Duas baterias em um drone

Espaço dedicado aos amantes desta modalidade de voo, divida suas experiencias/ideias com outros colegas!
Avatar do usuário
alexandre.live
membro
Mensagens: 184
Registrado em: Sáb Set 17, 2011 6:43 pm
Localização: Itabirito - MG - Brasil
Contato:

Duas baterias em um drone

Mensagem por alexandre.live »

Boa noite! Amigos, estou realizando algumas melhorias em meu Quad, um DJI F450 e nesta nova etapa vou instalar um equipamento para FPV e um Gimbal. Minha premissa seria a de separar os circuitos do quad (NAZA, ESCs..etc) do circuito de alimentação do Gimbal e do FPV. Muito Fácil!!! Seria apenas usar duas baterias, mas neste caso, eu perderia o comando de pitch do Gimbal que vem do rádio.

Como proceder neste caso? Utilizar um negativo comum entre as duas baterias? Fazendo desta forma, em caso de uma falha elétrica no gimbal ou no equipamento de FPV, eu comprometeria a NAZA? Ou existe uma maneira mais elegante de se fazer esta separação sem perder o comando no Gimbal?
Gee Bee R3 / Piper Cub 1500mm / T-27 EDA / TBS Discovery / DJI F550 / FRSky Taranis x9D
Avatar do usuário
diego_trevesan
membro
Mensagens: 55
Registrado em: Dom Abr 01, 2007 10:33 pm
Localização: Campinas - SP

Mensagem por diego_trevesan »

Bom dia Alexandre. Eu fiz da seguinte forma: Uma bateria 3s 2700mha para naza, motores, etc..... e uma bateria 3s 1300mha para fpv e gimbal. Como meu Gimbal é um Tarot e no frame do F450 eu tive que fazer uma placa de adaptação para fixar o gimbal, o mesmo ficou muito para a frente então estou utilizando a bateria de 1300mha presa na parte de trás do frame para dar uma equilibrada no CG. A unica conexão entre o gimbal e o restante do equipamento é a conexão com um canal do receptor para poder controlar o pitch, ou seja vai ficar dois circuitos alimentados independentemente porem ambos controlados pelo rádio!!!!

Espero ter ajudado.

Abraços
Hitec Aurora 9 / DJI F450 / EasyStar
Avatar do usuário
alexandre.live
membro
Mensagens: 184
Registrado em: Sáb Set 17, 2011 6:43 pm
Localização: Itabirito - MG - Brasil
Contato:

Mensagem por alexandre.live »

[quote:ec674f3176="diego_trevesan"]Bom dia Alexandre. Eu fiz da seguinte forma: Uma bateria 3s 2700mha para naza, motores, etc..... e uma bateria 3s 1300mha para fpv e gimbal. Como meu Gimbal é um Tarot e no frame do F450 eu tive que fazer uma placa de adaptação para fixar o gimbal, o mesmo ficou muito para a frente então estou utilizando a bateria de 1300mha presa na parte de trás do frame para dar uma equilibrada no CG. A unica conexão entre o gimbal e o restante do equipamento é a conexão com um canal do receptor para poder controlar o pitch, ou seja vai ficar dois circuitos alimentados independentemente porem ambos controlados pelo rádio!!!!

Espero ter ajudado.

Abraços[/quote:ec674f3176]

Ajudou sim, e só confirmou minha suspeita quanto à forma de ligar!! Note que ao conectar o rádio ao Gimbal, acabamos por tornar o negativo comum entre as duas baterias e só reforça o meu medo de que se alguma coisa acontecer de errado no Gimbal, que é xing ling (rsr) pode voltar e afetar o resto dos equipamentos (receptor e Naza).
Gee Bee R3 / Piper Cub 1500mm / T-27 EDA / TBS Discovery / DJI F550 / FRSky Taranis x9D
Avatar do usuário
diego_trevesan
membro
Mensagens: 55
Registrado em: Dom Abr 01, 2007 10:33 pm
Localização: Campinas - SP

Mensagem por diego_trevesan »

Nem tinha me ligado nesse detalhe de que ligando o fio no receptor teria uma certa conexão entre ambas as baterias, mas acho que se vc for se preocupar com detalhes como este é melhor ficar no simulador pois existem N fatores que podem comprometer o voo e ocasionar uma queda!!!! Quantos não tiveram problemas com hélices quebrando, esc queimando, motores parando, etc...... Sei que investimos altos valores para conseguir montar um equipamento legal mas a vida é um risco, acho que a maioria usa o hobby como lazer, se ficarmos neurótico com cada coisa que pode dar errado não será gratificante e sim estressante.
Detalhe, vc mencionou que o gimbal é xing ling, mas te pergunto: O que não é xing ling hoje????? DJI, uma das maiores fabricantes de multirotores é xing ling!!!!!!

Não me leva a mal, ok????
Relaxa e aproveite o voo!!!!!!

Abraços
Hitec Aurora 9 / DJI F450 / EasyStar
Avatar do usuário
rafakrav
membro
Mensagens: 7807
Registrado em: Dom Jun 06, 2010 6:50 pm
Localização: Joinville, Santa Catarina,18

Mensagem por rafakrav »

[quote:382053504f="diego_trevesan"]Nem tinha me ligado nesse detalhe de que ligando o fio no receptor teria uma certa conexão entre ambas as baterias, mas acho que se vc for se preocupar com detalhes como este é melhor ficar no simulador pois existem N fatores que podem comprometer o voo e ocasionar uma queda!!!! Quantos não tiveram problemas com hélices quebrando, esc queimando, motores parando, etc...... Sei que investimos altos valores para conseguir montar um equipamento legal mas a vida é um risco, acho que a maioria usa o hobby como lazer, se ficarmos neurótico com cada coisa que pode dar errado não será gratificante e sim estressante.
Detalhe, vc mencionou que o gimbal é xing ling, mas te pergunto: O que não é xing ling hoje????? DJI, uma das maiores fabricantes de multirotores é xing ling!!!!!!

Não me leva a mal, ok????
Relaxa e aproveite o voo!!!!!!

Abraços[/quote:382053504f]


Usamos Xing ling para descrever aquela coisa chinesa "baratinha". Não que todo produto chinês seja.

Que dica ridícula é essa? Se não for para se preocupar, nem entre no hobby. Acredito que possa isolar a alimentação e deixar apenas o cabo de sinal.

" se ficarmos neurótico com cada coisa que pode dar errado não será gratificante e sim estressante."

Recomendo que nunca volte os olhos para os helimodelos. Somos todos um pouco neuróticos :twisted:
Trex700 DFC - Airtronics SD10G
Avatar do usuário
diego_trevesan
membro
Mensagens: 55
Registrado em: Dom Abr 01, 2007 10:33 pm
Localização: Campinas - SP

Mensagem por diego_trevesan »

[quote:310f2ed9ff="rafakrav"][quote:310f2ed9ff="diego_trevesan"]Nem tinha me ligado nesse detalhe de que ligando o fio no receptor teria uma certa conexão entre ambas as baterias, mas acho que se vc for se preocupar com detalhes como este é melhor ficar no simulador pois existem N fatores que podem comprometer o voo e ocasionar uma queda!!!! Quantos não tiveram problemas com hélices quebrando, esc queimando, motores parando, etc...... Sei que investimos altos valores para conseguir montar um equipamento legal mas a vida é um risco, acho que a maioria usa o hobby como lazer, se ficarmos neurótico com cada coisa que pode dar errado não será gratificante e sim estressante.
Detalhe, vc mencionou que o gimbal é xing ling, mas te pergunto: O que não é xing ling hoje????? DJI, uma das maiores fabricantes de multirotores é xing ling!!!!!!

Não me leva a mal, ok????
Relaxa e aproveite o voo!!!!!!

Abraços[/quote:310f2ed9ff]


Usamos Xing ling para descrever aquela coisa chinesa "baratinha". Não que todo produto chinês seja.

Que dica ridícula é essa? Se não for para se preocupar, nem entre no hobby. Acredito que possa isolar a alimentação e deixar apenas o cabo de sinal.

" se ficarmos neurótico com cada coisa que pode dar errado não será gratificante e sim estressante."

Recomendo que nunca volte os olhos para os helimodelos. Somos todos um pouco neuróticos :twisted:[/quote:310f2ed9ff]



Incrível como esse forum já está cheio demais de pessoas que ao invés de ajudar gostam de perder seu tempo procurando citações para criticar!!!!!!
Gosto é gosto, agora para ter momentos estressantes com um hobby, independente do qual seja, "eu" prefiro ficar em casa dormindo!!!!!
O e-voo perdeu a muito tempo a essência de um lugar para se encontrar amigos ou pessoas que estejam dispostas a ajudar, agora para criticar e fazer chacotas, tem grandes exemplos........
Mais um pequeno detalhe, para neuróticos, independente de ser o fio do sinal ou qualquer outro, vc estará fechando um circuito da mesma forma, a final, o sinal também é uma corrente elétrica, pode não estar ligada diretamente a bateria mais indiretamente sim!!!!

Rafakrav, muito obrigado pela sua ajuda, agora tenho certeza que é melhor a fazer é ficar bem longe deste forum !!!!!

Ao Alexandre, eu desejo boa sorte!!!!!
Hitec Aurora 9 / DJI F450 / EasyStar
Avatar do usuário
Hidden
membro
Mensagens: 2848
Registrado em: Sex Jan 05, 2007 3:25 pm
Localização: Itabirito - MG

Mensagem por Hidden »

Fala Alexandre, tudo tranquilo?

Cara, vou te falar uma coisa, quando montei meu hexa eu também usava uma bateria pequena para alimentar o gimbal e outros acessórios, mas depois percebi que eu estava carregando peso embarcado à toa, o consumo do gimbal é irrisório, o transmissor de vídeo já consome um pouco mais mas na prática o consumo disso tudo junto não vai lhe roubar nem 30 segundos de autonomia de vôo, sendo que se você instalar um bom BEC para alimentar tudo somente com uma bateria você diminui fácil umas 100 gramas no peso final do multi.

No meu hexa um dia que eu estava de bobeira, dei uma "limpa" nele e eliminei 110 gramas só de parafusos e caixas/suportes de alumínio que só trazem estética para o multi, mas acrescentam peso morto no final das contas.

Abraços.
rmedeiros
membro
Mensagens: 1164
Registrado em: Seg Jul 17, 2006 10:04 pm
Localização: Joao Pessoa-PB

Mensagem por rmedeiros »

ate onde sei é até recomendando fechar os negativos das baterias junto

claro que os positivos não :)

É preferível utilizar uma bateria propria para o TX de video por N motivos, para o gimbal não vejo tanta necessidade.

Com relação ao gimbal Xing Ling ate onde sei ele e bem seguro e de baixo consumo tendo em vista que sao motores BL que trabalham "bem" folgados
Avatar do usuário
alexandre.live
membro
Mensagens: 184
Registrado em: Sáb Set 17, 2011 6:43 pm
Localização: Itabirito - MG - Brasil
Contato:

Mensagem por alexandre.live »

Galera, "show de bola"! Estas discussões são ótimas para propagar o conhecimento no hobby! Quanto as "neuras" acho que todos temos, no meu caso queria só aumentar a segurança no voo (rsrs). Já estava com vontade de instalar um BEC para alimentar os circuitos auxiliares e com esta dica do amigo hidden fiquei mais animado.
alsoares
membro
Mensagens: 895
Registrado em: Dom Mar 04, 2012 8:10 pm
Localização: Alagoas

Mensagem por alsoares »

[quote:59487e83d4="diego_trevesan"][quote:59487e83d4="rafakrav"][quote:59487e83d4="diego_trevesan"]Nem tinha me ligado nesse detalhe de que ligando o fio no receptor teria uma certa conexão entre ambas as baterias, mas acho que se vc for se preocupar com detalhes como este é melhor ficar no simulador pois existem N fatores que podem comprometer o voo e ocasionar uma queda!!!! Quantos não tiveram problemas com hélices quebrando, esc queimando, motores parando, etc...... Sei que investimos altos valores para conseguir montar um equipamento legal mas a vida é um risco, acho que a maioria usa o hobby como lazer, se ficarmos neurótico com cada coisa que pode dar errado não será gratificante e sim estressante.
Detalhe, vc mencionou que o gimbal é xing ling, mas te pergunto: O que não é xing ling hoje????? DJI, uma das maiores fabricantes de multirotores é xing ling!!!!!!

Não me leva a mal, ok????
Relaxa e aproveite o voo!!!!!!

Abraços[/quote:59487e83d4]


Usamos Xing ling para descrever aquela coisa chinesa "baratinha". Não que todo produto chinês seja.

Que dica ridícula é essa? Se não for para se preocupar, nem entre no hobby. Acredito que possa isolar a alimentação e deixar apenas o cabo de sinal.

" se ficarmos neurótico com cada coisa que pode dar errado não será gratificante e sim estressante."

Recomendo que nunca volte os olhos para os helimodelos. Somos todos um pouco neuróticos :twisted:[/quote:59487e83d4]



Incrível como esse forum já está cheio demais de pessoas que ao invés de ajudar gostam de perder seu tempo procurando citações para criticar!!!!!!
Gosto é gosto, agora para ter momentos estressantes com um hobby, independente do qual seja, "eu" prefiro ficar em casa dormindo!!!!!
O e-voo perdeu a muito tempo a essência de um lugar para se encontrar amigos ou pessoas que estejam dispostas a ajudar, agora para criticar e fazer chacotas, tem grandes exemplos........
Mais um pequeno detalhe, para neuróticos, independente de ser o fio do sinal ou qualquer outro, vc estará fechando um circuito da mesma forma, a final, o sinal também é uma corrente elétrica, pode não estar ligada diretamente a bateria mais indiretamente sim!!!!

Rafakrav, muito obrigado pela sua ajuda, agora tenho certeza que é melhor a fazer é ficar bem longe deste forum !!!!!

Ao Alexandre, eu desejo boa sorte!!!!![/quote:59487e83d4]

Esquenta não, é aluno do Marco Antônio... se é que me entende...:-)
Usuário com raiva de usuário raivoso. Se tá nervoso vá tomar um rivotril.
Responder