100g.........600w...........24A.............12min
50%......5760.......70km/h........2400g.........192w............8A..............37min

Levando em conta o peso do modelo e a velocidade de stall acredito que o voo deverá ser bom com pelo menos 70% de motor, portando o tempo médio deverá ficar na casa dos 9min de voo.
Teremos que ver se vai voar bem com 50% de motor.

Enviado: Ter Mar 18, 2014 5:13 pm
por Anderson.Sky
Kemp, ótima compra ! O Tucano da TWM é um belo aero...Que modelo de trem retrátil elétrico vc vai usar ?

Enviado: Ter Mar 18, 2014 5:21 pm
por Kemp
[img:da80fb5218]http://imageshack.com/a/img823/333/5bcj.jpg[/img:da80fb5218]

Comecei retirando o canopi e cortando a parte localizada a frente do painel do co-piloto:
[img:da80fb5218]http://imageshack.com/a/img197/9655/wj4i.jpg[/img:da80fb5218]

[img:da80fb5218]http://imageshack.com/a/img268/1943/npvr.jpg[/img:da80fb5218]


Retirando a parte cortada:
[img:da80fb5218]http://imageshack.com/a/img600/9963/4k9f.jpg[/img:da80fb5218]

[img:da80fb5218]http://imageshack.com/a/img856/892/55g1.jpg[/img:da80fb5218]

Colocando uma chapa de balsa de 3mm para servir de mesa para a bateria:
[img:da80fb5218]http://imageshack.com/a/img208/9969/0rtc.jpg[/img:da80fb5218]

[img:da80fb5218]http://imageshack.com/a/img560/7450/wp4d.jpg[/img:da80fb5218]

[img:da80fb5218]http://imageshack.com/a/img22/9506/qzpj.jpg[/img:da80fb5218]

[img:da80fb5218]http://imageshack.com/a/img30/9470/hlm9.jpg[/img:da80fb5218]

Testando o fechamento da tampa.
Colei 4 pedacinhos de balsa nos quatro cantos para a tampa ter um apoio e a fixação será feita com velcro ou imã.
[img:da80fb5218]http://imageshack.com/a/img827/6995/dr5b.jpg[/img:da80fb5218]

Para travar o canopi estou pensando em usar os parafusos originais (somente os do centro) ou fazer uma adaptação com imã de geladeira. Ainda não decidi.
Esse piloto chinês não vai derrubar meu avião. Só coloquei pra ver como vai ficar.
[img:da80fb5218]http://imageshack.com/a/img703/4058/xl1n.jpg[/img:da80fb5218]

Enviado: Ter Mar 18, 2014 5:27 pm
por Kemp
[quote:54de076d30="Anderson.Sky"]Kemp, ótima compra ! O Tucano da TWM é um belo aero...Que modelo de trem retrátil elétrico vc vai usar ?[/quote:54de076d30]

Esse aqui:
[img:54de076d30]https://www.hobbyking.com/hobbyking/store/catalog/21163-d.jpg[/img:54de076d30]

[url]https://www.hobbyking.com/hobbyking/store/uh_viewItem.asp?idProduct=21163[/url]

Talvez sejam necessárias algumas modificações.
Uma na parte da frente, pois esse trem dianteiro original desse kit é fixado na vertical e os demais encontrados no mercados são fixados na horizontal.
E outra na asa, para encaixar o servinhodo trem elétrico.
Os encaixes e tamanhos são os mesmos. Já verifiquei tudo.

Enviado: Ter Mar 18, 2014 11:11 pm
por ...cadoborgo...
OI Kemp,parabéns pelo aero,tenho um TUCANO AFA também , Kemp poderia tirar uma duvida,pois a sua fuselagem já foi aberta,não fica fraco no local abrindo a fuselagem como você abriu,pois quero abrir a minha fuselagem no mesmo lugar que a sua foi aberta,a ideia é fazer um cockpit para o TUCANO,motivo pelo qual quero abrir a minha fuselagem ,no local onde foi aberta a sua,como sempre muito obrigado,abraços,e parabéns pelo AERO É UMA MAQUINA .

Enviado: Qua Mar 19, 2014 8:32 am
por Kemp
[quote:d24eca3ac6="...cadoborgo..."]OI Kemp,parabéns pelo aero,tenho um TUCANO AFA também , Kemp poderia tirar uma duvida,pois a sua fuselagem já foi aberta,não fica fraco no local abrindo a fuselagem como você abriu,pois quero abrir a minha fuselagem no mesmo lugar que a sua foi aberta,a ideia é fazer um cockpit para o TUCANO,motivo pelo qual quero abrir a minha fuselagem ,no local onde foi aberta a sua,como sempre muito obrigado,abraços,e parabéns pelo AERO É UMA MAQUINA .[/quote:d24eca3ac6]

Dei uma estudada antes de cortar e vi que não iria pegar em nenhuma parte de compensado da estruruta do avião nem das cavernas.
Acredito que essa abertura não irá interferir em nada, além do que é um avião elétrico. Se fosse ter alguma vibração poderia até ser preocupante, mas não é o caso.
Agora se for abrir todo o canopi já terá que analisar bem, pois aí sim terá que cortar partes importantes da estrutura.

Até mais

Enviado: Qua Mar 19, 2014 12:51 pm
por Kemp
Continuando...

Usei acetato de 0,3mm para fazer os acabamentos.
Aqueci com soprador térmico e moldei na própria asa antes defazer os recortes.
[img:063d691129]http://imageshack.com/a/img27/8023/z354.jpg[/img:063d691129]

[img:063d691129]http://imageshack.com/a/img835/8008/42ny.jpg[/img:063d691129]


Recorte da ponta da asa:
[img:063d691129]http://imageshack.com/a/img850/7521/59qd.jpg[/img:063d691129]

[img:063d691129]http://imageshack.com/a/img42/6429/4onu.jpg[/img:063d691129]

Verificando o encaixe da peça de acetado:
[img:063d691129]http://imageshack.com/a/img46/7619/6cjg.jpg[/img:063d691129]

[img:063d691129]http://imageshack.com/a/img850/1125/ioss.jpg[/img:063d691129]


Para os faróis o procedimento foi o mesmo para moldar o acetato:
[img:063d691129]http://imageshack.com/a/img841/9002/knnm.jpg[/img:063d691129]

[img:063d691129]http://imageshack.com/a/img208/5804/3b8k.jpg[/img:063d691129]

Recorte do bordo de ataque:
[img:063d691129]http://imageshack.com/a/img829/5313/oj94.jpg[/img:063d691129]