Iniciante: 450 ou 500

Espaço dedicado aos amantes desta modalidade de voo, divida suas experiencias/ideias com outros colegas.
ric.caetano
membro
Mensagens: 65
Registrado em: Ter Jan 08, 2013 11:18 am
Localização: Vitoria - ES

Iniciante: 450 ou 500

Mensagem por ric.caetano »

Pessoal, como iniciante eu tenho lido muito o forum atraz de informacoes que me permitam comprar meu primeiro heli.
Como iniciante a gente repete muitas vezes a mesma pergunta, mas a verdade e´ que as respostas nem sempre convergem, o que torna a decisao `as vezes mais dificil, e´ claro, tudo isto carregado de preferencias que sao sempre pessoais.
Procurei o pessoa que voa aqui perto de mim, e recebi uma sugestao que a principio achei radical, mas que de qualquer modo ja vi por aqui no forum tambem.
Comece por um 500, e´ mais estavel.
E´ tao mais estavel que justifica a um iniciante o gasto adicional? Sei que coverge a ideia de que a longo prazo o preco maior compensa, mas o choque inicial do custo das primeiras quedas, sera que realmente compensa? Um 450 e´ tao mais dificil assim de aprender?
Ah sim, estou falando de align para nao aumentar as divergencias...
Aceitando a ideia eu procurei a ate achei um 500, digamos, barato.
Um 500E, mais, sempre tem um mais, ele tem umas limtacoes (parece um primo pobre da ALIGN). Pega pas em plastico, correia, ate ai nada de mais, eu acho.
O que pegou para mim, de tudo que li no forum , foram os servos DS510 e 510, original align, mas engrenagens de plastico. Devem ser de boa qualidade, mas num 500, na mao de um iniciante, de plastico??? Trocar os servos vao uns 200 dolares, quase metade do preco do conjunto...

Bem, que acham???
Avatar do usuário
Mickimba
membro
Mensagens: 34
Registrado em: Qua Abr 30, 2014 10:46 am
Localização: Sapiranga/RS

Mensagem por Mickimba »

Cara, investe inicialmente em um simulador, Phoenix de preferência, não vai te arrepender. Dá para aprender e se divertir muito e vai acostumar teu cérebro com os comandos. Quando sentir confiança, parte logo pra um 550 se teu bolso permitir. Eu passei um ano só no simulador e judiando do meu v922, kkk. Eu optei pelo 450 por não ter áreas grandes por perto para voar com um 550, e no meu caso iria passar mais tempo na estante que voando. mas confesso que já estou um pouco arrependido da decisão... Se voltasse no tempo pegaria um 550, é muito mais máquina que um 450 ou 500. Bom, esse é só meu conselho.

Outra coisa que julgo importante é a referência. Helis maiores facilitam a referência em determinadas distancias. Esses dias quase perdi meu T450 por não ter certeza se ele estava de frente ou não.

E como seu amigo te disse, quanto maior o modelo, mais estável. Fato.
T-Rex 450 Dominator, T-Rex 450 Plus DFC, T-Rex 150 DFC
ric.caetano
membro
Mensagens: 65
Registrado em: Ter Jan 08, 2013 11:18 am
Localização: Vitoria - ES

Mensagem por ric.caetano »

Mickimba,

Agradeco a resposta, e so para deixar claro, todas as fases iniciais de ler muito, simular muito, pedir ao pessoal que ja voa dicas, de preferencia ter aulas, tudo isto esta no checklist antes de partir para um primeiro voo.
Entre comprar o heli e o primeiro voo devem ir alguns varios meses, nao sei exatamente quantos, mas realmente nao tenho pressa nesta questao.
A questao é apenas decidir qual aparelho comprar para iniciar os estudos, fazer um estoque de sobressalentes, etc, etc...

Valeu,
ric.caetano
membro
Mensagens: 65
Registrado em: Ter Jan 08, 2013 11:18 am
Localização: Vitoria - ES

Mensagem por ric.caetano »

PS... Eu ja tenho o simulador, por acaso o Phoenix...
Avatar do usuário
antonionf
membro
Mensagens: 434
Registrado em: Qua Jun 19, 2013 12:14 pm
Localização: Recife-PE

Mensagem por antonionf »

Caetano,

Tem muitas variáveis que você deve considerar.

Nem o 450, 500, 550... foi feito para iniciante voar sozinho... vai derrubar da mesma forma e se não tiver cuidado pode machucar bastante ou até matar... então cuidado.

Como o amigo falou adquira um simulador que ele será útil por toda a sua vida no hobby, se vai começar já com um heli 450 ou maior então procure algum clube e instrututor. Leia bastante e aprenda a regular o heli e tx, montar/desmontar tudo já que bancada também faz parte do hobby.

Se a grana não for problema um 550 + instrutor seria a melhor pedida, um 550 é uma baita máquina, muito estável para quem vai aprender.

Outra opção para quem não tem grana sobrando é comprar um micro 6ch e muito simulador como o Mickimba falou. Eu também comecei com micros 6ch e simulador e hoje voo um 450L Dominator, mais para frente pretendo comprar um 550.
Avatar do usuário
Moacir82
membro
Mensagens: 211
Registrado em: Seg Nov 04, 2013 1:47 pm
Localização: guarulhos sp

Mensagem por Moacir82 »

Faço das palavras do Antonio as minhas, primeiro lugar um simulador e comece com o que seu bolso possa pagar, se for começar com helis grandes que tenha um acompanhamento de um instrutor, principalmente na montagem caso for faze-la...outra coisa muio importante, estude muito pois é essencial e não tenha preguiça de fuçar e aprender a mexer, pois culpar alguém depois de ter derrubado ou machucar alguém é fácil.

Bons voos !!!
Avatar do usuário
atoniollo
membro
Mensagens: 1004
Registrado em: Seg Out 06, 2008 3:28 pm
Localização: Jaragua do Sul - SC

Mensagem por atoniollo »

Eu sempre indico em primeiro lugar o simulador e quanto ao heli indico sempre a classe 500... com certeza é a melhor opção custo beneficio que existe... Tem a estabilidade do heli grande com menos grana para as baterias... ele pode ser usado até com 2 de 3S 2200mA em série... eu aprendi a voar um com HK500GT desta forma... e acredito que fiz uma otima escolha... por isso indico...
Eu tenho helis de quase todas as classes... vou deixar meu comentario sobre o que eu acho dos helis que tenho:
- Micro heli FBL100 --> é meio arisco mas tambem é uma boa opção para quem quer iniciar a fazer circuitos e tem medo de arriscar o heli grande... esse bixinho cai e raramante quebra algo.
- HK250 --> extremamente arisco nao recomendo a nenhum iniciante.
- T-rex 450 (tenho tambem o copterex 450) --> é uma opção para quem inicia mas nao é a melhor pela estabilisdade. Classifico como arisco do ponto de vista iniciante.
- T-rex 500 (tenho tambem o HK500GT) --> Minha indicação
- Trex 550 --> este é um bom modelo para iniciar pela estabilidade... Porem, o custo das lenhas e das baterias é muito maior... acredito que para um iniciante o custo seja alto... Classifico com estavel do ponto de vista do iniciante
- Trex 700 (tenho 1 HV e 1 normal) --> Se não tem problema de custos esta seria a recomendação para o iniciante. Classifico como bem estavel do ponto de vista do iniciante.

Espero ter ajudado.
ric.caetano
membro
Mensagens: 65
Registrado em: Ter Jan 08, 2013 11:18 am
Localização: Vitoria - ES

Mensagem por ric.caetano »

Pessoal,

Isto tudo vem de encontro ao que tenho lido e representa mais ou menos o que venho pensando...
Mas e a questao especificao do 500E. Os servos de plastico, etc, etc. ainda assim e´ um bom equipamento para o iniciante, mesmo que assesorado por um instrutor?
Avatar do usuário
Mickimba
membro
Mensagens: 34
Registrado em: Qua Abr 30, 2014 10:46 am
Localização: Sapiranga/RS

Mensagem por Mickimba »

[quote:3fe39f810f="ric.caetano"]Mickimba,

Agradeco a resposta, e so para deixar claro, todas as fases iniciais de ler muito, simular muito, pedir ao pessoal que ja voa dicas, de preferencia ter aulas, tudo isto esta no checklist antes de partir para um primeiro voo.
Entre comprar o heli e o primeiro voo devem ir alguns varios meses, nao sei exatamente quantos, mas realmente nao tenho pressa nesta questao.
A questao é apenas decidir qual aparelho comprar para iniciar os estudos, fazer um estoque de sobressalentes, etc, etc...

Valeu,[/quote:3fe39f810f]

Caetano, eu também sou praticamente iniciante... Se já tem o Phoenix, beleza. Meio caminho andado.

Quando eu estava nesta mesma dúvida, acabei comprando o Trex 450 Plus DFC... Achei um excelente custo benefício para um iniciante. O único problema é que ele vem montado, e você acaba perdendo uma etapa importante. Na época eu achei que seria mais prático, porém tive que regular todo ele para conseguir um voo estável. Se eu mesmo tivesse montado, teria sido mais fácil...

No mais, tem peça pra caramba e não são caras, mesmo no Mercado Livre. O T450 Plus DFC tem peças de plástico como o 500E que tu citou. Na minha opinião, para um iniciante que não vai levar a máquina ao limite, não tem problema nenhum. São bem resistentes e de boa qualidade. E no futuro dá pra fazer um Upgrade trocando essas peças por outras de qualidade superior.

Por isso, descartando o 550, eu acho que o 500E é uma boa opção para iniciante, assim como o T450 Plus DFC.
T-Rex 450 Dominator, T-Rex 450 Plus DFC, T-Rex 150 DFC
Avatar do usuário
roddrigo
membro
Mensagens: 572
Registrado em: Seg Dez 12, 2011 9:38 pm
Localização: Jandira
Contato:

Mensagem por roddrigo »

Cara... eu tenho um 500 (450, 600 e 800 também) e não recomendo o 500 para iniciante por duas rasões. Peças são MUITO mais difíceis de achar aqui no BR (o 500 é um heli que não "pegou"). o heli é um pouco maior que um 450 mas o preço das peças é MUITO mais alto. Pra começar sem instrutor vai de 450 e x de treino. Vai derrubar bastante, mas da pra arrumar sem ter que vender o rim...
Responder